Episodes

  • Queremos controlar nosso tempo e espaço. Sem falar no dos outros e do mundo. No último episódio da temporada 2023 do Boa Noite Internet, um ensaio sobre a nossa relação com o presente, passado e futuro.

    ➡️ Conheça a Luri, a Inteligência Artificial da Alura que vai ajudar você na sua jornada para revolucionar sua carreira em tecnologia, gestão e inovação. Clique no link para assinar com 15% de desconto.

  • Na última entrevista do ano, mergulhamos no coração da cultura pop com a CCXP, o maior evento de seu tipo no mundo, superando até a lendária Comic-Con de San Diego. Comemorando sua décima edição, a CCXP é uma verdadeira celebração do entretenimento, reunindo fãs, artistas e os maiores nomes da indústria. Para discutir a magia e o impacto da CCXP, o convidado da vez é Marcelo Forlani, cofundador do Omelete e veterano da internet. Juntos, exploramos as histórias por trás do evento, compartilhando memórias e destacando o que faz a CCXP ser o carnaval dos fãs de cultura pop. Prepare-se para um episódio repleto de nostalgia, emoção e, claro, muito amor pela cultura pop.

    ➡️ Aproveite o fim de ano para dar um gás na sua carreira com a Alura, a maior escola online de tecnologia do Brasil.

  • Missing episodes?

    Click here to refresh the feed.

  • Neste episódio exploramos um dilema comum no mundo profissional: ir bem brilhante no que se faz, mas não saber se destacar. Para falar disso convidei minha xará-de-aniversário Sil Curiati, que tem uma carreira que vai da publicidade ao Google e agora ajuda as pessoas a descobrir suas histórias.

    Discutimos a importância de construir uma narrativa pessoal convincente, seja você introvertido ou extrovertido. Propósito serve para alguma coisa? Como dar a história que os outros buscam e ser autêntico ao mesmo tempo?

    Links do episódio:

    ➡️ Black Week Alura com 30% de desconto, o maior da história! Mas só até sexta-feira, dia 24 de novembro de 2023!

    ➡️ Promobit na Black Friday, as melhores promoções em um só lugar.

  • Esta semana tivemos o privilégio de receber Laura Capanema, integrante do projeto Vamos falar sobre o luto?. Neste episódio especial, abordamos um tema delicado, porém fundamental: o luto.

    Laura nos presenteou com reflexões profundas e perspectivas únicas sobre o luto e a perda, um assunto muitas vezes evitado. A conversa foi iluminada por histórias inspiradoras e insights valiosos sobre como lidar com a perda de maneira saudável e consciente.

    Neste episódio, desmistificamos o luto, conversando sobre como ele faz parte de nossa jornada de vida e como podemos enfrentá-lo com mais compreensão e empatia.

    Links do episódio:

    ➡️TED Talk com a fundadora do Vamos Falar Sobre o Luto?, Mariane Maciel
    ➡️Livro: As Pequenas Chances, de Natália Timerman
    ➡️Livro: Diga o nome dela, de Francisco Goldman
    ➡️Livro: O pai da menina morta, de Tiago Ferro
    ➡️Filme: A Metade de Nós
    ➡️Entre para a Lista VIP da Black Friday da Alura!
    ➡️Coloque sua lista de desejos no Promobit, as melhores promoções em um só lugar.

  • Dentro de nós há dois trabalhadores: um engenheiro, metódico, técnico; e um artista, questionador e curioso. De uns tempos para cá a cultura empresarial vem fazendo com que o artista se esconda e seja visto como uma parte desnecessária de nós. Neste episódio vamos entender por que esta é a maior fonte da ansiedade no mercado de trabalho e não a Inteligência Artificial.

