Эпизоды
-
Voltamos aos caminhos de Portugal com duas cidades unidas por ricas histórias. A estrada vai levar-nos de Santarém a Beja.
-
Ulisses, o guerreiro de Tróia, na sua longa jornada de volta a casa encontra um local onde decide fundar uma cidade. Mas que perigos espreitam? E quantos nomes terá esta cidade até chegar à Lisboa que hoje conhecemos?
-
Пропущенные эпизоды?
-
Pedras no caminho? É juntar todas e construir castelos. Castelos em todo o lado! Olhamos para lindos castelos portugueses. É o Real Estate!
-
Carmen Miranda, nascida no Marco de Canavezes, foi fenómeno mundial. De chapeleira no Rio de Janeiro até ter os Estados Unidos a seus pés, a mulher de frutas na cabeça teve uma vida fascinante.
-
D. Isabel de Portugal ou a Grande Senhora, casou com o Duque de Borgonha e ajudou a povoar os Açores. Irmã do Infante D. Henrique, o Navegador, também foi autora de feitos incríveis.
-
D. Fuas Roupinho, guerreiro valoroso e amigo de D. Afonso Henriques foi o primeiro comandante naval português. Mas foi em terra firme que viveu uma enorme aventura ao sobreviver da morte certa, graças a um milagre.
-
A mulher que sobreviveu ao fundador da fábrica de cerâmica, António da Costa Lamego, passou para a história do azulejo português. Vigura mítica ou discreta?
-
O Sporting Clube de Portugal foi fundado pelo Visconde de Alvalade. No entanto, seria o seu neto José, quem transformaria o clube num dos maiores da Europa. Sonho de aristocrata ou incubadora de grandes atletas?
-
Gil Vicente é o pai do teatro português. Actor, encenador, artista ourives. A ele devemos personagens como Inês Pereira ou Maria Parda.
-
Quer fosse ele mesmo, um dos seus ortónimos ou heterónimos. Fernando Pessoa será sempre um dos maiores vultos da literatura mundial.
-
D. Domingos Vasco Xavier Pio Teles da Gama Castro e Noronha Ataíde Silveira e Sousa foi o último Marquês de Nisa. Gastou a sua imensa fortuna em jogo, mulheres e outros vícios. Fundador da Sociedade do Delírio, queria fazer de Lisboa, Monte Carlo. Morreu na misériaaos 56 anos.
-
Foi o sítio que lhe deu nome ou o nome que ele deu ao sítio?
António Ribeiro Chiado, foi um poeta, colega de Camões que renunciou à vida eclesiástica para se dedicar à boémia. Onde? No Chiado!
-
Dos Amigos de Peniche, até às portas de Braga, muitas são as expressões inspiradas em lugares. Voltemos à estrada, para procurar as suas origens.
-
Adivinho ou criativo? Gonçalo Annes Bandarra, sapateiro de profissão, escreveu trovas que influenciaram figuras como o Padre António Vieira ou Fernando Pessoa. Quem era este homem nascido em Trancoso e que profecias serão essas?
-
Das Angústias ao Vale da Rata, passando pelo Purgatório e Ancas, imaginação é o que não falta quando se trata de dar nome a terras e lugares. Vamos pegar no mapa e partir à descoberta!
-
Giraldo Geraldes. Magnífico guerreiro ou mercenário sem vergonha? Vamos até Évora desvendar estes e outros segredos do homem que deu nome à mais nobre praça da cidade.
-
Isabel de Roxas e Lemos foi duas vezes condenada à morte. E por duas vezes escapou por um triz. Quem era e o que fez para merecer tal castigo?
-
A gastronomia torna-se mais rica quando o nome do prato é pomposo. Mas do Bulhão Pato ao Dom Rodrigo quem é esta gente que inspira cozinheiros e comensais?
-
Natália Correia, poeta, feminista, política. Eram famosas as tertúlias no seu café, Botequim, no Bairro do Alto em Lisboa - um ponto de encontro para artistas, escritores, políticos e pensadores da época, refletindo seu espírito livre e sua paixão pela cultura.
-
Luís Vaz de Camões, o maior poeta português teve uma vida repleta de aventuras mas sobretudo desventuras. Quem foi este homem e onde perdeu o olho direito?
- Показать больше