Episodes

  • O personagem Asterix, da história em quadrinhos criada pelos franceses René Goscinny e Albert Uderzo há mais de 60 anos, ainda faz sucesso. Ao tomar a poção mágica, ele ganhava força descomunal para enfrentar os romanos que ocupavam a Gália 50 a.c.

    Se na vida real existisse uma poção mágica parecida com a do Asterix, seriam as proteínas (claro que guardadas as devidas proporções). Elas garantem força e sustentação, formam nossos tecidos e músculos, além de serem fundamentais para nossas tarefas do dia a dia.

    Auxiliam também na imunidade e reações químicas do nosso organismo (já que os anticorpos e enzimas são feitos a partir delas, das proteínas).

    Há vários tipos dessa macromolécula, como a actina e miosina, predominante nos músculos, a queratina nas unhas e a amilase que digere os carboidratos. E por aí vai...

    Por sua vez, são compostas por aminoácidos. São tão fundamentais para a vida ao ponto de todos os seres vivos usarem os mesmos 20 aminoácidos.

    Nosso corpo pode produzir 11 deles e os outros 9 devem ser obtidos por meio da alimentação.

    Os alimentos de origem animal apresentam uma rica quantidade de proteínas e, consequentemente, grande variedade de aminoácidos. E também é possível encontrá-las em alguns alimentos de origem vegetal.

    Para saber mais sobre o incrível mundo das proteínas, não perca a nossa nova temporada do Puravida CAST dedicada inteiramente a elas.

    Para tratar do assunto com profundidade, as apresentadoras Alessandra Feltre e Roberta Carbonari recebem Marcio Souza, nutricionista pós-graduado em nutrição esportiva funcional e clínica funcional e doutor em saúde do adulto no primeiro episódio.

  • A criança aprende a se alimentar ainda na barriga da mãe.

    Estudos mostram que com apenas 16 semanas o bebê começa a engolir mais vezes o líquido amniótico, caso o mesmo seja mais doce.

    Por isso, é necessária atenção redobrada com o que é ingerido durante a fase de gestação.

    A verdade é que o abuso no consumo do açúcar por uma criança pode gerar consequências para toda vida.

    Sobrepeso, obesidade, resistência à insulina, diabetes e outras doenças causadas pelo excesso de gordura no corpo, como pressão alta, são exemplos de consequências do consumo excessivo de açúcar no corpo humano.

    A boa notícia é que com conhecimento embasado cientificamente é possível educar a criança a ter uma alimentação saudável e consumir açúcar com moderação, sem privá-la desse sabor.

    Para explicar a fundo este assunto, a nutricionista materno-infantil, doutora em ciências fisiológicas e presidente da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil, Andreia Friques, é a convidada do recém-lançado episódio do Puravida CAST.

    Escute e entenda os impactos do consumo de açúcar durante a gestação e nos primeiros anos de vida das crianças.

    O Puravida CAST: Infância: Açúcar na medida, já está disponível nas principais plataformas.

  • Missing episodes?

    Click here to refresh the feed.

  • Afinal, o açúcar é mesmo uma droga? Ele vicia?

    O novo episódio do Puravida CAST, com a participação do médico psiquiatra Felipe Paraventi, responde finalmente essa controversa questão.

    Durante a conversa com as nutricionistas Alessandra Feltre e Roberta Carbonari, o médico menciona que não há nada que comprove que o açúcar seja viciante como os narcóticos.

    O fascínio pelo sabor intenso, rápido e gratificante vem da nossa ancestralidade. De um passado pré-histórico em que não existia sequer o açúcar, que só foi desenvolvido no século V depois de Cristo.

    Os alimentos, incluindo o açúcar, desempenharam importante papel na sobrevivência da espécie humana, o que remonta da época em que tínhamos que caçar.. Era uma luta diária envolvendo vida e morte.

    Assim, o ato de comer passou a ativar circuitos cerebrais de prazer e de recompensa. Justamente por isso, os caçadores-coletores buscavam algo que era mais calórico, para acumular energia para os períodos de escassez.

    O problema é que hoje em dia, com a fartura de alimento e a disponibilidade frequente dos mais deliciosos pratos, a gente ativa muito mais o circuito do prazer do que se vincula a alimentação pela busca de nutrientes.

    A dificuldade de tratar a compulsão é real porque os alimentos fazem parte do nosso dia a dia. São fáceis demais de serem encontrados, ofertados em qualquer mercado ou a poucos cliques pelo celular.

