Episoder

  • A infeção por covid-19 continua a poder assumir formas graves, que envolvem internamentos prolongados, tratamentos invasivos e até o surgimento de muitas complicações de saúde.

    Quando o pior parece ter passado, muitos doentes que enfrentaram uma covid grave deparam-se com novas realidades: sentem-se mais frágeis, mais dependentes, com menor tolerância ao esforço, cansados e até deprimidos… É possível recuperar de tudo isto e voltar a ser como era antes?

    Depois de dois anos de pandemia, os estudos clínicos e científicos sobre a Covid-19 são mais sólidos e confiáveis e continuam a dar conta de novas características desta doença, que só o tempo tem vindo a revelar.

    Mas as principais preocupações continuam a estar centradas na resposta certa e adequada a dar, a quem sofreu doença grave e mantém, durante muito tempo, efeitos prolongados, que desesperam os doentes e parecem quase impossíveis de reverter.

    Neste episódio do podcast Hospital da Luz, EFEITOS PÓS-COVID, Helena Bárrios, diretora clinica do Hospital do Mar, explica como deve fazer-se a reabilitação desta covid grave e revela o serviço prestado pelo hospital do Grupo Luz Saúde, dedicado à reabilitação e geriatria.

    Convidado especial: Carlos Lucas, que esteve três meses internado, metade em cuidados intensivos, e que está ainda a fazer a sua reabilitação dos efeitos da doença no internamento do Hospital do Mar.

    Siga o podcast Hospital da Luz e subscreva todas as suas rubricas.

    #hospitaldaluz

    #hospitaldomar

    #podcasthospitaldaluz

    #efeitosposcovid

    #covid

    #reabilitacao

  • E depois da COVID-19? Esta é a pergunta que muitos têm feito aos seus médicos.

    É, sobretudo, a resposta que muitos procuram, depois de terem passado pela doença sem que ela tivesse saído deles completamente. Todos conhecemos a história de alguém que ainda se cansa a subir escadas, apesar de ter tido covid há mais de 3 meses. Ou de quem tem problemas de memória, que não tinha antes de ter sido infetado pelo sars-cov-2.

    A verdade é que esta doença é tão imprevisível, quanto complexa. E, apesar de cada vez sabermos mais sobre ela, há ainda muito por descobrir.

    No Podcast Hospital da Luz sobre os efeitos pós-covid, andamos a percorrer o caminho dessa descoberta.

    O cansaço, a dificuldade em movimentar-se com a agilidade do tempo pré-covid, as sequelas deixadas por internamentos hospitalares por covid demasiado longos e críticos são alguns dos problemas a que João Pinto Coelho, fisiatra do Hospital da Luz Lisboa, procura dar resposta na sua consulta e neste podcast, onde fala ainda do programa de reabilitação destinado a estes doentes, da Medicina Física e de Reabilitação do Hospital da Luz.

    Susbcreva os programas do Podcast Hospital da Luz na sua plataforma de audio preferida. E siga o @hospitaldaluz em todas as redes sociais.

  • Mangler du episoder?

    Klikk her for å oppdatere manuelt.

  • Uma gravidez é sempre motivo de expetativa e ansiedade. Mesmo quando não é a primeira vez que se espera um filho… E, especialmente, no tempo estranho e novo que vivemos.

    Pois é! A pandemia acrescentou dúvidas, perguntas, receios e novas preocupações a quem planeia ser mãe e a quem já está grávida. Mas... há mesmo razões para estarmos mais preocupadas?

    Ana Chung, obstetra do Hospital da Luz Lisboa, responde a todas as perguntas neste Podcast Hospital da Luz sobre os efeitos pós-covid.

    Qual é o impacto da doença na grávida? Por estarmos em pandemia, a vigilância da gravidez é diferente? Se estiver com Covid-19, quando é que a grávida deve procurar ajuda médica? E o que muda durante o parto? A recém mamã pode amamentar na mesma? E é possível, mesmo estando com covid, armazenar as células estaminais? As grávidas devem ser vacinadas contra a covid-19? E durante a amamentação?

    Ouça os nossos especialistas a falar do que sabem, nos Podcast Hospital da Luz. Subscreva todas as rubricas e siga o @hospitaldaluz nas redes sociais.

  • É claro que, quando a pandemia começou, não se conseguia prever nada do que veio a seguir. Nem que o vírus ia espalhar-se tão depressa e ser tão impactante nas nossas sociedades. Que ia ser, aparentemente, tão difícil de eliminar. Ou que ia tomar conta das nossas vidas, ao ponto de ainda não sabermos quando vai deixar de ser a nossa prioridade.

    Mas hoje sabemos muito mais do que sabíamos quando tudo teve início.

    Carlos Palos é médico internista e intensivista e coordena a comissão de controlo de infeções da Luz Saúde. E esclarece-nos, neste podcast do Hospital da Luz, sobre o futuro do Sars-Cov-2.

  • Habituámo-nos a ver, pelos jornais e pelas televisões, imagens de raio-x de pulmões como exemplo dos efeitos devastadores da Covid-19 nos seus doentes.

    Para quem olha para aquilo e só vê umas sombras mais escuras e mais claras, aqueles raio-x não têm senão um valor simbólico. Mas a verdade é que se tornaram um importante meio de diagnóstico e de avaliação do desenvolvimento da doença para quem acompanha os doentes que estão internados no hospital.

    O que é que estes raio-x mostram exatamente? O que revelaram sobre a Covid que não era esperado? E o que podem mostrar depois da infeção passar?

    Sobre este tema, oiça o Podcast Hospital da Luz com Augusto Gaspar, médico radiologista e diretor do Centro de Imagiologia do Hospital da Luz Lisboa, que fala também do projecto DeepPathCOVIDx (LISBOA-01-02B7-FEDER-069478) que pretende desenvolver uma solução, constituída por modelos de inteligência artificial para a análise das radiografias torácicas.