    Links do episódio:
    Jack Conte, CEO do Patreon, falando sobre "trabalhar para publicar".Meu site profissional, com meu portfólio de serviços para empresas.Meu post no LinkeDisney sobre os chatos nas empresas.Imersão Dev na Alura, totalmente grátis pra quem quer entrar no mundo do desenvolvimento.Promobit na Black Friday, as melhores promoções em um só lugar.O Boa Noite Internet só é possível porque pessoas como você apoiam financeiramente o projeto, assinando nosso plano de conteúdo exclusivo. Pelo preço de uma coquinha você também pode nos ajudar a seguir explicando o mundo através de histórias interessantes toda semana.

  • Você é uma pessoa bem resolvida? Alguém é? Talvez o segredo esteja em como cada um encara o que quer e como se define como pessoa.

    Em busca de um “guia para ser uma pessoa bem resolvida” eu fui conversar com Cris Guterres, empresária ambiciosa, jornalista apresentadora do Estação Livre na TV Cultura.

    Links do episódio:
    TEDx da Cris em 2022Formação Marketing Pessoal na Alura, para você dar um gás na sua carreira com 15% de desconto, por tempo limitado.Black Friday chegando, então vem de Promobit, monta sua lista de desejos e fica por dentro das melhores dicas e ofertas encontradas por uma comunidade de mais de 2 milhões de pessoas.Você conhece o Boa Noite Internet Secreto? É o podcast exclusivo com todas as entrevistas aqui completas, sem cortes. Para ter acesso é só apoiar o Boa Noite Internet.



  • Liderar equipes é fácil: é só mandar e todo mundo obedece, certo? 🥲

    Até não muito tempo atrás era assim que os líderes agiam, em estruturas hierárquicas onde manda quem pode, obedece quem tem juízo. Até que neste século a balança virou e o normal começa a ser o de lideranças mais no estilo de um professor inspirador do que um sargento malvado.
    Com a evolução da tecnologia, home-office e novas estruturas de equipe parece que todo mundo tem uma opinião diferente do que é a maneira certa de liderar.

    Foi para falar sobre os desafios atuais de liderar que eu conversei com Paulo Silveira, CEO do Grupo Alura (e apresentador do podcast Hipsters ponto tech). Ele trouxe para a mesa cinco reflexões sobre liderança e no caminho falamos sobre dar exemplo, liderar remotamente e a muskização das decisões.

    Quem apoia o Boa Noite Internet ouve a conversa na íntegra, onde nos aprofundamos nos temas e contamos histórias pessoas. E ainda por cima você nos ajuda a seguir contando histórias e analisando o mundo sempre em transição.

    Links do episódio
    ➡️ Formação Minha Primeira Liderança na Alura, com 15% de desconto (por tempo limitado) para ter acesso a todo o catálogo por um preço fixo.

    ➡️ Episódio Sociedade do Cansaço do Boa Noite Internet, sobre o livro de mesmo nome.

  • Desde que comecei a me enveredar pela carreira de creator, sempre que estou em dúvida sobre alguma coisa eu já sei pra quem pedir ajuda: a rockstar Mari "Jazz Rider" Mafra.

    Por isso aproveitei uma das suas passagens pelo Brasil para a gente bater um papo sobre sua trajetória e como "me vender para o sistema", no melhor sentido: como transformar minha arte em business. E também, é claro, reencontrar minha amiga que eu não via desde o famoso tempo antes da pandemia.


    Links do episódio:

    ➡️ Curso Inteligência Artificial: campanhas de Marketing Digital na Alura, com 15% de desconto pra você ter acesso a todos os cursos do catálogo pagando apenas um preço fixo. (e eu nem precisei do ChatGPT pra escrever isso aqui!)
    ➡️ Entrevista do Van Neistat para o Jack Conte
    ➡️ Vìdeo Single Ladies, do Pomplamoose
    ➡️ Apoie o Boa Noite Internet!








  • Às vezes vemos sinais de que deveríamos desistir de uma empreitada. Em vez disso, nos agarramos mais ainda ao objetivos, com as dificuldades só servindo para reforçar a fé não em uma força divina, mas de que somos capazes de cumprir o objetivo. Como se o motivo de fazer algo fosse o objetivo em si.
    Livro: No ar rarefeito por Jon KrakauerFilme: A Cidade Perdida de ZA Cidade Perdida da Bahia: mito e arqueologia no Brasil ImpérioO Manuscrito 512 na íntegraLivro: Feitas para durar: práticas bem-sucedidas de empresas visionárias por Jerry I. Porras e Jim CollinsCurso: Hábitos: da produtividade às metas pessoais, com 15% de desconto (por tempo limitado) na Alura.

