Episoder
-
No episódio de hoje os repórteres Paulo Augusto e Ananda Porto conversam com Luis Felipe Toledo, herpetólogo e professor titular do curso de ciências biológicas da Unicamp sobre os anfíbios do nosso país. Você sabia que o Brasil tem mais de 1.200 espécies de anfíbios descritas? Isso nos coloca no topo como o país com a maior diversidade desses animais.Outra curiosidade é que cada uma dessas espécies possui um som diferente. Assista e confira!
-
No episódio de hoje, os repórteres Giuliano Tamura e Ananda Porto conversam com o biólogo Luciano Lima sobre uma ave emblemática, o falcão-peregrino (Falco peregrinus).A espécie que está presente em todos os continentes, exceto na Antártida, pode atingir mais de 300km/h durante o voo de caça.Todo ano ele faz longas migrações e aqui no Brasil é possível encontrá-lo entre os meses de outubro a abril.Essas e outras características você confere nesse episódio.
-
Mangler du episoder?
-
No episódio de hoje, os repórteres Ananda Porto e Giuliano Tamura conversam com o biólogo Phillip Engelking sobre insetos que podem ser encontrados em jardins e muita gente confunde: gafanhotos, esperanças e louva-a-deus. Mas afinal, como diferenciá-los? Assista e confira!
-
No episódio de hoje, o repórter Paulo Augusto conversa com o médico veterinário e diretor dede Sustentabilidade & ESG da BluestOne, Alexandre Resende sobre as histórias que envolvem uma das aves mais emblemáticas do nordeste, o mutum-de-alagoas (Pauxi mitu). A ave foi extinta da natureza, mas graças a esforços e a indivíduos da espécie que existiam em cativeiro uma nova história tem sido traçada. Assista e confira!
-
No episódio de hoje, os repórteres do Terra da Gente, Giuliano Tamura e Ananda Porto conversam com o biólogo Gustavo Figueiroa, diretor de comunicação da ONG SOS Pantanal sobre o maior felino das Américas: a onça-pintada (Panthera onca).Você sabia que no Brasil existe uma área que é considerada o berço desse grande felino? O ambiente abriga portanto a maior densidade de onças-pintadas no mundo. Com boas visualizações desse predador em habitat natural, o animal movimenta o turismo e gera renda.
Assista e confira!
-
No episódio de hoje, os repórteres do Terra da Gente, Ananda Porto e Giuliano Tamura conversam com o biólogo Luciano Lima sobre uma ave que chama atenção pela vocalização e habilidade em se camuflar: o urutau (Nyctibius griseus).Você sabia que ele consegue enxergar de olhos fechados? No Brasil existem mais quatro espécies diferentes além da comum.
Assista e confira!
Foto capa: Rudimar Cipriani
-
No episódio de hoje, os repórteres Giuliano Tamura e Ananda Porto conversam com o biólogo Phillip Engelking sobre um inseto que é considerado um mestre da camuflagem: o bicho-pau.Apesar de usarmos esse nome no singular, no mundo existem mais de 3 mil espécies diferentes, e só no nosso país são mais de 230 distintas.Além da aparência, esses bichos apresentam muitas outras curiosidades! Você sabia por exemplo que alguns emitem sons? Assista e confira!
-
No episódio de hoje, os repórteres Giuliano Tamura e Ananda Porto conversam com o biólogo Luciano Lima sobre os cantos dos sabiás durante a primavera. O canto mais famoso e admirado é do sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), seguido pelo parente um pouco mais discreto, o sabiá-barranco (Turdus leucomelas). Mas afinal, por qual motivo eles estão cantando tanto? E o que faz com que essas aves cantem tão cedo?Assista e confira!
-
No Sons da Terra de hoje, os repórteres Ananda Porto e Guiliano Tamura conversam com o biólogo Caio Louzada, coordenador do Projeto Boto-Cinza no Instituto de Pesquisas Cananeia, sobre uma das espécies de botos presentes na costa da América Central e América do Sul: o boto-cinza (Sotalia guianensis).Mas afinal, ele é boto ou golfinho? O especialista explica sobre esses nomes populares e também como cada região chama a espécie de uma forma diferente.Em Cananéia (SP) o boto-cinza possui uma relação harmoniosa com os caiçaras ao apresentar uma estratégia específica para caçar tainha, um dos seus alimentos favoritos. De comportamento social, os botos vivem em grupos e utilizam diferentes sons para se comunicar. Para saber mais confira o episódio completo!Fotos: Projeto Boto-cinza
-
No episódio de hoje, os repórteres Paulo Augusto e Ananda Porto conversam com Luis Felipe Toledo, herpetólogo e professor titular do curso de ciências biológicas da Unicamp, sobre o anfíbio mais popular do Brasil, o sapo-cururu. Apesar de usarmos esse nome no singular, você sabia que existem mais de 5 espécies diferentes desse sapo nos domínios naturais do nosso território?Mas afinal, o que significa "cururu"? De origem indígena o termo se refere a sapo grande, porém também vai além, representando até um estilo musical na viola caipira. Assista e confira!
