Episoder
-
Uma das trajetórias mais longevas e prolíficas da literatura brasileira se encerrou no último dia 9 de dezembro com a morte de Dalton Trevisan, perto de completar 100 anos. Em mais de 80 anos dedicados aos livros, o autor de O vampiro de Curitiba (1965), A Polaquinha (1985) e Cemitério de Elefantes (1993) continuava ativo, escrevendo e reescrevendo seus textos, uma obra iniciada na década de 40. Neste 125º episódio do 451 MHz, a curadora da Flip, Ana Lima Cecilio, e o escritor e tradutor Caetano W. Galindo conversam sobre o talento extraordinário de Dalton para o conto, suas influências, a relação com a cidade de Curitiba e dão dicas para começar a ler o autor. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
Romancista, cronista e poeta premiado, Victor Heringer foi também um artista que gostava de experimentar diferentes linguagens, além de um observador dos pequenos e grandes detalhes da vida cotidiana. Neste 124º episódio do 451 MHz, a poeta e editora Alice Sant’Anna e o também poeta Ricardo Domeneck falam sobre o jovem escritor cuja obra continua a ser descoberta e reconhecida seis anos após sua morte precoce, aos 29 anos. O episódio conta também com trechos de Heringer lendo alguns de seus poemas, arquivo sonoro de um vídeo publicado em 2011 no canal da revista literária ‘Modo de Usar & Co.’. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
Mangler du episoder?
-
Neste 123º episódio do podcast 451 MHz, o convidado é o escritor e professor Jeferson Tenório. Premiado pelo Jabuti em 2020 com ‘O avesso da pele’, ele acaba de lançar ‘De onde eles vêm’. Nessa conversa, ele relembra a experiência de ter feito parte da primeira geração de universitários cotistas, pano de fundo de seu novo romance, e fala de sua formação acadêmica, como leitor e escritor. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
Em um relato pessoal, o youtuber, empresário e escritor Felipe Neto conta suas estratégias para combater o ódio do qual vem sendo alvo nas redes sociais e na vida neste 122º episódio do 451 MHz. Ele também relembra a política brasileira dos últimos anos e sua experiência com o mercado editorial, além de comentar ser fã de Stephen King e Harry Potter.
O episódio foi realizado com apoio da Companhia das Letras e da Lei de Incentivo à Cultura.
Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
O que podem os escritores diante da guerra? Neste episódio, o amazonense Milton Hatoum, um dos maiores ficcionistas brasileiros e descendente de libaneses, e o norte-americano Benjamin Moser, que é judeu e prepara novo livro sobre a história do antissionismo, discutem a guerra entre Israel e seus inimigos palestinos e libaneses, que completa um ano no dia 7 de outubro. Moser e Hatoum publicaram, respectivamente, um conto e um ensaio na antologia "Gaza no Coração: História, Resistência e Solidariedade Palestina", recém-lançada pela editora Elefante. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451 -
Um dos inventores do jornalismo brasileiro, pioneiro da crônica, crítico mordaz da sociedade do começo do século passado, apaixonado pela cidade. São muitos os epítetos de João do Rio, o homenageado da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, em 2024. Mas quem foi, afinal, João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto? No 120º episódio do 451 MHz, a editora e curadora da Flip Ana Lima Cecilio e o historiador Luiz Antonio Simas, autor de O Corpo Encantado das Ruas” (Civilização Brasileira, 2019) seguem os passos e revelam curiosidades sobre um dos mais importantes autores do início do século 20. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
O que realmente buscamos quando “só” queremos transar? Essa é a pergunta que o psicanalista André Alves e a escritora Tati Bernardi nos ajudam a responder neste 119º episódio do 451 MHz, a partir do novo livro do psicanalista inglês Darian Leader. Os convidados também compartilham as neuroses e angústias que surgiram durante a leitura. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
Luís Vaz de Camões (1524-80) reinventou o soneto, viajou pelos sete mares, foi preso, deportado, exilado, perdeu um olho durante uma batalha, salvou seus manuscritos de um naufrágio e se entregou sem pudor aos amores e à boemia. Hoje é cantado na música pop, dá nome a um bife no Rio de Janeiro e virou até comercial de carro. Acima disso tudo, porém, está uma poesia que chega até nós em pleno vigor e beleza, inseminando a produção brasileira contemporânea. Nos 500 anos do poeta, este episódio narrativo resgata a biografia e decifra as múltiplas facetas desse apaixonado. Uma história contada em prosa e verso por Gregório Duvivier, Paulo Henriques Britto, Maria Bochicchio, Sabrina Sedlmayer, Luiz Antonio Simas e Rui Tavares, com textos lidos pela atriz Maria Manoella.