  • Para fechar o Setembro Amarelo, um episódio especial sobre saúde mental, com meu amigão MM Izidoro, grade parça da Ampère e criador do projeto EuEstou no Facebook e Instagram.
    Se você estiver precisando de ajuda, entre em contato agora com o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188.Saiba mais sobre os serviços gratuitos dos Centros de Atenção Psicossocial do Governo Federal.Formação Habilidades e comportamento da Alura.



  • O segredo de Hollywood para contar grandes histórias não é genialidade ou uma rica cultura. É tudo uma questão de método e processo. Esta é a visão do convidado desta semana, Maurício Mota, brasileiro que hoje vive como produtor na capital mundial do entretenimento tentando seguir o conceito do transmedia storytelling proposto por Henry Jenkins em seu livro Cultura da Convergência — que na nova edição tem introdução do Maurício e uma frase minha bem na capa. É o que Maurício fez, por exemplo, na série East Los High: No Ritmo de L.A., disponível no Brasil no Globoplay.

    Na conversa, falamos do que significa ser produtor, qual a contribuição o Brasil tem a dar ao entretenimento mundial e o que fazer para curar nosso complexo de vira-lata, expressão que tem uma origem que se mistura com a história do nosso convidado.

    Links do episódio:
    Livro Homens difíceis: Os bastidores do processo criativo de Breaking BadLivro Cultura da ConvergênciaSérie East Los High: No Ritmo de L.A.Curso de Storytelling na Alura, com 15% de desconto por tempo limitado.

  • "Eu só sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende." A raiva que me dá quando alguém fala isso. Porque você é responsável sim, meu camarada! Eu aqui, vendo o que você disse, não tenho a menor chance de adivinhar o que se passa na sua cabeça se você não fizer o mínimo de esforço. Eu não tenho a menor chance.

    Quando o assunto é filmes e séries então, é aí que a gente não entende nada mesmo. Tanto que temos aí a carreira de crítico de cinema e TV (ou especialistas em cultura pop) pra nos ajudar a navegar. Um deles é o Thiago Guimarães, o Ora Thiago, mais um que usa as histórias que passam nas nossas telas para tentar explicar o mundo. Mas que também faz um trabalho muito bom de desvendar os códigos das histórias, as mensagens não ditas.

    Na conversa desta semana tentamos descobrir o que o público e quem cria pode fazer para que a gente "entenda" a verdadeira mensagem da história. Na versão completa do episódio, disponível no Boa Noite Internet Secreto, falamos mais sobre a carreira dele na publicidade e também nos modelos de negócio disponíveis para creators que falam de temas que anunciantes não gostam muito de se conectar — como o Thiago, que fala de "política". (usou a palavra capitalismo no roteiro já vira "política") Apoie o Boa Noite Internet para ter acesso a esta todas as outras entrevistas completas.

    Links do episódio:
    Vídeo: O Imaginário Fascista na Cultura Pop: é possível escapar?Vídeo: Ruptura, Distopia Corporativa e Um Breve Resumo sobre Trabalho na Cultura PopTed Talk do Thiago: Entre o Cinema e o Tiktok: O Audiovisual Transforma a RealidadeVídeo: Lepo Lepo EmojiLivro: Bullshit Jobs, de David GraeberFormação Minha Carreira na Alura, pra você conseguir as ferramentas mentais e práticas para se posicionar no mercado de trabalho, mesmo que esteja pensando em mudar de carreira. Use nosso link pra ganhar 10% de desconto!Apoie o Boa Noite Internet!

