Episodes

  • Ahhh, finalmente os refrescos. Chegou a hora de curtir as férias. E nada como uma viagem para aproveitar o tempo livre.

    Mas será que tem rampa na entrada do hotel? Ou pessoa que manje de Libras na recepção? É, não é tão simples tirar um tempinho pra curtir sendo uma pessoa com deficiência.

    No último episódio do Trampo PCD, vamos falar sobre turismo e acessibilidade. Uma conversa entre os repórteres Herbert Portela, Deivide Monteiro e nossas convidadas: Denise Santos, que já esteve no episódio anterior, e Simone Freire, empresária e cofundadora do Vila Acessível.

    O Trampo PCD é uma série de entrevistas feita por e com pessoas com deficiência para falar sobre as oportunidades das PCDs no acesso ao mercado de trabalho, à cidade e ao lazer.

    Essa série é resultado da primeira formação exclusiva para pessoas com deficiência desenvolvida pelo data_labe em 2021.

    Créditos:

    Alunas e alunos da Turma: Andreia Meirelles, Deivide Monteiro, Claudinei Rodrigues, Everton Silva, Herbert Portela e Taís Victa

    Facilitadoras da Turma: Tainara Cardoso e Gabriely Dutra

    Apresentadora da série: Larissa Ferreira

    Edição de vídeo: Pedro Balle

    Libras e legendagem: JDL Traduções

    Imagem da capa: Nicolas Noel

    Nos ache nas redes como @data_labe

  • O desafio da acessibilidade nos locais de trabalho já começa quando ao sair de casa. O ambiente profissional pode até ser acessível, mas e o caminho até lá?

    O Trampo PCD é uma série de entrevistas feita por e com pessoas com deficiência para falar sobre as oportunidades das PCDs no acesso ao mercado de trabalho, à cidade e ao lazer.

    Nesse segundo episódio, os repórteres Andreia Meireles, Claudiney e Herbert Portela conversam com Maria Rosilene, Cristiano do Santos e Denise Silva sobre o capacitismo na mobilidade urbana e nos espaços de trabalho.

    A série Trampo PCD é resultado da primeira formação exclusiva para pessoas com deficiência desenvolvida pelo data_labe em 2021.

    Créditos:

    Alunas e alunos da Turma: Andreia Meirelles, Deivide Monteiro, Claudinei Rodrigues, Everton Silva, Herbert Portela e Taís Victa

    Facilitadoras da Turma: Tainara Cardoso e Gabriely Dutra

    Apresentadora da série: Larissa Ferreira

    Edição de vídeo: Pedro Balle

    Libras e legendagem: JDL Traduções

    Imagem de capa: Nicolas Noel

    Nos ache nas redes como @data_labe

  • Missing episodes?

    Click here to refresh the feed.

  • Você acredita que menos de 1% dos trabalhadores que têm carteira assinada no Brasil são pessoas com deficiência? O Trampo PCD é uma série de entrevistas feita por e com pessoas com deficiência para falar sobre as oportunidades das PCDs no acesso ao mercado de trabalho, à cidade e ao lazer.Nesse primeiro episódio, os repórteres Everton Silva e Taís Victa conversam sobre as dificuldades enfrentadas pela assistente social Deneide Morais e pela professora universitária Fernanda Shcolnik para ingressar no mercado de trabalho e para ocupar a vaga do concurso público. A série Trampo PCD é resultado da primeira formação exclusiva para pessoas com deficiência desenvolvida pelo data_labe em 2021.Créditos:Alunas e alunos da Turma: Andreia Meirelles, Deivide Monteiro, Claudinei Rodrigues, Everton Silva, Herbert Portela e Taís VictaFacilitadoras da Turma: Tainara Cardoso e Gabriely DutraApresentadora da série: Larissa FerreiraEdição de vídeo: Pedro Balle Libras e legendagem: JDL TraduçõesNos ache nas redes como @data_labe

  • Nada melhor pra encerrar o ano do que festa. E não é qualquer festa, amores. Pode entrar, CriptoFunk!

