Episoder

  • Shabaka ◆ Simon Bird: Such Brave Girls (Filmin) ◆ Alphonse Allais: 63 Histórias de Humor e 1 Poema Melancólico ◆ Lluis Llach ◆ Frédéric Gros: Caminhar ◆ gnration: open day ◆ James Holden

  • A questão do Tribunal e mobilidade

    O cenário de uma possível transferência do Juízo Central Criminal de Guimarães para Famalicão, sugerido pelo juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Braga, é um dos temas em cima da mesa no Guimarães em Debate desta semana.

    Eduardo Fernandes e Torcato Ribeiro compõe o painel desta edição do programa, que apara além desta temática aborda também, mais uma vez, a questão da mobilidade, nomeadamente a situação do Alfa Pendular.

    O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.

  • Mangler du episoder?

    Klikk her for å oppdatere manuelt.

  • Cultura em foco com Paulo Lopes Silva

    Com um convidado especial, Paulo Lopes Silva – vereador com o pelouro da cultura –, a edição desta semana do Guimarães em Debate centra-se na vertente cultural, partindo-se do Programa Estratégico para a Cultura em Guimarães para ase lançar um olhar sobre esta temática.

    O vereador da cultura juntou-se, então, ao painel composto por Vítor Oliveira, Mariana Silva e Carlos Caneja Amorim, para se esgrimirem argumentos sobre o documento, que está em discussão pública, e que balizará o processo cultural no território vimaranense.

    O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.

  • Julia Mestre ◆ Soundwalk Collective & Patti Smith ◆ Aki Kaurismaki ◆ Cartas da Guerra, Ivo M. Ferreira ◆ Capicua ◆ Westway LAB 2024 ◆ Fado Alexandrino, António Lobo Antunes, Nuno Cardoso ◆ Elis Regina

  • A tomada de posse do governo e a concelhia do PS

    O cenário político, quer do governo liderado por Luís Montenegro quer da comissão concelhia de Guimarães do Partido Socialista, está no cerne do Guimarães em Debate desta sexta-feira.

    Francisco Teixeira, Torcato Ribeiro e Eduardo Fernandes compõe o painel desta edição, começando por analisar o discurso do primeiro-ministro na tomada de posse do XXIV Governo Constitucional.

    A segunda parte do programa foi dedicada à comissão concelhia de Guimarães do PS, com o trio de comentadores, sob a moderação e António Magalhães, a analisar o cenário eleitoral que se perspetiva nas concelhias do partido.

    O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.

  • Um caderno de encargos para o novo governo

    Com a XVI Legislatura a arrancar, em que um novo governo assume os destinos do país, no Guimarães em Debate desta semana fala-se sobre as necessidades mais proeminentes do território vimaranense.

    Vítor Oliveira, Mariana Silva e Carlos Caneja Amorim fazem uma espécie de caderno de encargos para o novo governo, sendo a resolução do problema da Igreja de Santa Marinha da Costa e o regresso do Alfa Pendular alguns dos tópicos destacados

    O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.

  • As eleições legislativas

    As eleições legislativas do último dia 10 de março voltaram a estar no centro da discussão do Guimarães em Debate desta semana, a edição 101 do programa de debate semanal do Jornal de Guimarães.

    Com opiniões de Francisco Teixeira, Torcato Ribeiro e Rui Armindo Freitas, moderadas por António Magalhães, os resultados eleitorais foram esmiuçados pelo painel, que fez a sua leitura sobre a decisão dos portugueses nas urnas.

    O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.

  • Rescaldo das Eleições Legislativas

    O painel analisa os resultados de domingo, a nível nacional e local, bem como as suas possíveis causas. O trio antecipa também a representação do concelho na futura Assembleia da República.

    Os portugueses votaram no domingo – mais do que o habitual, face à abstenção de 33,8% – e elegeram a Aliança Democrática como a força política com mais deputados para a próxima legislatura na Assembleia da República (79), ganhando 260 mil votos e oito deputados face às Legislativas de 2022. O PS surge logo atrás, com 77 deputados, perdendo quase 500 mil votos e 40 deputados face ao anterior sufrágio, e o Chega consolidou-se no terceiro lugar, superando os 1,1 milhões de votos e quadruplicando o número de deputados; passaram de 12 para 48.