  • Eu tava vindo pra cá pensando uma coisa. Sabe o que eu acho engraçado? Não sei se vocês já pararam pra pensar… Parece que fazer humor é só isso, né? Pensar em uma situação engraçada, subir no palco e fazer graça. Nessa conversa com a humorista Ane Freitas vamos ver que não nada disso, que humor é coisa séria e que certas piadas demoram 10 anos para ficarem prontas.

    ➡️ TED Talk da Ane
    ➡️ Stand-Up Comedy: The Book, Judy Carter
    ➡️ Segredos da comédia stand-up, Leo Lins
    ➡️ Filme Bastidores da Comédia, com Jerry Seinfeld
    ➡️ Vem acelerar sua carreira com a PM3 Sprints! Conteúdos aprofundados e além da teoria, com cases de profissionais com experiência e resultados comprovados em empresas como Nubank, Google e Creditas.

    O Boa Noite Internet só é possível porque pessoas como você apoiam financeiramente o projeto, assinando nosso plano de conteúdo exclusivo. Pelo preço de uma coquinha você também pode nos ajudar a seguir explicando o mundo através de histórias interessantes toda semana. Quem apoia também tem acesso a todas as entrevistas na íntegra. O papo com a Ane mesmo tem quase 2 horas de duração.

  • Enquanto o mundo (e a Shonda Rhimes) nos incentiva a dizer sim o que eu queria mesmo era aprender a dizer não. Só assim talvez eu consiga fazer tudo o que demandam de mim. Links do episódio
    O ano em que disse sim: Como dançar, ficar ao sol e ser a sua própria pessoa — Shonda RhimesSteve Jobs — Walter IsaacsonCataclysm: Dark Days AheadAugmented work for an automated, AI-driven world, estudo da IBMFormação em Negociação da Alura, com 10% de descontoBoa Noite Internet Ao Vivo com Rosana Hermann e Guilherme Silveira



  • Na vida procuramos certezas, respostas certas. Depois deste papo com Altay de Souza, do Naruhodo Podcast, vamos entender que esta é uma tarefa não só impossível, mas que também nos gera frustração e ansiedade. Muito melhor é buscar apenas a resposta menos errada.

    Indicações do Altay:O projeto desfazer: A amizade que mudou nossa forma de pensar — Michael LewisHeuristics and Biases: The Psychology of Intuitive Judgment — Thomas Gilovich, Dale Griffin, Daniel KahnemanThe Rotation of Crops — Søren Kierkegaard
    ➡️ Comunicar-se é a habilidade mais importante na sua carreira, não importa sua área. Aproveite então a formação em comunicação da Alura com 10% de desconto para quem ouve o Boa Noite Internet.

    ➡️ Vem acelerar sua carreira no Circuito PM3, uma jornada gratuita de 6 semanas para quem quer expandir seus conhecimentos e aprender mais sobre negócios, tecnologia, gestão de produtos e marketing para dar o combustível que a sua carreira precisa para chegar no seu objetivo.

    O Boa Noite Internet só é possível porque pessoas como você apoiam financeiramente o projeto, assinando nosso plano de conteúdo exclusivo. Pelo preço de uma coquinha você também pode nos ajudar a seguir explicando o mundo através de histórias interessantes toda semana.




  • Opinião, você sabe, é que nem… pois é. Todo mundo tem.

    O problema é que todo mundo agora usa a internet pra dar opinião. Sobre. Qualquer. Coisa. O que acontece então com quem é, tipo, opinador profissional? Foi essa a pergunta que eu fiz pro convidado dessa semana, o Chico Barney, comunicador de longa data e autoproclamado maior especialista em reality shows do Brasil.


    ➡️ Tantas coisas na lista de tarefas, tão pouco tempo! Vem pra Alura fazer a formação de Produtividade, com 10% de desconto para quem ouve o Boa Noite Internet.

    ➡️ Vem acelerar sua carreira no Circuito PM3, uma jornada gratuita de 6 semanas para quem quer expandir seus conhecimentos e aprender mais sobre negócios, tecnologia, gestão de produtos e marketing para acelerar a carreira.