    Com entrevistas, relatos e muito bom humor, a gente fecha a temporada relembrando a quarta edição deste evento que se propõe a criptografar dados e descriptografar corpos. A convidada especial da vez é ela, MC Naninha, que prometeu e entregou tudo, como sempre.

    data_lábia #36 - Ficha técnica:

    Roteiro: Edilana Damasceno

    Apresentação: Edilana e Paulinho

    Captação de áudio: Cainã Bomilcar
    Supervisão: Elena Wesley

    Design: Messias e Nicolas Noel

    Redes Sociais: Eloah Mota e Vico Meirelles

    Foto utilizada na capa: Douglas Lopes

    Nosso agradecimento aos apoiadores: Data Privacy, Fundação Heinrich Boll, Hivos (via Digital Defenders Partnership - DDP), Internet Society (ISOC), Intervozes, Olabi, Tactical Tech, Thought Works 

    Muito obrigada aos parceiros que nos receberam: Centro de Artes da Maré e Galpão Bela Maré

    TMJ sempre: Intervozes, Observatório de Favelas, Olabi

  • Chuvas mais intensas do que o normal, calor absurdo, frio repentino… Você sabia que tudo isso, além de ter nome, tem relação com o saneamento básico?

    A crise climática é o tema do mais novo episódio do data_lábia. Além de trocarmos uma ideia sobre como as mudanças afetam o nosso dia a dia, também falamos sobre a importância de quem é de favela e de periferia participar do debate político sobre o assunto. Isso, é claro, com uma convidada mais que especial, a braba Marcele Oliveira, representante da Coalizão O clima é de Mudança e da Agenda Realengo 2030.

    Ficha técnica:

    Roteiro e apresentação: Edilana Damasceno e Vinicius Lopes
    Convidadas: Marcelle Oliveira, Carol Galeazzi e Maureen Santos

    Captação do áudio: Cainã Bomilcar
    Supervisão: Elena Wesley

    Design: Messias e Nicolas Noel

    Redes sociais: Eloah Mota e Vico Meirelles

    Este episódio contém áudios de: CNN Brasil, Rede Bandeirantes e BBC News.

  • O Brasil é terra indígena. Mas será que isso se reflete na quantidade de candidaturas e na vitória nas urnas? A menos de um mês das eleições, o novo episódio do data_lábia fala sobre os desafios das candidaturas indígenas em um contexto de baixa representatividade na corrida eleitoral e falta de recursos para as campanhas.

    Quem cola com a gente para abordar esse cenário são Airy Gavião e Muriã Pataxó, candidatas ao Legislativo pelo primeiro coletivo de mulheres indígenas do Distrito Federal pelo Psol. Esse é para todo mundo refletir sobre que diversidade temos de fato construído na democracia brasileira.

    Ficha técnica:

    Roteiro e apresentação: Edilana Damasceno e Polinho

    Convidadas: Maurin Pataxó e Airy Gavião

    Som: Cainã Bomilcar

    Supervisão: Elena Wesley

    Design: Messias e Nicolas Noel

    Redes Sociais: Eloah Mota e Vico Meirelles

  • Ser negro no Brasil é ser considerado suspeito. O cabelo disfarçado, o boné, a roupa e, principalmente, a cor da pele fazem com que a atenção dos agentes de segurança pública tenha um destino certo. Assim, pessoas negras têm quatro vezes mais chance de serem abordadas do que pessoas brancas. Mas por que isso acontece?

    No episódio #33 do data_lábia, nós falamos sobre as problemáticas do racismo nas abordagens policiais com base nos resultados da pesquisa #PorQueEu, uma parceria do data_labe com o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). Quem colabora nesse papo é Sueka dos Anjos que, além de ter respondido o formulário, pesquisa a temática da segurança pública. Vem com a gente conversar sobre que fatores permitem que as abordagens façam parte do nosso dia a dia.

    Acesse a pesquisa #PorQueEu aqui. 

    Confira o episódio sobre Racismo Religioso aqui.  

  • Chegou o mês do orgulho e com ele chega também mais um data_lábia fresquinho. Dessa vez, trocamos uma ideia sobre dados e população LGBTQIA+ e também falamos sobre o Observatório de Violências LGBTQIA+ de favelas, um projeto da nossa parceira Conexão G.

    Quem colou com a gente foi a Larissa dos Santos que trabalha no Conexão G e contou tudo sobre como está sendo colocar esse projeto em prática. Esse episódio é pra todo mundo entender de uma vez por todas que diversidade é importante em todas as áreas, inclusive nos dados.

    Podcast citado no episódio: https://open.spotify.com/episode/02KC0Y7zjs7PPKkybuNJnd?si=dAPxSrKoR0ODJguUxqPRjg&context=spotify%3Ashow%3A4gkKyFdZzkv1eDnlTVrguk

    Instagram do Conexão G: https://instagram.com/grupoconexaog?igshid=YmMyMTA2M2Y=

    O roteiro e apresentação: Edilana Damasceno e Polinho.

