Bölümler
-
Recentemente o Whatsapp sofreu uma atualização que permitiu aos seus usuários acelerarem a velocidade dos áudios recebidos. Em um país que o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones, essa aceleração pode significar uma amplificação dos nossos sintomas de ansiedade. Nesse episódio Olga e Victor discutem sobre como o Mindfulness pode nos ajudar a lidar com a aceleração dos áudios e com a aceleração da vida.
-
Sabe quando nos deitamos para dormir e vários pensamentos começam a surgir em nossa mente dificultando nosso sono?
Tentamos parar os pensamentos, porque achamos que eles nos impedem de pegar no sono, porém o que realmente acontece ao tentar parar os pensamentos é que um efeito contrário acontece.
Desta forma, para explorar outras atitudes como as de deixar ir e a de não julgamento, no episódio de hoje falamos sobre como Mindfulness pode nos ajudar a ter com uma boa noite de sono.
Desfrute! -
Eksik bölüm mü var?
-
O sexo na quarentena, como esperado, se mostrou bem diferente das relações sexuais antes da pandemia de COVID-19. Por conta do isolamento social, os relacionamentos, sejam sérios ou casuais, também se transformaram. O distanciamento afetou a intimidade dos casais e alguns estudos demonstram que a libido foi alterada. Para reduzir o risco de infecção, países como a Argentina recomendaram práticas como sexo virtual, “sexting” (mensagens de texto eróticas) e masturbação. No episódio de hoje, a psicóloga, instrutora de Mindfulness, especialista em terapias comportamentais, Marcela Bohn aborda o assunto de Sexualidade.
-
Em um mês que batemos recorde de mortes por causa do Covid no Brasil, em que mais de 300 mil famílias estão chorando a perda de uma pessoa querida, convidei a psicóloga Gláucia Rezende Tavares para um bate-papo para conversarmos sobre perda e luto. No passado, a ideia de morte era vista de outra forma, como a expectativa de vida era menor, existiam muitas doenças, poucos recursos médicos, várias guerras, eu imagino que a morte fosse vista como algo mais natural, talvez havendo mais espaço para ser vivida, nomeada, sentida e talvez até superada. Nesse curto episódio falamos sobre passar por este processo, sobre as redes de apoio e presença. Espero que vocês gostem.
-
Nesse episódio, Olga conversa com Marcelo Mapurunga sobre como Mindfulness pode ser útil no processo de envelhecer.
-
Nesse episódio Olga conversa com Ângela Côrrea sobre educação, maternidade, autocuidado, comunicação não violenta e outras coisitas mais.
-
Nesse episódio Olga Durães conversa com o professor Alex Terzi sobre os benefícios das práticas de Mindfulness para os profissionais da Educação. Alex Terzi foi um dos autores do livro: Mindfulness para Profissionais da Educação produzido em parceria com o professor Marcelo Demarzo, Daniela Rodrigues, Javier Campayo e o Senac.
-
Segundo Yuri Bittar, a Fotografia Contemplativa, pode ser entendida como um estado mental aberto, curioso, sem julgamento, concentrado em apenas ver. Antes de uma técnica de fotografia é uma forma de ver o mundo e de viver. É a experiência visual direta, não conceitual, ou seja, a pura percepção. É uma prática ligada à meditação que, buscando ver a realidade sem pré-conceitos, fórmulas, definições, ansiedades, objetivos, apenas ver, visa trazer nossa visão para o presente, para o dia-a-dia, para o real, abrindo nossos olhos e permitindo ver o 'novo' no cotidiano, ver beleza e criar arte. Nesse episódio conversamos sobre a proposta de trazer a arte para a vida cotidiana, e a vida cotidiana para a arte, entendendo que as boas imagens não estão no raro e no inusitado, ou no diferente, mas em tudo. Mas nossos olhos da razão (olhar conceitual) não enxergam isso. Os do coração, da percepção, dos sentidos, sim (percepção).
-
Neste diálogo, Victor Tapias, sentindo falta da Olga Durães, entrevista Michele Pereira com base no assunto “mindfulness e dor”. Vamos aprender de forma profunda sobre como funciona a dor e sobre como as práticas de mindfulness podem colaborar para gerenciarmos ela de forma mais adequada.
-
Conhece alguém deprimido? Mindfulness e movimento podem ajudar. Este é um diálogo do Podmeditar com Gaby Torelly sobre as práticas de mindfulness, as atividades físicas e a correlação e os estudos destas ferramentas no gerenciamento da depressão.
