Bölümler
-
No último As Causas de José Miguel Júdice, o comentador faz previsões para 2025, considerando provável o cessar-fogo na Ucrânia e em Gaza. Analisa ainda a relação de poder entre China e EUA, num novo mandato de Trump, e as principais preocupações na União Europeia. Em Portugal, reflete sobre o cenário político, as futuras eleições e as perceções sobre imigração e insegurança. Oiça a análise de José Miguel Júdice, no programa transmitido na SIC Notícias a 25 de dezembro de 2024.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Nove anos da presidência de Marcelo Rebelo de Sousa. Entre ações de apoio e críticas, falhas e acertos, José Miguel Júdice torna a trazer para debate o “fracasso” do atual Presidente da República. Além disso, problemas de literacia e a fraca preparação dos portugueses na educação, que se traduzem como dois fatores determinantes na definição das fronteiras da pobreza, são também o foco do comentador SIC na penúltima emissão do programa As Causas. Transmitido na SIC Notícias a 17 de dezembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Eksik bölüm mü var?
-
Como combater os radicalismos? Tanto à esquerda como à direita, os partidos radicais sempre se fizeram presentes. São vários os exemplos desse fenómeno por toda a Europa. Em Portugal, André Ventura encabeça essa manobra no comando do partido Chega. De que modo se consegue chegar ao eleitorado descontente, para trazer de volta à moderação? Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias a 10 de dezembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Um raio-x ao 25 de Novembro. A história, os factos e as opiniões de José Miguel Júdice sobre o 25 de Novembro e as comemorações que marcaram o dia no parlamento, durante o aniversário de 49 anos da data. Ouça a versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias a 26 de novembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Donald Trump venceu as eleições presidenciais norte-americanas. O conflito entre o liberalismo e a democracia, o problema das exigências das gratificações instantâneas e a passagem das classes médias e baixas da esquerda para a direita. Estes são três fenómenos que, de acordo com José Miguel Júdice, se revelaram com a vitória de Donald Trump. Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias a 19 de novembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Trump venceu as eleições norte-americanas com uma larga vantagem. Uma vantagem improvável, para aqueles que arriscaram num palpite favorável ao candidato que derrotou Kamala Harris. Apesar das sondagens e inquéritos realizados durante as campanhas eleitorais, houve fenómenos recolhidos que acabaram por se refletir de forma diferente com a contagem final dos votos. Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias a 12 de novembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Nesta emissão especial sobre as eleições nos Estados Unidos da América, José Miguel Júdice recebe o major-general João Vieira Borges para fazer um balanço da campanha, os possíveis resultados, e o papel das Forças Armadas na manutenção da ordem democrática nos EUA. Como demonstram as sondagens, as mulheres terão um papel crucial nas eleições, mas é a "divisão cultural nos EUA" e a imigração são os grandes desafios neste sufrágio, considera o comentador. João Vieira Borges, por seu lado, relembra que tal como a política externa americana pode ser afetada por nova vitória de Donald Trump, também a Europa está dependente dos resultados que sairão das urnas a partir desta madrugada. Oiça aqui o comentário emitido na SIC Notícias às 22h30 de dia 5 de novembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
A morte de Odair Munis inflamou tanto as ruas, como o espaço mediático. O debate em torno do acontecimento cresceu, seja para defender um lado, como o outro. Manifestações de apoio às forças de autoridade foram organizadas, bem como manifestações de protesto contra a violência policial. Que consequências práticas trará este caso? Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias a 29 de outubro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Já com as posições dos principais partidos conhecidas relativamente ao OE2025, resta agora aguardar pela votação global, marcada para 29 de novembro. Contudo, ainda há questões por resolver. Qual foi a estratégia tática de Pedro Nuno Santos? O que fará Luís Montenegro após o Orçamento do Estado 2025 ser aprovado? Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias a 22 de outubro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O tema Orçamento do Estado e as questões aliadas continuam na ordem do dia. O primeiro partido a pronunciar-se após a apresentação do OE foi o Chega. André Ventura já formalizou que o partido votará contra. Que posição adotará Pedro Nuno Santos após este desenvolvimento? Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias a 15 de outubro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Os dias são de decisão. Após semanas de avanços e recuos nas negociações entre os principais partidos sobre o Orçamento do Estado 2025, o prazo final chegou. José Miguel Júdice lança as previsões relativas às posições dos protagonistas sobre o modo como o OE será viabilizado, dando especial foco à entrevista ao primeiro-ministro Luís Montenegro à SIC. Ouça a versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias a 8 de outubro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
