Bölümler
-
Nesta nova temporada partimos de um chavão e tentamos contrariar o preconceito que nele se mantém vivo. No primeiro episódio, falamos da e com a geração Z, também conhecida como geração nem-nem: não estuda nem trabalha. Diz-se às mesas dos cafés que é uma "geração que não quer trabalhar". Há fundo de verdade nesta afirmação? Gonçalo Ayala-Botto e Iolanda Semedo, os primeiros convidados da temporada, são cúmplices de Ana Markl numa conversa informal e descomplicada.
-
Neste episódio especial, o Igualmente foi até à Fundação da Juventude para conversar sobre como podemos ser melhores aliados da comunidade LGBTQIA+. Convidámos Luana do Bem, humorista, comentadora e locutora de rádio, Hélder Bértolo, da Opus Diversidades, e Leonardo Lima, estudante da academia de Lisboa da Fundação da Juventude para uma conversa cúmplice e intimista, sobre tudo o que mudou desde o 25 de abril ,no que diz respeito aos direitos da comunidade LGBTQIA+.
-
Eksik bölüm mü var?
-
Trabalhar com pessoas com histórias diferentes da nossa, não é só uma questão de crescimento pessoal. Para as empresas, a diversidade pode ser o factor decisivo para fazer de uma boa campanha, um sucesso de resultados inesperados.
No último episódio do IGUALMENTE em estúdio, convidamos Pedro Filipe, especialista em marketing, e Laís Régis e Alma Mendez, ambas colaboradoras da IKEA Portugal, para conversar sobre como a diversidade e a produtividade devem andar de mãos dadas.
-
Neste episódio do Igualmente celebramos as famílias, todas as famílias, na sua diversidade e dedicação absoluta. Inês Fontoura partilha como é viver a maternidade independente, depois de há 5 anos ter decidido fazer uma inseminação artificial. Conhecemos também a história de Luciano Figueiredo e do marido que esperam por uma criança adotável para amar incondicionalmente. Guida Bernardo da Aldeias de Crianças SOS relembra-nos o vínculo sagrado com o direito da criança a ser protegida e cuidada.
-
Toda a gente precisa de uma casa para morar, mas viver a casa é mais do que guardar as nossas coisas entre quatro paredes. É ter acesso a uma habitação digna, onde possamos ser felizes. Neste episódio do Igualmente falamos sobre os desafios que algumas comunidades ainda atravessam para ter acesso a um espaço público saudável. Uma conversa que conta com a perspetiva de António Brito Guterres, investigador urbano e dinamizador comunitário, Margarida Marques, arquiteta e co-fundadora da Rés do Chão, e Catarina Botelho, colaboradora da IKEA.
-
Ser atleta de alta competição é mais do que uma profissão. Com um esforço físico e mental diários, desafios como os da maternidade podem representar um desafio. Os corpos mudam, mas as ambições mantêm-se... ou até aumentam!
Márcia Costa, basquetebolista da Seleção Nacional e a primeira atleta a integrar os estágios da Seleção Nacional com o filho de 8 meses, é a convidada deste episódio, totalmente dedicado às mulheres. Fala-nos de expectativas; das suas e das dos outros. E a esta conversa, onde também contamos com Márcia Azevedo - colaboradora da IKEA e atleta de kickboxing - juntamos ainda uma outra questão: faz sentido haver distinções de género em todas as modalidades?
-
Em Fevereiro comemoramos o São Valentim. Mas mais do que rosas ou chocolates, na IKEA queremos encontrar ferramentas para promover a igualdade de direitos e deveres nas relações. Neste episódio, falamos sobre Violência no Namoro com Ariana Correia, psicóloga e coordenadora do programa UNi+ 3.0 - Programa de Prevenção e Combate à Violência no Namoro no Ensino Superior, Inês Marinho, presidente da Associação #NãoPartilhes e Sandra Baptista, da equipa de Recrutamento da IKEA Portugal.
-
As alterações climáticas enchem as notícias, mas ainda estaremos a tempo de contribuir para travar estas previsões? Sabiam que ser sustentável também pode ser amigo da carteira?