    Mas existem maneiras de vencer essa obsessão desenfreada por doces…

    Aprenda no Puravida CAST: Como vencer a compulsão por açúcar que já está disponível nas principais plataformas.

  • A beleza do nosso corpo se apresenta de diversas formas e zelar por isso é um ato de amor consigo mesmo.

    Cuidar da saúde também é cuidar da beleza.

    Porém, infelizmente alguns adversários podem colocar a graciosidade da nossa aparência em risco.

    Um deles é o açúcar, cujos efeitos podem não ser sentidos imediatamente, mas no longo prazo prejudicam a pele, deixando-a mais flácida e suscetível a rugas.

    Beleza se expressa de dentro para fora - é uma manifestação da saúde.

    E aprender estratégias para diminuir as consequências da abundância do consumo de açúcar na pele mostra-se fundamental.

    Para elucidar esse assunto, Alessandra Feltre e Roberta Carbonari, as anfitriãs do Puravida CAST, recebem a médica pós-graduada em nutrologia e especializada em Medicina do Estilo de Vida pela Harvard University, Fernanda Bach.

    O Puravida CAST: Açúcar - O Inimigo da Beleza já está disponível nas principais plataformas.

  • Pouco ou nenhum nutriente, muitas calorias e dezenas de nomes.



    O açúcar é geralmente conhecido em sua forma mais tradicional, mas ele também se camufla em diferentes codinomes.



    Caramelo, dextrose, frutose, glicose, glucose de milho, maltitol, maltodextrina, maltose, melaço, sacarose e xarope de guaraná são alguns exemplos disso.



    Todos muito semelhantes em seu efeito no organismo.



    Acontece que muitas pessoas levam açúcar pra casa sem saber.


    Ele está presente no achocolatado das crianças, no iogurte adoçado, no suco de caixinha, no suco natural orgânico e, também, no açaí congelado que aparenta ser saudável.



    Esse hábito gerou uma multiplicação do consumo de açúcar no decorrer das últimas décadas, elevando os casos de obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, gordura no fígado, doenças cardíacas e metabólicas decorrentes do excesso de calorias vazias.



    A boa notícia é que com o conhecimento é possível aprender a decifrar os rótulos dos alimentos que você está consumindo.



    Para nos ajudar nessa missão, Alessandra Feltre e Roberta Carbonari recebem a especialista em alimentação consciente e health coach, Camila Espinosa, no episódio 22 do Puravida CAST.



    O Puravida CAST: O açúcar camuflado já está disponível nas principais plataformas.

  • O sabor do açúcar oferece um prazer intenso, rápido e gratificante para o cérebro. Mas cuidado: às vezes, a ilusão passa e os malefícios ficam.



    Esses prejuízos nem sempre são visíveis, mas metabolicamente nosso corpo exerce grande esforço.



    Todas as vezes em que algum tipo de açúcar é ingerido, o corpo produz insulina para evitar que o nível de glicose se eleve acima do normal. Quanto mais açúcar, mais insulina.


    Este hormônio é responsável por retirar o açúcar do sangue e levá-lo para as células. No entanto, os altos e constantes níveis, o tempo todo, podem resultar, com o tempo, em excesso de peso, diabetes tipo 2, entre outras doenças.



    Pagamos um preço alto demais por normalizar o consumo de alimentos ricos em açúcar. E é importante dizer que no passado não tínhamos acesso ao conhecimento para compreender essa relação de causa e efeito - tão direta.


    Mas hoje, felizmente, isso mudou: temos muita informação.



    É por isso que preparamos a quarta temporada do Puravida CAST: para ampliar seu aprendizado sobre os efeitos do açúcar no seu organismo.



    No primeiro episódio, nossas anfitriãs Alessandra Feltre e Roberta Carbonari recebem a pesquisadora de saúde e bem-estar Bruna Fabris para debater sobre as implicações que o consumo de açúcar gera em nossa saúde.



    O Puravida CAST "O açúcar que custa caro à saúde" já está disponível nas principais plataformas.

  • Assim como os benefícios, as dúvidas também se acumulam quando assunto é suplementação. Afinal, são muitos os nutrientes, usos, sinergias e casos.

