Episodes

  • Recentemente, o governo federal fez uma série de mudanças na composição da cesta básica, dando prioridade aos alimentos mais saudáveis e excluindo os ultraprocessados. As alterações também devem ter reflexos em políticas públicas voltadas ao combate à insegurança alimentar e ao estímulo de uma alimentação mais saudável. Para refletir sobre as consequências dessas mudanças e o impacto dos ultraprocessados na saúde do brasileiro, o USP Analisa conversa com a professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, Maria Laura da Costa Louzada, e com a diretora da ACT Promoção da Saúde e integrante do grupo de referência da Cátedra Josué de Castro, Paula Johns.O ⁠⁠⁠⁠⁠USP Analisa⁠⁠⁠⁠⁠ é um podcast produzido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e pela Rádio USP Ribeirão Preto. Quinzenalmente, às sextas-feiras, a partir das 16h45, um pequeno trecho das entrevistas vai ao ar pela Rádio USP. A íntegra fica disponível nas principais plataformas de podcast.

  • A educação deve ser um tema que vai pautar muitas discussões ao longo de 2024. Há iniciativas governamentais que começam a ser colocadas em prática neste ano, projetos de lei que devem trazer impactos relevantes para a comunidade escolar e também teremos eleições municipais, que acabam interferindo na condução de políticas públicas educacionais em todo o país. Para discutir alguns dos assuntos ligados à educação que devem estar em pauta neste ano, o USP Analisa conversa com dois especialistas nessa área: a professora Maria Helena Guimarães de Castro, que é titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliações Educacionais, e o professor Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, cátedras essas que fazem parte do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.O ⁠⁠⁠⁠⁠USP Analisa⁠⁠⁠⁠⁠ é um podcast produzido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e pela Rádio USP Ribeirão Preto. Quinzenalmente, às sextas-feiras, a partir das 16h45, um pequeno trecho das entrevistas vai ao ar pela Rádio USP. A íntegra das entrevistas fica disponível nas principais plataformas de podcast.

  • Missing episodes?

    Click here to refresh the feed.

  • O fenômeno da desinformação traz uma preocupação crescente, principalmente em relação aos mais jovens. Segundo pesquisa conduzida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com estudantes brasileiros avaliados pelo PISA em 2018, sete em cada dez adolescentes de 15 anos não conseguiam distinguir fatos de opiniões. Preparar esses jovens para interpretar melhor o mundo e assim conseguir lidar com a desinformação é uma das possibilidades que a educação midiática traz. Por isso, o USP Analisa abre sua temporada 2024 discutindo esse tema com o professor da Escola de Comunicação e Artes da USP e fundador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, Ismar de Oliveira Soares, e a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco.

    O ⁠⁠⁠⁠USP Analisa⁠⁠⁠⁠ é um podcast produzido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e pela Rádio USP Ribeirão Preto. Quinzenalmente, às sextas-feiras, a partir das 16h45, um pequeno trecho das entrevistas vai ao ar pela Rádio USP. A íntegra das entrevistas fica disponível nas principais plataformas de podcast.

  • Conflitos armados já resultaram em pelo menos 110 milhões de refugiados em todo o mundo, segundo estimativas do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). O número vem crescendo a cada ano e pode ser ainda maior, já que não contabiliza os que vivem em campos de refugiados e as próprias mortes que acontecem em muitas travessias. Sobre essa triste situação, o USP Analisa deste mês conversou com a professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, Cynthia Soares Carneiro, e a professora do Instituto de Artes da Unicamp Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, que também está à frente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Unicamp.O ⁠⁠⁠USP Analisa⁠⁠⁠ é um podcast produzido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e pela Rádio USP Ribeirão Preto. Quinzenalmente, às sextas-feiras, a partir das 16h45, um pequeno trecho das entrevistas vai ao ar pela Rádio USP. A íntegra das entrevistas fica disponível nas principais plataformas de podcast.

  • Racismo estrutural é um conceito que precisa ser cada vez mais discutido para que seja melhor compreendido pela sociedade e para que suas consequências negativas sobre a população negra possam ser cessadas. Pensando nisso, o USP Analisa conversa com os integrantes do Instituto Dacor Helton Souto Lima e Vidal Dias da Mota Junior, respectivamente presidente e diretor-executivo da instituição, que busca mapear, sistematizar e produzir dados e informações sobre racismo e também disseminar conhecimento e ajudar a construir políticas sistêmicas nessa temática com base em evidências.O ⁠⁠USP Analisa⁠⁠ é um podcast produzido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e pela Rádio USP Ribeirão Preto. Quinzenalmente, às sextas-feiras, a partir das 16h45, um pequeno trecho das entrevistas vai ao ar pela Rádio USP. A íntegra das entrevistas fica disponível nas principais plataformas de podcast.

