Bölümler
-
A primeira temporada do Marias&Anas chegou ao fim e nós estamos muito felizes com a comunidade linda que criamos até aqui! Este episódio é um copilado de impressões, sentimentos, percepções, histórias de bastidores, aspirações e agradecimentos.
Muita coisa mudou desde o primeiro episódio, muitas bolhas foram estouradas e muitas vidas impactadas -ainda que minimamente. O nosso maior objetivo foi atingido: conexão e compartilhamento.
Obrigada por quem nos acompanhou e até a segunda temporada! Ca, Lê e Mari ❤️
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
-
Você já assistiu a um filme, uma série ou novela e não se sentiu representado pelos personagens? Infelizmente, ainda estamos atrasados na corrida pela diversidade racial e sexual no cinema e na TV.
Segundo uma pesquisa do Relatório de Diversidade de Hollywood da Universidade da Califórnia somente 21% dos filmes analisados, em 2022, possuíam papéis principais ocupados por minorias (pessoas pretas, latinas, LGBTQIAP+). A falta de diversidade também é nítida atrás das câmeras, seja nas funções de direção, roteiro ou produção.
A nossa convidada tem nadado contra a maré e é a primeira roteirista trans da TV brasileira, responsável por produções como Sessão de Terapia, da Globoplay, Candelária, da Netflix, e também pela adaptação do Livro Torto Arado. O nosso papo é com a Luh Maza.
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
-
Eksik bölüm mü var?
-
Quantas vezes você gastou dinheiro pagando plano anual na academia e desistiu logo depois do primeiro mês? Quantas vezes você encarou a atividade física como o caminho que você PRECISA obrigatoriamente percorrer até conseguir o corpo perfeito?
A forma como nos, mulheres, lidamos com a atividade física se distancia, muitas vezes, do simples desejo de movimentar o corpo. Para os homens talvez seja mais fácil. Afinal, os encontros semanais pra jogar bola não tem o objetivo de reduzir medidas e gordura. A ideia é só se divertir com os amigos.
A nossa convidada de hoje conseguiu driblar toda essa cobrança da atividade física e transformar o hábito em um estilo de vida. Chris Volpe é jornalista esportiva e ama ver seu corpo se movimentando, seja na corrida, triathlon ou surf. Pra ela, esporte é sinônimo de saude física e mental.
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
-
Você já olhou pra algum avião no céu e se perguntou para onde ele estava indo? Mais do que isso: quem será que está pilotando a aeronave?
Talvez não tenha passado pela sua cabeça que mulheres também podem pilotar um avião. Afinal, a presença delas no céu ainda é relativamente pequena. De acordo com a UFSCAR, em 2022 haviam apenas 3.283 mulheres formadas como piloto e só 992 atuando nas companhias aéreas, representando só 2,3% dos trabalhadores na função.
Mas a nossa personagem de hoje afirma que essa realidade está mudando...
Gabriela Duarte é piloto de avião há mais de 20 anos e escolheu pilotar porque ama a vida sem rotina. Seu trabalho é no céu e sua casa é em qualquer lugar do mundo em possa pousar
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
-
Várias justificativas costumam ser utilizadas para explicar o assassinato das mulheres seja pela sociedade, pela imprensa e até mesmo pelo sistema judiciário. Mas a verdade é que o feminicídio é o assassinato de uma mulher pelo simples fato de ser mulher.
Enfrentar a violência contra a mulher é um grande desafio que foi aceito pela nossa convidada. Há mais de 10 anos ela trabalha como delegada na Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema, na Grande São Paulo.
É idealizadora do projeto "Homem Sim, Consciente", programa de prevenção à violência de gêneros voltada exclusivamente para homens. A nossa convidada é a Renata Cruppi.
Alerta gatilho: esse episódio contém descrição de violência.
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
-
Para onde vão as roupas que não queremos mais? Com o avanço das fast fashions nos últimos anos, a indústria da moda produz um número absurdo de peças de roupa e, consequentemente, de lixo têxtil. A questão é que o Brasil não tem uma coleta específica para esse tipo de resíduo. É aí que moda, lixo e crise climática se encontram. Um levantamento da ONU, de 2019, mostra que se parássemos de produzir roupas hoje, todas as pessoas teriam o que vestir por 3 anos.
Para explicar toda essa relação, convidamos uma mulher que é professora de design sustentável, pesquisadora e criadora de projetos e estratégias com foco em justiça socioambiental na indústria da moda. Ela é cofundadora da FEBRE, uma plataforma de pesquisa, e do Fashion Revolution Brasil, maior movimento de ativismo da moda do mundo. Nosso papo de hoje é com a Eloísa Artuso!
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
-
É categórico dizer que, se você é mãe, provavelmente já se sentiu culpada. Seja porque o seu parto não foi do jeito que você imaginou para o seu bebê, seja porque o seu leite não foi suficiente para alimentá-lo e você precisou apelar para a fórmula, ou então porque precisou voltar para o mercado de trabalho. Seja como for, as dores e as delícias de ser mãe carregam consigo o sentimento da culpa por coisas que talvez você nem consiga, de fato, evitar. Conversamos sobre educação positiva e maternidade com a Laressa Paiva Silva, que é mãe da Helena, de 5 anos, e da Eva, que em breve virá ao mundo <3
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
-
Você já parou para pensar como pode ser ainda mais difícil para uma mulher preta ser dona do próprio negócio?
Quando falamos sobre empreender, encontramos dois cenários: o primeiro é dos que têm o privilégio de arriscar e abrir mão de uma fonte de renda segura para investir no sonho de ter uma empresa. Já o segundo, é daqueles que não tiveram nem acesso a determinada estabilidade. Para estes, empreender é uma necessidade e o único caminho para tentar ingressar no mercado de trabalho.
A nossa convidada de hoje é uma mulher preta de 28 anos, empreendedora, mãe da Luah, CEO do coletivo 110, dona de um brechó e vai desmistificar o conceito de empreendedorismo a partir das suas vivências e conquistas. O nosso papo ém com a Thamires Borges! <3
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
-
Imagina que sua profissão te permite registrar os acontecimentos mais importantes do Brasil e do mundo através da lente de uma câmera! Esse é o trabalho do repórter cinematográfico. Contudo, apesar da grandiosidade dessa profissão, não existe nenhum estudo que mostre quantas repórteres cinematográficas atuam no mercado da comunicação no Brasil. A ausência de números revela um dado gritante: mulheres quase não ocupam esse espaço! A nossa convidada de hoje já trabalhou no Canal Rural, na Globo, na Playboy, no SBT e na Record. É mulher, cinegrafista há quase 30 anos, ama reportagens investigativas e tem uma porção de anedotas para compartilhar. O nosso papo é com a Simone Regina!
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.
-
Você já olhou para a Pabllo Vittar, ou para a Glória Groove e sentiu vontade de se montar? Ou já sentiu uma invejinha da liberdade da Vera Verão e da Elke Maravilha? Saiba que o mundo das Drag queens é para todos os corpos. Não importa identidade de gênero ou orientação sexual, qualquer um pode se montar! No mês do orgulho LGBTQIAP+ a nossa convidada é uma mulher gorda, pansexual, drag queen, atriz, performer e maquiadora. Temos a honra de papear com a Ginger Moon! <3
Hosted on Acast. See acast.com/privacy for more information.