    Nos comentários dos cursos, lives e Instagram da Puravida chegam muitas perguntas, muitas delas são exclusivamente sobre suplementos. Por isso, organizamos um episódio do Puravida CAST inteiramente dedicado a respondê-las e para tirar essas dúvidas mais frequentes.

    Suplementos são alimentos concentrados e peças fundamentais do que a ciência de hoje chama de medicina natural preventiva.

    A suplementação é uma complementação nutricional que precisamos diariamente. De forma alguma, é um tratamento médico convencional, e sim uma preparação do organismo. E o benefício vem do uso contínuo.

    E como já resumiu o médico americano Gabriel Cousens: “Nos dias de hoje, ou você tem um armário de suplementos ou você terá um armário de medicamentos”.

    O Puravida CAST Suplementação na Prática já está disponível nas principais plataformas.

  • Para ser mais eficiente, a nutrição deve acompanhar o ritmo da nossa natureza.

    A razão para isso está nos ciclos. O ritmo biológico presente no organismo dos seres vivos sofre influência do dia e da noite, da luminosidade, da falta dela, da temperatura, do movimento das marés, dos ventos. É o ambiente, o planeta (e a lua) atuando no nosso corpo e na nossa mente. Este fenômeno recebe um nome estranho: Ciclo Circadiano.

    Se a alimentação e a suplementação nutricional não respeitarem essa cadência, sentiremos desequilíbrios.

    Por isso, existem rituais para suplementação. Alguns compostos são bem-vindos pela manhã, ou durante o jejum. Já outros, próximos aos horários de almoço e aqueles melhores para o período noturno, no final do dia - já que vão beneficiar o sono, pois servem para o relaxamento.

    Nutrientes usados para despertar ou que o corpo teria acesso no período do sol devem ser tomados de manhã. Desta forma, não faz sentido tomar cafeína perto do período de dormir. Há pessoas que sofrem até de insônia por esse motivo.

    Já matérias-primas construtivas devem ser ingeridas à noite e os multinutrientes ficam perfeitos próximo às refeições.

    O Puravida CAST Suplementação: Como criar um ritual já está disponível nas principais plataformas.

  • Todos os dias você se alimenta. E isso lhe faz pensar que o corpo está recebendo os nutrientes necessários para criar as condições de saúde que você gostaria de usufruir.

    Mas nem sempre é assim. Seja pela escolha errada dos ingredientes ou, ainda, pela falta de nutrientes em quantidades satisfatórias nos próprios alimentos. Infelizmente, isso é uma realidade.

    Como complementar a falta de nutrientes?

    Através de uma tecnologia chamada suplementação. Pequenas cápsulas ou porções em pós super concentradas de nutrientes essenciais: proteínas, vitaminas, minerais e gorduras pró-saúde. Matéria-prima natural para seu organismo construir a longevidade que você deseja e merece viver.

    QUAIS SUPLEMENTOS DEVO TOMAR? EM QUAIS HORÁRIOS?

    Para responder essas dúvidas - que são as mais comuns - convidamos Flavio Passos, fundador e diretor criativo da Puravida para esmiuçar o assunto, juntamente com as nossas hostess @robertacarbonari e @alessandrafeltre no primeiro episódio da terceira temporada do Puravida CAST!

    SUPLEMENTAR TRANSFORMA.

    Você merece viver a sua melhor versão.

  • O feminino tem essência… todas as mulheres carregam em si o poder transformador da natureza e dos seus ciclos.

    Ciclos que, muitas vezes, são como as águas do mar - alguns momentos são fortes e agitados e outros são calmos e serenos.

    Essa dualidade que compõe a essência feminina torna as mulheres resilientes para conquistar seu espaço sem perder a doçura, a beleza e o requinte. E faz com que sua incrível capacidade de amar seja ainda mais contagiante.

    Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, este episódio especial do Puravida CAST se dedica a debater sobre as nuances da natureza feminina - os processos de descoberta, as inspirações e os desafios de ser mulher.

    Neste episódio, Alessandra Feltre e Roberta Carbonari, recebem a especialista em desenvolvimento humano, Ana Raia, junto com a empresária e podcaster Malu Perini, para um bate-papo recheado de reflexões e lições de vida.

    Acompanhe-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no Puravida PRIME.

    Instagram: https://www.instagram.com/puravidaprime/
    Site: https://www.puravidaprime.com.br/suplementar-transforma-org-pr

  • A tecnologia favorece a boa nutrição e a saúde.

