Episoder
-
É no equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologia que está sustentado o futuro das organizações. As pessoas, com as suas competências e capacidade de inovação, constituem um motor que impulsiona a mudança. Os processos, por outro lado, garantem a eficiência e a agilidade necessárias para acompanhar o mercado. Já a tecnologia potencia a performance e facilita a conexão entre pessoas e os fluxos de trabalho. Mas qual será o verdadeiro papel que cada uma destas forças - pessoas, processos e tecnologia - terá no futuro das organizações? O tema estará em discussão na próxima “Liderteam Summit”, que decorrerá em abril de 2025 na Porto Business School, mas também já está a “DAR Que Pensar” no Brands Channel. Alberto Costa, CEO da Liderteam, empresa com 20 anos de mercado e especializada no desenvolvimento de soluções digitais que procuram ajudar as organizações a agilizarem os seus processos, partilha neste episódio a sua visão sobre como as empresas se poderão tornar no futuro mais resilientes, ágeis e inovadoras, com base no seu capital humano e tecnológico.
-
Trata os seus colaboradores como colegas, considerando-os família. Carlos Mendes Gonçalves assume-se como um “rapaz simples do campo” e traz consigo o conhecimento de uma vida dedicada à empresa fundada pelo seu pai: a Casa Mendes Gonçalves. Empreendedor desde cedo e líder de uma equipa que ambiciona conquistar o mundo, Carlos é movido pelos sonhos, pelos projetos e pela vontade de “fazer as coisas de forma diferente”. É precisamente essa inovação que procura imprimir constantemente no ADN da sua empresa, dedicada à produção de vinagres, molhos e condimentos, e criadora de marcas como Paladin, Peninsular e Dona Pureza. O seu negócio tem hoje um impacto inegável na vila da Golegã ao empregar mais de 4 centenas de pessoas. “Estamos nas nossas raízes e isso faz com que as empresas familiares – micro, pequenas, médias ou grandes – tenham um potencial enorme para realmente mudar o mundo. Eu digo sempre às minhas colegas: vamos lá embora mudar o mundo, começando por mudar o nosso”. É esta inspiração que Carlos Mendes Gonçalves traz para a conversa com Cristina Amaro. O novo embaixador da Brands Community é o “Líder Extraordinário” deste mês.
-
Mangler du episoder?
-
“Eu acho que sou um líder um bocado old school, humano, que ainda acredita nas pessoas.” É desta forma que Tim Vieira caracteriza a sua liderança. O investidor passou a ser um rosto familiar para muitos portugueses após a participação no programa da SIC “Shark Tank” (formato televisivo onde empreendedores mostravam as suas ideias e projetos de negócios a investidores na esperança de obterem financiamento). Mais do que investidor, Tim Vieira é um verdadeiro empreendedor. Filho de pais portugueses, nasceu na África de Sul, onde lançou o seu primeiro negócio em 1993: uma cervejaria. Ao longo dos anos foi realizando investimentos em Angola, Moçambique, Gana e Portugal em áreas bem diversificadas, incluindo startups. Hoje é o CEO da Brave Generation Academy, uma escola diferenciadora, cujo programa está assente numa educação personalizada e flexível, e que orienta os alunos para as suas paixões. Em 2023 decidiu abraçar uma missão maior ao apresentar-se como candidato à Presidência da República Portuguesa. “Eu não quero ser daquelas pessoas que só crítica e não faz. Eu quero ajudar a mudar o país”. Tim Vieira, que é também embaixador da Brands Community, é o convidado de Cristina Amaro neste episódio da série “Líder Extraordinário”. Uma conversa reveladora do seu percurso profissional, mas também pessoal, para ver aqui ou nas plataformas de podcast Spotify e Apple.
-
Há cada vez mais uma maior consciência de que cada pessoa é uma marca pessoal, sobretudo no mundo profissional. As redes sociais, por exemplo, têm sido um motor para esta perceção e para o desenvolvimento da comunicação desta visão. Mas, afinal, que importância tem a gestão da marca pessoal para profissionais e empresas? É com esta questão que lançamos este tema para o comentário assinado por Raquel Soares, fundadora da Beautiful Branding Agency e da Love People, que é também membro da Brands Community. Especializada na gestão de recursos humanos, Raquel Soares é também uma apaixonada pela gestão de marcas pessoais e pelo potencial que esta abordagem tem na captação e desenvolvimento do talento dentro das empresas. Uma perspetiva que partilha neste episódio da série DAR que Pensar e sobre a qual convida a nossa comunidade a refletir.