    Convidada: Larissa dos Santos

    Som: Cainã Bomilcar

    Supervisão: Gilberto Vieira e Elena Wesley

    Design: Juliana Messias e Nicolas Noel
    Redes Sociais: Eloah Mota

  • Você sabia que o Brasil é referência em disponibilizar bases de dados públicos? Chique, né?! Mas do que adianta as bases estarem por aí se apenas um seleto grupo de pessoas tem conhecimento para produzir a partir delas?

    Nesse episódio do Data_Lábia a gente retorna aos primórdios da fundação do data_labe para falar sobre as dificuldades de tornar o acesso à produção de dados democrático pra todo mundo. Com participação especial da Ana Paula Godoi, moradora da Maré, a gente compartilha uma ferramenta criada aqui pelo data para quem quer criar conteúdo a partir dos dados e pode ter na programação uma grande aliada para essa missão.

    Guia de dados sem caô: https://bit.ly/dadossemcaô 

    O roteiro e apresentação: Edilana Damasceno e Polinho

    Convidadas: Ana Paula Godói e Kizzy Terra

    Som: Cainã Bomilcar

    Supervisão: Gilberto Vieira e Elena Wesley

    Design: Juliana Messias e Nicolas Noel

    Redes sociais: Eloah Mota

  • Ano novo, temporada nova! O Data_Lábia tá de volta com um formato um pouquinho diferente, mas naquele pique maravilhoso de sempre. Dessa vez, a gente falou sobre segurança na era digital e também sobre como evitar golpes virtuais.

    Todo mundo conhece alguém que já sofreu com algum golpe financeiro online, ou até mesmo teve alguma rede social hackeada. Nesse episódio a gente ensinou alguns meios para evitar essas situações e também mostramos como todo mundo já deu bobeira em algum momento quando o assunto era segurança digital.

    Link do aplicativo Roboform: https://www.roboform.com/br

    O roteiro e apresentação: Edilana Damasceno, Lyz Ramos e Polinho

    Participação: Clara Sacco

    Captação de áudio, edição e mixagem: Cainã Bomilcar
    Captação audiovisual: Jonas Feitosa

    Supervisão: Gilberto Vieira e Elena Wesley

    Design: Juliana Messias e Nicolas Noel
    Redes sociais: Eloah Mota

  • A raça negra é um dos fatores associados à hipertensão. Mas não porque o sistema cardiovascular negro é mais debilitado, mas sim pq a população negra está sempre sob alta pressão. Mesmo tendo maior vulnerabilidades para várias doenças físicas e mentais, os serviços profissionais foi historicamente composto por profissionais não negros, e quando chegamos na terapia ou na análise acabamos sendo vítimas de mais incompreensão e racismo. Por isso nesse episódio o data_lábia te conta porque é importante ter um acolhimento racializado e com profissionais que sabem ou são de onde estamos falando.

    Planilha de terapeutas pretes que atuam no RJ: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-_xl6U4cn06hMkMRVo85p1Ql5cK75lZvXHCBqaJgOBI/edit#gid=0

    Ferramenta do data pra localizar o polo de atendimento psicológico mais próximo de você: datalabe.com/nomedoepisodio

    Roteiro e apresentação: Edilana Damasceno e Lyz Ramos

    Dados: Polinho e Samantha Reis

    Trilha, edição e mixagem: Cainã Bomilcar

    Supervisão: Gilberto Vieira e Elena Wesley

    Design: Juliana Messias

    Redes sociais: Eloah Mota

    Áudios: TV Globo e Record TV

  • Oi, sumida! No retorno do data_lábia após a temporada especial, visitamos o terreiro da Ana Privat Mam’etu Kavunjenan para saber como é ser de religião de matriz africana hoje em dia e pensar formas de enfrentamento pro velho problema do racismo religioso.

    Apuração: Edilana Damasceno e Lyz Ramos

    Dados: Polinho

    Roteiro: Edilana Damasceno e Lyz Ramos

    Edição: Cainã Bomilcar

    Capa: Juliana Messias

    Inserção: “Abram os caminhos” da MC Tha

  • No quinto, e último, episódio da temporada especial do data_lábia, nós vamos atrás de soluções. Da favela Vale Encantado, no meio da Floresta da Tijuca, conversamos com o engenheiro Leonardo Adler para entender as possibilidades técnicas de resolver um problema político. Por isso mesmo, partimos para a Assembleia Legislativa do Rio e ouvimos a vereadora e arquiteta Tainá de Paula sobre racismo ambiental e políticas públicas de saneamento voltadas para as favelas. Por fim, voltamos pra casa e trocamos uma ideia com a Faveleira, ativista e moradora da Maré, Lorena Fróes.

