Bölümler
-
São uma das mais famosas sobremesas de Natal. Significam "bazófias" ou "irrelevâncias" e também existem em França. Sabe como nasceram as nossas farófias de Natal? E o que têm a ver com a farofa brasileira?
-
Em Portugal, toda a gente come bacalhau na Consoada. A não ser uma pequena região no Norte do país que insiste em comer polvo. Mesmo quando tinha de o trazer em contrabando para fugir às proibições do Estado Novo. Saiba como surgiu e como se manteve a tradição do polvo no Minho, durante o Natal.
-
Eksik bölüm mü var?
-
Descubra quem inventou este doce típico do Natal e porque tanta gente lhes chama fatias paridas ou fatias dormidas.
-
Foi organizado em Setembro de 1621 e durou três dias. Saiba como nasceu esta tradição, o que se comeu no primeiro jantar e por que hoje o Dia de Acção de Graças é celebrado na última quarta-feira de Novembro.
-
Sabe porque é que o tiramisù foi criado pela dona de um bordel para oferecer aos clientes antes de voltarem para casa? Conheça a verdadeira história de um dos doces mais servidos no Natal.
-
Escreveu um dos mais importantes livros de culinária em Portugal, fundou a Sociedade Portuguesa de Gastronomia, mas também teve uma longa carreira política e terá sido o responsável pela chegada de Salazar ao Governo. Conheça a história incrível de António Maria de Oliveira Bello.
-
Pode abrir essa boca de espanto porque a primeira receita conhecida de arroz doce podia levar leite de amêndoa e arroz basmati. Conheça a curiosa história do doce mais típico de Portugal.
-
Nasceu em Roma por causa de uma crise de subnutrição da sua mulher. Mas foi transformada no que é hoje por duas estrelas de Hollywood. Conheça a incrível história da massa Alfredo e do seu excêntrico criador.
-
Nasceu há 50 anos como uma tasca minúscula que nem tinha espaço para uma despensa. Os vinhos eram guardados à porta e os alhos e as cebolas pendurados no letreiro da rua. Neste episódio do Favas Contadas, conheça as maravilhosas histórias do Solar dos Presuntos.
-
Quem foi a mente iluminada que inventou pratos com nomes como Punhet@ de Bacalhau ou F@da à Monção? No episódio desta semana explicamos a origem dos pratos portugueses com os nomes mais picantes. Um programa com direito a bolinha encarnada.
-
Não nasceram em Portugal nem sequer foram inventados por padres Jesuítas. Antes pelo contrário. Conheça a misteriosa história de um dos bolos mais mas emblemáticos da doçaria nacional.
-
Foi um centro de conspiração Republicana e o local onde Manuel Buíça e Alfredo Costa almoçaram antes de assassinarem o Rei D. Carlos e o Príncipe Herdeiro. Na semana em que se celebram os 114 anos da Implantação da República, conheça a história do Café do Gelo, o sítio onde acabou a Monarquia.
-
É uma das massas mais famosas de Itália e terá sido inventada por Yvette "La Francese" para matar as saudades de casa. Ou terá sido por uma prostituta que queria uma receita forte para se aquecer nas noites que passava na rua?
-
É um dos ingredientes mais pesquisados hoje em dia e tem uma história que se mistura com a dos descobrimentos portugueses. Descubra como nasceram as bolachas da moda.
-
Nasceu por acaso, depois de uma cliente habitual ter dito que não podia comer carne cozinhada. O carpaccio foi inventado pelo dono de um dos restaurantes mais famosos do mundo – o único onde a Rainha Isabel II alguma vez teve um almoço privado.
-
Isabel II morreu há dois anos e foi coroada há 71. Conheça a história atribulada do seu banquete de coroação e saiba porque foi servido um frango cozido frio aos altos convidados internacionais – o famoso Coronation Chicken.
-
Será que a caipirinha nasceu no Brasil? E a poncha é mesmo madeirense? E quem inventou a sangria? Conheça a história das principais bebidas do Verão.
-
Foi há exactamente 100 anos que Cesare Cardini inventou, em Tijuana, no México, uma salada com os restos que lhe tinham sobrado na cozinha. Foi assim que nasceu a famosa Salada César, provavelmente a mais consumida no mundo. Mas terá sido mesmo assim?
-
Lembra-se do Dedo, do Pé e do Krisspi? E do Piper e do JollyJelly? Neste episódio do podcast Favas Contadas, lembramos como foram os primeiros anos dos gelados Olá nas praias portuguesas. Bem-vindo aos tempos do "Olá fresquinho! É frutóchocolate".
-
A questão é recorrente, mas tem uma resposta científica. Descubra por que a galinha nasceu antes do ovo de galinha. Ou será ao contrário?
- Daha fazla göster