  • O verão deste ano no Hemisfério Norte e o inverno aqui no Brasil registraram temperaturas muito mais altas que o previsto, deixando um alerta claro sobre as consequências que ainda vamos enfrentar em relação ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Para discutir esse tema, o USP Analisa conversa neste mês com o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP Tércio Ambrizzi e com o professor do Instituto de Física da USP Paulo Artaxo, que também são respectivamente coordenador e vice-coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP. O ⁠USP Analisa⁠ é um podcast produzido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e pela Rádio USP Ribeirão Preto. Quinzenalmente, às sextas-feiras, a partir das 16h45, um pequeno trecho das entrevistas vai ao ar pela Rádio USP. A íntegra das entrevistas fica disponível nas principais plataformas de podcast.

  • A troca no comando do país no início deste ano trouxe mudanças também ao cenário econômico. Para discutir as alterações na política econômica e o impacto delas na vida da população, o USP Analisa deste mês conversa com o economista e presidente do Banco Ribeirão Preto, Nelson Rocha Augusto, e o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, Rudinei Toneto Junior. O USP Analisa é um podcast produzido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e pela Rádio USP Ribeirão Preto. Quinzenalmente, às sextas-feiras, a partir das 16h45, um pequeno trecho das entrevistas vai ao ar pela Rádio USP. A íntegra das entrevistas fica disponível nas principais plataformas de podcast.

  • Aprovado em 2017, o Novo Ensino Médio trouxe uma série de mudanças com o objetivo de flexibilizar o currículo e torná-lo mais atrativo aos jovens. Porém, especialistas, professores e os próprios estudantes se dividem em relação à implantação desse novo modelo e há, inclusive, quem defenda uma revogação. Para entendê-lo melhor e discutir o que pode ser feito para aperfeiçoá-lo, o USP Analisa deste mês conversa com a professora Maria Helena Guimarães de Castro, titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, ligada ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

    O ⁠USP Analisa⁠ é um podcast mensal, que leva ao ar pela Rádio USP quinzenalmente às sextas-feiras, a partir das 16h45, um pequeno trecho de suas entrevistas. A produção é uma parceria entre o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e a Rádio USP Ribeirão Preto.

  • Estabelecer uma legislação para o uso de ferramentas que envolvam inteligência artificial tem sido um tema bastante discutido em vários países, inclusive no Brasil. Afinal, por que é tão importante ter essa regulação? Para debater essa questão, o USP Analisa conversa com os professores da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, Cristina Godoy, e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Evandro Ruiz.

    O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar pela Rádio USP nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho do podcast de mesmo nome, que pode ser acessado na íntegra nas principais plataformas de podcast.

    O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto.

  • O lançamento do ChatGPT, uma ferramenta revolucionária que trabalha com inteligência artificial e foi disponibilizada para o público no final do ano passado, tem trazido cada vez mais debates sobre os impactos que esse tipo de tecnologia tem na sociedade. Para discutir esse tema, o USP Analisa conversou com o docente no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da USP e integrante do Centro de Inteligência Artificial da USP, Fernando Osório.

    O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar pela Rádio USP nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho do podcast de mesmo nome, que pode ser acessado na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music.

    O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram ou em nosso grupo no Whatsapp.

  • Após quatro anos de reduções no orçamento público e tentativas de desmonte em importantes órgãos, a ciência brasileira busca retomar seu desenvolvimento. Um dos atores à frente desse movimento é o físico Ricardo Galvão, que assumiu no início do ano a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq.

    O ⁠USP Analisa⁠ é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Quinzenalmente, você também ouve trechos do podcast pela Rádio USP.

    Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em ⁠nosso canal no Telegram⁠.

  • Avaliações educacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são fundamentais para obter dados que ajudem na criação de políticas públicas capazes de gerar melhorias no ensino brasileiro. Para discutir a importância dessas ferramentas, o USP Analisa abre sua temporada 2023 conversando com a presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional, a ABAVE, Maria Helena Guimarães de Castro. Ela também está à frente da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e lançada no dia 10 de março.

