Bölümler
-
Ndmxmx
-
Eksik bölüm mü var?
-
Nsndkdjnx
-
No episódio de hoje do Podcast Despertador revisitamos alguns momentos dos episódios anteriores.
-
Por muito tempo, as ONGs ganharam um papel relevante na sociedade, se fortalecendo ano a ano como um dos principais agentes na mudança de condutas, entretanto, nos últimos anos foi colocado em xeque as suas atividades. Nessa semana, o Podcast Despertador recebe Virgínia Antonioli, analista de conservação e especialista em agenda de dietas sustentáveis e desperdício de alimentos do WWF-Brasil, para um debate sobre a importância das ONG's para a disseminação do conhecimento científico e a urgência da conscientização dos consumidores sobre o desperdício de alimentos e a construção de escolhas alimentares mais conscientes.
DICAS| Para Refletir: - Série "Nosso Planeta" na Netflix; - Podcast "Barulho da Onça"; - Podcast "Reconecta". Redes sociais: @femacedocruz @wwf @wwfbrasil @semdesperdiciobr -
No episódio dessa semana do Podcast Despertador recebemos a psicóloga Patrícia Meneses para um debate sobre as questões concernentes aos transtornos mentais existentes e os pilares para uma saúde mental equilibrada. DICAS Para Refletir: - Série Modern Love, episódio "Take me as I am, whoever I am" na Amazon Prime; - O próximo convidado dispensa apresentação com David Letterman: Kanye West na Netflix; - Série Anne with an "E" na Netflix; - Livro Campo de Batalha da Mente por Joyce Meyer; - Livro Seja Assertivo por Vera Martins; - Livro Ciclo da Autossabotagem por Stanley Rosner e Patrícia Hermes; - Livro Temperamentos Transformados por Tim LaHaye. Redes Sociais: @femacedocruz. @psipatriciameneses Patricia Meneses no YouTube Lives na Página do Facebook Japão Aqui
-
Neste episódio, Fernanda Cruz recebe o Dr. Raylton Apolinário, advogado e Ativista das causas Raciais e Dra. Rosana Rufino, advogada e Diretora Executiva do IANB (Instituto da Advocacia Negra Brasileira) para tratar da temática do Racismo na Advocacia Negra. Mesmo com os avanços obtidos através da luta e reivindicação dos direitos da população negra, tanto as condições sociais quanto o racismo presente nas contratações fazem com que o número de negros em altos cargos seja inferior ao de brancos. E este dado se reflete também na advocacia.
Dicas| Para refletir:
- Série "Olhos que condenam" na Netflix;
- Documentário "13° emenda" na Netflix;
- Música "AmarElo" (Emicida);
- Série "Cara Gente Branca" na Netflix;
- Filme "12 anos de escravidão";
- Filme "Selma";.
- "Pequeno manual antirracista" Livro por Djamila Ribeiro;
- "Como ser antirracista" Livro por Ibram X. Kendi.
Redes sociais:
@femacedocruz
@raylton_adv
@apolinario_adv
@institutodaadvocacianegra
-
No episódio de hoje do Podcast Despertador revisitamos os melhores momentos dos episódios anteriores.
-
A cada 2 minutos 5 mulheres são violentamente agredidas. Algumas vítimas, após passarem por inúmeros tipos de violência, desenvolvem uma sensação de isolamento e ficam paralisadas, sentindo-se impotentes para reagir, quebrar o ciclo da violência e sair dessa situação. No cenário atual, com o advento da pandemia do COVID-19, a situação vem se agravando, especialmente em razão do isolamento social e da instabilidade econômica. Nesse contexto, Fernanda Cruz recebe a advogada Luana do Espirito Santo Silva, que produz conteúdo em suas redes abordando a questão da Violência Doméstica e Veyzon Campos Muniz, advogado licenciado pelo exercício de cargo público junto a Defensoria Pública Especializada em Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Porto Alegre para a promoção de um debate sobre esse tema tão delicado.
