Episoder
-
Pense em todas as razões que as pessoas podem ter para não compartilhar o evangelho: “Não sei o suficiente sobre o evangelho” ou “não tenho certeza se as pessoas estarão interessadas”, ou ainda, “e se elas se sentirem ofendidas?” Talvez você já tenha pensado assim algumas vezes. Os nefitas tinham uma razão a mais para não compartilhar o evangelho com os lamanitas: eles eram “um povo selvagem, duro e feroz, um povo que se deleitava em matar os nefitas” (Alma 17:14; ver também Alma 26:23–25). Mas os filhos de Mosias tinham uma razão ainda mais forte que os fazia sentir que deviam pregar o evangelho aos lamanitas: “Eles desejavam que a salvação fosse declarada a toda criatura, porque não podiam suportar que qualquer alma humana se perdesse” (Mosias 28:3). Esse amor que inspirou Amon e seus irmãos também pode motivá-lo a compartilhar o evangelho com familiares, amigos e conhecidos, até com aqueles que você acha que provavelmente não aceitariam.
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
A vida em Amonia tinha sido boa para Amuleque e Zeezrom de várias maneiras. Amuleque era “homem de alguma reputação”, com “muitos parentes e amigos” e “muitas riquezas” (Alma 10:4). Zeezrom era um advogado experiente que tinha “muitos negócios” (Alma 10:31). Então Alma chegou, fazendo um convite divino para se arrependerem e “entrarem no descanso do Senhor” (Alma 13:16). Para Amuleque, Zeezrom e outros, aceitar esse convite exigiu sacrifícios e trouxe até adversidades quase insuportáveis.Mas, a história não termina aí, é claro. Em Alma 13–16, vemos o que acontece no final com as pessoas que acreditam “no poder de Cristo para a salvação” (Alma 15:6). Às vezes, há libertação, outras vezes, cura — e às vezes, as coisas não ficam nem um pouco mais fáceis na vida. Mas sempre “o Senhor (…) recebe [Seu povo] para si em glória” (Alma 14:11). Ele sempre concede “poder segundo [nossa] fé em Cristo” (Alma 14:28). E essa fé sempre nos dá “esperança de que [receberemos] a vida eterna” (Alma 13:29). Ao ler esses capítulos, você encontrará consolo nessas promessas e talvez entenda melhor o que Alma quis dizer quando falou sobre entrar “no descanso do Senhor” (Alma 13:16).
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Mangler du episoder?
-
Alma não conhecia as cirurgias de transplante de coração que temos hoje e que salvam a vida de muitas pessoas, substituindo um coração danificado ou doente por um saudável. Mas ele conhecia uma “mudança [de] coração” mais milagrosa (Alma 5:26) — uma mudança pela qual o Salvador nos dá uma nova vida espiritual, como se “[nascêssemos] de novo” (ver Alma 5:14, 49). Alma viu que essa mudança de coração era exatamente do que muitos nefitas precisavam. Alguns eram ricos e outros eram pobres; alguns eram orgulhosos e outros, humildes; alguns perseguiam e outros eram afligidos pela perseguição (ver Alma 4:6–15). Mas todos eles precisavam vir a Jesus Cristo para ser curados — como todos nós precisamos. Seja porque estamos procurando vencer o orgulho ou suportar aflições, a mensagem de Alma é a mesma: “Vinde e não temais” (Alma 7:15). Deixemos que o Salvador transforme o coração endurecido, pecador e ferido em um coração humilde, puro e novo.
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Após quase três gerações vivendo em terras separadas, os nefitas estavam unidos em um só povo novamente. O povo de Lími, o povo de Alma, o povo de Mosias, e até mesmo o povo de Zaraenla, que não era descendente de Néfi, agora eram todos “[contados] com os nefitas” (Mosias 25:13). Muitos deles, assim como o povo de Alma, queriam se tornar membros da Igreja do Senhor. Portanto, todos os que “desejavam tomar sobre si o nome de Cristo” foram batizados “e eram chamados povo de Deus” (Mosias 25:23–24). Depois de anos de conflito e cativeiro, parecia que os nefitas finalmente viveriam um período de paz.Porém, não muito tempo depois, pessoas descrentes começaram a perseguir os santos. O que foi particularmente triste a esse respeito foi que muitos desses descrentes eram os próprios filhos dos santos — a “nova geração” (Mosias 26:1), inclusive os filhos de Mosias e um dos filhos de Alma. O relato fala da visita milagrosa de um anjo. Mas o verdadeiro milagre dessa história não é sobre anjos aparecendo para filhos rebeldes. A conversão é um milagre que, de uma maneira ou de outra, precisa acontecer com todos nós.
