Esta colecção tem o intuito de divulgar e promover as actividades no contexto do Turismo, Lazer, Estudos Culturais e Território. Esta iniciativa visa ainda concretizar a transferência de informação e conhecimento no domínio do Turismo e do Desenvolvimento para o público em geral. Este propósito consolida-se numa relação profícua e continuada com a academia e na interacção directa com decisores na área da prestação de serviços e ao nível dos responsáveis pelas políticas dos sectores relevantes do vasto campo do lazer, turismo e património.
O turismo desenvolve-se ao longo do século XX pela resposta às potencialidades e às solicitações geradas na convergência de novas condições socioeconómicas e socioculturais; e torna-se, ele mesmo, um dos factores mais relevantes das transformações (consumadas ou em curso) no interior dos territórios nacionais e na comunidade internacional. Na medida em que aproxima regiões, ultrapassa fronteiras, proporciona o encontro entre povos e promove um diálogo de identidades comunitárias ou civilizacionais contrário aos confrontos estereotipados e à inércia das oposições históricas, o turismo não se deixa esgotar em práticas de mera evasão, antes interfere fortemente na formação das mentalidades e na experiência dos valores, vindo a ter iniludíveis consequências nas relações internacionais e na problemática geopolítica.
O lazer é uma das actividades económicas que melhor dá expressão aos estilos de vida da sociedade actual. Integra o desporto, as artes, a sociabilização e o turismo, com nichos de mercado cada vez mais específicos para dar resposta a uma procura crescentemente diversificada.