Episódio especial realizado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Instituto Camões-CCP Brasília.
Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
O que separa (ou aproxima) um bom poema de uma boa piada? A resposta está nesta conversa repleta de bom humor e lirismo entre os poetas Gregório Duvivier e Bruna Beber. Com mediação de Fernando Luna, jornalista e colunista da Quatro Cinco Um, os dois falaram sobre seios, omoplatas, São Paulo, poesia, amor e sacanagem, e também sobre as amarras do algoritmo e a liberdade proporcionada pela rima e pela métrica. Além disso, os dois lêem versos de seus poemas sob as bênçãos de Oswald de Andrade. Episódio foi realizado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
-
Este episódio especial reúne duas entrevistas com o historiador e ensaísta Rui Tavares, que acaba de lançar dois livros no Brasil: o monumental Agora, Agora e Mais Agora e o breve Esquerda e Direita: Guia Histórico para o Século XXI. Na primeira, conduzida pela podcaster e escritora Sofia Nestrovski, do Vinte Mil Léguas, trata de temas como a filosofia árabe, as tramas da escrita e o otimismo e o pessimismo. Na segunda, com o cientista político Sergio Fausto e a escritora Camila Rocha, fala sobre o conceito histórico de esquerda e direita, seus extremismos e comenta o atual estado político do Brasil e do mundo. O episódio é realizado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura Compre os livros de Rui Tavares: http://bit.ly/3LCDOsS
-
Cinéfilo eterno, Caetano Veloso já disse que sem Godard não existiria Tropicália. No 115º episódio do 451 MHz, o jornalista Cláudio Leal e o fotógrafo Rodrigo Sombra, organizadores de “Cine Subaé: escritos sobre cinema (1960-2023)”, reunião de críticas e depoimentos do cantor sobre a sétima arte recém-lançada pela Companhia das Letras, falam sobre como o cinema encontra a música na obra de Caetano e trazem áudios do tropicalista comentando filmes que o marcaram. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
-
Neste 114º episódio do 451 MHz, a escritora Tatiana Salem Levy e a documentarista Paula Sacchetta conversam sobre ‘Melhor não contar’ (Todavia), novo romance no qual Salem Levy revela um assédio na infância e trata de histórias familiares resgatadas de diários, cartas e memórias. As duas, que também estarão n’A Feira do Livro, falam ainda sobre autoras que escrevem sobre si e os não-ditos da vida das mulheres. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine45
-
Durante a ditadura militar, Luiz Felipe de Alencastro escreveu sob um pseudônimo sobre a situação política brasileira para o jornal francês ‘Le Monde Diplomatique’. Neste episódio, o cientista político conversa com Rodrigo Bonciani, organizador da coletânea que reúne esses artigos, “Despotismo Tropical: A ditadura e a redemocratização nas crônicas de Julia Juruna” (Tinta-da-China Brasil). No 451 MHz, eles falam sobre os poderes paralelos que atuavam durante o regime e comentam o panorama político atual. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
Casamento homoafetivo, lei que pune a homofobia: não há dúvida de que, no papel, os direitos da população LGBTQIA+ avançaram nos últimos anos. Mas como é a situação na prática? No 112º episódio do 451 MHz, o convidado é o professor de direito e colunista da seção Livros e Livres da Quatro Cinco Um, Renan Quinalha. Quinalha está lançando “Direitos LGBTI+: novos rumos da proteção jurídica” (Edições Sesc), coletânea de artigos organizada em conjunto com Emerson Ramos e Alexandre Melo Franco Bahia. Ele fala sobre os avanços e embates jurídicos da população LGBTI+ na última década. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e Casa de Cultura do Parque. Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
Qual o papel da crítica literária? Neste 111º episódio do 451 MHz, a crítica Ligia Gonçalves Diniz, que está lançando “O homem não existe: masculinidade, desejo e ficção” (Zahar) e o historiador Júlio Pimentel Pinto, autor de “Sobre a literatura e história: como a ficção constrói a experiência” (Companhia das Letras) falam sobre o pouco espaço dado aos críticos hoje, a construção imaginativa única provocada pelos livros e suas referências como autores. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