    Os suplementos, desenvolvidos e otimizados pelo avanço tecnológico, possibilitam disponibilizar ao organismo abundância de nutrientes essenciais nas quantidades e formatos ideais.

    Assim, além de uma nutrição variada, investir em suplementação é uma excelente forma de otimizar os níveis desses elementos vitais que constroem um sistema imune vigoroso.

    O fato é que, para ter um corpo saudável e eficiente, o sistema imunológico precisa de nutrição de qualidade. Proteínas, vitaminas (A, complexo B, C, D3 e K2), minerais (ferro, zinco, selênio) e ômega 3 estão entre alguns dos nutrientes naturais que participam dessa atividade.

    Estudos apontam que aminoácidos como glicina, glutamina e cisteína são extremamente importantes para a imunidade, já que contribuem para o aumento da glutationa e para outros mecanismos de proteção. O ômega 3, por sua vez, foi apontado em pesquisas como elemento essencial para equilibrar a resposta da imunidade, diminuindo processos inflamatórios exacerbados.

    Por isso, investir em suplementação é uma excelente maneira de otimizar os níveis desses elementos vitais a fim de prevenir e reduzir sintomas desagradáveis.

    Neste episódio, Alessandra Feltre e Roberta Carbonari recebem o pesquisador de Saúde, Nutrição e Longevidade, diretor criativo e Fundador da Puravida, Flavio Passos.

    Escute este bate-papo com conhecimento prático para otimizar sua imunidade.

    Acompanhe-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no Puravida PRIME.
    Instagram: https://www.instagram.com/puravidaprime/
    Site: https://www.puravidaprime.com.br/convite

  • Uma coisa que com certeza devemos conservar na vida são os vícios saudáveis. Uma alimentação rica em nutrientes, exercícios para a mente e o corpo, manter boas relações - todos estes são vícios positivos.

    Porém eles, nem sempre, são os mais fáceis de mantermos por perto. O ritmo de uma sociedade movida a estímulos nos faz enfrentar a auto elaboração de vícios nocivos à nossa saúde. Vícios maléficos estes dos mais variados possíveis: vício por compras, celular, sexo, álcool, drogas de abuso, dentre tantos outros.

    Os vícios, então, podem ser nocivos ou benéficos à saúde.

    Os chamados “vícios de estimação” estão completamente ligados ao nosso sistema de recompensa cerebral. A liberação de dopamina - hormônio do prazer - acontece sempre vinculada a uma atividade que traz satisfação. Seja ela benéfica à saúde, ou não.

    Um vício que atrapalha milhões de brasileiros, por exemplo, é o consumo excessivo de açúcar. Estudos comprovam que o açúcar é oito vezes mais viciante que a cocaína. Esse vício, como alguns outros, prejudica instantaneamente o sistema imune e todo o seu funcionamento.

    Por isso, entender profundamente como os vícios afetam nosso corpo e principalmente como eles abrem brechas para o desenvolvimento de doenças, nos ajuda a tomar melhores decisões.

    Neste episódio, Alessandra Feltre e Roberta Carbonari recebem o mestre em neurociência, especialista na abordagem cognitiva comportamental, João Perini.

    Escute e descubra como estimular o sistema recompensa através de formas saudáveis como, cozinhar, praticar atividade física e hobbies.

    Acompanhe-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no Puravida PRIME.
    Instagram: https://www.instagram.com/puravidaprime/
    Site: https://www.puravidaprime.com.br/convite

  • O exercício físico é um alimento para a saúde. Nosso corpo foi concebido para se movimentar e assim contemplar o máximo de potencial do nosso organismo durante a realização das atividades do dia-a-dia.

    A prática frequente de atividades físicas sinaliza ao organismo que é preciso realizar adaptações positivas. Essas mudanças resultam no fortalecimento de diversos sistemas do organismo, principalmente no sistema imunológico.

    Evidências comprovam que sessões de atividades de até 60 minutos diários aumentam significativamente a quantidade de imunoglobulinas e melhoram a atividade dos macrófagos, componentes do sistema imune que atacam invasores rapidamente.

    Outro dado importante, trazido por uma revisão sistemática publicada em 2021, mostrou que a prática regular de atividades físicas moderadas a vigorosas está associada a uma redução de 31% do risco de doenças infecciosas e a 37% de redução do risco de mortalidade dessas enfermidades.

