Эпизоды
-
Hoje, celebramos a aparição de Nossa Senhora a Santa Bernadette Soubirous, ocorrida em Lourdes, no sul da França, em 1858. Nos relatos da aparição, narra-se que a jovem Bernadette rezava o terço diante da Virgem Santíssima, sendo transformada e santificada nesses momentos sublimes de oração.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, e compreenda o sentido místico dessa aparição para a nossa vida espiritual, principalmente em relação à récita diária do Santo Terço.
-
Santa Escolástica, ao fazer seu irmão, São Bento, quebrar a regra monástica para permanecer com ela contemplando os mistérios divinos, mostra-nos que aplicar uma regra de vida não é vestir uma camisa de força que nos engessa, mas assumir a postura de um coração obediente e humilde, disposto a ouvir os desígnios de Deus e viver a virtude.
Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo no dia 10 de fevereiro de 2024, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
-
Celebramos hoje a memória de Santa Escolástica, virgem contemplativa e irmã de São Bento. Mesmo tendo poucas informações sobre sua vida, ela nos serve como mestra espiritual, ensinando-nos que a oração possui maior eficácia quando movida por um coração cheio de caridade.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, e peçamos a intercessão dessa grande santa, a fim de que ela nos ensine a progredir na vida de oração e a crescer no amor a Deus e aos irmãos.
-
No Evangelho deste domingo, Nosso Senhor encontrou Pedro ocupado com os seus afazeres e deu à sua existência um novo sentido: a partir daquele momento, ele seria “pescador de homens”. Do mesmo modo, Cristo vem nos visitar em nossas tarefas cotidianas para mostrar a verdadeira vocação e sentido de nossas vidas.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo, 9 de fevereiro, e entenda como podemos converter nossa vida em um apostolado eficaz para a salvação das almas.
-
No Evangelho de hoje, contemplamos a ternura com que o Coração de Cristo, cheio de compaixão e misericórdia, sente os cansaços e as dificuldades daqueles que se dedicam de corpo e alma à evangelização.
Ouça a homilia deste sábado, dia 8 de fevereiro, e medite conosco a respeito deste grande amor que faz o Coração de Deus sofrer por seus pastores e ovelhas!
-
O Evangelho de hoje é uma salutar advertência a todos nós que, embora aceitemos a Palavra de Deus, mais amamos parecer do que ser efetivamente santos. Acabamos nos tornando outros Herodes: gostamos de ouvir pregações e ter muita piedade; mas, na nossa “beatice”, pouco nos importamos em agradar a Deus.
Ouça a homilia desta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, e que São João Batista, com o exemplo do seu martírio, continue a nos evangelizar!
-
Instigado pelas mentiras do inimigo, o imperador japonês proibiu o cristianismo e ordenou o massacre dos fiéis. Entre eles, estavam religiosos e leigos de todas as idades. Mas três se destacam por sua bravura e fortaleza, que brilham ainda mais pela pouca idade: Tomás, Luís e Antônio, três acólitos que, ainda adolescentes, deram a vida como grandes heróis da fé.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, e que o exemplo destes santos inspire os acólitos e coroinhas que, com os sacerdotes, sobem ao santo sacrifício do altar, a estarem dispostos a abraçar a própria cruz, quando Deus assim quiser!
-
O martírio de Santa Águeda, morta por defender a virgindade, mostra-nos que a pureza cristã, vivida quer no celibato, quer no casamento, não é nem um “conceito abstrato” nem uma “repressão” de épocas menos tolerantes, mas expressão daquela aliança de amor a que Deus chama todos os homens. Ninguém nasceu para viver “solto” nem para fazer do sexo uma diversão, mas para comprometer-se, na fidelidade, a guardar o próprio corpo como dom e templo vivo do Espírito Santo.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, e medite sobre a santidade e a fé de Santa Águeda, que aguentou corajosamente tantas torturas por amor a Cristo.
-
Ao relatar no Evangelho de hoje a cura da hemorroíssa, São Marcos descreve as reações emocionais de Jesus e da mulher. Ao perceber que algo lhe foi tirado, Nosso Senhor, assumindo ar sério, pergunta quem o tocou. A mulher, tremendo de medo, cai aos pés dele e conta-lhe toda a verdade. A partir desse reconhecimento, Jesus muda de postura e trata-a com ternura paternal.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, 4 de fevereiro, e medite sobre esta riquíssima cena evangélica.
-
Acontece muitas vezes de irmos à igreja, o padre estar de vermelho, venerarmos os mártires e… “Amém”. Mas depois, no dia a dia, quando enfrentamos dilemas semelhantes aos dos mártires… a conversa é outra e nossa religião parece ser outra.
A Igreja hoje recorda São Brás, grande bispo e mártir dos primeiros séculos, e proclama no Evangelho o martírio de São João Batista. Mas será que nós temos real consciência do que estamos a celebrar?
Esta homilia foi feita no dia 3 de fevereiro de 2023, durante Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, de Várzea Grande (MT).
-
No Evangelho de hoje, vemos Cristo expulsar uma Legião de espíritos impuros de um pobre endemoniado. Dois são os ensinamentos que este episódio nos propõe: o porquê de Deus permitir a ação demoníaca no mundo e o valor das provações que temos de enfrentar neste vale de lágrimas.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, e veja qual é a escolha que devemos fazer diante da encruzilhada de nossas vidas.