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
O relato de Alma e seu povo em Mosias 18; 23–24 mostra o que significa “entrar no rebanho de Deus” (Mosias 18:8). Quando o povo de Alma foi batizado, eles fizeram um convênio com Deus de “servi-lo e guardar seus mandamentos” (Mosias 18:10). Embora esse tenha sido um compromisso pessoal com Deus, também tinha a ver com a maneira como tratavam uns aos outros. A jornada de volta ao Pai Celestial é individual e ninguém pode guardar nossos convênios por nós, mas isso não significa que estamos sozinhos. Precisamos uns dos outros. Como membros da Igreja de Cristo, fizemos convênio de servir a Deus, ajudando e servindo uns aos outros ao longo da jornada, “[carregando] os fardos uns dos outros” (Mosias 18:8–10). O povo de Alma com certeza tinha fardos para carregar, assim como todos nós. Uma das maneiras pelas quais o Senhor nos ajuda a “carregar [nossos] fardos com facilidade” (Mosias 24:15) é por intermédio de uma comunidade de membros da Igreja que prometeu chorar conosco e nos consolar, assim como prometemos fazer o mesmo por eles.
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Grandes incêndios podem começar com uma simples fagulha. Abinádi foi apenas um único homem testificando contra um rei poderoso e sua corte. Suas palavras foram rejeitadas pela maioria, e ele foi sentenciado à morte. No entanto, seu testemunho de Jesus Cristo, que é a “luz (…) que nunca poderá ser obscurecida” (Mosias 16:9), despertou algo dentro do jovem sacerdote Alma. E aquela centelha de conversão cresceu gradualmente à medida que Alma trouxe muitas outras pessoas ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo. As chamas que mataram Abinádi acabaram se extinguindo, mas a centelha de fé que suas palavras trouxeram teriam uma influência duradoura nos nefitas e nas pessoas que leem suas palavras hoje. A maioria de nós não vai passar pelo que Abinádi passou ao defender nosso testemunho, mas todos nós passamos por momentos em que seguir Jesus Cristo é um teste de coragem e fé. Talvez estudar o testemunho de Abinádi também acenda em seu coração a chama do testemunho e da coragem.Lição: https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/come-follow-me-for-home-and-church-book-of-mormon-2024/20?lang=por
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Enquanto o povo do rei Mosias desfrutava “paz contínua” em Zaraenla (Mosias 7:1), eles se lembraram de outro grupo de nefitas que havia partido para habitar a terra de Leí-Néfi muitos anos antes. Gerações haviam se passado, e o povo de Mosias nunca mais ouvira falar deles. Por isso, Mosias pediu a Amon que liderasse um grupo de pessoas para encontrar esses nefitas. Esse grupo descobriu que esses nefitas, “por causa de iniquidade” (Mosias 7:24), estavam sob o jugo dos lamanitas. Mas, com a chegada de Amon e seus irmãos, de repente havia esperança de libertação.Às vezes, somos como esses nefitas em cativeiro, sofrendo por causa de nossos pecados, imaginando se algum dia teremos paz novamente. Outras vezes, somos como Amon, e sentimos que devemos ajudar outras pessoas; depois, descobrimos que nosso empenho as inspirou a “[levantar] a cabeça e [se regozijar] e [pôr sua] confiança em Deus” (Mosias 7:19). Seja qual for a situação, todos nós precisamos nos arrepender e “[nos voltar] para o Senhor com todo o coração”, acreditando que “ele [nos] livrará do cativeiro” (Mosias 7:33).
