Episoder

  • O segundo episódio da 3ª temporada do Bwizer Podcast está oficialmente no ar 🎙️

    Além das formas habituais de aceder ao nosso podcast para o ouvir, agora também poderá ver cada episódio no nosso canal do Youtube (assista aqui).

    Neste segundo episódio do Bwizer Podcast, entrevistámos a Catarina Oliveira, que tem muito para nos ensinar sobre inclusão, capacitação e acessibilidade.

    Desistiu do curso de medicina por não se sentir apaixonada, encontrando essa paixão na nutrição.

    Aos 27 anos, uma mielite transversa fez com que se passasse a deslocar numa cadeira de rodas e a forma como encarou tudo isso, faz dela uma verdadeira inspiração, passando uma mensagem que todos deveríamos ouvir.

    Entrevistada várias vezes na televisão (pode ver duas dessas passagens no programa Cristina Convida e Goucha) e jornais, não poderia também faltar a sua presença no Bwizer Podcast.

    Durante este episódio terá a oportunidade de ouvir a sua perspetiva sobre temas desde os desafios atuais da reeducação alimentar e a responsabilidade social na partilha deste tema nas redes sociais aos maiores desafios que a Catarina sentiu face à alteração da capacidade de mobilidade.

    Uma conversa muito interessante e que merece reflexão.

    Podem ainda seguir o percurso da Catarina na sua página de instagram Espécie Rara sobre Rodas.

  • Olá, seja bem-vindo à uma rúbrica do nosso, já familiar, Bwizer Podcast – o Kamikaze Content!

    O Kamikaze Content pertence ao Bwizer Podcast, mas tem um objetivo um pouco diferente, dar-lhe episódios de curta duração, feitos pelos nossos alunos Bwizer. Isto é, queremos dar palco aos profissionais que frequentaram os nossos cursos, através da partilha de conhecimentos e mais valias que retiraram quer dessas mesmas formações, quer da sua prática diária.

    O convidado do 1º episódio é o Nuno Teixeira. O Nuno Teixeira. Fisioterapeuta desde 2017, o Nuno já passou pela prática clínica em diferentes contextos, mas atualmente desempenha funções na clínica da Santa Casa da Misericórdia de Gaia e na clínica Fisiointegral.

    No ano passado, frequentou o curso de Fisioterapia Músculo-Esquelética – princípios e evidência e, neste episódio, fala-nos sobre as ideias chave que retirou sobre a avaliação do fisioterapeuta nas componentes subjetiva e objetiva.

    Esperamos que goste!

  • Mangler du episoder?

    Klikk her for å oppdatere manuelt.

  • A 3ª temporada do Bwizer Podcast está no ar e traz uma novidade. 🎁

    Além das formas habituais de aceder ao nosso podcast para o ouvir, agora também poderá ver cada episódio no nosso canal do Youtube (assista aqui, https://bit.ly/3aVDROw).

    Começamos esta temporada em grande com um nome da Fisioterapia que não precisa de qualquer apresentação: Eduardo Merino.

    Na primeira parte do episódio vamos abordar temas tais como a estrutura da primeira consulta, a venda de packs de fisioterapia, a importância da comunicação do fisioterapeuta e se o carisma natural do profissional pode ser mais prejudicial do que benéfico quando se tenta dotar o cliente de estratégias para gerir a sua condição de saúde.

    Na segunda parte, vamos perceber melhor como o Eduardo gere o seu dia a dia, que estratégias usa para ser mais produtivo e o que faz enquanto aquece o leite dos filhos no micro-ondas.

    Um episódio a não perder!

  • Para finalizar a 2ª Temporada do Bwizer Podcast, escolhemos alguém que não tem um trajeto comum.
    Licenciou-se e trabalhou como Fisioterapeuta, tendo até desenvolvido um caminho relevante nesta área, mas decidiu voltar a estudar para frequentar o curso de Medicina.
    O Lucas Brink Carvalho continua ainda assim ligado à Fisioterapia, sendo um dos formadores do curso Modelo de Intervenção em Fisioterapia Músculo-esquelética com os fisioterapeutas João Noura e Bernardo Pinto, e tem algumas histórias bastante engraçadas para partilhar connosco e ainda algumas ideias que merecem reflexão. Não perca este episódio!