-
Neste domingo, por ser dia 2 de fevereiro, celebramos a Festa da Apresentação do Senhor, em cujo Evangelho temos acesso à revelação luminosa de Simeão, que, já idoso, ao tomar nos braços o Menino Jesus, encontrou mais do que esperava. Por muito tempo, ele aguardou a vinda do Messias, que viria para libertar o povo de Israel, mas recebeu o próprio Deus encarnado, que veio salvar todos os povos.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este domingo, 2 de fevereiro, e medite sobre o belíssimo episódio da Apresentação do Senhor.
-
O Evangelho de hoje nos apresenta o mistério da aparente “indiferença” de Deus às dores e sofrimentos humanos. A barca de Pedro é atormentada pelas chuvas e os discípulos, apavorados, perguntam ao Cristo, que dorme: “Senhor, não te importas que pereçamos?” Como entender esse “desdém” de Jesus diante de um perigo tão iminente?
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para este sábado, dia 1º de fevereiro, e entenda por que Cristo parece dormir diante de nossas dificuldades.
-
Neste dia da Memória de São João Bosco, Padre Paulo Ricardo explica como esse grande sacerdote trilhou, desde pequeno, seu caminho de santidade, tendo como referência a instrução de sua virtuosa mãe, o testemunho do então seminarista São José Cafasso e a orientação sacerdotal do Padre João Calosso.
Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro de 2025, durante a Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande-MT.
-
Celebrando hoje a memória de São João Bosco, a Igreja nos convida a recorrer àqueles dois “métodos” de santificação com que este grande educador buscava fazer progredir na vida espiritual os jovens salesianos: a confissão assídua e a comunhão frequente. Apoiados nestas duas firmes colunas, renovemos hoje nossa fé no toque eficaz do Senhor Sacramentado e na maternal intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 31 de janeiro, e peçamos a Deus a graça de sempre recorrer à Confissão e à Comunhão frequentes!
-
Dependendo do modo como ouvimos a Deus e aderimos a sua vontade, podemos progredir no amor. Quando vivemos na obediência a Deus, estamos no primeiro nível, o amor servil, que é bom e necessário. Porém, Nosso Senhor quer de nós um amor maior, gerado na medida da generosidade do nosso coração. Esse é o amor do filho, que generosamente faz além daquilo que o pai lhe pediu, ou que dá a ele muito mais do que teria a obrigação de dar. Quando amamos de forma generosa, crescemos no amor a ponto de alcançarmos o terceiro nível, o amor esponsal, de quem está constantemente unido ao Esposo Jesus Cristo.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 30 de janeiro, medite sobre o modo como você tem ouvido a Deus e, a partir disso, examine como tem respondido a Ele.
-
Jesus conta hoje às multidões que o seguem a conhecida parábola do semeador, na qual vemos significadas, entre outras coisas, as dificuldades que encontra a graça divina para frutificar em nossos corações, pois os vários tipos de terreno em que pode ser semeada a graça divina correspondem, de certo modo, às diversas etapas por que temos de passar em nossa caminhada espiritual.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta quarta-feira, dia 29 de janeiro, e descubra como tornar seu coração um solo fértil para receber a semente do Senhor.
-
Embora o Magistério lhe atribua o título de Doutor Comum, cuja doutrina a Igreja fez sua, Santo Tomás de Aquino caiu no esquecimento, quando não no desprezo, sobretudo por parte de alguns teólogos. Em alguns casos, chega-se a considerá-lo um pensador ultrapassado, cujo estilo e modo de abordar as questões mais profundas não seria capaz de falar ao coração do “homem moderno”, tão crítico e alheio a “medievalices”. Será que há algo de verdade nessa caricatura do Aquinate? Será mesmo que aquele a quem a Igreja honra como Doutor Comum e príncipe da Teologia não tem nada a nos ensinar?
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 28 de janeiro, e conheça a grandeza insuperável e a atualidade perene do mais santo dos sábios e o mais sábio dos santos.
-
Muitas vezes, dentro de nós há um reino dividido, pois conhecemos a verdade e queremos adequar nossa vida a ela, mas nos deixamos levar pelas paixões e terminamos sendo escravizados por elas. Justamente por isso, não podemos ser presunçosos de achar que temos o controle de tudo, mas precisamos humildemente reconhecer nossa miséria e superar essa divisão interior.
Esta homilia foi feita pelo Padre Paulo Ricardo nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro de 2025, durante a Missa matutina na Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande-MT.
-
O que faziam outrora com Cristo, acusando-o de expulsar demônios pelo poder de Beelzebu, fazem-no hoje contra a Igreja, acusando-a de toda sorte de mentiras. Jesus, por querer livrar os homens do pecado, era por seus detratores acusado das formas mais blasfemas. A Igreja, por fazer por ordem de Cristo o mesmo que fazia Ele, é por seus inimigos insultada das formas mais mentirosas.
Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 27 de janeiro, e medite conosco sobre esses graves pecados de blasfêmia com que muitos, infelizmente, põem em perigo sua própria salvação eterna.
- Показать больше