-
É uma líder apaixonada pela arte da negociação e que diz adorar atingir “conseguimentos”. “Eu gosto de conseguir, gosto de fazer caminhos, de traçar objetivos. Eu tenho prazer no caminho que se faz para lá chegar. E, portanto, os conseguimentos são uma maneira de dizer que chegaste lá com todas as tuas valências”. Ana Trigo Morais é a atual CEO da Sociedade Ponto Verde e conta com várias vitórias no currículo, entre as quais o fim dos sacos de plástico descartáveis nos supermercados e as campanhas de reciclagem de equipamentos em fim de vida. Com uma ampla experiência na área da gestão, exerceu diversas funções em entidades tão distintas como o Teatro Nacional de São Carlos, a Fundação do Centro Cultural de Belém e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição. Ana Trigo Morais, que é hoje um dos rostos de referência quando pensamos na área da economia circular e da sustentabilidade, afirma que uma das suas grandes ambições é conduzir um camião do lixo. Descubra porquê na entrevista conduzida por Cristina Amaro neste episódio da série “Líder Extraordinário”. Durante a conversa, Ana Trigo Morais revela-nos o lado mais pessoal e menos conhecido da sua vida, partilhando connosco os seus sonhos e o legado que ambiciona deixar tendo em vista um futuro mais sustentável.
-
É com a experiência da Airbel que vamos refletir sobre as vantagens do marketing olfativo. Este é o tema que quer “DAR Que Pensar” neste episódio e que conta com a participação de Ricardo Brito, fundador e diretor-geral da Airbel, empresa especializada na criação de soluções de marketing olfativo que é também membro da Brands Community. Se no passado eram sobretudo as lojas que apostavam nos aromas para melhorar a experiência de compra, hoje há cada vez mais uma procura corporativa em busca de melhorar os ambientes de trabalho. Uma visão do mercado que é partilhada nesta conversa muito sensorial.
-
O maior evento desportivo do planeta já começou. Paris é o palco da 33ª edição dos Jogos Olímpicos e, uma vez mais, ao lado dos atletas estão também as marcas, que entram na pista da competição para obter uma medalha e alcançar o pódio da notoriedade. Patrocinar este evento proporciona, por um lado, uma exposição sem precedentes e uma visibilidade global, mas também a associação a valores olímpicos de excelência, amizade, respeito e união, valores que naturalmente ajudam a reforçar positivamente a imagem de qualquer marca. A Allianz é a seguradora oficial desta edição, não só dos Jogos Olímpicos, como também dos Jogos Paralímpicos, tendo lançado nos últimos anos diversas iniciativas no âmbito deste patrocínio. Em Portugal, lançou a campanha “Prepara-se para o melhor”, que relata o treino e a superação dos desafios de três atletas nacionais: o canoísta Fernando Pimenta, a surfista Teresa Bonvalot e o atlético paralímpico mais premiado do mundo, Lenine Cunha. Neste episódio da série “DAR que Pensar”, formato que dá palco aos embaixadores e membros da Brands Community, convidamos o diretor de marketing da Allianz Portugal, José Francisco Neves, a fazer uma reflexão sobre a associação das marcas a este evento global.
-
Artur Martins trocou recentemente o mundo automóvel pelos seguros e a Coreia do Sul pela Suíça. Guarda na bagagem a experiência acumulada que já tinha trazido do Brasil, Espanha e Alemanha, países onde viveu e trabalhou sempre ligado a grandes marcas como a Volkswagen, Toyota, Seat e Kia. Foi precisamente a Kia Motors Corporation que liderou como Vice-Presidente global com os pelouros da marca e do marketing. Hoje, assume a direção executiva da área de Inovação e de Estratégia de Experiência de Cliente no grupo segurador Zurich. Com uma visão de liderança baseada no diálogo, em empatia e humanidade, o profissional assume-se como um homem de desafios e que não se fica pelo “vai-se andando”. Motivo que o leva a sair várias vezes da zona de conforto e a mudar de vida. Neste episódio da série “Líder Extraordinário”, Artur Martins confidencia a Cristina Amaro que aquilo que o move é o “desafio da transformação”.
-
Com mais de um século de história, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, hoje, também designado por Coimbra Business School / ISCAC, pretende ser uma referência nacional e internacional na área das ciências empresariais com licenciaturas, mestrados, pós-graduações para executivos e doutoramentos que vão desde o conhecimento em finanças até à inteligência artificial. Competências que dão resposta aos desafios das empresas na adaptação às novas funções e profissões que o mercado vai criando com a inovação tecnológica constante. Alexandre Gomes da Silva, presidente do ISCAC, partilha a sua visão sobre a capacidade de resposta das Business Schools a este fenómeno da transmutabilidade das profissões. Um tema a Dar que Pensar neste episódio.
