エピソード
-
Esse é o quarto encontro do Grupo de Estudo: Políticas, Retóricas e Histórias da Visualidade, uma iniciativa do Podcast Visual+mente e o grupo de pesquisa do CNPq “Visualidade e Linguagem”.
Neste encontro, Marcos Beccari debate “Design, poder e ficção” a partir de sua leitura de Michel Foucault. Para compreender as condições necessárias para que algo tenha valor/significado, são elencadas as seguintes coordenadas analíticas:
(1) relações de poder,
(2) regimes de verdade,
(3) discurso e visualidade,
(4) arte e design.
Ao cabo, iremos discutir sobre a ficção enquanto atividade que mobiliza, engendra e materializa determinado conjunto de valores, discursos e olhares.
O evento foi fechado e participaram apenas os inscritos no grupo de estudos. Acredecemos o comparecimentos e partcipação dos membros do grupo. Os encontros ocorrem às quintas-feiras,14hs, via Meet, e encerram em outubro de 2024.
Encontre o texto da bibliografia e muito mais aqui: https://www.visualmente.com.br/grupo
-
Neste CineV+M, Leo, Almir e Ricardo debateram a segunda temporada dos Anéis do Poder. A série tem recebido muitos ataques do críticos e, é claro, o CineV+M não iria deixar de contribuir com as suas pauladas também.
Ao longo do programa, o trio também mencionou o final da Casa do Dragão. Foi um programa dedicado aos altos e baixos do mundo da fantasia inspirada em Tolkien.
-
エピソードを見逃しましたか?
-
Neste terceiro encontro do Grupo de Estudos: Políticas, Retóricas e Histórias da Visualidade do Visual+mente, Bárbara Emanuel (UFF) debateu "Design como comunicação". Encontros entre design e comunicação passam pela retórica clássica, por primeiras páginas de jornais, por cadeiras e mesmo pelo modo como nos vestimos. Precisamos conversar sobre as responsabilidades que temos como desginers-comunicadores e sobre como nossas comunicações podem ter mais design.
O encontro também está online no youtube também: https://youtu.be/tyB0yoyvCyQ?si=wBT4T67pu0NLhi1v
O evento foi fechado e participaram apenas os inscritos no grupo de estudos. Acredecemos o comparecimentos e participação dos membros do grupo.
Os encontros ocorrem às quintas-feiras,14hs, via Meet, e encerram em outubro de 2024.
As inscrições no grupo devem ser feitas pelo preenchimento deste formulário do google forms: https://shorturl.at/TRrAn
Encontre o texto da bibliografia e muito mais aqui:
https://www.visualmente.com.br/grupo
-
De 06 a 20 de dezembro acontece em Aracaju a 14ª Bienal brasileira de design, organizada pela ADG Brasil, pela primeira vez no Nordeste.
Neste episódio, nos reunimos com parte da coordenação geral da Bienal: Isadora Dickie, Dandara Almeira, Thaïs Araujo, Gustavo Greco e Renato Faccini conversaram com Ricardo Cunha Lima sobre o tema da Bienal, o local, as inspirações culturais, o novo olhar sobre as categorias, diversidade e tudo que você precisa saber para se inscrever e participar da história do design brasileiro.
Inscrevam seus trabalho até 14 de agosto (HOJE!)...
Uma dica: depois de postado, o trabalho pode ser editado. Então, se não estiver tudo preenchido perfeitamente hoje, não esquente.
IMPORTANTE: as inscrições acadêmicas (para estudantes) são gratuitas!
-
O Visual+mente apresenta o Grupo de Estudos: Políticas, Retóricas e Histórias da Visualidade. Neste segundo encontro, Ricardo Cunha Lima (UFPE) debateu "metáforas políticas, como elas nos dividem".
Tivemos como base um texto que introduziu o grupo à teoria das metáforas cognitivas, proposta por George Lakoff e Mark Johnson em "Metáforas da Vida Cotidiana", considerando sua aplicabilidade em questões políticas. O texto, cuja teoria e linguagem são bastante acessíveis, foi retirado do livro "Don't think of an elephant" de Lakoff. É uma abordagen voltada à práxis, com a intenção de provocar um engajamento político consciente do seu leitor.
Durante a conversa debatemos muito o papel da ilustração e cartum como metáfora, procurando entender como a comunicação visual metafórica dialoga com o seu público leitor.
O encontro foi mediado por Rafael Efrem (IFPB), com a participação de Marcos Beccari (UFPR), Daniel Bueno (EBAC), Alex Torres, Hana Luiza e muitos outros membros do grupo.
O evento foi fechado e participaram apenas os inscritos no grupo de estudos. Acredecemos o comparecimentos e participação dos membros do grupo. Os encontros ocorrem às quintas-feiras,14hs, via Meet, e encerram em outubro de 2024.
As inscrições no grupo devem ser feitas pelo preenchimento de formulário do google forms. Encontre o formulário, o texto da bibliografia e muito mais no link abaixo:
https://www.visualmente.com.br/grupo
Obs: Por uma restição de tempo, o programa foi editado e não incluímos tudo que foi debatido durante o encontro.
