Episoder
-
É possível se organizar para enfrentar práticas autoritárias de vigilância e vigilantismo? Como grupos historicamente discriminados desenvolveram táticas de resistência? No último episódio da temporada, o Revoar recebe Nina da Hora, Silvana Bahia e Cecília Olliveira.
Para mais informações, acesse: laut.org.br/revoar/
-
Com os avanços tecnológicos, o vigilantismo passou a ser praticado em ambientes virtuais. Como operam os supostos justiceiros da internet? E como o Estado pode ampliar seu poder pelas tecnologias? Caio Machado e Mariana Valente discutem cibervigilantismo e tecnoautoritarismo.
Para mais informações, acesse: laut.org.br/revoar/
-
Mangler du episoder?
-
Como explicar a organização de grupos que trabalham à margem do Estado? Por que a ideia de justiça com as próprias mãos é tão popular? Bruno Paes Manso e Camila Asano exploram os riscos do vigilantismo para a democracia.
Para mais informações, acesse: laut.org.br/revoar/
-
O Estado registra e coleta muitos dados e informações de todos os seus cidadãos. Como desenvolver a proteção de dados pessoais? Como funciona a inteligência estatal? E de que modo o legado autoritário da ditadura se conserva? Convidamos José Rafael Carpentieri e Paulo Rená para refletir sobre essas questões.
Para mais informações, acesse: laut.org.br/revoar/
-
Ao menos 50% das pessoas negras no país já passaram por constrangimentos em abordagens policiais. Elas também compõem 83% das pessoas presas injustamente por reconhecimento fotográfico. Esses números não são mera coincidência. Poliana Ferreira e Carolina Haber nos ajudam a entender quem são as pessoas vigiadas e como o Estado reproduz discriminações.
Para mais informações, acesse: laut.org.br/revoar/
-
Câmeras de segurança, reconhecimento facial e tecnologias de vigilância. Como a informatização e o uso da inteligência artificial possibilitaram novas e mais sofisticadas formas de vigiar? O Revoar recebe Rafael Zanatta e Pablo Nunes.
Para mais informações, acesse: laut.org.br/revoar/
-
A chegada da pandemia de Covid-19 fez com que governos tivessem que se mobilizar rapidamente para conter um vírus até então desconhecido. Como as tecnologias de vigilância foram utilizadas durante a crise sanitária? Nathalie Fragoso e João Abreu exploram o tema.
Para mais informações, acesse: laut.org.br/revoar/
-
Coleta de dados por sites de buscas, grupos que fazem justiça com as próprias mãos, perfis em redes sociais. Como esses fenômenos se relacionam com vigilância e vigilantismo? Qual é a diferença entre esses dois conceitos? Na estreia da terceira temporada, Yasodara Córdova e Sérgio Amadeu nos ajudam a responder essas perguntas.
Para mais informações, acesse: laut.org.br/revoar/
-
Cuidado, estão te vigiando. Na terceira temporada do Revoar, Anna Carolina Venturini e Felipe de Paula conduzem oito episódios na companhia de especialistas que explicam como a vigilância e o vigilantismo estão presentes no dia a dia das democracias, quais são seus riscos e possíveis soluções contra arbitrariedades.
Para mais informações, acesse: laut.org.br/revoar/
-
Se as democracias estão falhando com o clima, o que constitui uma governança climática forte? Como gerenciar o uso dos bens comuns? Como coordenar regimes políticos diversos, garantindo liberdade e decisões democráticas? Com Ailton Krenak, Marcos Sorrentino e Mônica Sodré.
-
As democracias estão falhando diante da crise climática? Por que o autoritarismo climático não é uma saída eficaz? Qual modelo de democracia vale defender? Convidamos Natalie Unterstell, Márcio Astrini e Paloma Costa para refletir sobre essas questões.
-
O que significa um Estado decretar emergência climática? Alessandro Molon e Caroline Prolo discutem o papel do legislativo no fortalecimento da cultura climática e democrática.
-
O que é racismo climático? Como ele ocorre? E quem são as vítimas? Amanda Costa e Diosmar Santana exploram o tema.
-
Adianta judicializar a questão climática? Tessa Khan, Ana Carolina Bragança e Caio Borges falam sobre as disputas jurídicas a respeito do clima e do meio ambiente.
-
Qual a importância da Amazônia para a democracia brasileira? É possível ter desenvolvimento econômico sem desmatar a floresta? O Revoar recebe Eliane Brum e Carlos Souza.
-
Como conciliar clima e desenvolvimento? O Revoar analisa por que a política climática brasileira é tão importante para o mundo e como a agenda climática global influencia o desenvolvimento do Brasil. Participam do episódio Izabella Teixeira e Ricardo Abramovay.
-
O que é o clima? Ele está mesmo mudando? Quais são as causas desse fenômeno? Na estreia da segunda temporada, Marina Silva, Paulo Artaxo e Tamsin Edwards nos ajudam a responder essas perguntas.
-
A crise climática e a democracia são os assuntos da segunda temporada do Revoar. Conrado Hübner Mendes e Joana Setzer conduzem oito episódios na companhia de especialistas nacionais e internacionais, que dão um panorama sobre como as mudanças climáticas ameaçam as liberdades e as possíveis soluções ao quadro.
-
O que acontece quando pessoas injustamente subalternizadas ascendem a posições de comando, e passam a decidir o futuro daquelas que estão acostumadas a estar no topo? Benedita da Silva, Eunice Prudente e Luiz Eloy Terena exploram as nuances do tema no último episódio da temporada.
-
Pessoas trans morrem muito cedo e têm enormes dificuldades de acesso a direitos básicos, como saúde e trabalho. Como transformar essa realidade? Participação de Daiana Monteiro Santos, Jaqueline Jesus e JP Polo.
- Se mer