  • Bem-vindos à 2ª temporada do Bwizer Podcast.Este episódio está a ser gravado em plena pandemia da Covid-19 e se tem estado a respeitar as recomendações ficando em casa e está a dar em doido como eu, espero que este episódio o ajude.Hoje vamos estar à conversa com 3 convidados: O Rui Faria, o Nelson Azevedo, ambos Fisioterapeuta e o Nuno Ferreira, licenciado em Ciências do Desporto. Os 3 convidados têm enormes currículos e farão a sua apresentação logo no início do episódio.A nossa conversa tem como tema principal a Neurologia Aplicada, isto é, nossa capacidade de captação gerar/criar determinado input, a forma como este é processado e a resposta que o nosso sistema apresenta perante o mesmo. Analisaremos isto nas suas diferentes dimensões: como o comportamento motor e cognitivo, por exemplo, mas também o automático e padronizado. Vamos conhecer as suas visões e será uma conversa muito interessante e em que vai aprender muito, tenho a certeza.

  • Bem-vindos a mais um episódio da 2ª Temporada do Bwizer Podcast.Hoje vamos falar de Pilates Clínico: estaremos com a Ana Duarte e com a Francisca Lourenço Gomes, ambas fisioterapeutas e formadoras da APPI.A Ana Duarte exerce a sua prática clínica em Braga e Guimarães, sendo a sua área de intervenção a saúde da mulher, fisioterapia músculo-esquelética, exercício e controlo motor.Já a Francisca Lourenço Gomes, foi a primeira APPI Trainer portuguesa do Método de Pilates Clínico da APPI, sendo a sua área de intervenção a fisioterapia músculo-esquelética, geriatria, exercício e controlo motor.A sugestão deste tema foi feita pela nossa ouvinte Diana Queirós. Com este episódio, esperamos ir ao encontro da expectativa dela, e da sua, que certamente quererá saber um pouco mais sobre esta área. Tenho a certeza de que vão gostar de ouvir a Ana e a Francisca.

  • Bem-vindos a mais um episódio da 2ª temporada do Bwizer Podcast. Hoje temos connosco os Fisioterapeutas Ricardo Vidal e Sérgio Frade.O Ricardo é instrutor oficial do Método Kinesio Taping e tem muita formação avançada, onde destacaria o Conceito Osteoetiopático. Trabalha na Clínica do Dragão, um FIFA Medical Centre of Excellence. É também fisioterapeuta da equipa de Futebol Profissional do Paços de Ferreira e colabora com a Federação Portuguesa de Ciclismo.O Sérgio, além da licenciatura em Fisioterapia, é também licenciado em Psicologia e apresenta muita formação avançada em diferentes áreas, destacando-se o Conceito Osteoetiopático, Anatomy Trains, Pilates e Indução Miofascial. Foi o primeiro instrutor português autorizado a ministrar a formação oficial do Método Kinesio Taping. Está ligado à Federação Portuguesa de Futebol e tem o seu Gabinete, a Fisio GO, onde exerce prática privada.Hoje, vamos falar sobre Kinesio Taping! Se inicialmente este método tinha fervorosos adeptos, ainda numa fase embrionária tornou-se lugar comum dizer-se que não tinha resultados satisfatórios. Chegou mesmo a surgir alguma literatura nesse sentido (ainda que com metodologias mal delineadas) e o que é certo é que as pessoas foram assimilando essa ideia. Ainda assim, o conceito não parou de evoluir, introduzindo novas abordagens, continuando a haver mais investigação no sentido de mostrar que esta técnica, quando bem aplicada, é de facto uma ferramenta valiosa para o profissional.

  • Mais dois convidados de luxo e uma conversa a não perder!Um deles é o Tiago Freitas, um profissional com um trajeto muito interessante: é Fisioterapeuta e Mestre em Fisioterapia com especialização Musculoesquelética. Formando em Psicoterapia: Abordagem Centrada na Pessoa; possui também formação Pós-graduada em Intervenção na Dor, assim como em Comunicação e Inteligência Emocional. É ainda docente no Ensino Superior e fundador do Gabinete Neurodor.O outro é o Renato Silva. Fisioterapeuta desde 2011 e Mestre em Fisioterapia Musculoesquelética Avançada pelo pelo King´s College, em Londres. Uma das suas áreas de eleição é também a Dor - conta com várias formações nesta área e integra, não só a equipa multidisciplinar do Departamento de Pain Medicine do Royal Berkshire Hospital, como também a equipa Clínica em Cuidados de Saúde Primários da Connect Health, em Londres. Integra ainda a lista de professores convidados da Universidade de Southampton.