-
Inês Caldeira é, segundo a revista Forbes, a 4ª portuguesa mais poderosa nos negócios e conta com uma carreira de sucesso a nível internacional. Licenciada em Economia, entrou na filial portuguesa da L´Oréal Paris em 2001, para um estágio de marketing. Em 2014, com apenas 35 anos, foi a primeira mulher a assumir a liderança do grupo em Portugal, tornando-se CEO. Assumiu diversas funções internacionais e assume também que conta com alguns “insucessos” no currículo, algo que nunca a levou a desistir nem a deixar de sonhar. A diretora-geral adjunta mundial da L´Oréal Paris está à conversa com Cristina Amaro em mais um episódio da série “Líder Extraordinário”. Embaixadora da Brands Community acredita que só ficará satisfeita quando conseguir contribuir mais para o país e que um líder extraordinário aquele que tem bons valores. Uma conversa honesta sobre a importância da beleza interior e exterior e de nunca “maquilharmos” quem verdadeiramente somos. Uma conversa inspiradora para ver aqui ou ouvir em podcast no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.
-
Comunicar através das emoções é fundamental para criar um laço com o consumidor e há marcas que, pelas características do produto, têm nesse território uma fonte de oportunidades. Esta é o foco da partilha de conhecimento e experiência de Inês Besugo, responsável de marketing da Hussel, na sua participação neste episódio da série DAR que Pensar.
-
A circularidade e a sustentabilidade ambiental são o tema deste episódio da série DAR que Pensar, e conta com o contributo e reflexão de Vânia Guerreiro, diretora de marca e comunicação da iServices, na qualidade de membro da Brands Community. Um comentário que nos revela como a preocupação do consumidor em adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, tem sido um motor para as marcas no desenvolvimento de negócios rentáveis que fazem bem ao planeta. É o caso do negócio dos recondicionados na área da tecnologia que tem vindo a crescer e que é uma “arma” para combater o lixo eletrónico.
-
Rui Paiva, vice-presidente da Mobileum e embaixador da Brands Community, é o convidado de Cristina Amaro neste episódio da série “Líder Extraordinário”. O gestor partilha valiosos insights de inspiração na área da liderança e explica quais os desafios e oportunidades da utilização da Inteligência Artificial dentro das organizações. Co-fundador da empresa tecnológica portuguesa WeDo Technologies, abraça hoje o desafio na gigante de unidade de risco Mobileum, que conta com colaboradores de diversos países e culturas, assim como uma equipa intergeracional. A transparência, empatia e cultura organizacional são fatores determinantes no sucesso de uma empresa, na visão do gestor português, mas é preciso encontrar formas de todos sermos capazes de tornarmos o mundo num lugar melhor. Uma conversa inspiradora para ver aqui ou ouvir em podcast no Spotify e Apple Podcasts.
-
Numa era em que o consumidor está mais informado, atento e exigente, é fundamental acompanhar a sua jornada de compra nos diferentes canais onde está presente. Uma viagem que tem vindo a mudar ao longo dos anos, com diversas gerações e hábitos de compra em mudança. É por isso que neste episódio da série Dar que Pensar, Filipa Appleton, diretora de marketing do Continente, explica de que forma a insígnia da Sonae tem vindo a adaptar a sua estratégia ao consumidor dos dias de hoje. Da procura por uma comunicação mais simples à inovação constante, a responsável da marca destaca os quatro pilares fundamentais que fazem parte da estratégia do Continente. Uma viagem ao mundo do consumidor que nos leva pelos corredores do retalho, sempre tendo em conta as oportunidades de interação para surpreender e cativar assim como a utilização dos dados, fundamental para moldar um futuro em constante mutação.
-
Recebeu uma educação tradicionalista, mas desde cedo decidiu prosseguir os estudos universitários mesmo contra a vontade do seu pai. Licenciada em Economia, Helena Sacadura Cabral é a convidada de Cristina Amaro em mais um episódio da série “Líder Extraordinário”. Uma conversa sobre o amor, os valores familiares e a importância de nunca desistirmos dos nossos sonhos. Helena foi a primeira mulher portuguesa a ser admitida nos quadros técnicos do Banco de Portugal, ocupou vários cargos de liderança na Administração Pública e reformou-se antes dos 50 anos. Colaborou com diversos jornais, programas radiofónicos e televisivos, e continua a escrever e a inspirar os seus seguidores. Uma mulher de família, com uma vida de 89 anos de convicções, desafios e muita vontade em fazer diferente. Uma verdadeira lição de liderança no ano em que celebra 90 anos.