-
No episódio de hoje os repórteres Giuliano Tamura e Ananda Porto batem um papo com o biólogo André Freitas, que é diretor do Instituto de Biologia da Unicamp, sobre um grupo de borboletas que se destaca por produzir estalidos com as asas, são as borboletas-estaladeiras.Mas afinal, para que serve o som dessas borboletas? Assista e confira!
-
No episódio de hoje os repórteres Ananda Porto e Giuliano Tamura conversam com o biólogo Luciano Lima sobre a coruja-listrada (Strix hylophila).Exclusiva da Mata Atlântica, a espécie possui um vasto repertório de vocalizações e conta com chamados que parecem "gritos" assustadores. Assista e confira!
-
O Brasil é o país com o maior número de primatas conhecidos. São cerca de 140 espécies e subespécies. Neste episódio do ‘Sons da Terra’, os repórteres Paulo Augusto e Ananda Porto conversam com Andrews Nunes, primatólogo e mestre em Psicologia Experimental (Comportamento Animal) pela USP e membro da Neotropical Primates Research Group, que mantém estudos de longo prazo sobre primatas neotropicais.Dessa vez, o bate-papo é sobre o macaco-prego-amarelo (Sapajus libidinosus), um dos primatas mais inteligentes do continente americano.
Esse macaco, que é endêmico do Brasil e ocorre em diversos estados como Alagoas, Bahia, Tocantins, Minas Geais e São Paulo, é capaz de produzir ferramentas para ajudar na sua alimentação.Quer saber mais? Então confira o episódio completo!Foto: Nick Athanas / iNaturalist
-
No episódio de hoje os repórteres Ananda Porto e Giuliano Tamura conversam com biólogo Luciano Lima sobre duas espécies de beija-flores que são exclusivas do Brasil: o beija-flor-de-gravata-vermelha e o beija-flor-de-gravata-verde. Com distribuição na cadeia do espinhaço esses colibris se destacam pela aparência, vocalização e comportamento. Assista e deixe um comentário sobre o que você achou do programa!
-
Você sabe o que é e como e funciona um gravador autônomo? No episódio de hoje, os repórteres Giuliano Tamura e Ananda Porto conversam com o biólogo Luciano Lima sobre essa ferramenta que está revolucionando a ciência. O aparelho é usado pra coletar sons dos bichos da mata e funciona de forma prática e moderna a partir de programações feitas com o celular e computador. Além da atrair olhares de pesquisadores pela funcionalidade, o gravador autônomo é destaque nacional no cinema. Quer entender essa história? Então confira o episódio completo!
-
No episódio de hoje, os repórteres Paulo Augusto e Giuliano Tamura conversam com Fabiano Rodrigues de Melo, primatólogo e professor da Universidade Federal de Viçosa. O assunto? Os raros e ameaçados saguis-da-serra. No bate-papo eles abordam um das principais ameaças dessas espécies: a hibridização com saguis-de-tufo-preto e sagui-de-tufo-branco. Como os pesquisadores estão agindo para evitar essa reprodução que não é natural? Você confere no episódio! Assista e deixe um comentário sobre o que você achou do programa.
-
Ontem, no Dia da Amazônia, a equipe do Sons da Terra realizou um bate-papo ao vivo especial sobre a importância desse domínio natural e nossa conexão com ele.
Você sabia que algumas aves migratórias deixam a Amazônia e vêm para o sudeste todos os anos? Mas o que as traz para cá?
O repórter Paulo Augusto conversa sobre isso com os biólogos Luciano Lima e Arthur Gomes.
Confira!
Fotos: Rui Randi e Regina Manzur.
-
No episódio ao vivo do Sons da Terra desta semana, exibido na última segunda-feira (26), Giuliano Tamura e Ananda Porto conversaram com o biólogo Gustavo Figueiroa sobre a situação crítica das áreas afetadas por queimadas este ano.
Gustavo, que é diretor de comunicação da ONG SOS Pantanal e está na linha de frente do combate aos incêndios na região, traz uma visão detalhada e urgente sobre o impacto dessas tragédias ambientais.
Assista agora!
-
No episódio de hoje, Paulo Augusto e Ananda Porto conversam com o biólogo Luciano Lima sobre o cauré (Falco rufigularis). Um pequeno falcão que é popularmente conhecido como falcão morcegueiro pela habilidade de caçar morcegos em voo. Além disso, você sabia que esse rapinante é considerado a ave símbolo da felicidade? Essa e outras curiosidades são abordadas nesse bate papo.Assista e confira!Foto: Ney Matsumura
-
No episódio de hoje, o repórter Paulo Augusto conversa com Luciano Lima e Ananda Porto sobre uma ave colorida e que apresenta uma das vozes da mata atlântica: o sucuruá-variado (Trogon surrucura).E você sabia que machos e fêmeas da espécie podem ter variações das cores? Assista e confira!
- Se mer