    Essa temporada especial sobre saneamento básico tem apoio do Instituto Serrapilheira (serrapilheira.org) e faz parte do Cocôzap, um projeto do data_labe de geração cidadã de dados sobre o saneamento da Maré. Você pode saber mais em cocozap.datalabe.org

    Você também pode apoiar o Cocôzap e outros projetos da gente no datalabe.org/colabore

    O roteiro e apresentação são feitas por Gabriele Roza, Gilberto Vieira e Vinicius Lopes. A pesquisa e a produção são de Luis Fernando Filho e Ruth Osório. A trilha, edição e mixagem é de Cainã Bomilcar. A supervisão é de Gisele Regatão e Clara Sacco. O design é de Juliana Messias e Nicolas Noel. As redes sociais são feitas por Eloah Mota e Maria Ribeiro.

    A gente agradece muito a participação de cada um dos entrevistados para esse episódio e a toda a equipe do data_labe. A Maré Resiste!

  • No quarto episódio da temporada especial do data_lábia, a gente vai mostrar pra você que a falta d'água aqui na Maré, e em muitas favelas do Rio,  é um problema estrutural e político. Nós conversamos com a Stefany Silva, moradora da favela Rubens Vaz, o seu Jair Pereira, encanador popular aqui da Maré, e a Andreza Gouveia, doutoranda em Meio Ambiente na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e cria de São Gonçalo. 

    Essa temporada especial sobre saneamento básico tem apoio do Instituto Serrapilheira (serrapilheira.org) e faz parte do Cocôzap, um projeto do data_labe de geração cidadã de dados sobre o saneamento da Maré. Você pode saber mais em cocozap.datalabe.org. Você também pode apoiar o Cocôzap e outros projetos da gente no datalabe.org/colabore   

    O roteiro e apresentação são feitas por Gabriele Roza, Gilberto Vieira e Vinicius Lopes. A pesquisa e a produção são de Luis Fernando Filho e Ruth Osório. A trilha, edição e mixagem é de Cainã Bomilcar. A supervisão é de Clara Sacco e Gisele Regatão. O design é de Juliana Messias e Nicolas Noel. As redes sociais são feitas por Eloah Mota e Maria Ribeiro.   

    A gente agradece muito a participação de cada um dos entrevistados para esse episódio e a toda a equipe do data_labe. A Maré Resiste!

  • O terceiro episódio da temporada especial do data_lábia trata do  esgotamento sanitário. Dá pra sentir o cheiro e as tensões de quem vive  ao lado de valões da Maré, como a Daniela de Moraes e sua família.  Acessamos também a Vila dos Pescadores da Maré e as memórias e  conhecimentos do Heliomar de Carvalho, o seu Hélio, que é pescador da  Baía de Guanabara há mais de 30 anos. Para entender ainda mais as  questões científicas e políticas que envolvem o problema, nós falamos  com o Manuel Meyer, especialista em Sistemas de Manejo e Tratamento de  Água.   

    Essa temporada especial sobre saneamento básico tem apoio do Instituto  Serrapilheira (serrapilheira.org) e faz parte do Cocôzap, um projeto do  data_labe de geração cidadã de dados sobre o saneamento da Maré. Você  pode saber mais em cocozap.datalabe.org. Você também pode apoiar o  Cocôzap e outros projetos da gente no datalabe.org/colabore   

    Esse episódio teve áudios do Site SRZD/ Portal A Crítica. O roteiro e  apresentação são feitas por Gabriele Roza, Gilberto Vieira e Vinicius  Lopes. A pesquisa e a produção são de Luis Fernando Filho e Ruth Osório.  A trilha, edição e mixagem é de Cainã Bomilcar. A supervisão é de Clara  Sacco e Gisele Regatão. O design é de Juliana Messias e Nicolas Noel.  As redes sociais são feitas por Eloah Mota e Maria Ribeiro.  

    A gente agradece muito a participação de cada um dos entrevistados para  esse episódio e a toda a equipe do data_labe. A Maré Resiste!

  • O segundo episódio da temporada especial do data_lábia, narra com mais profundidade a questão dos resíduos sólidos. Cientistas, ativistas e funcionários da Comlurb, uma das maiores empresas de limpeza pública na América Latina, apresentam dados, pesquisas  e experiências locais que vêm sendo desenvolvidas para solucionar um problema estrutural, comunitário e político. Para esse episódio nós entrevistamos a Juliana Cunha, do EcoMaré, Vilmar Gomes, o Magá, da Associação de Moradores do Parque Rubem Vaz, Marcos William, gerente da Comlurb na Maré, Maria Izabel de Carvalho, doutoranda e especialista em resíduos sólidos e Valdenice Brandão, a Val, gari e ativista.