  • Neste episódio vamos falar de um tema que continua a ser muito debatido, com constantes alterações de paradigma fruto do que a evidência nos vai ensinando - a Postura.Para falar deste tema, convidámos duas pessoas que, para além de uma grande robustez teórica, aplicam todo o seu conhecimento na sua prática do dia a dia. São eles o Samuel Ferreira e o João Baptista.O Samuel é o diretor clínico e proprietário da Fisiovida desde 2008. É fisioterapeuta e osteopata e tem como grande área de interesse a Reeducação Postural Global. Tem um vasto leque de formações no seu currículo e é frequentemente convidado como preletor em várias jornadas de estudo da fisioterapia, medicina e ciências farmacêuticas. É ainda professor convidado no mestrado de Fisioterapia Musculo Esquelética na ESS do Instituto Politécnico do Porto.O João Baptista também é fisioterapeuta e encontra-se a finalizar o curso de Osteopatia, integrando a equipa da Fisiovida desde 2015. Além de outros cursos, destaca-se a formação em RPG. Conta, no seu currículo, com alguns artigos publicados; e é também professor convidado no mestrado de Fisioterapia Musculo Esquelética na ESS do Instituto Politécnico do Porto.

  • Este é, sem dúvida, um episódio diferente. Convidamos três reconhecidos fisioterapeutas portugueses, com backgrounds distintos, para discutirem temas como o enquadramento da prática do fisioterapeuta e quais as perspetivas para o futuro.Assim, poderá ouvir Andreia Rocha, fisioterapeuta no Centro Hospitalar do Porto, mestre em Gestão e Economia dos Serviços de Saúde pela FEP, membro do conselho diretivo da APFisio desde 2013 e assistente convidada na Escola Superior de Saúde da UA; Bernardo Pinto, fisioterapeuta pós-graduado em Saúde Pública, coordenador do serviço de fisioterapia na "CliniGrande - Clínica da Marinha Grande" e um conhecido membro da comunidade da fisioterapia; e Gabriel Martins da Costa um fisioterapeuta empreendedor e líder nacional no setor da reabilitação ambulatória (MFR) com o Grupo CMM que conta com mais de 600 colaboradores e que está a internacionalizar-se para o mercado inglês.

  • No 3º episódio da 2ª temporada, estivemos novamente à conversa com João Noura. Este Fisioterapeuta Pós-graduado em Fisioterapia Desportiva, com experiência profissional em clubes como Leixões FC, Leça FC e Rio Ave FC é, atualmente, Fisioterapeuta Coordenador da Unidade de Fisioterapia Desportiva e Performance do CMM PEAK, bem como docente convidado da Escola Superior de Saúde do Porto na unidade curricular de Ciências Morfológicas.Nestes quase 40 minutos de partilha de conhecimento irás refletir a atualizar os teus conhecimentos sobre a reabilitação de uma lesão muscular quando esta é alvo apenas de uma intervenção conservadora. Ficará a compreender o conceito de lesão miotendiosa, assim como os princípios de reabilitação.Serão também abordadas as diferentes etapas da reabilitação desde o momento da lesão, cuidados pós-lesão, fase de reforço, return to play e monitorização do atleta durante o treino.

  • Neste 2º episódio desta 2ª temporada trazemos-lhe Rui Pedro Silva. Enfermeiro de Reabilitação na UCC Vallis Longus do ACeS Maia Valongo, é também Vice-presidente do GAIF (Grupo Associativo de Investigação em Feridas) e Secretário da Direção da APER (Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação).Formador na área da prevenção e tratamento de feridas desde 2004, decidiu apresentar-lhe uma escala de avaliação de risco para úlcera de pressão, a Escala de Braden. Nesta partilha, irá compreender que este instrumento de avaliação preconizado pela DGS avalia 6 itens representativos de 6 parâmetros que, estando comprometidos, aumentam o risco de desenvolver uma úlcera de pressão. Irá também perceber de que forma esta escala está relacionada com a definição estratégias para a cicatrização de feridas.

