Эпизоды
-
Por isso, se lhe ofereceram uma chávena ou um poster com aquela famosa frase de Confúcio que diz «Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida», trate de partir a chávena em mil pedaços e rasgar o poster, pois Confúcio de certeza que não trabalhou como freelancer!
-
Trabalhar como freelancer é acumular muitas funções e siglas, pois o negócio depende inteiramente de si (isto não significa que tem de fazer tudo sozinho, pois, com o crescimento do seu negócio, pode contratar outras pessoas para assumirem estes trabalhos). Se alguma der de errado, então a culpa é inteiramente sua.
-
Пропущенные эпизоды?
-
Para o freelancer criativo o portfólio é um assunto sério! Ele mostra a qualidade da criatividade, do talento, a ambição, o profissionalismo e especialmente a capacidade de propor soluções inovadoras.
Assim, um bom portfólio deve incluir uma combinação de trabalho executado pelo freelancer com sucesso, trabalho que mostre o estilo e a personalidade do freelancer e ainda um vislumbre do tipo de trabalho que gostaria de executar no futuro. -
Todo o cliente sabe bem o quanto pode e o quanto quer gastar. Por isso, cabe a si - freelancer - tomar a iniciativa para que o cliente desvende esse número.
Não há nada mais frustrante do que andar a preparar propostas de solução e orçamento para depois serem recusadas simplesmente porque estão fora do alcance financeiro do cliente. É que neste jogo absurdo de xadrez pode ficar por terra uma colaboração proveitosa entre o cliente e o freelancer. -
Um dos temas que mais debato com outros designers é a questão do feedback. Na verdade, a questão do feedback prende-se com muitos outros profissionais da indústria criativa e não só.
Demorei muitos anos a encontrar um método que no meu caso resulta bem. E friso isto, no meu caso, o método que lhe vou propor para usar com o seu cliente, é o meu método e por isso, pode não resultar consigo e só comigo! -
Um episódio bom, barato e rápido
-
O cliente paga pela criatividade do freelancer, que se traduz na resposta a um problema. Quem faz profissão de trabalho criativo ou intelectual tem sempre a dificuldade em defender o valor do seu trabalho, porque este tipo de trabalho não é fácil quantificar ou valorizar
-
Se for como eu, tudo fará para evitar encontros pessoais com o cliente. Ou mesmo por Skype. Para quem é tímido é de facto um enorme desconforto este tipo de situações.
Mas mesmo sentindo enorme desconforto neste tipo de encontros, considero muito importante que eles aconteçam, até porque, há sinais que só conseguimos ler nas outras pessoas quando as olhamos olhos-nos-olhos. -
No episódio passado falei sobre o que é um briefing e o seu objectivo. Apresentei um breve modelo de briefing que tal como expliquei, não é um modelo fechado ou final.
Quero hoje continuar a explorar este tema de briefing, pois há uma ideia errada de que esse documento deve apresentar além do problema, a solução. Isto é, o cliente aborda o freelancer e diz-lhe: quero que faça isto e aquilo, deste modo e daquele. -
Não há um modelo de briefing perfeito. Cada um tem o seu. Procure no Google por modelos de briefing e receberá cerca de 630 000 resultados! Nem é o meu propósito dizer aqui qual o modelo perfeito à prova de qualquer arma para criar um briefing de um projecto.Este documento servirá para informar todos os intervenientes – cliente e freelancer – sobre o propósito daquele trabalho: qual o problema a ser resolvido, os objectivos a alcançar e outros aspectos a ter em conta – por exemplo, orçamento, tecnologia ou impedimentos legais.
-
De certeza que já teve aquele tipo de cliente de que gosta de tudo o que lhe mostra… pelo menos enquanto está consigo na mesma sala. Depois vem com aquela conversa que tem de pensar um pouco ou até pedir umas autorizações e mostrar aos seus superiores hierárquicos… No dia seguinte, por email ou telefone, a mensagem é totalmente diferente, diz o cliente que pensou melhor e que afinal já não está satisfeito com a proposta mostrada no dia anterior. E percebemos que esse é o padrão: quando estamos juntos pessoalmente, o trabalho é sempre bom e está muito satisfeito; no dia seguinte envia uma lista sem fim de alterações, porque afinal esteve a pensar melhor.Para o freelancer é fundamental que o cliente lhe diga a verdade.
-
Lancei o desafio aos membros de vários grupos de freelancers no Facebook para enviarem as suas dúvidas sobre trabalhar por conta-próprio. Obrigado a todos os que participaram. Vamos escutar mais algumas?
-
Lancei o desafio aos membros de vários grupos de freelancers no Facebook para enviarem as suas dúvidas sobre trabalhar por conta-própria.
-
É muito frustrante trabalhar num projecto onde toda e qualquer decisão tem de estar dependente de uma comissão ou grupo de trabalho, onde por vezes não existe qualquer possibilidade de consenso (nem maioria democrática) para se tomar uma decisão. Note que não estou a defender o quero, posso e mando. Pelo contrário.
-
É verdade que o freelancer precisa de clientes. Afinal são eles que pagam o salário! Mas não é só uma questão de utilidade, a maior parte dos freelancers gostam dos seus clientes, ou melhor, gostam de ter clientes! E quando isso acontece, o resultado do trabalho é seguramente admirável. Os projectos devem a ser muito mais do que o simples concretizar algo: devem a ser uma experiência admirável entre cliente e freelancer.
-
Eu pensei em desistir de trabalhar como freelancer. Num determinado momento da minha vida comecei a questionar-me se faria sentido continuar a trabalhar como freelancer. Desistir não é vergonha nenhuma, mas antes de o fazer, avalie se o faz pelas razões certas. Se considerar que é capaz de concertar o que está errado no seu negócio, força, vá aprender, estude, mude!
-
Se quer ter sucesso no recrutamento de clientes, então tem de saber promover-se muito bem. Já o afirmei anteriormente, que o seu cliente e produto número um, é você mesmo e o serviço que presta. Por isso, se não souber promover-se, como quererá que o seu potencial cliente acredite que será capaz de criar, promover ou divulgar o seu produto?
-
Tornar-se um freelancer a tempo inteiro é saber que se irá caminhar no fio da navalha por cima de um tanque cheio de álcool!
Se é uma pessoa empreendedora, capaz de criar as suas oportunidades de trabalho, então trabalhar por conta própria é capaz de se encaixar no seu perfil. Se prefere a segurança do trabalho e do salário, provavelmente é melhor manter o seu emprego das 9 às 18! -
Quando o negócio cresce, há uma lição preciosa que se aprende: nem todos os clientes são bons e não devemos aceitar todo o tipo de projectos, pois, feitas as contas, nem sempre trazem lucro e por vezes é uma sorte se não tivermos prejuízo.
- Показать больше