    Essa temporada especial sobre saneamento básico tem apoio do Instituto Serrapilheira (serrapilheira.org) e faz parte do Cocôzap, um projeto do data_labe de geração cidadã de dados sobre o saneamento da Maré. Você pode saber mais em cocozap.datalabe.org

    Você também pode apoiar o Cocôzap e outros projetos da gente no datalabe.org/colabore

    Esse episódio teve áudios da TV Brasil, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e TV GLOBO. O roteiro e apresentação são feitas por Gabriele Roza, Gilberto Vieira e Vinicius Lopes. A pesquisa e a produção são de Luis Fernando Filho e Ruth Osório. A trilha, edição e mixagem é de Cainã Bomilcar. A supervisão é de Clara Sacco e Gisele Regatão. O design é de Juliana Messias e Nicolas Noel. As redes sociais são feitas por Eloah Mota e Maria Ribeiro.

    A gente agradece muito a participação de cada um dos entrevistados para esse episódio e a toda a equipe do data_labe. A Maré Resiste!

  • O primeiro episódio da temporada especial do data_lábia narra o processo de ocupação e construção das casas e do saneamento no Conjunto de favelas da Maré. Numa caminhada pelas ruas mais antigas da Nova Holanda, uma das 16 favelas do Complexo, vamos ouvir moradores pioneiros e suas investidas e desafios para manter uma vida digna num território hostil como era o espaço de mangues e palafitas dos anos 1960. Os depoimentos de Amaro Domingues (em memória), Eliana Silva e Elza Cristina combinam com a entrevista com Monique Carvalho, pesquisadora e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Durante o percurso, vamos entendendo a origem do território, sua formação geográfica e os desafios técnicos (e políticos) para a implantação de moradias dignas até hoje.

    Essa temporada especial sobre saneamento básico tem apoio do Instituto Serrapilheira e faz parte do Cocôzap, um projeto do data_labe de geração cidadã de dados sobre o saneamento da Maré. Você pode saber mais em cocozap.datalabe.org

    Você também pode apoiar o Cocôzap e outros projetos da gente no datalabe.org/contribua

    Esse episódio teve áudios da TV Brasil, do programa Documento Especial.
    O áudio da moradora é do blog O Cotidiano e o áudio das diretas já é da TV Cultura.

    O roteiro e apresentação são de Gabriele Roza, Gilberto Vieira e Vinicius Lopes
    A pesquisa e a produção são de Luis Fernando Filho e Ruth Osório
    A trilha-sonora, edição e mixagem é de Cainã Bomilcar
    A supervisão é de Clara Sacco e Gisele Regatão
    O design é de Nicolas Noel e Juliana Messias
    E as redes sociais são feitas pela Eloah Mota e Maria Ribeiro

    A gente agradece muito a participação de cada um dos entrevistados para esse episódio e a toda a equipe do data_labe. A Maré Resiste!

  • Esta temporada especial do data_lábia é uma série de cinco episódios que conta a história das lutas e conquistas travadas por moradores, ambientalistas, ativistas e cientistas moradores de favelas na implementação de políticas de saneamento básico na Maré.

    O programa tem apoio do Instituto Serrapilheira e faz parte do Cocôzap, um projeto do data_labe de geração cidadã de dados sobre o saneamento da Maré.

    A temporada vai ao ar no dia 31 de agosto de 2021. A partir daí, todas as terças de setembro um novo episódio chega nos tocadores.

  • Tá ligade que a maioria da população das favelas é jovem? No data_lábia #27 queremos entender como a juventude favelada tem sido afetada pelas crises em vários setores e a ausência de novas políticas públicas pra essa parcela da população. Também trouxemos dois convidados especialíssimos, o produtor de conteúdo Raphael Vicente e a trancista Jully Victorino, que passaram a visão e mostraram como têm reinventado novas alternativas pro futuro deles.
    Ficha técnica
    Apuração: Edilana Damasceno e Lyz Ramos
    Capa: Nícolas Noel
    Dados: Polinho
    Edição: Eloi Leones
    Roteiro: Edilana Damasceno, Eloi Leones e Lyz Ramos

  • Qual é o lugar da mulher negra na tecnologia? No data_lábia #26 queremos entender o que de fato é tecnologia e por que mulher negra tem tudo a ver com isso não é de hoje. Pra isso, trocamos uma ideia com quem que trabalha de fato com high tech e hackeou esses espaços hoje tão seletivos.

    Apuração: Lyz Ramos e Edilana Damasceno

    Dados: Polinho, Samantha Reis e Estephany Nunes

    Roteiro: Edilana Damasceno, Lyz Ramos e Eloi Leones