エピソード
-
Nesse episódio a conversa é sobre a experiência do cliente e metodologias ágeis, especialidades do meu convidado, Filipe Küster. Ele é diretor de projetos no Küster Machado Advogados, um escritório tradicional de Curitiba e fundador da Voa Legal, uma consultoria de design de negócios para o direito. Um profissional inquieto, com muita experiência no direito e um olhar ao mesmo tempo técnico e inovador. Falamos sobre como melhorar a experiência do cliente e das pessoas que trabalham dentro dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. E falamos também sobre como as metodologias ágeis podem melhorar essas experiências. Filipe traz exemplos práticos que vive no escritório e na consultoria com dicas de como é possível transformar a experiência do seu cliente e das pessoas que trabalham na sua organização. Sim, isso também é legal design.
Livros indicados no episódio: Agile para todos (Matt Lemay), Isto é design de serviços na prática (Stickdorn, Hormess, Lawrence, Shneider) e Design de negócios (Roger Martin).
Você também pode assistir o vídeo desse bate papo no canal do YouTube Direito & Design https://www.youtube.com/channel/UCK2umCPNwyLRd0oiM5wIWtQ/about
-
O que significa colocar o design na sua atuação jurídica? O legal design já é um diferencial na contratação de um advogado? O que mais ele pode trazer de positivo para a trajetória de um profissional do direito? Para responder essas e outras perguntas convidei a Andrea de Luca. Ela é advogada corporativa, especialista em direito imobiliário, societário e contratual. Nesse episódio Andrea fala de alguns projetos onde o legal design fez a diferença e como essas experiências mudaram a sua forma de encarar a própria carreira e ser vista pelo mercado.
Para saber mais https://dealuca.wixsite.com/andreadeluca
-
エピソードを見逃しましたか?
-
Legal Design, Visual Law, Ciência de Dados, Inteligência Artificial. Como esses temas se conectam? O que é mito e o que é realidade? O que está acontecendo na advocacia privada e na advocacia pública? Como o profissional do direito pode se inserir nesse movimento?
Essas são algumas das perguntas que eu fiz para o Alexandre Zavaglia Coelho. Um dos maiores expoentes da inovação jurídica no Brasil. Um estudioso com quem eu tenho a honra de dividir alguns projetos como o primeiro e-book sobre Visual Law e a coordenação do primeiro curso de Visual Law do Brasil, em 2019.
Aperta o play e presta atenção. Tem dicas preciosas pra você que navega no mar da inovação jurídica. -
Dar acessibilidade e transparência para as informações sobre débitos inscritos em dívida ativa. Esse é o objetivo do Portal do Contribuinte lançado no final de 2019 pela PGE do Ceará. Uma iniciativa baeada em design, empatia e linguagem simples.
Nesse episódio eu converso com Camily Cruz procuradora-geral executiva de consultoria e contencioso tributário e Mariana Zonari, gestora de inovação jurídica no IRIS - Laboratório de Inovação e Dados do Ceará. Falamos sobre a criação e evolução do projeto, design centrado no humano, e como aumentar a transparência e a confiança do contribuinte.
Um tema interessante para qualquer pessoa, não precisa ser especialista em direito tributário. Se você paga imposto, vai se identificar com esse episódio.
Links das páginas citadas no episódio:
O portal:
https://portaldocontribuinte.pge.ce.gov.br/
Lei mais simples:
https://portaldocontribuinte.pge.ce.gov.br/4912df28-bf98-4a91-b09a-d51009c716ad
Notificação:
https://www.ceara.gov.br/2021/04/09/procuradoria-do-estado-adota-notificacao-em-linguagem-simples-com-devedores-para-reduzir-conflitos-fiscais/
-
Nem todo mundo que cozinha é cozinheiro. Nem todo mundo que pinta é pintor. Nem todo mundo que aplica o legal design é legal designer. Existe uma diferença entre usar o design no direito e fazer disso a sua profissão.
Nem todo mundo quer ser legal designer. Muitos operadores do direito querem apenas aprender algumas técnicas de design para usar nas áreas do direito em que atuam. Aliás a maioria das pessoas que busca o legal design quer justamente isso. Aumentar a eficiência das soluções que entrega.
Por outro lado, existem pessoas que querem seguir a carreira de legal designer. O que já é possível em alguns países como Finlândia, França e Estados Unidos. E aos poucos está se tornando uma realidade no Brasil. Se você quer ser legal designer vai precisar de uma formação mista em direito e design. E para isso vai precisar sair da "caixinha" do direito. Legal design não é uma área do direito, é multidisciplinar e complementar.
Não importa qual o seu objetivo. Se você decidiu colocar o design no seu "legal" comece entendendo para que você precisa disso. O que você quer melhorar? Experimente e deixe o processo de design te dar as respostas. No seu tempo, dentro das suas habilidades. Você vai descobrir como o design pode contribuir para a sua atuação jurídica e para a sua carreira.
-
Como aplicar legal design em um escritório de advocacia? Qual o caminho para engajar a equipe? Como incorporar o visual law no contencioso?
Neste episódio converso com os sócios Brenda Araújo e Clodomir Araújo Jr. Eles contam como o design vem revolucionando o atendimento a clientes e trazendo resultados em áreas tradicionais como o direito penal e o direito administrativo sancionador.
Para saber mais:
https://www.anaholtz.com.br
https://clodomiraraujoadv.com.br.