    Militante do PSD, Carlos Caneja Amorim vincou que a Assembleia da República (AR) deixou de ter maioria de esquerda e vincou que a “política é irónica”, ao considerar que os socialistas perdem o Governo às mãos da votação do Chega, partido que, a seu ver, é uma “construção mediática” do PS, que assim pensava “governar durante várias décadas”. O interveniente considerou ainda que as Legislativas demonstraram que muito do voto em partidos de esquerda em eleições anteriores não era ideológico, mas sim de protesto.

    Mariana Silva, que foi número quatro da lista da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa, recusou essa tese e disse que agora se deve aguardar pelas primeiras medidas de um Governo com “políticas de direita” e verificar se elas contemplam “um namorar de profissões” como as dos professores e polícias. Convencida de que, mais do que protesto, o voto no Chega expressou “desilusão e desencantamento com os restantes outros partidos”, a militante do PEV mostrou-se cética quanto à aposta do futuro governo em temas, a seu ver, estruturantes como a habitação ou a ferrovia.

    Vítor Oliveira, militante do PS, atribuiu, por seu turno, a causa dos resultados ao cansaço dos portugueses para com “os dois partidos do arco da governação”, que “levaram as pessoas a ficar zangadas e fartas”, com “casos e casinhos, dinheiro nos gabinetes, dinheiro na Madeira de Albuquerque e afins”. Crítico para com a demora na contabilização dos votos da emigração, o interveniente analisou também os resultados locais.

    O PS foi de novo a força mais votada em Guimarães, mas com menos 10.211 votos face às Legislativas de 2022. A AD cresceu ligeiramente e aproximou-se, com 31.236, número que poderia ter sido ainda mais expressivo, não fosse a confusão com a Alternativa Democrática Nacional, relatada por vários eleitores e presidentes da Junta de Freguesia. A seu ver, esta perda é um “sinal verde com tons muito amarelados” para os socialistas locais, traduzindo, a seu ver, algum desagrado com a governação municipal.

    O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas suas várias plataformas digitais.

  • José Mário Branco ◆ Screaming Man Choir ◆ Alabaster dePlume ◆ MIKE ◆ Shiva Fesharek ◆ Faizal Mostrixx ◆ Soundwalk Collective & Patti Smith ◆ Tranquility Bass

  • Plano de Ação Climática e assembleia municipal

    Após um ciclo de presenças dos vimaranenses mais bem colocados nas litas dos partidos que na últimas legislativas elegerem debutados no círculo eleitoral de Braga, o Guimarães volta ao seu formato habitual.

    Com moderação de António Magalhães, Francisco Teixeira e Torcato Ribeiro debatem alguns dos principais temas da atualidade vimaranense, tendo em conta a reunião de câmara e a assembleia municipal.

    O Plano Municipal de Ação Climática de Guimarães é um dos temas em debate, sendo que em cima da mesa estiveram outros temas, como o próprio funcionamento das assembleias municipais.

    O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas suas várias plataformas digitais.

  • Aït Meslayen: El Fen ◆ Museu das Salgadeiras de Moreiras ◆ António Campos: A invenção do amor ◆ Yorgos Lanthimos: Pobres Criaturas ◆ Little Simz: Mood Swing ◆ Sara Barros Leitão: Guião para um País Possível ◆ Frozen People Festival ◆ Rui Horta & Micro Audio Waves: Glimmer ◆ Micro Audio Waves: Liquid Luck

  • Legislativas 2024 – Ricardo Costa (PS)

    Ricardo Costa é o vimaranense que aparece mais bem colocado na lista do círculo de Braga do Partido Socialista.

    As eleições legislativas do próximo dia 10 de março continuam a ser o principal foco do Guimarães em Debate, que esta semana recebe Ricardo Costa, número quatro do círculo de Braga do Partido Socialista.

    Com moderação der António Magalhães, o candidato a deputado pelo PS, que aparece num lugar que naturalmente garante uma posição na Assembleia da República, expressa as suas ideias políticas.

    Ricardo Costa, vimaranense O Guimarães em Debate conta ainda com a presença de um dos painéis habituais, composto por Mariana Silva, Vítor Oliveira e Carlos Caneja Amorim.