DICAS| Para refletir:
- Filme "Terra Fria";
- Documentário "O Que Aconteceu, Miss Simone?" na Netflix;
- Filme "O Homem Invisível";
- Artigo "A Invisibilidade da Violência Psicológica contra a Mulher" por Magda de Araújo Prates e Veyzon Campos Muniz.
Link: https://www.justificando.com/2020/03/03/a-invisibilidade-da-violencia-psicologica-contra-a-mulher/
- Álbum "A Mulher do Fim do Mundo" por Elza Soares + música "Maria da Vila Matilde" por Elza Soares;
- Plataforma online do Instituto Maria da Penha " 180play"
Link: https://www.180play.com.br/
- Cartilhas disponíveis no site da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Link: http://www.defensoria.rs.def.br/materiais-de-divulgacao
Redes Sociais:
@femacedocruz
@institutodaadvocacianegra
@defensoriapublicars
@advocaciacomluana
-
No segundo episódio, Fernanda Cruz convida a analista do Ministério Público do Estado de São Paulo e autora de artigos Diéssica Taís Silva para juntas traçarem a narrativa de Wangari Maathai e as Mulheres Rurais como guardiãs do Desenvolvimento Sustentável.
Wangari Maathai foi uma professora e ativista política do meio ambiente do Quênia. Foi a primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz, por sua contribuição para o Desenvolvimento Sustentável, a Democracia e a Paz. Juntando-se a mulheres interessadas em mudar o paradigma, Maathai fundou o Movimento Cinturão Verde e começou uma ação teoricamente simples, mas com um alto poder transformador: plantar árvores. No Brasil, grupos como o "Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos"', apoiado pela ONU Mulheres e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, busca dar visibilidade ao papel importante das mulheres rurais, indígenas afrodescendentes, especialmente diante de um complexo contexto de desigualdades estruturais e de desafios sociais, econômicos e ambientais. Movimentos como o Cinturão Verde e das Mulheres Rurais no Brasil buscam visibilizar o papel crucial que as mulheres rurais desempenham em suas comunidades, como guardiãs de sementes, alimentos tradicionais, água, terra, recursos naturais, sabedoria ancestral, cultura, direitos humanos, entre outros, tornando-as verdadeiras guardiãs do Desenvolvimento Sustentável.
DICAS| Para refletir:
- Documentário "Outras Marias" no Youtube;
- Mulheres Fantásticas #10| Wangari Maathai no Youtube;
- Perfil do Instagram da União das Mulheres do Agro "@rede_umaportodas".
Redes Sociais:
@femacedocruz
@diessicas -
No episódio de estreia, Fernanda Cruz juntamente com a advogada Larissa Cruz, a coordenadora de parcerias da ONG Elas no Poder Isabela Rahal e a Comunicadora e Coordenadora de programa do Instituto Update Gabi Juns discutem a questão das dificuldades que as mulheres enfrentam para ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas e apresentam a Plataforma Online "Impulsa.voto", uma plataforma aberta e gratuita que oferece formação política para mulheres através de produtos práticos com linguagem acessível, afetiva, feita por e para mulheres para inspirar, treinar e conectar a próxima geração de mulheres líderes na América Latina.
DICAS | Para refletir:
- "Nada Ortodoxa" na Netflix;
- The Handmaid's Tale - O Conto da Aia no NOW;
- As Sufragistas;
- The Good Fight na Amazon;
- Virando a Mesa do Poder na Netflix;
- Good Girls Revolt;
- Nosso Lugar por Tabata Amaral;
- Como as Democracias Morrem por Steven Levitsky e Daniel Ziblatt
Redes Sociais:
@femacedocruz
@adv.larissaoliveiraa
@isabela.rahal
@gabijuns
@impulsa.voto
@institutoupdate
@elasnopoderbr -
Bem vindo ao Podcast Despertador, iniciamos hoje essa jornada rumo a um despertar de ideias, opiniões e motivações. Episódios semanais, toda sexta-feira, nas principais plataformas de streaming.