    Mais informações em: https://www.hospitaldaluz.pt/learninghealth/pt/cofinanciamento#descricao-projeto-3

  • A pandemia impôs-nos uma nova forma de vida e exigiu de todos uma grande capacidade de adaptação. Adotámos novos comportamentos, aceitámos restrições, cumprimos novas regras e respondemos aos pedidos de isolamento e de permanência forçada entre quatro paredes. As famílias tiveram de se reorganizar para acompanhar as crianças e para cuidar dos idosos. Aprendemos a ter uma vida social via web, a matar saudades com emojis e a fazer o luto sem abraços e à distância. 

    Fim à vista? Já iniciámos a vacinação e isso dá-nos algum animo. Mas a Covid-19 e os seus efeitos continuam presentes. E esses efeitos não são só físicos!

    Maria João Heitor, psiquiatra, diretora do departamento de psiquiatria e saúde mental do Hospital Beatriz Ângelo, explica as consequências da pandemia na saúde mental das pessoas. 

  • Quando soubemos que alguns dos sintomas da Covid-19 eram a perda de olfato e de sabor, percebemos que esta era mesmo uma doença estranha e diferente da ‘gripezinha’ de que muitos falaram logo no início da pandemia.

    A verdade é que a infeção por Sars-Cov-2 tem muitos outros efeitos neurológicos e ainda não é certo se alguns deles são ou não de longa duração.

    Nesta conversa com a neurologista Raquel Gil Gouveia, diretora do serviço de neurologia do Hospital da Luz Lisboa, procuramos respostas para as muitas dúvidas que ainda pairam sobre estes efeitos neurológicos da Covid-19. Será, por exemplo, que ainda vamos descobrir que o Sars-Cov-2 é capaz até de danificar o cérebro de quem foi infetado?

  • De repente, mudou tudo. Já não se vai para a escola como antes. Já não se fazem festas de anos nem jogos de futebol entre os amigos. Já não se podem convidar amigos para irem dormir lá a casa… As rotinas, as prioridades, tudo mudou na vida das nossas crianças.

    Agora, têm de ficar confinadas com os adultos. E sentem tudo com maior intensidade. Muitas vezes, sem se darmos por isso. Sentem as diferenças na rotina habitual, as alterações nos adultos à sua volta e absorvem as suas preocupações, os momentos de tensão e de stress.

    Está em risco a saúde mental das nossas crianças por causa da Covid-19? Conversamos com o pedopsiquiatra do Hospital da Luz Lisboa, Fernando Santos, sobre sinais de alerta e riscos da nova realidade para os mais novos.

  • A pandemia da covid-19 vai ficar na história da ciência e da medicina por muitas razões. Uma delas é certamente a rapidez com que o Mundo conseguiu uma vacina para evitar a doença, pelo menos, nas suas manifestações mais graves e perigosas.

    Com a vacina descoberta e espalhada pelos 4 continentes, até parece que estamos já a ver o fim à crise e o mundo a voltar à vida normal. Mas será que é a vacina que estamos a tomar este ano que vai salvar-nos desta doença?

    Neste podcast, conversamos com a farmacêutica Cláudia Santos, diretora dos serviços farmacêuticos da Luz Saúde e responsável pelas farmácias do Hospital da Luz Lisboa e do Hospital Beatriz Ângelo.

    Porque são diferentes as vacinas contra a Covid-19? Devemos ter algum receio destas vacinas? Quem não pode mesmo ser vacinado? Podemos ter Covid depois de fazer a primeira dose?

    Estas são algumas das perguntas a que Cláudia Santos dá resposta. Mas lembrando que ainda não sabemos tudo sobre a Covid-19.

  • 'Sinto as pernas pesadas e não consigo correr como antes. Será que é por ter tido covid? Não tenho a mesma energia que tinha. É a covid que me faz sentir assim? Mas já passaram uns meses desde que estive doente…

    Nas consultas de muitos dos nossos especialistas do Hospital da Luz, estas são provavelmente algumas das perguntas mais frequentes nos últimos tempos.

    Para procurar respostas a estas dúvidas, falamos com Helder Dores, o cardiologista do Hospital da Luz Lisboa que acompanha muitos atletas e trabalha especialmente em medicina desportiva.

  • A covid-19 tem sido fortemente associada a sintomas graves de doença cardíaca, fazendo, aliás, das pessoas com este tipo de patologia crónica doentes que ficam em verdadeiro risco de vida quando são infetadas com o sars-cov2.

    Mas, além desse risco ligado à própria doença, será que a covid-19 pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes cardíacos crónicos? E pode deixar sequelas?

    Nesta conversa, o cardiologista José Ferreira Santos, diretor cínico do Hospital da Luz Setúbal - que segue doentes na consulta Pós-Covid criada na Rede Hospital da Luz - explica quais as principais queixas destes doentes e como devem ser seguidos, após a alta hospitalar.

  • Muitas pessoas que tiveram covid, mesmo em manifestações ligeiras, meses depois de curados apresentam efeitos da doença tão variados que qualquer abordagem clínica terá sempre de ser, necessariamente, multidisciplinar.

    Neste podcast conversamos com Sofia Telo Furtado, diretora do serviço de pneumologia do Hospital da Luz Lisboa, que está, desde o início, envolvida no acompanhamento e tratamento de doentes covid-19 internados no hospital. E que continua a seguir muitos desses doentes, após a alta, na nova consulta Pós-Covid, criada na Rede Hospital da Luz.

    Esclarece dúvidas, explica os sintomas de longo prazo e dá conselhos a quem teve Covid e acha que ainda não está como era antes.