Эпизоды
-
A preocupação com os efeitos prejudiciais das redes sociais se transforma em medidas protetivas para adolescentes. Isso seria o suficiente?
Estudos confirmam que adolescentes que passam mais de três horas por dia nas redes sociais têm o dobro do risco de desenvolver sintomas de depressão e ansiedade. Esses efeitos levaram o cirurgião-geral Vivek Murthy a demandar a inclusão de avisos de riscos à saúde nessas plataformas, buscando amenizar o problema.
Neste episódio do podcast da MIT Technology Review Brasil, André Miceli, Rafael Coimbra e Carlos Aros debatem como essa medida é um passo importante, mas não a solução definitiva para o problema. Eles também apresentam outras possíveis providências que podem ser tomadas pelas empresas de tecnologia, por nós e até pelo governo.
Esse podcast é um oferecimento do SAS.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Especialista explica por que é tão difícil criar determinados tipos de analgésico, e comenta sobre o cenário atual em relação ao consumo e desenvolvimento desses produtos.
Dados mostram que nos Estados Unidos as mortes por overdose de opiáceos quase quadruplicaram a partir de 2010. Mais de 80.000 pessoas morreram de overdose de opioides no ano passado. Isso equivale a uma morte a cada seis minutos e meio.
O transtorno por uso de opioides é uma doença particularmente difícil de tratar, mas existem medicamentos seguros e eficazes para isso. Eles ajudam a controlar os sintomas de abstinência, a diminuir o uso ilegal da substância e ajudar as pessoas a permanecerem em tratamento. No entanto, um estudo recente mostra que apenas uma em cada cinco pessoas com transtorno devidos ao uso de opiáceos recebe esses remédios.
À medida que a crise dos opioides se agrava, as empresas procuram novos medicamentos para a dor que não causem dependência. Um novo estudo oferece uma luz de esperança em meio a uma série de fracassos.
No episódio desta semana do podcast de Health, Laura Murta e Camila Pepe conversam sobre o tema com o neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Пропущенные эпизоды?
-
No mundo dos negócios, a cultura de dados não é novidade e desempenha o papel de criar mecanismos para aperfeiçoar as tomadas de decisão por meio da gestão das grandes quantidades de informações recolhidas. Já no setor de energia, por possuir indicadores e métricas novas, ainda há um longo caminho a percorrer.
O assunto é abordado neste episódio do Energy Center. Thomaz Gomes, jornalista especialista em Tecnologia e Inovação, recebe Ricardo Cappra, fundador do Instituto Cappra para debater como a conexão entre dados e transição energética é importante.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Na última semana, o Rio de Janeiro foi palco para o Energy Summit, o encontro global para fortalecer o setor energético na busca de soluções inovadoras.
Com mais de 10 mil pessoas presentes, 100 palestrantes e 70 horas de conteúdo, o evento foi um ponto de conexão e discussão para os próximos passos da transição energética. Além de uma agenda especial para CIOs, foram realizadas palestras e masterclasses com grandes nomes da indústria e professores do MIT.
No podcast da MIT Technology Review desta semana, André Miceli, Carlos Aros e Rafael Coimbra destacam suas percepções sobre o evento.
Este podcast é um oferecimento do SAS.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
A tecnologia é uma importante aliada para a análise dos resultados de ações voltadas ao conceito de Saúde Baseada em Valor (VBHC).
Ao contrário do modelo predominante nos sistemas de saúde brasileiros, o chamado “Fee for Service”, em que se paga pelos serviços executados e cuja lógica pode oferecer uma falsa ideia de que o uso excessivo de consultas, exames e afins pode trazer segurança e tranquilidade independentemente da real necessidade, em VBHC a meta é a qualidade e não a quantidade.
Iniciativas bem-sucedidas de saúde baseada em valor privilegiam antes de tudo colaboração, equipes multidisciplinares e tecnologia para otimização de protocolos coordenados, em que economia de recursos é apenas uma consequência.