  • Neste que é o episódio inaugural da 2ª temporada do Bwizer Podcast, irá conhecer o Luís Mesquita. Licenciado em Fisioterapia e especializado em preparação física de atletas, conta com experiência profissional em diversas modalidades desportivas, tais como futebol, atletismo e voleibol, no âmbito do treino das qualidades físicas, em Portugal e na China. Atualmente é co-proprietário do The PEAK e nesta conversa folou-nos sobre o período de transição entre temporadas desportivas, o chamado período off-season. Exigências da competição, impacto de uma lesão no rendimento desportivo e planeamento do período off-season foram alguns dos temas abordados.

  • No último episódio desta primeira temporada do Bwizer Podcast, convidamos o João Noura, fisioterapeuta do Rio Ave e Professor da Escola Superior de Saúde do IPP para falar um pouco sobre alguns mitos da fisioterapia. Embora bastante novo, o João já tem um percurso bastante interessante e acredito que após ouvir este episódio, pelo menos ficará a refletir sobre algumas das temáticas abordadas.

  • Sendo as doenças respiratórias a terceira causa de morte em Portugal, a capacidade das equipas de cuidados de saúde darem resposta às necessidades do doente respiratório em tempo útil é fundamental e o enfermeiro assume especial importância na capacitação do utente na gestão da sua doença.A Enfermeira Liliana Silva é uma apaixonada pela área respiratória e tem vindo a desenvolver o seu currículo neste campo de saber e por isso, será a pessoa ideal para abordar toda esta temática. É um episódio mais curto, com muito conteúdo e onde deu até para falar um pouco sobre a luta dos profissionais de saúde no SNS.

  • O Professor Eduardo Teixeira é o fisiologista da equipa de futebol do SC Braga e docente em várias instituições de Ensino Superior, sendo a sua área de eleição a fisiologia do sedentarismo e o exercício clínico, tendo inclusivamente publicado alguns artigos sobre esta temática.Nesta conversa, vamos compreender melhor como os profissionais podem abordar esta área, percebendo alguns dos pressupostos que deverão ter em conta aquando do atendimento a clientes com algumas das condições aqui faladas.

  • O nosso convidado deste episódio, o Ruben Ferreira, é atualmente o fisioterapeuta da equipa sénior de futebol do Sporting Clube de Portugal. Apesar de ainda ser muito novo, tem já um trajeto na fisioterapia muito relevante, sendo um dos fundadores do projeto Football Medicine, em conjunto com o fisioterapeuta Paulo Barreira e o médico João Pedro Araújo.Desta vez, optámos por uma conversa mais técnica, onde o Ruben partilha o seu conhecimento e a experiência sobre a Síndrome Pubálgica. Acredito que depois de ouvir este episódio, terá uma visão mais clara sobre esta condição.

  • É bem pertinho do Natal que chega a segunda parte da entrevista ao nosso CEO e founder. Desta vez ficará a conhecer um pouco melhor o Hugo Belchior, as suas rotinas diárias e dicas de produtividade que o ajudam a manter o ritmo e foco, rumo ao sucesso e disrupção.

  • Desta vez estivemos à conversa com o nosso CEO e Founder, o Hugo Belchior. Escolhemos o final deste 2018, ano em que celebramos o nosso 10º aniversário, para concretizar este momento especial.Quisemos saber como nasceu a Bwizer, quais as principais dificuldades e projetos para o futuro. Tentamos também descobrir alguns dos seus segredos e dicas para o sucesso.Na condução desta entrevista, encontramos o Manuel Paquete, amigo de longa data do Hugo e co-Founder da Bwizer. Foram muitos os temas abordados, confissões e reflexões partilhadas pelo que o resultado será apresentado em 2 partes: hoje, relevamos a 1ª parte - um episódio a não perder!

  • Paulo Ramos é um enfermeiro com um vasto currículo na área das feridas: mestrado em feridas e viabilidade tecidular, formador da ARS Norte, membro do grupo de trabalho de normalização e do registo de feridas, docente universitário, membro do comité científico da elaboração da norma de prevenção e tratamento de úlceras por pressão da DGS, enfermeiro na USF Corino de Andrade. Nesta conversa, abordámos várias temáticas, desde as feridas de cicatrização complexa e os principais erros dos enfermeiros na abordagem ao doente com ferida, às ferramentas de avaliação de risco e de monitorização de evolução da lesão entre outros.Uma entrevista onde ainda se falou da importância dos outros profissionais de saúde na abordagem ao doente com ferida e um gosto pessoal muito pesado...Se é enfermeiro não pode perder esta conversa mas estou convencido que todos os profissionais de saúde sairão certamente mais ricos após escutarem este episódio.