    O Boa Noite Internet só é possível porque pessoas como você apoiam financeiramente o projeto, assinando nosso plano de conteúdo exclusivo. Pelo preço de uma coquinha você também pode nos ajudar a seguir explicando o mundo através de histórias interessantes toda semana.

  • Seria a fofoca o verdadeiro true crime brasileiro? O que é ser Zé Povinho e rir na cara da notícia? Você enche garrafa? É o que vamos debater profundamente (e tentando não rir das histórias) na conversa com Leila Germano, criadora e apresentadora do Hoje Tem, República Debochevique e Fofoca na Calçada. (que você também pode acompanhar no YouTube!)

    ➡️ Você está cuidando dos seus soft skills? Vem pra Alura fazer a formação de Marketing de atração, com 10% de desconto para quem ouve o Boa Noite Internet.

    ➡️ Vem acelerar sua carreira no Circuito PM3, uma jornada gratuita de 6 semanas para quem quer expandir seus conhecimentos e aprender mais sobre negócios, tecnologia, gestão de produtos e marketing para acelerar a carreira.

    O Boa Noite Internet só é possível porque pessoas como você apoiam financeiramente o projeto, assinando nosso plano de conteúdo exclusivo. Pelo preço de uma coquinha você também pode nos ajudar a seguir explicando o mundo através de histórias interessantes toda semana.








  • Para quem estava fazendo as contas (eu), este é o centésimo episódio do Boa Noite Internet. Se é assim, vou tentar entender o que estes 5 anos de podcast me fizeram descobrir sobre a vida.

    ➡️ Você está cuidando dos seus soft skills? Vem pra Alura fazer a formação de Pensamento estratégico, com 10% de desconto para quem ouve o Boa Noite Internet.

    ➡️ Vem acelerar sua carreira no Circuito PM3, uma jornada gratuita de 6 semanas para quem quer expandir seus conhecimentos e aprender mais sobre negócios, tecnologia, gestão de produtos e marketing para acelerar a carreira.

    ➡️ Apoie o Boa Noite Internet e ajude a gente a seguir contando histórias por aqui toda semana. Assinantes recebem uma newsletter semanal sobre o mundo da tecnologia e do trabalho, com direito a acesso às mais de 230 edições já lançadas.




  • Sem sacrifício não há vitória. Tudo valeu a pena.

    Mesmo que você seja uma pessoa altamente racional, alguma parte da sua mente acredita que se você "fizer a sua parte" e se sacrificar, a vida vai retribuir. O sacrifício é tão parte da cultura humana que todas as sociedades praticam isso de alguma maneira, algumas brutais, mas todas oferecendo algo na esperança de uma retribuição. Pode ser na religião, ou até mesmo no empreendedorismo.

    Links do episódio:
    Bullet Ball no American InventorAmerican Invetor S01E01Livro Ensaio Sobre a Dádiva, por Marcel MaussLivro Dívida: Os Primeiros 5.000 anos, por David Graeber


    ➡️ Você está cuidando dos seus soft skills? Vem pra Alura fazer a formação de Pensamento estratégico, com 10% de desconto para quem ouve o Boa Noite Internet.

    ➡️ Vem acelerar sua carreira no Circuito PM3, uma jornada gratuita de 6 semanas para quem quer expandir seus conhecimentos e aprender mais sobre negócios, tecnologia, gestão de produtos e marketing para acelerar a carreira.

  • Escreva sua própria história. Seja protagonista da sua vida.

    São conselhos que a gente ouve por aí. Mas que vida é essa? E de onde surgiu essa ideia?

    ➡️ 10% de desconto para mudar sua carreira com a Alura: pagando uma mensalidade fixa você tem acesso a centenas de cursos nas áreas de programação, gestão e mídia digital.

    ➡️ Olha quem voltou! (mas só essa semana) O curso de podcasts da Ampère, que vai levar você pela jornada de planejar, produzir e monetizar seu podcast. As primeiras pessoas a se matricuralrem ganha mentorias individuais, então corre lá!