No episódio desta semana do podcast de Health, Laura Murta e Camila Pepe conversam com a professora Ana Maria Malik sobre os desafios e benefícios de aplicação de Value Based Healthcare (VBHC) no sistema de saúde do Brasil.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Neste episódio do podcast Energy Center, o jornalista especializado em tecnologia e inovação, Thomaz Gomes, recebe Felipe Moreira, CEO da GD Solar.
Felipe compartilha sua trajetória no setor de energia, desde o começo da carreia até sua atual posição, e fala sobre o ecossistema de energia em que a GD Solar está inserida, a profissionalização do setor e a relevância do armazenamento de energia para o futuro.
O episódio também aborda a colaboração entre o setor público e privado e a missão de fornecer soluções sustentáveis e economicamente viáveis para seus clientes.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Como será a Inteligência Artificial da Apple
Com uma história marcada pela inovação e pelo potencial de revolucionar setores inteiros, a Apple agora entra na corrida pelo domínio do mercado de Inteligência Artificial, ou como ela já começou a chamar: a “Inteligência da Apple”.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Dados e tecnologia auxiliam no planejamento de ações para o cuidado de populações tanto na saúde pública quanto na saúde privada.
Historicamente a medicina esteve orientada para a prática de combate a males e doenças, em um formato muito mais reativo do que preventivo. A busca por sustentabilidade no setor de saúde suplementar provoca a adoção de novos modelos de gestão, com foco na promoção da saúde e aprimoramento da assistência com base em dados.
A Gestão de Saúde Populacional é um modelo que se baseia em inverter essa lógica e focar na promoção de saúde. No entanto, a mudança cultural em relação ao que é praticado há anos é um processo que exige paciência.
No episódio desta semana do podcast de Health, Laura Murta e Camila Pepe conversam com Fabio Gonçalves sobre exemplos reais de aplicação de gestão de saúde populacional, os desafios e benefícios esperados.
Obrigada por escutar nosso podcast.
Saiba mais em: www.mittemittechreview.com.br
Social:
Facebook: https://www.facebook.com/mittechreviewbrInstagram: https://www.instagram.com/mittechreviewbr
X: https://twitter.com/mittechreviewbr
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Quase um milhão de pessoas não possui acesso à energia elétrica no Brasil. Essa realidade torna urgente a busca por soluções com baixo custo de produção para chegar à mais pessoas. É aí que entram iniciativas como a RevoluSolar.
O projeto traz luz à função social da energia solar, promovendo inclusão e sustentabilidade ao levar essa solução de fonte de energia para comunidades cariocas, como a Babilônia e Chapéu Mangueira.
No Energy Center da semana, Thomaz Gomes, jornalista especialista em tecnologia e inovação, comanda uma conversa com Eduardo Avila, diretor-executivo da RevoluSolar, sobre como o financiamento, colaboração e capacitação são a chave da atuação do projeto e como ainda temos um caminho longo a percorrer em relação à consciência pública de que a energia solar impulsiona a democratização do acesso à energia elétrica.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Desde o início da computação, a língua inglesa foi estabelecida como padrão, se estendendo até hoje e desafiando diversidades linguísticas de países cujo idioma não se origina do latim.
Atualmente existem mais de 7 mil idiomas no mundo. Apenas 23 deles cobrem mais da metade da população mundial. Mas, virtualmente, apenas uma língua domina a comunicação: o inglês.
O teclado QWERTY, padrão desde a década de 1980, está tão presente em nossa rotina, que nem questionamos como sua dominância desafia países que não tem sua língua originada do latim, como a China. A comunicação centrada no inglês faz com que, mesmo nações conhecidas como potências tecnológicas, ainda precisem criar gambiarras e mecanismos próprios para adaptar-se ao padrão.
No podcast da MIT Technology Review Brasil desta semana, André Miceli, Carlos Aros e Rafael Coimbra falam sobre a urgência de equilibrar a padronização tecnológica, respeitando a diversidade linguística do mundo.
Este podcast é oferecido pelo SAS.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
De cirurgias remotas a exoesqueletos, a tecnologia está presente na área da saúde e traz perspetivas promissoras.