As tensões no Médio Oriente aumentam. Irão e Israel dão passos em frente por um caminho incerto. Qual a próxima atitude a adotar por parte de Netanyahu com base nos recentes movimentos iranianos? Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias a 1 de outubro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O mês de setembro ficou marcado pelos diversos focos de incêndios que lavraram em pontos distintos do território em simultâneo. Os danos materiais, humanos e ambientais são elevados, numa altura em que torna à mesa do debate público várias questões. Que medidas aplicar após este tipo de tragédias? Que prevenção pode ser feita? Oiça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 24 de setembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
A questão das reformas permanece em cima da mesa do debate público. Os três pilares principais: PSD; PS e Chega, mantêm o impasse nos acordos. Quem irá ceder primeiro às exigências? Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 18 de setembro.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
José Miguel Júdice faz uma análise elogiosa ao desempenho recente do Governo, destacando ministros como Fernando Alexandre (Educação), António Leitão Amaro (Presidência), e Ana Paula Martins (Saúde), salientando os avanços em áreas difíceis como a educação e a imigração. A Ministra da Saúde, apesar de atrasos no Plano de Emergência para a Saúde, é reconhecida pela sua "honestidade ao admitir falhas". Júdice também defende Miguel Pinto Luz, o Ministro das Infraestruturas, sobre as críticas ligadas à TAP, argumentando que herdou "problemas antigos". Nesta emissão de As Causas de 10 de setembro, o advogado faz ainda uma reflexão sobre a estratégia orçamental do Ministro das Finanças e o futuro das eleições presidenciais, em que prevê um duelo entre Marques Mendes e Gouveia e Melo, com o PS a apoiar Mário Centeno.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Numa campanha recente da DGS, foi utilizada a expressão “pessoas que menstruam”. Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude, foi questionada por vários deputados da direita sobre a escolha desta linguagem. Em resposta à Assembleia da República, a ministra defendeu-se garantindo que esta não é apenas uma questão de saúde, mas também de direitos humanos.
“Isto revela ingenuidade e ambição excessiva”, defende José Miguel Júdice. Segundo o comentador, a tentativa da ministra de encontrar uma expressão para um novo PSD com o objetivo de alcançar outra base eleitoral “é um erro”. Esta semana, o programa dedica-se às vantagens e desvantagens da utilização de uma linguagem woke por parte do partido de centro direita e à recente polémica sobre a indecisão de Hugo Soares perante a questão: Trump ou Kamala? Ouça As Causas em podcast, emissão da SIC Notícias a 28 de agosto.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Luís Montenegro falou aos portugueses. Durante a habitual festa do Partido Social Democrata realizada no Pontal, o atual primeiro-ministro levantou diversas questões e polémicas na que, para José Miguel Júdice, “não foi, talvez, a melhor semana de Luís Montenegro”. Que luzes e ou cortinas de fumo o líder do PSD lançou durante o discurso? Quais são os erros e as valências que se podem retirar desta sua recente intervenção? Ouça a opinião e análise de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 20 de agosto.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
"O bombo da festa, pelo menos até ao final do verão". José Miguel Júdice argumenta que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, tornou-se alvo principal das críticas desde o início do governo, especialmente devido às altas expectativas em torno da solução para os problemas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O advogado aponta que a saúde é uma das maiores preocupações dos portugueses, agravada pelo envelhecimento populacional. Segundo o próprio comentador residente, resolver esses problemas levará tempo e reformas profundas, mas a ministra enfrenta uma pressão intensa e imediata, mesmo com o apoio do primeiro-ministro e Presidente da República. Júdice afirma que, embora não tenha havido promessas de soluções milagrosas para este verão, a expectativa terá sido criada e manipulada pelos órgãos de comunicação social. Nesta emissão de As Causas de 13 de agosto, Ana Paula Martins, tal como Leonor Beleza no passado, deve persistir com seu programa reformista para sobreviver politicamente.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Marcelo Rebelo de Sousa promulgou sete diplomas já votados e aprovados no parlamento, alguns dos quais tinham recebido votos não favoráveis dos partidos que sustentam o governo. Com as decisões relativas ao orçamento de estado a aproximarem-se cada vez mais e com um clima pouco amigável entre os principais partidos, terá Marcelo a função de amenizar o cenário com vista a aprovação das contas? Qual a influência de Marcelo nas decisões do orçamento? Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 30 de julho.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
"O estado de Biden era ainda pior do que se pensava e as sondagens estavam a revelar um descalabro que iria atingir como uma infeção as eleições para o Congresso e para governadores e não apenas causar a derrota de Biden", afirma José Miguel Júdice. O comentador acredita que "houve um erro de dimensão histórica dos Democratas" e que "Biden nunca devia ter sido autorizado a candidatar-se". Além das eleições norte-americanas, José Miguel Júdice aborda ainda a perceção de insegurança os problemas da recolha de lixo em Lisboa. Ouça a opinião de José Miguel Júdice na versão podcast do programa As Causas, emitido na SIC Notícias no dia 23 de julho.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
- Daha fazla göster