    Fica evidente a importância do treinamento físico regular e a sua influência antiinflamatória geral mediada por múltiplas vias.

    Neste episódio, Alessandra Feltre e Roberta Carbonari recebem a ilustre presença do professor e pesquisador das relações entre atividade física e saúde mental, Felipe Schuch, Para discorrer sobre as implicações da atividade-física no sistema de defesa humano.

    Acompanhe-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no Puravida PRIME.
    Instagram: https://www.instagram.com/puravidaprime/
    Site: https://www.puravidaprime.com.br/convite

  • Somos produto de nosso meio, por isso, a importância de escolher bem o meio no qual você irá se relacionar.

    Conviver com aqueles em quem confiamos e com os quais temos afinidade reforça nossas qualidades e nos traz um benéfico senso de segurança e pertencimento. Estar cercado de pessoas que promovam comportamentos saudáveis e positivos é importante para o fortalecimento do sistema imunológico.

    A psiconeuroimunologia, campo científico que investiga as ligações entre o cérebro, o comportamento e o sistema imunológico, demonstra que acontecimentos da nossa vida podem alterar características e estados psicológicos e, por consequência, diminuir a eficiência do sistema imune.

    Desse modo, é fundamental entender como esse desdobramento das relações acontece em nosso corpo e assim adotar medidas preventivas pró-imunidade.

    Neste episódio, Alessandra Feltre e Roberta Carbonari recebem o psicólogo e neurocientista, Dr. Eslen Delanogare, para esclarecer esse assunto.

    Acompanhe-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no Puravida PRIME.
    Instagram: https://www.instagram.com/puravidaprime/
    Site: https://www.puravidaprime.com.br/convite

  • Por meio da ingenuidade das crianças, o mundo fica mais colorido e diverso. Elas se divertem com pouco, porque esse é o poder advindo da sua inocência.
    Em contrapartida, quando se trata de nutrientes, o corpo humano requer específicos desde o início de sua formação e em quantidades regulares. Muitos desses são imprescindíveis para garantir que o amadurecimento de uma criança aconteça da melhor forma.

    Excelência cognitiva, desenvolvimento cerebral e ósseo, músculos, pele e tendões, todos eles dependem da qualidade nutritiva de rotina. Se substâncias importantes faltam, o desenvolvimento é prejudicado - e isso pode afetar todos os aspectos do presente e, principalmente, do futuro desta criança.

    Neste episódio, Alessandra Feltre e Roberta Carbonari recebem a médica pediatra consultora em amamentação e sono infantil, Drª. Bruna Briones, para falar sobre este tema tão em voga no momento.
    Acompanhe-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no Puravida PRIME.
    Instagram: https://www.instagram.com/puravidaprime/
    Site: https://www.puravidaprime.com.br/convite

  • Não é só o tempo que cura: o sono de qualidade também!

    Há milhares de anos, o grego Hipócrates - o pai da medicina ocidental - sugeria que o sono profundo pode melhorar a recuperação do estado de doença.

    No entanto, apesar desta antiga observação, foi apenas recentemente que a ligação entre o sono e o sistema imunológico começou a ser elucidada.

    Um estudo demonstrou que pessoas com baixa eficiência do sono eram 5 vezes mais propensas a contrair um resfriado. Portanto, não conseguir descansar, dormir, o tempo necessário que seu corpo precisa o coloca em maior risco para esse tipo de infecção. Não é à toa que quando não estamos bem queremos dormir mais tempo, isso faz com que a imunidade lute melhor contra a doença.

    Neste episódio, Alessandra Feltre e Roberta Carbonari recebem o farmacêutico e pesquisador em psicofarmacologia, Dr. Fabricio Assini para desvendar as atitudes que cooperam na construção do sono de qualidade.

    Acompanhe-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no Puravida PRIME.
    Instagram: https://www.instagram.com/puravidaprime/
    Site: www.puravidaprime.com.br/convite

  • Tudo que nos deprime enfraquece nossas defesas naturais. Exemplo disso é o estresse crônico, que afeta o sistema imune e pode favorecer o surgimento de doenças.

    Perceba que estamos falando do estresse crônico e não do estresse intermitente, aquele que é ligado e desligado em ciclos de ativação e repouso - esse é benéfico e favorável à saúde. É esse tipo de estresse que é responsável por modular o metabolismo de proteção e contribuir para a longevidade do organismo.