-
Nesse episódio Fabiana Saes nos conta um pouco sobre como trabalhar o Mindfulness no contexto familiar com dicas práticas para serem implementadas em nosso cotidiano.
-
Está é uma conversa descontraída e profunda com diversos ensinamentos do professor da UFRGS, Tiago Tatton. Aproveite ;)
-
Você sabe qual é a relação de mindfulness com o alimento? Prestar atenção ao alimento basta para melhorarmos nossa relação com ele? Segundo o que Nazaré Almeida nos traz, isso não é suficiente, pois precisamos de coragem e compromisso para mantermos esta consciência de forma recorrente. Escute a esta conversa e saiba mais!
-
Entenda como Mindfulness e Movimento estão correlacionados no processo de tomada de consciência.
-
Você já ouviu falar sobre Mindful Eating? O comer de forma consciente envolve vários aspectos e por isso, nesse episódio Olga Durães conversa com Luciana Orange, nutricionista e pós doutoranda da Unifesp para esclarecer conceitos, práticas e formas de se alimentar melhor.
-
Nessa bate papo Victor Tapias e Letícia Savegnago conversam sobre o que significa ter um sentido para a nossa vida. O sentido para vida se renova? Esses questionamentos são discutidos em cima da obra do neurologista Viktor Frankl. Aproveite!
-
Nesse episódio Victor Tapias e Olga Durães conversam com Viviam Barros e Breno Irygoen do Centro de Promoção de Mindfulness sobre o que seria Gerenciamento Emocional, esclarecendo alguns pontos relacionados a regulação emocional (estabilização, manejo de emoções e pensamentos e resposta ao sofrimento),
-
Nesse episódio Olga Durães conversa com Tanya Mader e Rafaella Aquino do projeto Entrelaçando Vidas de Belo Horizonte sobre Cuidados Paliativo, finitude, compaixão, autocuidado e Mindfulness. As convidadas indicaram vários livros e podcasts que seguem abaixo para quem deseja se aprofundar no tema:
A Morte é um dia que vale a pena viver – Ana Claudia Quintana Arantes
Enquanto eu respirar - Ana Michelle Soares
Bilhete de Plataforma – Derek Doyle
A Última Grande Lição – Mitch Albom
Saber Cuidar – Leonardo Boff
O Ano do Pensamento Mágico – Joan Didion
Sobre a morte e o morrer - Elizabeth Kubler Ross
A Roda da Vida – Elizabeth Kubler Ross
A Arte de Morrer – Marie de Rennezel
O Livro Tibetano do Viver e do Morrer – Sogyal Rimpoche
Uma ética para o novo milênio – Dalai Lama
Saúde é Consciência – Ricardo Leme
A Negação da Morte – Ernest Becker
Do Luto à Luta – Gláucia Tavares
Podemos dizer adeus mais de uma vez – David Servan – Schreiber
A Estrada da Cura – Neil Peart
O Último Sopro de Vida – Paul Kalanithi
A Busca de Deus e questionamentos sobre o Sentido – Viktor Frankl
Em Busca de Sentido – Viktor Frankl
O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde
De frente para o Sol – Irvin D. Yalom
Lagrimas de Cristo – Dialogos sobre a vida e a morte – Roberto Miguel
Últimas Palavras – Christopher Hitchens
Gratidão - Oliver Sacks
Histórias Lindas de Morrer- Ana Claudia Quintana
Viva bem com a dor e a doença - Vidyamala Burch
Tardes de maio - Carmen O.
Sobre o viver e o morrer - Evaldo A D'Assumpção
Qual é a tua obra? Mario Sergio Cortella
No final do corredor - Ana Coradazzi
O amor que eu sinto agora - Leila Ferreira
Silêncio - José Ricardo de Oliveira
O poder da afinidade - Gary Kukav
A lição final - Randy Pausch
O amor é contagioso - Patch Adams
As cinco faces do perdão - Rossandro Klinjey
Pequeno Tratado das grandes virtudes - André Comte-Sponville
Propósito - Sri Prem Baba
Presente ao Morrer- Joan HalifaxPodcast: Pallicast // Finitude // Pílulas do Saber e Sabedoria
-
Nesse episódio Victor Tapias e Olga Durães falam sobre a atitude de gratidão e generosidade propostas por Jon Kabat Zinn e como essas atitudes está interconectada com as outras atitudes propostas anteriormente.
-
Em uma conversa leve, Victor Tapias levanta perguntas sobre mindfulness para o professor Luiz Ribeiro para que este possa nos ajudar a aprofundar nossos conhecimentos em mindfulness e, também, entendermos as origens do termo
- Daha fazla göster