-
Portugal tem vários sistemas de avaliação de marcas junto dos consumidores, mas nem sempre o que o consumidor revela ser as suas escolhas pode corresponder exatamente à realidade. É fundamental saber colocar as questões certas, porque há mesmo “uma certa hipocrisia no comportamento do consumidor”, que merece uma reflexão neste episódio da série DAR que Pensar com José Borralho, presidente executivo da Consumerchoice. Com uma vasta experiência na avaliação de produtos e serviços no mercado, o presidente da Consumerchoice, que é também membro da Brands Community, dá exemplos de escolhas que ainda não são uma tendência enraizada, embora se faça essa leitura.
-
A valorização das pessoas por parte dos empresários é fundamental e faz a diferença na capacidade de atração de talento. Paulo Portela, administrador da empresa Vialsil, reflete sobre este tema e partilha a sua experiência neste episódio da série DAR que Pensar. Enquanto membro da Brands Community, Paulo Portela apresenta várias medidas que tem vindo a implementar e que podem inspirar outros empresários, principalmente em regiões do interior de Portugal onde há escassez de mão-de-obra e é urgente criar condições para captar profissionais.
-
É o novo Presidente da Brands Community, comunidade de empoderamento de Pessoas, Marcas e Empresas, que tem a missão de levar mais longe o nosso país. David Azevedo Lopes está habituado a gerir diversas empresas, em Portugal e não só, um homem com mundo que acredita que na vida e na liderança a intuição é fundamental. Trabalhou na Polónia, EUA e Japão, país que deu o mote ao seu livro “Uma varanda sobre Tóquio”. Referenciado na WOOK como um autor que junta quatro verbos na mesma página do dicionário, entre eles “conhecer”, “aprender”, “trabalhar” e “viajar”, David Azevedo Lopes traz consigo a experiência de quem viveu a liderança em diferentes culturas e as lições de gestão que podem ser aplicadas nas diversas geografias. Coordenou as Jornadas Mundiais da Juventude 2023, em Lisboa, e assume-se como um associativista, onde encontra na palavra “todos” uma esperança para a humanidade. Uma conversa com Cristina Amaro a não perder. O podcast está também disponível nas plataformas de áudio habituais (Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts) e em versão curta no Imagens de Marca, na SIC Notícias.
-
Era considerado o líder mais consensual de sempre, pela sua generosidade e capacidade de gestão. O Comendador Rui Nabeiro inspirou milhares de pessoas e tocou o coração de todos os portugueses e, é por isso, que a série “Líder Extraordinário” lhe é dedicada numa clara homenagem ao Homem e ao líder que foi. Embaixador Honorário da Brands Community, comunidade de empoderamento de marcas, empresas e pessoas, é ele que dá o mote a uma série que pretende entrevistar homens e mulheres que estão a fazer acontecer em Portugal e no mundo. Líderes que inspiram com as suas palavras e gestos, mas também pela sua obra e propósito de vida. Tendo como inspiração o livro “Almoços de Domingo”, de José Luís Peixoto, que conta a história de vida do “Senhor Comendador”, a CEO da The Empower Brands House e fundadora da Brands Community, Cristina Amaro, questiona como são os almoços de domingo dos atuais gestores e empreendedores portugueses. Na antestreia desta série, o neto que herda a sucessão de gestão do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, explica como o avô o influenciou e que lições de vida e de gestão lhe deixa para a liderança executiva do grupo. Uma conversa intimista e emocional conduzida por Cristina Amaro, sobre o futuro de uma marca e, sobretudo, sobre o futuro de uma família. Para ouvir também em podcast no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.
-
Reputação. Nunca como hoje este conceito foi tão importante para o sucesso de uma organização. Definida como a perceção que o público tem de uma empresa em termos de ações passadas, bem como as suas expectatias em relação ao futuro da mesma, a reputação é um dos ativos mais importantes para qualquer marca. Com uma boa reputação, os consumidores tendem a confiar e a preferir as insígnias com as quais já criaram uma relação sólida. Saber gerir a reputação vai determinar a imagem da marca, sendo, por isso, necessário adotar uma série de estratégias. No espaço habitual de reflexão dos membros da Brands Community, “DAR Que Pensar”, Daniela Agra, Diretora da consultora e agência de comunicação Atrevia Portugal, partilha connosco algumas das ferramentas e caminhos que as marcas deverão seguir para alcançar a tão desejada reputação positiva!
- Se mer