Atualmente, a robótica é uma realidade em praticamente todos os setores da sociedade moderna. Mas, na medicina, devido à alta confiabilidade exigida e riscos associados, ela avançou com maior cautela e talvez até mesmo com um pouco de morosidade, pelo receio do uso de tecnologias robóticas para a realização de procedimentos e interações com os seres humanos.
Mesmo assim, a robótica já está presente na área médica. Das cirurgias remotas a exoesqueletos, a tecnologia avança e tem um impacto significativo no setor de saúde, com grande potencial de transformação.
No episódio desta semana do podcast de Health, Laura Murta e Camila Pepe conversam sobre o tema com Ricardo Terra, professor de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Gerir projetos relacionados à transição energética é um processo complexo não só pela urgência de atender uma efervescente agenda climática, mas também pela resistência interna de gestores com um olhar ainda conservador sobre o desenvolvimento e adoção de novas tecnologias.
A exposição financeira é outra questão a ser considerada. Para superar isso, entender o negócio, o contexto e a cultura organizacional desses projetos, por meio de uma visão sistêmica, é fundamental.
No episódio do Energy Center desta semana, Hudson Mendonça, VP de Energia e Sustentabilidade da MIT Technology Review Brasil e Thomaz Gomes, jornalista especializado em Tecnologia e Inovação, convidam Raphael Albergarias, fundador e presidente da IPMA no Brasil, para falar mais sobre o assunto.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Phishing, deepfake e doxxing. Provavelmente você já sofreu ou conhece alguém que tenha sofrido um desses golpes. O Brasil é um dos países mais vulneráveis a ciberataques e o crescente uso de ferramentas de Inteligência Artificial tem o potencial de aumentar a produtividade desses crimes.
Os resultados? Prejuízos altos tanto para o usuário comum, quanto para as empresas. A projeção é que até 2025 os ataques digitais causem uma perda de 10,5 trilhões de dólares por ano.
No episódio do podcast da MIT Technology Review Brasil desta semana, André Miceli, Carlos Aros e Rafael Coimbra falam sobre a evolução e eficiência dos ataques e refletem acerca da exposição dos dados nas redes sociais.
Este podcast é oferecido pelo SAS.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Nascer com uma doença rara em qualquer parte do mundo hoje será, em muitos casos, o início de uma longa jornada para enfrentar sintomas incapacitantes, progressivos e degenerativos, com alto risco de morte, e sem garantia de que existirá um tratamento — ou de que ele será acessível quando for preciso. O país de residência é, atualmente, um dos fatores determinantes no caminho a ser percorrido por cada paciente.
Com o intuito de aprofundar o entendimento sobre esse cenário, a ORIGIN Health realizou uma pesquisa com o objetivo de obter informações estratégicas sobre o cenário de doenças raras em oito países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai.
No episódio desta semana do podcast de Health, Laura Murta e Camila Pepe apresentam o resultado dessa pesquisa e conversam sobre o tema com o médico geneticista Roberto Giugliani.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
As compras públicas buscam o incentivo à criação de tecnologias ligadas à transição energética por meio das encomendas tecnológicas, uma ferramenta que contrata empresas para desenvolver produtos ou serviços que não existem no mercado. A produção de hidrogênio verde é um exemplo desse esforço.
No entanto, o que temos de potencial de compra, faltamos em cultura de inovação e visão estratégica dos gestores públicos. Afinal, inovação é risco. É o que diz Bruno Portela, Coordenador do Laboratório de Inovação da AGU e convidado do Energy Center desta semana.
Convidado por Hudson Mendonça, VP de Energia e Sustentabilidade da MIT Technology Review Brasil, e acompanhado de Thomaz Gomes, jornalista especializado em tecnologia e inovação, Bruno conta mais sobre os desafios e resultados da participação pública no desenvolvimento do setor de energia.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Redes sociais moldando comportamentos, Inteligência Artificial redefinindo indústrias e algoritmos guiando nosso consumo. Neste episódio do podcast da MIT Techonology Review Brasil, André Miceli, Carlos Aros e Rafael Coimbra discutem o impacto da tecnologia na sociedade. Ela está nos mudando para melhor ou para pior?
