Episoder
-
Concepções sobre o amor na história da civilização ocidental. Os laços e relacionamentos sociais na modernidade líquida segundo Zygmunt Bauman.
-
O que é genealogia nas obras de Foucault? Vamos descobrir neste quarto episódio da série "Foucault, um pensador complexus".🎙 O convidado é o professor Lucas Fortunato Rêgo de Medeiros, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFRN, coordenador do Marginália, grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura. Apresentação de Tadeu de Oliveira, doutorando do PPGCS/UFRN com participação de Cindy Emily e produção de Thauan Ribeiro, estudantes do Instituto Humanitas (IH-UFRN).📚 Em 2024, completam-se 40 anos do falecimento do autor e o Marginália Podcast discute a vida e a obra de um dos maiores intelectuais da história da humanidade.🎧 O podcast é um projeto de extensão sob coordenação do professor Alex Galeno do Instituto Humanitas (IH-UFRN). A Universitária FM (88,9) é parceira da ação.
-
Mangler du episoder?
-
O paradigma imunológico segundo Sloterdijk, Foucault e Nietzsche. Comentário do diálogo Tornar a Terra Habitável, entre Sloterdijk e Morin.
-
Aula de Teorias Contemporâneas da Cultura.
-
Primeira parte da entrevista que concedi ao Podcast Marginália em novembro de 2021. Falamos sobre o livro Machinapolis e a Caosmologia do Ser, publicado pela Editora da UFRN em 2010.
-
Aula sobre a concepção de educação de Theodor Adorno. Conceito dialético de barbárie. A função da educação: a construção da memória e da civilização contra a barbárie. A educação, a revolta e a política.
-
Parte 1 - Comentários sobre Black Mirror e o imaginário distópico. Utopia e Distopia. Imaginário distópico, literatura, cinema e política.
Parte 2 - O caso do imaginário acerca da internet. Sistemas de vigilância: panóptico, sinóptico e banóptico.
Referências a Franco Berardi, Maurizio Lazzarato, Michel Foucault, Zygmunt Bauman e Gilles Deleuze.
-
Comentário sobre a Bomba Informática.
-
Introdução ao pensamento de Paul Virilio. - Quem foi Virilio. Dromologia, a ciência da velocidade e Cronopolítica. Acumulação primitiva ampliada: capitalismo e desenvolvimento tecnológico. Einstein e a Bomba Informática. Radioatividade informacional: desintegração da psicoesfera social. O complexo dos meios de comunicação. Um golpe de Estado informacional.
-
Apresentação do livro Tecnodiversidade, de Yuk Hui, no Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cultura "Marginália" da UFRN.
-
Aula proferida pela doutoranda em Ciências Sociais Patrícia Gomes (PPGCS-UFRN)
-
Aula sobre Pierre Bourdieu
-
A desportização moderna. A Inglaterra exporta os "sports" para o mundo. Etimologia e significado da expressão. Sumário histórico das práticas desportivas. A pergunta sociológica sobre a gênese e a ascensão do movimento dos desportos modernos. Quadro comparativo: esportes modernos e Jogos Olímpicos na Grécia Antiga. Relações sociológicas significativas entre 1 - formação do Estado, 2 - a formação da consciência, 3 - o nível de violência física socialmente permitida, e 4 - o limiar de repugnância contra o seu uso ou respectivo testemunho. Luta e violência na civilização grega antiga.
-
Aula sobre Norbert Elias. Pesquisa empírica de caráter etnográfico. Microssociologia. Os conceitos "estabelecidos" e "outsiders": relativos a determinadas figurações estruturadas. Auto-imagens, valores morais e disputas de poder. O papel do imaginário. A prática da maledicência: fofocas elogiosas e depreciativas. A sociodinâmica da estigmatização: relações de poder e pregnância das emoções. Comentário sobre o racismo. Mecanismos de segregação, de exclusão e desigualdade.
-
Definição sociológica de tecnização. Qual é a relação da tecnização com a civilização? O caso da revolução dos transportes. As etapas do processo de tecnização: (a) inovação, (b) experimentação, (c) funcionalização e (d) codificação. Alguns efeitos sociológicos da tecnização: modificações na organização social e o impulso a um processo de aprendizagem. A relação da tecnização com a civilização. Relações sociológicas significativas entre auto-controle e desenvolvimento social. Dois casos específicos: (a) os transportes e (b) as armas de fogo. Impulsos da tecnização e integração global da humanidade. Tensões de integração e desintegração. Pacificação e unificação da humanidade.
-
Conceitos sociológicos fundamentais. Processo de civilização: conceito sociológico de aplicação universal. Embate com contraprocessos descivilizadores. Uma fórmula sociológica tendencial: mais periculosidade, menos civilização, e vice-versa. Teoria da civilização, modelos de civilização e habitus social. Processos sociais: de longa duração, reversíveis, não planejados e de caráter bipolar. Oposições e tensões estruturais. Processo de integração crescente da humanidade. Interdependência internacional e a vulnerabilidade sistêmica.
-
Parte 1: Breve histórico de Norbert Elias. Parte 2: Algumas características da sociologia de Elias: superação da dicotomia indivíduo-sociedade, análise macro e microssociológica. A sociologia dos processos de longo prazo: o processo civilizador. Sociogênese e psicogênese. Parte 3: O sociólogo como destruidor de mitos. Para uma sociologia do conhecimento e da ciência. O surgimento da sociologia. Sociologia e ideologia.
-
A trajetória intelectual de Norbert Elias. Uma sociologia da civilização ocidental. Uma definição sociológica do processo civilizador. A sociedade dos indivíduos: definições teórico-metodológicas. Uma tentativa de superar falsas dicotomias. Indivíduo, autorregulação e civilização. Sociogênese e psicogênese do processo civilizador. Síntese da tese de Elias e outras problemáticas políticas antropológicas: a civilização europeia e os processos de colonização.
-
A tecnologia moderna. Indivíduo e racionalidade na história. Processo tecnológico na Era da Máquina. Tecnologia e poder. O fenômeno da burocracia. O verdadeiro progresso tecnológico.
- Se mer