Nos 50 anos da Revolução dos Cravos, uma reconstituição do dia que inaugurou a democracia em Portugal e pôs fim a um império colonial. Episódio em formato narrativo, com participação de quem viveu o 25 de Abril e suas consequências culturais, políticas e sociais: os jornalistas Leão Serva, Joana Gorjão Henriques e Ruy Castro, os historiadores Luiz Felipe de Alencastro e Fernando Rosas, e a escritora Dulce Maria Cardoso. Apoio Instituto Camões-CCP Brasília e Fundação Fernando Henrique Cardoso. Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
Um casal de artistas está a sós, em casa. Depois de uma discussão violenta sobre fama e realização artística, um dos dois morre ao cair da janela, deixando no ar a suspeita: acidente, suicídio ou assassinato? No julgamento, a absolvição não basta para dissipar a dúvida. O roteiro de Anatomia de Uma Queda, vencedor do Oscar em 2024, guarda uma incômoda semelhança com os últimos dias da artista cubano-americana Ana Mendieta, em 1985, possivelmente defenestrada pelo companheiro, o escultor americano Carl Andre. As dinâmicas de gênero, violência e criação artística entre casais heterossexuais na vida e na arte são o tema deste episódio, que reúne duas finas observadoras da vida contemporânea: a escritora e roteirista Fernanda Torres e a apresentadora do Rádio Novelo Apresenta, Branca Vianna. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e da Companhia das Letras. Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
Em poucos meses, dois casos rumorosos de tentativas de censura e restrição a livros premiados. O romance “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório, foi recolhido de escolas públicas de três estados por, segundo autoridades, utilizar “linguagem imprópria”. “Outono de carne estranha”, de Airton Souza, foi objeto de uma controvérsia envolvendo o prêmio Sesc, um dos principais do país, após o autor ler um trecho do romance durante a premiação. Nesse 108° episódio do 451 MHz, os dois escritores e também professores conversam sobre o que está por trás desse ataque aos livros e sobre a importância da leitura nas suas trajetórias. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e da Companhia das Letras. Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
Uma geração que revolucionou a cultura e o comportamento em plena ditadura, mas que também era machista, racista, sem espaço para diversidade. É assim que a professora e crítica literária Heloisa Teixeira descreve a geração da qual é personagem e observadora, a que dedicou boa parte da sua carreira. Ela acaba de lançar Rebeldes e Marginais: Cultura nos Anos de Chumbo (1960-1970) pela editora Bazar do Tempo e, nesse 107º episódio do 451 MHz, conversa com a jornalista Adriana Ferreira Silva sobre os avanços, contradições e legado do efervescente movimento cultural daqueles anos. Adriana também entrevistou Heloisa na edição de março da Quatro Cinco Um, que examina os 60 anos do golpe de 1964 na visão das mulheres, já nas bancas. O episódio foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e da Companhia das Letras. Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
-
As cidades brasileiras são um campo em disputa — e se é na dimensão urbana que ocorrem muitas das opressões e preconceitos, também é nela que a população se organiza, trava lutas sociais e encontra soluções para a redução das desigualdades. Bianca Tavolari, editora da seção As Cidades e as Coisas na Quatro Cinco Um, e Joice Berth, arquiteta, escritora e autora de Se a Cidade Fosse Nossa, lançado Paz e Terra, discutem neste episódio a vida em metrópoles como São Paulo. O episódio faz parte do especial As Cidades e as Coisas, tema da edição de fevereiro da revista dos livros. Apoio Lei de Incentivo à Cultura. Apoie o 451 MHz: https://bit.ly/Assine451
- Se mer