Воспроизведено
-
No castelo de Neuschwanstein, Paula e Philipp encontram um desconhecido misterioso que usa o sobretudo do rei Ludwig. Os dois investigam as circunstâncias da morte misteriosa de Ludwig.
Um homem, usando o majestoso sobretudo do rei Ludwig, quer convencer Paula e Philipp de que ele é o falecido monarca. Mas, como o rei Ludwig morreu realmente? Os dois redatores mostram, em uma peça radiofônica, as diferentes teorias quanto a sua morte não esclarecida no lago Starnberg. A pergunta decisiva é: trata-se do assassinato de um soberano desagradável ou do suicídio de um louco?
O encontro com o desconhecido mostra os diferentes tratamentos entre conhecidos e estranhos. Para isso, são usados os pronomes de tratamento "Sie" e "du". Alem disso, os ouvintes aprendem algumas conjugações do verbo "sein". -
Na Rádio D, Paula e Ayhan cumprimentam o novo colega. E já há trabalho para os redatores: comenta-se que o falecido rei Ludwig ainda está vivo. Uma pesquisa no local deve esclarecer a situação.
Philipp conhece os colegas Paula e Ayhan, assim como a excêntrica Josefine, que cuida da ordem no escritório. Depois de chegar à redação da Rádio D, sobra pouco tempo para respirar, pois a primeira tarefa para Philipp e Paula já está de pé: há um boato de que o lendário rei Ludwig 2° da Baviera ainda está vivo. Em 1886, ele morreu em circunstâncias misteriosas. Os dois redatores pesquisam no castelo de Neuschwanstein e travam um contato inquietante.
Assuntos misteriosos provocam muitas perguntas. E assim se oferece a oportunidade, neste episódio, de examinar bem pronomes interrogativos e orações explicativas e causais. -
Philipp não aparece no escritório da redação. Paula e Ayhan, futuros colegas de Philipp, tentam passar o tempo. Mas Philipp não dá sinal de vida. E a comunicação pelo telefone também falha.
Philipp se atrasou bastante por causa do mau tempo. Ele tenta avisar Paula pelo telefone. Mas ele não consegue encontrá-la. Finalmente, Paula e seu colega Ayhan deixam o escritório. E, quando a mãe de Philipp liga na redação, a confusão é completa.
Philipp tenta pedir desculpas por seu atraso. Os ouvintes aprendem diferentes possibilidades de pedir desculpas. -
Philipp se põe a caminho de Berlim. Mas isso não é tão fácil como se esperava. O tempo lhe prega uma peça. Enquanto isso, algumas pessoas se apresentam.
Philipp vai de carro ao aeroporto de Munique. De lá, ele quer voar para Berlim. Mas, como anunciou a meteorologia, chuva forte e trovoada fazer a viagem durar mais tempo do que o esperado.
Enquanto isso, os funcionários da redação da Rádio D, como também Philipp e sua mãe, se apresentam, corretamente, neste episódio. Os diferentes tipos de apresentação esclarecem a forma amigável ou formal de se cumprimentar. -
Philipp ainda não conseguiu descansar. Depois dos insetos, agora é o barulho dos vizinhos que o incomoda. Uma chamada inesperada de Berlim o faz partir precipitadamente. Philipp vai a Rádio D.
Agora é que Philipp não consegue a esperada paz no campo. Uma serra elétrica e um trompetista amador o irritam até o último nervo. A chamada de Paula, que trabalha na Rádio D em Berlim, vem no momento certo. Para a decepção de sua mãe, Philipp parte com toda pressa para a capital.
Aqui também se pode entender, com poucos vocábulos, o que acontece. Sobretudo palavras internacionais e a entonação ajudam a ordenar o acontecido e treinam a compreensão auditiva. -
Philipp, um jovem rapaz, vai de carro ao campo. A visita à casa de Hanne, sua mãe, promete ser repousante, mas logo Philipp conhece também os lados desagradáveis do idílio rural ..."Natureza pura, que bom", diz Philipp, ao querer descansar um pouco na casa da sua mãe no campo. Mas, além de vacas e gatos, há também ali outros bichos. Tomar café no jardim, tranqüilamente, é quase impossível. Insetos importunos tiram o sossego de Philipp. E, além disso, ele passa por uma experiência dolorosa.Mesmo quem conhece somente poucos vocábulos tem condição de entender a cena. Ruídos de fundo mostram onde Philipp está. Os ouvintes também aprendem saudação e despedida.