-
O Visual+mente apresenta o Grupo de Estudos: Políticas, Retóricas e Histórias da Visualidade. Nesta abertura os professores, Solange Coutinho e Guilherme Ranoya, debateram o legado de pesquisa em design da UFPE, Universidade Federal de Pernambuco.
Os coordenadores deste evento, Ricardo Cunha Lima, Rafael Efrem e Rafael Ancara, debatram o tema com os convidados e tivemos a praticipação especial da professora, Edna Cunha Lima, pioneira na pesquisa em design na UFPE.
O evento foi fechado e participaram apenas os inscritos no grupo de estudos. Acredecemos o comparecimentos de 70 membros (do total de 120 inscritos).
Os encontros ocorrerem às quintas-feiras,14hs, via Meet.
As inscrições no grupo devem ser feitas pelo preenchimento deste formulário do google forms, mais informações em:
www.visualmente.com.br/grupo
Organizadores:
Ricardo Cunha Lima, UFPE.
Rafael Efrem, IFPB.
Rafael Ancara, Positivo.
Almir Mirabeau, ESDI/UERJ.
Obs: Por uma restição de tempo, o programa foi editado e não incluímos tudo que foi debatido durante o encontro.
-
Neste CineV+M, Leo, Almir e Ricardo debateram a série Casa do Dragão, episódios 1-4. Comparamos as temporadas, falamos da inconsistências nos roteiros, das semelhanças com as peças do Shakespeare e da emoção de descobrir quem tem o dragão maior no episódio 4.
E no final, é claro, teve barraco com o Almir, porque ele é um dos poucos seres humans no mundo que gostaram da série de Star Wars, The Acolyte... seguindo o lema: "se tem sabre de luz, é bom".
0:00 Casa do Dragão 1-4
57:00 Barraco com Almir
-
Neste CineV+M, Leo, Almir e Ricardo debateram o Oscar 2024, suas surpresas e polêmicas. Em seguida, o papo se voltou para o grande sucesso de ficção científica do ano, Duna Parte 2. Houveram comparações com o livro épico de Frank Herbert, foram explicadas coisas mal explicadas no filme... o verme-uber foi julgado... e, finalmente, não esqueceram de falar a relação entre Paul Atreides e Lawrence da Arabia?
0:00 - Oscars 2024
27:05 - Duna parte 2
PS. Esse programa foi gravado logo depois do lançamento de Duna e do Oscar, mas infelizmente tivemos muitos problemas técnicos de gravação (e de vida mesmo) que impediram a publicação de programa na data planejada. Nos perdõem.
-
Pretextos para retorno dos programas do visual+mente. Nesse programa Almir, Ricardo e Ancara discutem sobre a preparação dos professores na volta às aulas.
-
Neste CineV+M, Leo, Almir e Ricardo debateram Godzilla Minus One. O filme é um fenômeno que impressiou críticos e fãs do lagarto gigante. Outros filmes da franquia Godzilla também foram mencionados, como Shin Godzilla (2016) que optou por mostrar um godzilla mais tosco e retrô, no estilo de seriados e filmes de kaiju dos anos 50-60. Aproveitando o tema, o trio de podcasters cogitaram que o público pode ter cansado da estética tradicional de "efeitos especiais". Godzilla Minus One é um exemplo de um filme que utilizou uma linguagem visual distinta do padrão hollywoodiano.
0:00 – Godzillas
30:05 – Um novo paradigma de efeitos especiais?
1:06:20 – Uma nova linguagem estética?
-
Neste CineV+M, Almir Mirabeau voltou! Leo e Ricardo puderam então debater com ele o novo fime de Zack Snyder, Rebel Moon (parte 1), que foi problemáticamente comparado à Guerra nas Estrelas. Revelamos também a bizarra relação de Snyder com a autora anarcocapitalista, Any Rand. Em suma, teve muita coisa pra desempacotar nessa "pérola" de épico intergaláctico disponível no Netflix.
0:00 – Rebel Moon e Ayn Rand
19:50 – Elenco
52:30 – Qual o personagem totalmente original que você já viu?
-
Neste CineV+M, Leo e Ricardo estão de volta debatendo o filme Wonka e as adaptações cinematográficas de livros do Roald Dahl, escritor de Charlie e a Fábrica de Chocolate. A enfase foi dada para os curtas do Wes Anderson, baseados em contos do Roald Dahl, lançados pela Netflix.
0:00 - Wonka
21:26 - Roald Dahl e Wes Anderson no Netflix
42:34 - O estilo imitável do Wes Anderson
-
Neste CineV+M, Leo e Ricardo estão de volta debatendo o filme Napoleão de Ridley Scott, diretor responsável por clássicos como Blade Runner, Alien e Gladiador.
