Bölümler
-
O menor estado do Brasil possui 75 municípios e tem muitas histórias para contar. Com sotaque marcante, Sergipe é dono de uma cultura potente!
-
Neste episódio, você vai ouvir o sotaque marcante dos alagoanos, a relação do cangaço com o jeitinho de falar dos moradores desse território banhado pelo Rio São Francisco e muito mais!
-
Eksik bölüm mü var?
-
Este episódio é uma enciclopédia Piauiês e destrincha suas origens. O sotaque do Piauí é resultado de uma mistura dos povos que habitaram essas terras.
-
Paraíba significa rio difícil de navegar. Neste episódio, você vai viajar por sua abundância sonora e mergulhar de cabeça no jeitinho paraibano.
-
O que seria da história sem o registro? O episódio do Maranhão mostra como é possível preservar um bem imaterial tão essencial como o sotaque.
-
A vaia cearense já rodou o mundo, mas este episódio te transporta para as outras particularidades da língua falada, um convite a conhecer além das belas paisagens!
-
A Bahia tem uma variedade linguística fascinante que reflete a história e o jeito de viver de sua gente. Neste episódio, trazemos uma Bahia ainda pouco conhecida.
-
Neste episódio mostramos que o pernambuquês é uma mistura marcante de cultura viva. Tem música e sonhos compartilhados com um sotaque inconfundível.
-
Neste episódio introdutório, celebramos diferentes sotaques do Nordeste, uma grande variedade de ritmos e expressões que deve ser valorizada e não discriminada.
-
Conheça o Projeto Rural Sustentável Caatinga e suas ações no fomento à produção sustentável de alimentos na Caatinga, bioma de origem de uma diversidade de produtos que só existem no Semiárido brasileiro.
-
A cozinha é, acima de tudo, uma atividade artesanal. E para isso ela precisa que sua mão-de-obra esteja bem em todo o seu contexto. Desde o agricultor até o consumidor. Conversamos com um dos chefes mais populares do Brasil sobre pessoas, experiências e representatividade nordestina na cozinha.
No episódio 3 da série Baião de Tudo, o chefe Guga Rocha compartilhou conosco as delícias e desafios de cozinhar. Vem ouvir!
-
Baião de Tudo é uma série do EcoCastNordeste cheia de sabores, afetos e também de consciência. Para a chef baiana Tereza Paim, sustentabilidade não é custo, mas receita. Ela busca uma destinação ambientalmente correta aos resíduos; conta com pequenos produtores como fornecedores diretos; e utiliza energia de sua própria usina fotovoltaica.
Depois de cursos e especializações em cozinhas no Brasil e Europa, Tereza Paim comanda os restaurantes Casa de Tereza, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador; e o Mesa de Tereza, nos aeroportos de Salvador e Fortaleza; além da Casa Bohemia; além do Tabuleiro da Chef, sua linha de produtos premium artesanais.
Também é autora do livro de receitas “Na Mesa da Baiana”, coautora de outros livros da cozinha brasileira, colunista e curadora de festivais gastronômicos.
Oferece comidas típicas regionais resultantes da fusão dos habitantes iniciais dessas terras, indígenas, negros e portugueses, a primeira cozinha do Brasil e que conta suas histórias sozinhas. "O dendê é a luz da Bahia, pinta as nossas comidas com a cor do pôr do sol, dá sabor, textura, alegria à comida típica afro-baiana, mais costeira", ressalta.
Como perder a conversa inteira?
-
Baião de Tudo é a mais nova série do EcoCastNordeste que vai deixar você com água na boca! O alimento é carregado de significados, história, afetos, cultura. Neste especial, ouvimos quem entende muito de comidas nordestinas.
Vamos começar pelo sabor da culinária do Rio Grande do Norte. Neste primeiro episódio, Adriana Pimentel conversa com Adriana Lucena, Potiguar de nascimento, sertaneja de coração, chef, advogada, mestra em Políticas Agrícolas.