Convidámos Ana Varela, atriz e ativista pela sustentabilidade, Rita Rodrigues da DECO Proteste e Bruno Santos, colaborador da IKEA Portugal e pai de uma família numerosa, para conversarem sobre o que está ao nosso alcance para sermos pessoas mais conscientes dos recursos que usamos, incentivando a poupança e a procura por uma vida melhor, dentro e fora de casa. -
Os padrões de beleza influenciam mais do que a nossa autoestima. São também determinantes nas oportunidades de trabalho a que temos acesso e nas nossas relações pessoais. Há profissões que nos estão limitadas ou falta ao mundo adaptar-se? O que é ser normal? E o que é ser bonito?
Paulo Azevedo, ator e pessoa com deficiência, Teresa Durão, presidente da Dress for Success, e Telma Rancheiro do Recrutamento da IKEA Portugal conversam sobre corpos não-normativos, os desafios que a sociedade lhes impõe e as boas práticas para superar o preconceito.
-
A igualdade de género é um pilar essencial para a construção de uma sociedade justa e inclusiva. Apesar do progresso dos últimos anos, também as gerações mais novas reconhecem o caminho que ainda temos pela frente para garantir que todas as pessoas, independentemente do género, orientação sexual ou qualquer dimensão da sua identidade, têm acesso aos mesmos direitos e oportunidades.
Conduzida por Sara Samssudin, Country Project Leader for Equality, Diversity and Inclusion na IKEA, abrimos esta conversa à comunidade da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, com a participação de dois alunos, a Daniela e o Lucas, e o investigador do Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra, Tiago Rolino.
Sigam-nos nas outras redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/IKEApt
Instagram: http://www.instagram.com/IKEAportugal
Pinterest: http://www.pinterest.com/IKEAportugal
-
Quando se fala em etnia e cargos de liderança sabemos que ainda há muito por fazer em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Neste último episódio do IGUALMENTE conversamos com a atriz Jani Zhao e a ativista mulher cigana Maria Gil sobre oportunidades de trabalho, a celebração da diferença e sobre o que ainda está por fazer na arte e nos media para que todas as pessoas se sintam representadas.
Sigam-nos nas outras redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/IKEApt
Instagram: http://www.instagram.com/IKEAportugal
Pinterest: http://www.pinterest.com/IKEAportugal
-
No episódio comemorativo do Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, falamos sobre a Representatividade LGBTQIA+ e a luta pela igualdade de direitos de toda essa comunidade. Debatemos questões como a inclusão da comunidade LGBTQIA+ nos mais diversos contextos, e das oportunidades, ou falta delas, no mercado de trabalho e no mundo das artes.
Neste sexto episódio do podcast Igualmente, estamos acompanhados por três convidados, com histórias bastante distintas: a ativista, Guadalupe Amaro, do artista, Alex D’Alva e da colaboradora da IKEA, Ana Domingues.
Sigam-nos nas outras redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/IKEApt
Instagram: http://www.instagram.com/IKEAportugal
Pinterest: http://www.pinterest.com/IKEAportugal
-
Sabiam que o uso da linguagem inclusiva é uma forma importante de promover a igualdade e o respeito pela diversidade?
No quinto episódio, falamos de palavras, mas não de forma passiva, a descansar no papel. Falamos da palavra enquanto arma, força e mudança, pela inclusão e pela garantia do reconhecimento da diversidade. O uso da linguagem inclusiva é uma forma importante de promover a igualdade e o respeito pela diversidade. A procura de evitar o uso de termos que possam excluir ou discriminar certos grupos de pessoas com base em sua identidade de género, orientação sexual, raça, etnia, idade, habilidades ou outras características pessoais. É uma maneira de garantir que todas as pessoas sejam reconhecidas e respeitadas na sua individualidade.
Ana Markl, apresentadora, guionista e locutora de rádio, Alina Baldé, mestre em Literaturas e Culturas Modernas e Especialista em Comunicação na IKEA e Jaime Moura, representante da Rede Ex-Aequo mostram como é possível usar uma linguagem que valorize a individualidade de cada pessoa e ajude a quebrar os estereótipos sociais e criar um ambiente mais inclusivo e respeitador por todos.
Sigam-nos nas outras redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/IKEApt
Instagram: http://www.instagram.com/IKEAportugal
Pinterest: http://www.pinterest.com/IKEAportugal
-
No mês em que celebramos o Dia da Mulher, dedicamos este episódio ao tema do feminismo e de como podemos todos e todas fazer um caminho cada vez mais consciente em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. Numa conversa em que pretendemos desmistificar estereótipos e promover a igualdade de oportunidades, falamos do papel da mulher e das diferenças verificadas, ainda hoje, tanto em casa, como na sociedade e, também, no ambiente profissional.
