エピソード
-
Neste episódio, voltamos aos universos dos Estúdios Ghibli. Focamos a nossa atenção noutro titã e co-fundador dessa casa, Isao Takahata. Vamos falar de relações familiares complexas e conflituosas, da crueldade da Guerra, da relação do ser Humano com a Natureza, do papel da Mulher na sociedade e na família e vamos falar da beleza das pequenas coisas e de elogios ao quotidiano. Fiquem atentos às subtilezas deste grande mestre da animação.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, deixamos uma sugestão televisiva para o Halloween deste ano: Masters of Horror, uma série de antologia criada por Mick Garris que, ao longo de duas temporadas, juntou alguns dos nomes mais influentes do terror moderno.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
エピソードを見逃しましたか?
-
Neste episódio, abordamos os dramas históricos e de artes marciais do realizador chinês Zhang Yimou, olhando para cinco dos seus filmes. Popularizado entre nós com filmes como ‘Herói’ (2002) e ‘O Segredo dos Punhais Voadores’ (2004), e com uma vasta carreira cheia de sucessos, os filmes de Zhang Yimou aqui analisados destacam-se por uma incrível exuberância visual onde à acção das artes marciais se juntam altíssimos valores de produção, resultando em belíssimos cenários, uso de riquíssimos guarda-roupas e de milhares de figurantes. Entre a tradição do Wuxia e o drama shakespeareano, Zhang Yimou não deixa de tecer um velado comentário à China actual.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, vamos nos debruçar sobre a trilogia de filmes dedicados ao universo de A Quiet Place, construído por John Krasinski.
Os três filmes, como veremos, rodam em torno de um mesmo conceito narrativo e abordam temas como a união da família em contexto de sobrevivência, o conceito de sacrifício dentro da unidade familiar, o silêncio como mecanismo de sobrevivência e o medo, ou medos.
Embora sejam filmes de terror e ficção científica, são também dramas sobre a condição humana. Os filmes que vamos discutir são: A Quiet Place (2018), A Quiet Place Part II (2020), A Quiet Place: Day One (2024).
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, exploramos a mais longa série cinéfila de ficção científica produzida nos EUA: ‘Planeta dos Macacos’, adaptado em 1968 por Michael Wilson e Rod Serling, do romance do francês Pierre Boulle.
No entanto, foi o argumentista Paul Dehn quem, baseando-se num final icónico que alterava a dinâmica do livro original, definiu a saga no grande ecrã tal como a conhecemos.
Depois de cinquenta e seis anos, cinco filmes da série original, duas séries de TV, um remake desastrado e quatro aclamados títulos que reinventaram o conceito, ‘Planeta dos Macacos’ goza de mais popularidade do que nunca, e parece estar aí para durar.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, voltamos a olhar para outros mundos, desta vez à luz da obra de George Pal, um produtor e realizador que insistiu em tornar a ficção científica num género de mérito próprio com histórias onde a ciência prevalecesse sobre a fantasia.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Aproveitando a estreia recente de 'Furiosa: Uma Saga Mad Max', complementamos o episódio dedicado a este universo de George Miller com um programa extra gravado ao vivo no Cinema Fernando Lopes no dia 15 de Junho de 2024.
Agradecemos à equipa do Cinema Fernando Lopes pela parceria que possibilitou a exibição do filme seguida da gravação do episódio, bem como aos bilhetes disponibilizados aos ouvintes e espectadores do Universos Paralelos.
Podem ouvir o 3º episódio do Universos Paralelos em http://www.segundotake.com/universosparalelos/1803.
Todos os episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio vamos nos debruçar sobre Lynne Ramsay, a realizadora de origem escocesa, responsável por dramas e thrillers, quase sempre trágicos, focados frequentemente em crianças ou pessoas jovens (ou com um piscar de olho à infância), em situações extremas e que lidam com o sofrimento, a culpa e a morte.
Os filmes que vamos discutir são as suas quatro longas metragens: Ratcatcher (1999), Morvern Callar (2002), We Need to Talk About Kevin (2011) e You Were Never Really Here (2017).
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, discutimos finalmente o pai do suspense, o mestre Alfred Hitchcock. E porque o que não falta por aí são boas conversas sobre os clássicos do realizador britânico, decidimos trazer alguma frescura para debater as incursões em que o autor pegou no 'film noir' e o subverteu pela sua peculiar e muito particular visão cinéfila.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, em sintonia com a recente estreia de 'Dune – Parte 2', de Denis Villeneuve, exploramos esta obra de Frank Herbert com tudo o que ela tem de original e que tanto tem dificultado a sua passagem ao cinema de ficção científica.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, viajamos pelo terror cósmico de H. P. Lovecraft, o escritor popular de weird fiction que inspirou nomes maiores como John Carpenter, Guillermo del Toro, Peter Jackson, Stephen King ou Neil Gaiman e que deixou a sua marca no terror.
Debruçamo-nos sobre os seus contos e várias adaptações (umas directas, outras mais livres), sem desconsiderar a sua perturbada e angustiada visão do mundo. Escreveu sobre realidades alternativas e vastos vazios cósmicos de indiferença existencial, que perseguem até os mais sãos de espírito. Universos com monstros ancestrais e protagonistas atormentados.
Embarquem connosco nesta viagem.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, exploramos a filmografia de Jacques Tati, o comediante francês considerado o 46º melhor realizador de todos os tempos, numa sondagem da Entertainment Weekly, apesar de apenas ter assinado seis longas-metragens. Ficaremos a conhecer a sua mais famosa criação, o Senhor Hulot, e discutiremos o que faz de Tati um autor tão especial e reverenciado.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, analisamos a chamada trilogia de homens sozinhos em quartos de Paul Schrader, composta por: First Reformed (No Coração da Escuridão, 2017), The Card Counter (The Card Counter: O Jogador, 2021) e Master Gardener (O Mestre Jardineiro, 2022).
-
Neste episódio, embalados pelo mais recente filme de David Fincher, O Assassino, revisitamos a filmografia do realizador norte-americano dedicada à compulsão de matar, incluindo o fenómeno baptizado nos EUA de “assassino em série”.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, aproveitamos as Vinganças de Park Chan-wook para falar de ética e dilemas morais, trauma, questões de classe, ou como as memórias definem quem somos e como vemos os outros. Três thrillers de ficarmos à beira da cadeira, do mestre coreano, para ver e ouvir nos Universos Paralelos deste mês.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, aproveitámos a passagem de Brandon Cronenberg pela 17ª edição do MOTELX para falar com ele sobre a sua curta carreira, porém impactante, prometendo uma filmografia recheada de originais títulos de terror e ficção científica.
Agradecemos à organização do MOTELX e ao Manuel Simões, da This Is Ground Control, pela oportunidade de conversar com o realizador.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, espreitamos as obsessões marginais de Kathryn Bigelow através dos seus 5 primeiros filmes, desde o experimental 'The Loveless', em 1981, até ao genial 'Estranhos Prazeres', em 1995.
-
Neste episódio, subimos ao ringue para falarmos da saga Rocky (1976 - 2006) e da personagem que levou Sylvester Stallone aos píncaros da fama.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, optamos por uma vida de crime, consciência pesada e traições. Analisamos os gangsters trágicos e recorrentes na filmografia de Martin Scorsese.
Mais episódios em universosparalelos.net. -
Neste episódio, Robert Eggers leva-nos em viagens pelo espaço e pelo tempo através do seu trio de filmes que recuperam o espírito dos contos da carochinha: A Bruxa (2015), O Farol (2019) e O Homem do Norte (2022).
Mais episódios em universosparalelos.net. - もっと表示する