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Alguma vez você já ouviu alguém falar e sentiu desejo de mudar sua vida? Talvez, por causa do que ouviu, você tenha resolvido viver de modo um pouco diferente, ou até bem diferente. O discurso do rei Benjamim foi desse tipo, e as verdades que ele ensinou tiveram esse efeito nas pessoas que as ouviram. O rei Benjamim contou ao povo o que um anjo lhe havia ensinado: que bênçãos maravilhosas poderiam ser alcançadas por meio do “sangue expiatório de Cristo” (Mosias 4:2). Por causa de Sua mensagem, as pessoas mudaram a visão que tinham de si mesmas (ver Mosias 4:2), o Espírito mudou seus desejos (ver Mosias 5:2) e elas fizeram um convênio com Deus de que agiriam sempre de acordo com Sua vontade (ver Mosias 5:5). Foi esse o impacto que as palavras do rei Benjamim tiveram sobre o povo. Que impacto elas terão sobre você?
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Quando você ouve a palavra rei, talvez pense em coroas, servos e tronos. Em Mosias 1–3, você vai ler a respeito de um tipo diferente de rei. Em vez de ser sustentado pelo trabalho do povo, o rei Benjamim “[trabalhou] com [as] próprias mãos” (Mosias 2:14). Em vez de ter pessoas para lhe servir, ele serviu ao povo “com todo o poder, mente e força que o Senhor [lhe] concedeu” (Mosias 2:11). Este rei não queria que seu povo o adorasse; mas os ensinou a adorar seu Rei Celestial, Jesus Cristo. O rei Benjamim entendeu que Cristo é “o Senhor Onipotente que reina” (Mosias 3:5), que “desceu dos céus” e veio ficar “entre os homens (…) para que a salvação seja concedida aos filhos dos homens pela fé em seu nome” (Mosias 3:5, 9).
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Estudo do Livro de Mórmon - Enos, Jarom, Ômni e Palavras de Mórmon
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support
-
Há muitas, muitas pessoas que ainda não ouviram falar do evangelho de Jesus Cristo. Se você já sentiu o peso da gigantesca tarefa de trazê-las para a Igreja de Cristo, o que Jacó disse sobre as oliveiras em Jacó 5 traz um lembrete tranquilizador: a vinha é do Senhor. Ele deu a cada um de nós uma pequena área para ajudar em Seu trabalho — nossa família, nosso círculo de amigos, nossa esfera de influência. E, às vezes, a primeira pessoa que temos de trazer para a Igreja somos nós mesmos. Mas nunca estamos sozinhos nesse trabalho, pois o Senhor da vinha trabalha com Seus servos (ver Jacó 5:72). Deus conhece e ama Seus filhos e vai preparar um caminho para que ouçam Seu evangelho, mesmo para aqueles que O rejeitaram no passado (ver Jacó 4:15–18). Então, quando o trabalho estiver terminado, todos aqueles que tiverem sido “diligentes ao trabalhar [com Ele] na [Sua] vinha (…) [se regozijarão com Ele] por causa do fruto de [Sua] vinha” (Jacó 5:75).
Link da lição: https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/come-follow-me-for-home-and-church-book-of-mormon-2024/15?lang=por
Knowhy: https://www.youtube.com/playlist?list=PLvTii1tX89ttL88GOKLMwPTjFTmOpB_3z
Vídeo sobre Jacó 5 anterior: https://www.youtube.com/watch?v=7Y3n0pctzp0
Vídeo sobre Jacó 6 e 7: https://www.youtube.com/watch?v=ajS0iy45k6w
Vídeo do Livro de Mórmon de Jacó 5: https://www.youtube.com/watch?v=NTZV_Tce2Bw
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Escrever em placas de metal não é fácil, e o espaço nas placas menores de Néfi era limitado. Então, por que Néfi se deu ao trabalho de copiar tantos dos escritos do profeta Isaías em seu registro? É possível afirmar que ele o fez porque desejava que acreditássemos em Jesus Cristo. “Minha alma se regozija”, escreveu Néfi, “em provar ao meu povo a veracidade da vinda de Cristo” (2 Néfi 11:4). Néfi tinha visto o que aconteceria a seu povo nas gerações futuras. Ele viu que, apesar de suas grandes bênçãos, eles se tornariam orgulhosos, hostis e mundanos (ver 1 Néfi 12; 15:4–6). Ele também viu problemas semelhantes em nossos dias (ver 1 Néfi 14). Os escritos de Isaías advertiram contra tal iniquidade. Mas eles também deram a Néfi a esperança de um futuro glorioso — o fim da iniquidade, a coligação dos fiéis e uma “grande luz” para o povo que “[andava nas trevas” (2 Néfi 19:2). Tudo isso aconteceria porque “um menino nos [nasceria]”, o qual poderia acabar com toda a contenda — o “Príncipe da Paz” (2 Néfi 19:6).