Esse filme é uma versão diminuída de uma série que será lançada pela Apple. Ele possui várias falhas mas um elenco excelente, com destaque para Joaquim Fenix e Vanessa Kirby. No entanto, o retrato feito de Napoleão por Scott não parece considerar a sua importância histórica. Na Inglaterra, Napoleão não costuma ser visto como muito mais que um ditador de baixa estatura. Então, a dupla de podcasters conjecturaram que, como o filme é dirigido por um inglês, é possível que isso tenha influenciado a forma estranha como o esse imperador foi retratado.
Sobre tudo isso, e muito mais, ouçam o episódio!
-
No visualmente de hoje, Ancara recebe o historiador Osvaldo Meca e o professor/designer de móveis Alexandre Oliveira para falar sobre a Unilabor, uma experiência de trabalho coletiva que tem o design de mobiliário como elemento central, que aconteceu em São Paulo no bairro do Ipiranga.LinksCIDI 2023 - https://cidi2023.sbdi.org.br/Podcast Lombada https://clubedolivro.design/pages/lombadaArtigo do Osvaldo que comentamos durante o programaMorar Anunciado: a veiculação publicitária da Unilabor na mídia paulistana https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/171972/173490Mais produções do Osvaldo Mecahttps://linktr.ee/osvaldomecaTese Mauro Clarohttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-04032013-103923/publico/tese_mauroclaro_original.pdf Capas dos livros publicados pelo Frei João[gallery ids="71639,71640,71641,71642,71643"]
-
Neste programa, Ricardo recebe Almir, Bruno Porto e Bruno Rodrigues para conversarem sobre a Disney em uma perspectiva de design de experiência.
Links em breve
-
Neste CineV+M, Leo e Ricardo debatem o filme da Barbie e a crise de Hollywood, representada por comporações como a Disney.
A dupla, que não entende nada da história da Mattel ou da boneca, se perguntaram se haveria uma relação entre o filme da Barbie e o alegoria da caberna de Platão? Spoiler: é claro que sim. Além disso, fica a dúvida, as grandes corporações de entretenimento vão acabar com Hollywood? Vão existir sala de cinema nos próximos dez anos?
Nesse tema, aproveitamos pra recomendar "Retratos Fantasmas" dos queridos Kleber Mendonça e Emilie Lesclaux... e um prêmio pra quem identificar a cena em que pelo menos um destes podcasters do Cine V+M aparecem no filme... rs. Enjoy.
-
Neste CineV+M, Leo e Ricardo debatem o novo filme de Christopher Nolan, “Oppenheimer”. No papo sobre esse épico de 3 horas, a dupla abordou as excelentes atuações e os problemas de roteiro do Nolan. Tentam também esclarecer a trama política intricada do filme.
Só faltou perguntar se esse filme é a obra prima que irá salvar o cinemas dos blockbusters de super-heróis ou é melhor relaxar e assistir logo o filme da Barbi?
-
No programa de hoje, Rafael Ancara recebe Alexandre Oliveira para falar sobre a sua pesquisa sobre as memórias da primeira turma de design formada na UFPR.
Links
Tese do Alexandre
MEMÓRIAS DISCENTES DAS EXPERIÊNCIAS NOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO VISUAL E DESENHO INDUSTRIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ENTRE 1975 E 1978
Alguns autores citados
John Dewey
Jorge Larossa Bondía
—
Padrim do Visual+mente
Agradecimento especial aos nossos apoiadores que nos ajudam a manter o Visual+mente
Ajude você também a ampliar o Visual+mente! Com uma contribuição à partir de R$5,00 você ajuda a manter este podcast e em apoios maiores você também tem recompensas, confira em https://www.padrim.com.br/visualmente
Nos acompanhe nas redes sociais
-
Neste CineV+M, Leo e Ricardo debatem os filmes de Arnold Schwarzenegger e o documentário "Arnold" produzido pela #Netflix.
No papo sobre esse ícone austríaco foi observado que a essência da carreira de Arnold foi, o que ele chama de, “samäh” (o que significa basicamente “bullshit”, enrolação). Arnold, filho de um militar nazista frustrado, se tornou o símbolo do “self made man” do século passado. Virou o maior halterofilista do mundo para, em seguida, virar a maior estrela de cinema do mundo e, finalmente, se tornar governador de um dos maiores estados norte-americanos. Ele foi e continua sendo um herói do neoliberalismo dos anos 80, que derrotou o cinema introspectivo dos anos 70. Mas essas críticas foram regadas de nostalgia quando os dois apresentadores lembraram da experiência de ver os filmes desse astro austríaco na infância.
Além disso, debateram também a série, da #HBO, Succession que terminou sua última temporada recentemente.
0:00 - Succession
24:35 - Arnold Schwarzenegger
-
No CineV+M, Leo e Ricardo debatem debatem o Pinóquio de Guilhermo Del Toro que está no Netflix. No papo, houveram comparações entre Del Toro e Tim Burton, o fato dos dois serem artistas gráficos além de cineastas. Finalmente, o Leo propõe que o esse Pinóquio tem uma forte relação com o monstro de Frankenstein, uma das histórias prediletas de Del Toro.
- もっと表示する