    Ocorre que na pauta dos principais estudos ganha protagonismo o estresse crônico. Níveis de cortisol elevados de maneira constante reduzem de forma drástica a eficiência da imunidade, tanto de maneira direta quanto indireta.

    Indiretamente acontece quando o estresse afeta negativamente o sono, a produção da glicose e insulina e outros sistemas do corpo, que, por sua vez, enfraquecem nossas defesas naturais. Diretamente quando a presença constante de cortisol no organismo desequilibra as respostas imunes.

    É fato que grande parte do estresse da vida moderna está no âmbito psicológico.

    A boa notícia é que reverter este cenário é mais simples do que parece. Relaxamento, descanso, autocuidado e gratidão são verdadeiros antídotos.

    Cultivar saúde com mentalidade saudável nos traz bem-estar e ajuda a neutralizar o estresse do dia a dia.

    Neste episódio, Alessandra Feltre e Roberta Carbonari recebem a nutróloga e endocrinologista, diretora do Instituto Assaly de Prevenção Personalizada, a Drª. Vânia Assaly para falar sobre o universo do estresse em nosso organismo, bem como sobre os impactos dele na construção da imunidade.

    Acompanhe-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no Puravida PRIME.
    Instagram: https://www.instagram.com/puravidaprime/
    Site: https://www.puravidaprime.com.br/convite

  • Nutrição é a matéria-prima da saúde. E tudo melhora quando você provê ao corpo densidade nutritiva por meio do que se alimenta. Estamos falando também de imunidade.

    Evidências comprovam que 70% das nossas células de defesa estão no intestino. Logo, cultivar hábitos que preservem e potencializem a saúde intestinal é um dos passos vitais para uma boa imunidade.

    Os intestinos merecem destaque por abrigarem uma enorme população de bactérias, que chamamos de microbiota intestinal - um dos principais pontos de contato do nosso organismo com toxinas, patógenos e substâncias potencialmente alergênicas.

    É essa mesma microbiota que interage com nosso sistema imunológico, desempenhando um papel fundamental no fortalecimento das nossas defesas naturais.

    A forma como você se nutre é, de fato, o principal fator na determinação dos tipos de microorganismos que vivem em nossos intestinos e que constroem imunidade.

    Neste episódio, Alessandra Feltre e Roberta Carbonari recebem o nutricionista especialista em modulação intestinal, Murilo Pereira. Murilo traz, com muita profundidade, o funcionamento do nosso intestino sob a perspectiva da imunidade.

    Acompanhe-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no Puravida PRIME.
    Instagram: https://www.instagram.com/puravidaprime/
    Site: www.puravidaprime.com.br/convite

  • Há uma equação que é, claramente, nada favorável à saúde: ausência de nutrientes essenciais na alimentação, bebidas e estresse em excesso, sono e atividade física em falta.

    Isso não faz bem.

    É nesse âmbito que surge uma importante aliada: a Medicina do Estilo de Vida, uma prática médica desenvolvida em Harvard, uma das mais importantes universidades dos Estados Unidos.

    Profissionais do mundo todo desenvolvem essa abordagem, que é baseada em evidências científicas para tratar e reverter doenças. Isso acontece quando hábitos não saudáveis são substituídos por atitudes positivas.

    A boa imunidade é um sintoma da saúde, o que a Medicina do Estilo de Vida atribui a seis pilares: reeducação alimentar, exercício supervisionado, higiene do sono, diminuição do contato com substâncias tóxicas, gerenciamento do estresse e estímulo da sociabilidade.

    É com a compreensão desse universo, bem como a adoção desse estilo de vida saudável que o sistema imune é moldado adequadamente, preparando-se para oferecer melhor resposta sempre que for confrontado por um desafio.

    Para aprofundar esse assunto, o primeiro episódio da nova temporada do Puravida CAST presenteará você com um resumo do conhecimento científico mais relevante sobre os pilares da saúde que constroem imunidade.

    Neste episódio, Roberta Carbonari e Alessandra Feltre recebem o médico especialista em Medicina do Estilo de Vida pela Harvard University, Gabriel Prado.

    Para fazer download do formulário da "Roda da Vida", indicado durante o podcast, toque aqui: https://cutt.ly/wObsL4g

    Acompanhe-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no Puravida PRIME.

    Instagram: https://www.instagram.com/puravidaprime/
    Site: https://www.puravidaprime.com.br/convite