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Ao ler 1 Néfi, é possível ter a impressão de que Néfi era excepcional. “Grande em estatura” tanto física quanto espiritualmente (1 Néfi 2:16), ele parecia inabalável pelas provações que enfrentava. Ou, pelo menos, é o que presumimos. Mesmo que Néfi tivesse uma fé inabalável, suas ternas palavras em 2 Néfi 4 revelam que até mesmo pessoas fiéis, às vezes, se sentem “miseráveis” e “facilmente envolvidas” pelas tentações. Nesse momento, vemos alguém que está se esforçando, que deseja ter alegria, mas cujo “coração geme por causa de [seus] pecados”. Podemos nos identificar com essa passagem e com a determinação esperançosa que vem logo após: “Não obstante, sei em quem confiei” (ver 2 Néfi 4:15–19).Embora Néfi e seu povo tenham aprendido a viver “segundo o padrão da felicidade” (2 Néfi 5:27), também aprenderam que a felicidade não vem facilmente, nem sem períodos de tristeza. No final, a felicidade vem ao confiarmos no Senhor, “rocha de [nossa] retidão” (2 Néfi 4:35).
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Se você soubesse que sua vida está chegando ao fim, quais seriam as últimas palavras que gostaria de dizer às pessoas que mais ama? Quando o profeta Leí sentiu que logo morreria, reuniu sua família pela última vez. Compartilhou com eles o que o Pai Celestial lhe havia revelado. Prestou seu testemunho do Messias. Ensinou a seus entes queridos verdades do evangelho que eram importantes para ele. Falou sobre a liberdade, a obediência, a Queda de Adão e Eva, a redenção por intermédio de Jesus Cristo e a alegria. Nem todos os seus filhos decidiram viver de acordo com o que ele ensinou — nenhum de nós pode tomar esse tipo de decisão pelas pessoas que amamos. Porém, podemos ensinar e testificar do Redentor, que nos torna “livres para escolher a liberdade e a vida eterna” (ver 2 Néfi 2:26–27).
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Lucas Guerreiro convidou seus irmãao, Juan, Mariane, Rebecca, Nicolas e Sarah para ensianrem com ele essa lição que fala sobre os capítulos 16-22 de 1 Néfi.Enquanto a família de Leí viajava para a terra prometida, o Senhor prometeu-lhes: “Prepararei o caminho a vossa frente, se guardardes meus mandamentos” (1 Néfi 17:13). Com certeza essa promessa não significava que a jornada seria fácil — os membros da família ainda tiveram desentendimentos, arcos se quebraram, as pessoas passaram por dificuldades e algumas morreram, e outras ainda tiveram que construir um navio com matéria bruta. No entanto, quando a família passava por tribulações e precisava fazer coisas que pareciam ser impossíveis, Néfi reconhecia que o Senhor nunca esteve longe deles. Ele sabia que Deus “alimenta [os fiéis] e fortalece-os e dá-lhes meios pelos quais poderão cumprir as coisas que lhes ordenou” (1 Néfi 17:3). Se você alguma vez se perguntou por que coisas ruins acontecem a pessoas boas como Néfi e sua família, poderá encontrar respostas nesses capítulos. Mas o mais importante é que você verá o que pessoas boas fazem quando coisas ruins acontecem.Vem e Segue-me: https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/come-follow-me-for-home-and-church-book-of-mormon-2024/05?lang=por
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
*VIDEO AO VIVO*Quando Deus tem um trabalho extraordinário para Seu profeta, muitas vezes Ele dá a esse profeta uma visão extraordinária. Moisés, João, Leí e Joseph Smith tiveram visões como essa — as quais expandiram suas mentes e os ajudaram a ver o quanto a obra de Deus é grande e inspiradora.Néfi também teve uma dessas visões extraordinárias. Ele viu o ministério do Salvador, o futuro da posteridade de Leí na terra prometida e o destino da obra de Deus nos últimos dias. Depois dessa visão, Néfi estava mais bem preparado para o trabalho que estava por vir. E ler sobre essa visão pode ajudar a prepará-lo também — pois também há um trabalho para você no reino de Deus. Você está entre “os santos da igreja do Cordeiro” que Néfi viu, “que [estavam dispersos] sobre toda a face da Terra; e estavam armados com retidão e com o poder de Deus, em grande glória” (1 Néfi 14:14).