    O USP Analisa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Quinzenalmente, você também ouve trechos do podcast pela Rádio USP. 

    Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

  • Embora ainda não tenha definitivamente terminado, a pandemia de covid-19 deixou um importante legado para a ciência e para as políticas de saúde. Para falar sobre esse tema, o USP Analisa conversa com o professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP Benedito Lopes da Fonseca.

    O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar pela Rádio USP às sextas-feiras, às 16h45, um pequeno trecho do podcast. O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

  • Nos últimos anos, o Brasil viu seus índices vacinais caírem assustadoramente, trazendo o risco de retorno de doenças já controladas, como o sarampo e a poliomielite. Para tentar entender as razões disso, o USP Analisa deste mês entrevista a professora universitária e apresentadora do podcast Escuta a Ciência! Letícia Sarturi Pereira. 

    O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho do podcast de mesmo nome, que pode ser acessado na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music.

    O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

  • A pandemia trouxe impactos severos para a aprendizagem dos estudantes brasileiros, especialmente nas escolas públicas. Mas investir em políticas públicas educacionais baseadas em evidências e em pesquisas pode ser a chave para reverter esse cenário. Para entender melhor o que são essas políticas e como a universidade tem contribuído para embasá-las, o USP Analisa conversa neste mês com o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, professor Mozart Neves Ramos.

    O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho do podcast de mesmo nome, que pode ser acessado na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music.

    O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

  • Embora a legislação brasileira traga uma série de garantias aos direitos das mulheres, na prática, o acesso a esses direitos é dificultado e até mesmo negado ao público feminino. O USP Analisa discute esse cenário neste mês em uma entrevista especial com a professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP e coordenadora do projeto Reescrevendo Decisões Judiciais em Perspectivas Feministas, Fabiana Severi.

    O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho da entrevista, que pode ser acessada na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music.

    O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

  • Criada em maio deste ano, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP vai centralizar todas as ações ligadas a políticas afirmativas e de permanência da universidade. Para entender melhor como será a atuação dela e a relação com a comunidade universitária, o USP Analisa traz neste mês uma entrevista com a pró-reitora Ana Lúcia Duarte Lanna.

    O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho da entrevista, que pode ser acessada na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music.

    O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

  • A inflação voltou a trazer preocupação para a vida dos brasileiros há pouco mais de um ano. Mas, afinal, o que é esse fenômeno, como ele está impactando a vida dos brasileiros e o que pode ser feito para reverter esse cenário? Para tentar responder a essas e outras perguntas, o USP Analisa exibe neste mês, na Rádio USP, trechos de uma entrevista com o economista e presidente do Banco Ribeirão Preto Nelson Rocha Augusto e com o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP Rudinei Toneto Junior, eles que também integram o Conselho Consultivo do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

    O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar nesta sexta, às 16h45, um pequeno trecho da entrevista, que pode ser acessada na íntegra nas plataformas de podcast Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music.

    O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

  • Marco inicial do #Modernismo no Brasil, a Semana de #ArteModerna de #1922 completa neste ano seu primeiro #centenário. Mas o que foi esse evento e que impactos ele teve - e ainda tem - na #sociedade e na cena #cultural de hoje? Para falar sobre esse tema, o USP Analisa recebe a professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (#FFLCH) da USP Walnice Nogueira Galvão e a vice-diretora e professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros (#IEB) da USP, Flávia Camargo Toni.

    O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar às sextas, às 16h45, um pequeno trecho da entrevista, que pode ser acessada na íntegra nas principais plataformas de podcast.

    O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.

  • Referência mundial quando o assunto é vacinação, o Brasil passou a ver discussões em torno de um questionamento não muito comum até antes da pandemia: afinal, deve ser obrigatório se vacinar? O USP Analisa levou essa pergunta à professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP Marta Rodrigues Maffeis e ao professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP Benedito Lopes da Fonseca.

    O USP Analisa é quinzenal e leva ao ar às sextas, às 16h45, um pequeno trecho da entrevista, que pode ser acessada na íntegra nas principais plataformas de podcast.

    O programa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto. Para saber mais novidades sobre o USP Analisa e outras atividades do IEA-RP, inscreva-se em nosso canal no Telegram.