  • Legislativas 2024 – Ricardo Araújo (PSD)

    As eleições legislativas do próximo dia 10 de março continuam a ser o principal foco do Guimarães em Debate, que esta semana recebe Ricardo Araújo, número dois do círculo de Braga da Aliança Democrática.

    Com moderação der António Magalhães, o candidato a deputado pela Aliança Democrática, que aparece num lugar que naturalmente garante uma posição na Assembleia da República, expressa as suas ideias políticas.

    O Guimarães em Debate conta ainda com a presença de um dos painéis habituais, composto por Francisco Teixeira, Torcato Ribeiro e Eduardo Fernandes.

  • The Smile: Under Our Pillows ◆ Matilha (série RTP) ◆ Joana Sá: a body as listening resonant cartography of music (im)materialities ◆ André 3000: I Swear, I Really Wanted To Make A "Rap" Album But This Is Literally The Way The Wind Blew Me This Time ◆ Cinema Trindade: 7.º Aniversário ◆ Steve Gunn + David Moore ◆ Victor Erice: Fechar os Olhos ◆ Jlin: Black Origami ◆ Mariana Tengner Barros: Threshold

  • Legislativas 2024 – Nuno Vaz Monteiro (Chega)

    As eleições legislativas do próximo dia 10 de março continuam a ser o principal foco do Guimarães em Debate, que esta semana recebe Nuno Vaz Monteiro, número sete do círculo de Braga do Chega.

    Com moderação der António Magalhães, o candidato a deputado pelo Chega, ainda que com poucas probabilidades de ser eleito, expressa as suas ideias políticas.

    O Guimarães em Debate conta ainda com a presença de um dos painéis habituais, composto por Carlos Caneja Amorim, Vítor Oliveira e Mariana Silva.

  • Legislativas 2024 – Pedro Teixeira Santos (IL)

    Vimaranense mais bem colocado na lista da IL por Braga defende privatização da TAP, melhor serviço da CP, eventualmente em concorrência, e coabitação entre o SNS e os serviços privados de saúde.

    Número três da lista da Iniciativa Liberal (IL) pelo círculo de Braga às Eleições Legislativas de 10 de março, Pedro Teixeira Santos defende que a redução de impostos é o caminho mais adequado para Portugal entrar numa rota de “crescimento económico imediato”, numa sessão do Guimarães em Debate na qual abordou a habitação, o funcionamento das empresas públicas, a mobilidade – nacional e regional – e a saúde.

    Sem qualquer atividade política até 2021, apesar da participação associativa no núcleo de estudantes de gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Pedro Teixeira Santos aderiu ao partido após as mais recentes Eleições Presidenciais e defendeu que “uma grande parte das empresas nacionalizadas deve ser privatizada”, face aos gastos e “má gestão”, mesmo reconhecendo espaço para serviços públicos.

    Embora não tenha esclarecido se defende a privatização da RTP ou da Caixa Geral de Depósitos, o deputado na Assembleia Municipal de Guimarães é a favor da privatização da TAP. “A TAP é um excelente exemplo de uma empresa que não deveria ser pública, que rouba muito dinheiro dos bolsos dos contribuintes. Digo isso a partir do momento em que o dinheiro é usado de forma indevida, sem qualquer contrapartida”, disse, à conversa com um painel formado por Francisco Teixeira e Torcato Ribeiro. O outro membro que habitualmente compõe esta versão do programa, Eduardo Fernandes, não pôde estar presente.

    Defendeu também que a CP não é competitiva, face aos inúmeros atrasos e cortes de linhas, e sugeriu que o Estado poderia manter a possa da infraestrutura ferroviária, mas abrir a circulação a mais empresas, com vista a uma melhoria dos serviços e à quebra dos preços. Prometeu também defender o regresso do Alfa Pendular a Guimarães, a título pessoal, se for eleito deputado.

    Quanto à crise da habitação, defendeu uma solução com modalidades várias – a habitação pública pode ser uma delas – e defendeu uma lógica de competitividade dos serviços públicos e privados na saúde, tendo mencionado o caso do Hospital de Braga. “Quando o Hospital de Braga deixou de ser PPP, deixou de ser um dos melhores hospitais e passou a ser um dos hospitais com mais problemas”, disse.