Cozinheira autodidata, é consultora e pesquisadora de alimentos. Ouça e conheça mais sobre saborosíssimas receitinhas tradicionais e muitas curiosidades desta riquíssima gastronomia regional!
Ouça em nosso site ou na sua plataforma preferida!
-
Ana Vylena de Sousa, de 24 anos, é ativista da Rede Tucum do Assentamento Sabiaguaba, comunidade de Caetanos de Cima, no município de Amontada, no Ceará. Ela nos leva a conhecer sua região por meio de uma experiência gastronômica que conta detalhes sobre a história e o processo de preparo dos alimentos no Restaurante das Mulheres, do qual é uma das sócias. Vem ouvir essa conversa deliciosa e se emocionar com a gente!
-
O Antônio Carlos é pescador, dono de chalés que fazem parte do turismo comunitário do local e morador da Reserva Extrativista (Resex) Prainha do Canto Verde, em Beberibe, no Litoral Leste do Ceará. Durante a vida, ele aprendeu a valorizar e preservar a natureza à sua volta. Com a sua experiência, transformou o turismo consciente em renda e hoje tem dois chalés completos para hospedar os visitantes de forma confortável. Eles oferecem a verdadeira vivência na comunidade da reserva sem agredir a natureza. Vem ouvir mais sobre essa história!
-
Nesta série você vai conhecer as histórias de algumas comunidades tradicionais do Ceará que fazem parte da Rede Tucum.
No primeiro episódio, falamos sobre a Comunidade Quilombola do Cumbe. Para nos contar sobre as ações desenvolvidas no local, convidamos Luciana dos Santos, que está à frente do turismo comunitário, atuando em defesa do território ancestral e dos direitos humanos.
Simplesmente imperdível! -
O EcoCast Nordeste #029 é parte integrante da reportagem especial Entre Recifes sobre as consequências de afundamentos de navios e grandes estruturas para a criação de recifes artificiais no fundo do mar. Adriana Pimentel conversa sobre os naufrágios assistidos com Múcio Banja, biólogo, professor da UPE, doutor em Oceanografia Biológica e pós-doutor em Ecologia, pesquisador associado do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação. Ele também participou dos primeiros processos de afundamentos de navios para recifes artificiais em Recife, Capital dos Naufrágios.
Simplesmente imperdível! -
Neste EcoCast Nordeste #028, Adriana Pimentel conversa sobre tradições e desafios quilombolas com Danilo Serejo. Da comunidade de Canelatiua, em Alcântara (MA), ele integra o Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara (Mabe), é coordenador do Grupo de Estudos para a Economia, Memória e Verdade das Comunidades Quilombolas de Alcântara. Bacharel em Direito pela UFG; mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia da Uema; ministra cursos sobre direitos territoriais, com ênfase na Convenção Nº. 169 da OIT sobre Povos Indígenas e Tribais e outros Tratados e Convenções Internacionais para Povos e Comunidades Tradicionais.
-
Neste 2021 inicia-se a Década do Oceano da ONU, uma oportunidade para repensarmos nossos hábitos de consumo e descarte e seus impactos sobre o ambiente natural. Anualmente, no mês de setembro, temos campanhas de limpeza de rios, lagoas e mares, iniciativas que colaboram para despertar consciências. Neste EcoCast Nordeste conversamos com Juaci Araújo de Oliveira, educador ambiental, pós-graduando em Educação e Gestão Ambiental, pesquisador, ambientalista, arte-educador, e com uma trajetória em diversos programas nacionais e internacionais em defesa do ecossistema marinho. Ele executa o projeto “Limpando o Mundo” (Clean-Up The World), como articulador de atividades de mobilização, pedagógicas e técnicas em comunidades costeiras e ribeirinhas do Estado do Ceará e atualmente é membro da Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar (ABLM).
- Daha fazla göster