Os editores reforçam que quanto mais rápidas são as transformações tecnológicas, menor é o tempo de absorção e reflexão delas em nossa rotina, o que pode resultar em comportamentos nocivos do usuário.
Além disso, a relação entre esses impactos, o controle de dados, a dependência de dispositivos e a democratização das ferramentas também foi abordada ao longo do episódio.
Este podcast é oferecido pelo SAS.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
O avanço no desenvolvimento de terapias com células CAR-T traz novas perspectivas para a oncologia, mas o acesso aos tratamentos ainda é uma barreira a ser superada.
Terapias com células CAR-T estão entre os tratamentos mais avançados na linha de frente contra o câncer. A complexa tecnologia consiste na modificação de células T do sangue em laboratório, tornando-as aptas a combater tipos específicos de câncer.
A terapia celular permite que o próprio sistema imunológico do paciente seja o agente principal do processo de cura. No entanto, apesar de considerado um tratamento promissor, torná-lo acessível aos pacientes ainda é um desafio global.
Neste podcast especial, oferecido pela Pfizer Brasil, Camila Pepe conversa com Jacques Tabacof e Renato Cunha sobre o impacto das terapias com céulas CAR-T na oncologia.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Nascer com uma doença rara em qualquer parte do mundo hoje será, em muitos casos, o início de uma longa jornada para enfrentar sintomas incapacitantes, progressivos e degenerativos, com alto risco de morte, e sem garantia de que existirá um tratamento — ou de que ele será acessível quando for preciso. O país de residência é, atualmente, um dos fatores determinantes no caminho a ser percorrido por cada paciente.
Com o intuito de aprofundar o entendimento sobre esse cenário, a ORIGIN Health realizou uma pesquisa com o objetivo de obter informações estratégicas sobre o cenário de doenças raras em oito países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai.
No episódio desta semana do podcast de Health, Laura Murta e Camila Pepe apresentam o resultado dessa pesquisa e conversam com Roberta Arinelli, editora-executiva na MIT Technology Review Brasil.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
A energia eólica offshore tem um enorme potencial para ajudar o mundo a cumprir os seus objetivos climáticos.
A Ørsted construiu mais parques eólicos offshore do que qualquer outra empresa no mundo. Também opera parques eólicos e solares terrestres, instalações de armazenamento de baterias e usinas de biomassa. Com planos de crescimento ambiciosos, a empresa pretende desempenhar um papel fundamental na substituição de centrais elétricas alimentadas a combustíveis fósseis por energias renováveis em todo o mundo.
Neste episódio do Energy Center, Hudson Mendonça, VP de Energia e Sustentabilidade da MIT Technology Review Brasil, e o jornalista Thomaz Gomes analisam os desafios desse cenário e o que é necessário para a empresa ter um impacto positivo no meio ambiente.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message -
Durante a Guerra Fria, a União Soviética e os Estados Unidos protagonizaram o capítulo mais emblemático da corrida espacial. Agora, o país norte-americano é um dos protagonistas de mais uma importante disputa: a corrida pela liderança no mercado de chips.
Os avanços no segmento são fundamentais para sustentar o crescimento do mercado de Inteligência Artificial. Por isso, diferentes países, como EUA e China, estão investindo massivamente nessa tecnologia.
No podcast MIT Technology Review Brasil desta semana, André Miceli, Carlos Aros e Rafael Coimbra debatem a relação entre o desenvolvimento de tecnologias de chips e o que isso pode representar para os EUA.
Além disso, discutem a possibilidade de um modelo de colaboração entre as nações para pesquisa e desenvolvimento do setor, enquanto elas competem por supremacia tecnológica. Temas como regulação e o futuro da indústria também são abordados.
No Momento Data Insights, apresentado pela InterSystems, Aspen Andersen, vice-presidente de Gente e Tecnologia da Vibra Energia, explica o impacto de novas tecnologias, como a IA generativa, na indústria de energia.
Este podcast é oferecido pelo SAS.
--- Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/mittechreviewbrasil/message - Показать больше