    Esta é a primeira de quatro sessões com os vimaranenses mais bem colocados nas listas dos partidos que elegeram deputados pelo círculo de Braga nas Eleições Legislativas de 2022. Na próxima semana, o Guimarães em Debate recebe Nuno Vaz Monteiro, o vimaranense mais bem colocado na lista do Chega, terceira força mais votada no distrito há dois anos.

  • Lina ◆ Stuff the British Stole ◆ William Shakespeare ◆ Marco Paiva ◆ Victor Erice ◆ Juanito Valderrama ◆ Swans ◆ Maria W Horn ◆ Cristina Planas Leitão ◆ GUIdance 2024 ◆ Acácia Maior
    @linaartistofficial #stuffthebritishstolepodcast #shakespeare @paiva1980 @victor_erice_oficial #juanitovalderrama @swans_official @mariawhorn @cristina_planas_leitao #guidancedance @acaciamaior.oficial

  • Campanha e os candidatos vimaranenses a deputados

    Com epicentro no quadrante político, Vítor Oliveira, Mariana Silva e Carlos Caneja Amorim compõe o painel da edição desta sexta-feira do Guimarães em Debate, em que mais uma vez volta a falar-se das listas para as eleições de 10 de março, das quais sairão os deputados da próxima legislatura.

    António Magalhães modera as opiniões do painel, sendo que um dos principais aspetos discutido foi as cisões internas quer no PS quer no PSD em Guimarães para possíveis deputados.

    O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.

  • As listas pelo círculo de Braga às Legislativas

    O papel das concelhias de Guimarães na formação das listas dos vários partidos pelo círculo de Braga às Legislativas centra a discussão de mais uma edição do debate moderado por António Magalhães.

    Na semana em que a AD e a CDU divulgaram a constituição das listas pelo círculo de Braga às Eleições Legislativas de 10 de março e a Comissão Política Concelhia do PS indicou Ricardo Costa como primeiro nome de Guimarães para a lista socialista, o painel do Guimarães em Debate discute esses processos políticos.

    Eduardo Fernandes salienta a manutenção da relevância do PSD de Guimarães naquele círculo, com a escolha de Ricardo Araújo para número dois, após escolha da concelhia, logo atrás do cabeça de lista Hugo Soares, e de Emídio Guerreiro para número cinco, segundo indicação da Comissão Nacional, a darem seguimento à escolha de André Coelho Lima para cabeça de lista em 2019 e 2022 - o deputado social-democrata ficou agora de fora.

    Em substituição de Francisco Teixeira, José Fernandes salienta que, além de Ricardo Costa, o PS de Guimarães indicou candidatos com muita qualidade para a lista pelo círculo de Braga, no caso Hugo Teixeira, antigo líder da Juventude Socialista de Guimarães, e Gabriela Nunes, líder da bancada socialista na Assembleia Municipal.

    Torcato Ribeiro vincou, por seu turno, que a constituição das listas na CDU decorre de forma diferente, com uma auscultação prévia aos vários militantes para se perceber qual o melhor alinhamento. O deputado municipal e mandatário da candidatura daquela força pelo círculo de Braga considera ainda que transitar pela posição de deputado com vista a outros cargos políticos não é a forma mais adequada de agir em democracia.

    O Guimarães em Debate é um programa semanal do Jornal de Guimarães que vai para o ar todas as sextas-feiras, a partir das 18h00, nas várias plataformas digitais do Jornal de Guimarães.

  • George Michael ◆ Yolanda Castaño: Matéria ◆ Bradley Cooper: Maestro ◆ Mariano Llinás: La Flor ◆ The Radio Dept. ◆ Ricardo III, de William Shakespeare, enc. Marco Paiva ◆ Joana Sá: Corpo-Escuta ◆ Aki Kaurismaki: Folhas de Outuno ◆ Gorillaz & Bad Bunny

    O que faltava, em podcast. Um programa de Carolina Lapa, Paulo Dumas e Samuel Silva. O que faltava, o que não pode faltar, quinzenalmente no Jornal de Guimarães e na Rádio Universitária do Minho.