-
Nesse episódio eu falo do que acontece quando alguém resolve chutar o balde. Conto um pouco da minha história e de outras pessoas que passaram por isso. Você também já quis tomar outro rumo? Vai lá no anaholtz.com.br e me conta a sua história. Você vai encontrar artigos e se conectar comigo pra saber o que está acontecendo no mundo do direito e design.
-
O episódio #10 é dedicado ao mundo acadêmico.
O Legal Design está florescendo nas faculdades de Direito, tanto na graduação quanto na pós graduação. A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo é pioneira e vai além, fazendo legal design na prática. No seu Laboratório de Inovação desenvolve pesquisas e projetos para o ensino e o sistema jurídico. Elem pensam grande por lá. Eu conversei com Ruy Coppola, Chrys Kathleen e Daniela Pacheco sobre acesso à justiça, o envolvimento com a comunidade de São Bernardo e as descobertas nesse caminho. Eles me falaram do engajamento de alunos, professores e funcionários e de como estão se reinventando durante a pandemia. O LAB é multidisciplinar e diverso, assim como o Ruy, seu idealizador. A proposta é um Direito que não se esgota em si mesmo e que precisa de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Você vai se surpreender.
Ah, Esse episódio é um crossover. Isso significa que tem mais lá no #LABSQUAD onde eu falo sobre o papel do advogado hoje, a função do design no direito e a evolução do legal design.
Então, depois de ouvir esse episódio você confere a continuação da nossa conversa no https://open.spotify.com/episode/3Daz2tJzi0E1LORhUaPaPZ -
Gestão de crise em tempos de incerteza. Como o design pode ajudar o direito nesse momento? Em meio a tanto ruído e excesso de informação, o que é essencial ? Algumas reflexões para o contexto atual.
-
Ciência de dados, jurimetria e visual law fazem parte da rotina do GATE - Grupo de Apoio Técnico Especializado do MPRJ. Você vai descobrir como membros do Ministério Público do Rio vem utilizando esses recursos para organizar e interpretar dados, construir estratégias e obter êxito em ações civis públicas. Uma conversa com o promotor de justiça Pedro Mourão e a UX designer Lis Mariano sobre iniciativas inovadoras e experimentais do MPRJ.
-
Hackathon é coisa para advogados sim! Principalmente advogados que gostam de legal design. Nesse episódio dou algumas razões para você participar de um hackathon e conto a minha experiência. Gostou da Idéia? Acontecem muitos hackathons ao longo do ano. O Global Legal Hackathon é um evento mundial que será realizado de 6 a 8 de março de 2020 em várias cidades do Brasil e do mundo. Quer experimentar? Entre em www.globallegalhackathon.com, procure a sua cidade e chame os seus amigos. Pra saber o que aconteceu na edição de 2019 e ver alguns projetos que eu menciono no episódio acesse @globallegalhackathon2019 no insta.
-
Quando aplicar visual law sozinho e quando contratar um designer? Qual o papel do designer? Como treinar minha equipe? Nesse episódio trato dessas questões e também do relacionamento entre designer e advogado.
-
Visual Law é uma proposta para tornar a comunicação jurídica mais clara e acessível. No episódio falo do conceito, aplicações e de algumas dúvidas que as pessoas tem em relação a essa nova forma de comunicar o direito.
-
"Trabalho em um ambiente tradicional. Como posso convencer meus sócios e colegas a experimentar o legal design?". Já ouvi esse dilema em várias versões diferentes. Qual o caminho? Alguns. Um deles é olhar para outros universos, muito além do direito, em busca de experiências análogas.
No episódio #04 converso com a Kika Marquardt. Violinista, produtora e empresária. Ela criou a Orquestra Filarmônica de Curitiba e produz espetáculos com músicas da broadway e do cinema. Para viabilizar as produções - sem patrocínio nem incentivo - ela desenhou um novo modelo de negócio. Nós falamos de experiência do usuário, disrupção, cocriação, colaboração, desafios, erros e aprendizados. Você vai perceber que o mundo das orquestras e do direito tem muito mais em comum do que você imaginava. Fica! #vaitermusica. https://youtu.be/jyAhTOP04DA -
De repente começaram a falar de legal design. Afinal, como o design pode contribuir para o direito? Nesse episódio conto como a abordagem de design vem melhorando nossas atividades em diferentes áreas, como a saúde, por exemplo. Você vai descobrir como a observação, a empatia e o trabalho de uma equipe multidisciplinar transformaram uma experiência negativa em uma jornada mais leve, interessante, eficiente e rentável. É o design criando pontes para construir produtos e serviços mais claros, usáveis, amigáveis e desejáveis. Exatamente o que o mundo jurídico precisa hoje. Experiências que as pessoas desejam e valorizam.
-
Tornar o direito mais claro. Deixar as pessoas confortáveis nos ambientes jurídicos. Melhorar fluxos e processos no Judiciário. Facilitar o trabalho de advogados, juízes, promotores e todos os que interagem com o sistema legal. Descomplicar.
É isso que o design vem fazendo pelo direito. Esse é o meu trabalho.
É nisso que eu acredito.
Eu sou a Ana Holtz. Advogada e designer.
Nesse podcast vou falar dos fundamentos, benefícios, crenças, desafios e principalmente esclarecer dúvidas sobre o legal design.
Dúvidas dos meus alunos, clientes e tantas pessoas que me procuram pra saber mais sobre esse tema que ainda é misterioso pra muita gente.
Você vai descobrir que fazer legal design é simples, intuitivo e divertido. E o mais importante: funciona.
Seja Bem vinda
Seja Bem vindo ao Direto Design