Bölümler
-
O Programa Bolsa Família, e de forma especial o Benefício Primeira Infância, tem impacto positivo na nutrição de crianças de zero a 6 anos. Entre os anos de 2019 e 2023, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), foram identificadas queda no porcentual de crianças com magreza ou magreza acentuada ou com obesidade e sobrepeso. Isso contribuiu para o aumento de crianças assistidas pelo Bolsa Família em situação adequada de peso e altura.
A pesquisa é tema do Fala MDS, que recebe a secretária Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, e o José Alexandre Júnior, coordenador na Diretoria de Vigilância do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). José aborda o viés técnico do estudo, enquanto a secretária comenta os resultados alcançados pelo ponto de vista político.
-
Neste segundo episódio, a radionovela do MDS explica as condicionalidade de saúde e educação do Bolsa Família.
As personagens retratam situações da vida real que envolvem as regras destinadas a quem recebe o benefício.
Ouça agora!
-
Eksik bölüm mü var?
-
O Fala MDS desta sexta-feira (31.01) é uma reexibição do podcast Me Conta, Brasil, da Secretária de Comunicação do Governo Federal. As convidadas são a secretária Nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino, e a secretária de Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo. As duas representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) falam sobre o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único.
-
As entregas de 2023 e 2024 e as metas para 2025 e 2026 doPrograma Fomento Rural são o tema deste Fala MDS. A diretora do Departamento de Promoção da Inclusão Produtiva Rural e Acesso à Água, Camile Sahb, é a convidada do podcast do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ela conta como o Programa alcançou 30 mil famílias agricultoras nos primeiros dois anos da atual gestão federal e quais são as novidades que envolvem essa política pública.
-
O primeiro episódio da radionovela do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) trata do primeiro pagamento de 2025 do Programa Bolsa Família.
De forma descontraída e popular, o ouvinte vai entender como funciona o pagamento do Bolsa Família e a importância dele para cada beneficiado.
Ouça agora!
-
O Brasil voltou a ser um país de classe média, revela pesquisa assinada pela Tendências Consultoria e divulgada e janeiro de 2025. Segundo a análise, entre junho de 2023 e dezembro de 2024, 1,5 milhões de famílias deixaram a baixa renda. Neste mesmo período, 972 mil pessoas inscritas no Cadastro Único alcançaram a classe média, com renda individual de R$ 3.400 ou mais.
Para falar sobre a nova classe média brasileira e as ações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que contribuíram para este resultado, o Fala MDS recebe o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luís Carlos Everton.
-
Cuidar de quem precisa de cuidados e daqueles que proveem o cuidado. Esta é uma pauta promovida pelo Governo Federal desde 2023 e que tem tido destaque no trabalho do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Os detalhes sobre essa agenda foram tratados em entrevistas concedidas ao programa Fala MDS, em 2024. Um compilado delas explica a trajetória da construção da Política Nacional de Cuidados.
-
A assistência social no Brasil é feita por meio de políticas públicas que visam proteger e desenvolver pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade. O Fala MDS reuniu trechos de entrevistas de convidados do Programa em 2024, que explicaram como o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome trabalha essa pauta.
-
Neste fim de ano, o programa Fala MDS preparou uma seleção de cortes com temas especiais das entrevistas que foram ao ar em 2024. No segundo episódio, os convidados são o ministro Wellington Dias e o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton. Os dois abordam o sucesso do Programa Acredita no Primeiro Passo e outras ações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome na promoção da inclusão socioeconômica do público inscrito no Cadastro Único.
-
Este ano, o Fala MDS ouviu representantes do Governo Federal sobre diferentes temas e um deles, em especial, foi abordado em boa parte das conversas: o combate à fome no Brasil, os desafios e as conquistas alcançadas entre 2023 e 2024.
Para recordar estas entrevistas, o podcast apresenta um copilado com trechos importantes dos seguintes convidados: o ministro do MDS, Wellington Dias; o representante no Brasil das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Jorge Meza; a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity; e secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lillian Rahal.