A esta conversa, conduzida por Cláudia Semedo, juntámos a cantora e ativista, Capicua e o colaborador IKEA Tiago Jorge.
Saibam mais em IKEA.pt
-
No terceiro episódio falamos do tema masculinidades e dos comportamentos binários com que a sociedade se rege há centenas de anos. Tem o homem espaço para mostrar a sua sensibilidade sem ser discriminado? E se a mulher não seguir o estereótipo da cuidadora da família e boa dona de casa? O machismo ainda está muito enraizado na nossa cultura e relações sociais, mas a verdade é que começa a surgir um espaço para a diferença.
Dino D’Santiago, cantor, compositor e forte defensor de temas relacionados com a igualdade, Tiago Rolino, investigador do Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra e Márcia Ribeiro, Diretora de Logística da IKEA Matosinhos mostram como é possível quebrar os estereótipos sociais.
Na IKEA, adorámos a conversa, temos a certeza de que vão gostar também!
Sigam-nos nas outras redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/IKEApt
Instagram: http://www.instagram.com/IKEAportugal
Pinterest: http://www.pinterest.com/IKEAportugal
-
No segundo episódio do podcast “Igualmente” virámos a conversa para dentro de casa e falámos sobre uma realidade que ainda afeta bastante os portugueses, Pobreza Habitacional. Infelizmente, há muitas famílias que não conseguem encontrar conforto nas suas casas quando as habitações não estão preparadas para suportar o frio que se sente no Inverno.
Uma conversa liderada pela Cláudia Semedo com a Alda Botelho Azevedo, investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e a Paula Figueiredo, colaboradora da IKEA e Home Furnishing Direction Leader.
-
O Igualmente está de volta para a temporada 3, agora com Cláudia Semedo, para moderação das várias conversas sobre a diversidade, igualdade e inclusão. “Pessoas com Deficiência” é o tema deste primeiro episódio, onde falamos abertamente sobre o estigma que existe quanto às diferentes capacidades e limitações físicas e/ou sensoriais. Com a participação de Catarina Oliveira, nutricionista e ativista pelas pessoas com deficiência, e Luís Carvalho, colaborador da IKEA, tentamos descobrir de que forma podemos contribuir para um mundo feito à medida de todas as pessoas.
-
Sabia que Portugal é um dos países com menos restrições à liberdade religiosa no mundo? O último episódio da segunda temporada do nosso podcast traz para cima da mesa o tema da diversidade religiosa dentro das empresas. Na IKEA, estamos atentos à importância deste tema e temos dado vários passos para garantir que todos os colaboradores se sentem apoiados para expressar e manter a sua individualidade. Foi para falar sobre religião e para partilhar as suas experiências pessoais e profissionais que convidámos Héber Marques, compositor e cantor, Saram Samsudin, colaborada da IKEA Portugal e João Biai, colaborador da IKEA Portugal. Uma conversa para ver, ouvir e incentivar a uma sociedade mais justa e sem discriminação religiosa.
-
Desde janeiro de 2017, Portugal tem das leis mais progressistas da Europa relativamente à adoção por casais do mesmo sexo. Este foi um passo importante para que todas as pessoas, independentemente da sua identidade de género ou orientação sexual, têm direito a criar uma família. Neste episódio, convidamos Ana Aresta, presidente da direção da ILGA, Pedro Penim, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, e Beatriz Coelho, colaboradora do Centro de Apoio ao Cliente da IKEA, para conversar, juntamente com Rui Maria Pêgo, sobre o que isto significa na comunidade LGBT+ e o caminho que ainda falta percorrer.
#IKEAPortugal #AnossaCasa #Igualmente -
Sabia que 62% dos portugueses manifesta alguma forma de racismo? Portugal é historicamente um país multicultural, porém nem todas as pessoas de grupos étnicos e raciais sub-representados têm as mesmas oportunidades, tanto no acesso à educação, como no acesso ao mercado de trabalho. Nesta conversa, a atriz e apresentadora, Cláudia Semedo, a colaboradora da IKEA, Cheila Cabral e a representante da Argo, Filipa Leite Castro, querem contribuir para essa mudança, partilhando as suas experiências de inclusão na sociedade e no mercado de trabalho.
- Daha fazla göster