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
O Livro de Mórmon começa com um relato de uma família de verdade que passava por dificuldades reais. Isso aconteceu em 600 a.C., mas existem coisas sobre esse relato que podem parecer comuns às famílias de hoje. Essa família vivia num mundo cada vez mais iníquo, mas o Senhor prometeu a eles que, se O seguissem, Ele os conduziria a um local seguro. Em sua jornada, tiveram bons e maus momentos, muitas bênçãos e milagres, mas também enfrentaram brigas e desentendimentos. Nas escrituras raramente encontramos um relato tão detalhado sobre uma família se esforçando para viver o evangelho: pais fazendo todo o possível para inspirar fé à sua família e se preocupando com sua segurança, filhos decidindo se vão ou não acreditar nos pais, e irmãos lidando com ciúmes e brigas — e, às vezes, perdoando uns aos outros. No geral, há poder nos exemplos de fé desta família imperfeita.
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Ao começar nosso estudo do Livro de Mórmon em 2024 vamos analisar as páginas introdutórias do Livro de Mórmon.
Antes mesmo de começar a leitura de 1 Néfi, capítulo 1, você perceberá que o Livro de Mórmon não é um livro comum. As páginas de Introdução e Testemunhos descrevem uma história singular, com visitas de anjos, um registro enterrado por séculos numa colina e um rapaz traduzindo um registro pelo poder de Deus. O Livro de Mórmon não é apenas um registro de civilizações americanas antigas. Seu propósito é convencer a todos “que Jesus é o Cristo” (página de título do Livro de Mórmon), e o próprio Deus ordenou como ele foi escrito, preservado e disponibilizado a nós. Ao ler o Livro de Mórmon este ano, ore a respeito dele e aplique seus ensinamentos, o que trará o poder do Salvador para sua vida. E você pode se sentir tocado a dizer, como as três testemunhas o fizeram em seu testemunho: “Isto é maravilhoso aos [meus] olhos”.
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support -
Imagine uma mulher “com dores de parto, e com ânsias de dar à luz”. Agora imagine um “grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres”, pairando sobre a mulher, pronto para, quando “[desse] ela à luz, lhe devorasse o filho” (Apocalipse 12:2–4). Para entender esses versículos da revelação de João, lembre-se de que essas imagens representam a Igreja e o reino de Deus, e o perigo com que se defrontam. Para os santos que passaram por grandes perseguições nos dias de João, a vitória sobre o mal não parecia provável. Essa vitória também pode ser difícil de ser prevista em nossos dias, quando o adversário está em “guerra [contra os] santos” e tem “poder sobre toda tribo, e língua, e nação” (Apocalipse 13:7). Mas o fim da gloriosa revelação de João mostra que o bem prevalecerá sobre o mal. Babilônia cairá. E os santos “[virão] da grande tribulação” com túnicas brancas — não porque suas túnicas nunca haviam sido manchadas, mas porque os santos “lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7:14).
--- Support this podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/videiraverdadeira/support - Se mer