-
Com a retomada do Bolsa Família em 2023, o Governo Federal aperfeiçoou o Programa com a criação de um mecanismo que garante o pagamento do benefício, mesmo quando há aumento na renda per capita da família. É a chamada Regra de Proteção, que além de garantir o recurso a quem precisa, faz com que os beneficiados não tenham medo de entrar no mercado formal de trabalho. Este assunto foi abordado com detalhes no Fala MDS, que tem como convidada a secretária nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino.
-
A Política Nacional de Cuidados começou a ser trabalhada pelo Governo Federal logo no primeiro dia de gestão do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A criação da inédita Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família, dentro da estrutura do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social já dava a dimensão daimportância do tema dentro da nova estrutura de governo. O objetivo é o de instituir o cuidado como um direito de todos e um dever da sociedade, do Estado, da comunidade e do setor privado.
Depois de mais de um ano de trabalho, um Grupo Interministerial composto por 20 pastas e representantes da sociedade civil entregou ao presidente Lula uma proposta de legislação, que foi enviada pela Presidência da República ao Congresso Nacional. Aprovado na Câmara dos Deputados em novembro, o projeto de lei seguiu para o Senado Federal.
Paralelo à tramitação no Congresso, os Ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das Mulheres, que são os coordenadores do Grupo Interministerial, elaboram o Plano Nacional de Cuidados, que definirá como a Política será executada. Para falar sobre o assunto, o Fala MDS recebe a secretária nacional da Política de Cuidados e Família, Laís Abramo.
-
As trabalhadoras domésticas remuneradas e não remuneradas estão entre o público prioritário do trabalho realizado pela Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Uma das mais recentes ações destinadas a este público foi o projeto piloto do curso “Trabalho Doméstico e de Cuidados” no âmbito do Programa Mulheres Mil.
Trata-se de uma formação profissional e cidadã destinada às trabalhadoras domésticas que têm o cuidado como profissão. A primeira fase deste projeto ofereceu 900 vagas nos municípios de Aracaju (SE), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Recife (PE), Mesquita (RJ) e Nilópolis (RJ). Para explicar o projeto, a convidada do Fala MDS é a diretora da Economia do Cuidado, Luana Pinheiro.
-
O Governo Federal une esforços para melhorar a qualidade das informações do Cadastro Único e diminuir os riscos de concessão de benefícios indevidos do Bolsa Família. Para isso, em 2023, o Executivo instituiu a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único.
Para detalhar os objetivos deste colegiado e como o trabalho está estruturado, o Fala MDS recebe o consultor Jurídico do MDS e coordenador da Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único, João Paulo Santos.
-
O Programa Bolsa Família (PBF) retornou em 2023, por decisão da atual gestão do Governo Federal. A iniciativa, referência mundial em políticas de transferência de renda, tinha sido abandonada, mas foi restabelecida e aperfeiçoada. Uma nova cesta de benefícios, considerando a característica e composição de cada família, com olhar especial para a primeira infância, foi criada.
A criação e os resultados de valores adicionais pagos pelo Bolsa Família são o tema do podcast Fala MDS. A convidada do programa é a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino.
-
Em entrevista ao podcast Fala MDS, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, resgata o histórico destas tecnologias sociais e como o Governo Federal passou a apoiar estas iniciativas da sociedade civil, fundamentais no combate à fome.
-
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem trabalhado pelo aprimoramento do acesso das pessoas com deficiências às políticas públicas. Para isso, um dos projetos que está em curso é o novo sistema de avaliação unificada da deficiência. O objetivo é substituir o atual modelo baseado em laudos médicos. Sobre este assunto, o Fala MDS recebe a diretora da Secretaria Nacional da Política de Cuidados do MDS, Maria Carolina Alves.
-
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado em 16 de outubro. A data busca incentivar a reflexão a respeito do quadro da alimentação mundial a cada ano. Para falar sobre o tema, o Fala MDS desta sexta-feira (18.10) tem três convidados especiais. Pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome. E pela Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Jorge Meza, representante da instituição no Brasil.
-
O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) completou 18 anos em 2024. Por meio dele, o poder público visa assegurar o direito humano à alimentação adequada. A história, a atuação e as metas deste Sistema são as pautas do videocast Fala MDS com a diretora de Combate à Fome e Gestão do Sisan, Luiza Trabuco.
- Daha fazla göster