Bölümler
-
Sabemos que, para refrear o aquecimento global, precisamos reduzir drasticamente a poluição. O passo seguinte é utilizar soluções naturais e tecnológicas para capturar o máximo de dióxido de carbono do ar possível. É aqui que entra a Orca, a primeira usina de captura direta do ar e armazenamento em larga escala, construída na Islândia pela equipe da Climeworks, liderada pelo empresário Jan Wurzbacher. Essa usina é capaz de extrair 4 mil toneladas de dióxido de carbono do ar todos os anos. Tendo em mente a acessibilidade e a escalabilidade, Wurzbacher compartilha sua visão quanto ao que virá depois da Orca, o futuro da tecnologia de captura de carbono, e por que essas inovações são cruciais para combater as mudanças climáticas.
-
Após um bilhão de anos de evolução, os fungos são mestres da invenção e da resiliência. Quais conhecimentos nós podemos extrair de sua longa e notável existência? O micologista David Andrew Quist explora como a biointeligência inata dos fungos, sua propensão à colaboração e incrível habilidade de regeneração podem nos mostrar novas maneiras de pensar sobre problemas complexos -- e talvez guardar o segredo para a sobrevivência da humanidade na Terra.
-
Eksik bölüm mü var?
-
Os insetos são a chave para a computação inspirada no nosso cérebro? A neurocientista Frances S. Chance acha que sim. Nesta palestra entusiasmante, ela compartilha exemplos de incríveis capacidades dos insetos, como as habilidades de caça precisas e mortais das libélulas e a super força dos escaravelhos africanos, e mostra como a elucidação da misteriosa teia de neurônios em seus pequenos cérebros poderá levar a avanços tecnológicos em computadores, IA e mais.
-
O trabalho remoto, enquanto redefine o cenário dos locais de trabalho, parece entravado por intermináveis videoconferências que impedem conversas e colaborações fluidas. No século 21, é realmente o melhor que podemos fazer? A antropóloga digital Josephine Eyre defende a adoção do metaverso como um local de encontro imersivo que poderia ajudar a reacender a criatividade e a comunicação.
-
O Universo que conhecemos, com suas estrelas brilhantes e planetas em órbita, é, em grande medida, feito de elementos que não podemos ver - como a energia escura e a matéria escura - e, por isso, não é completamente compreendido.
Chanda Prescod-Weinstein, física teórica, nos leva na busca pela matéria invisível que molda o cosmos, e explica, com a ajuda de uma nova geração de telescópios, como podemos estar mais perto do que nunca de desmistificar isso. "O Universo é mais 'queer' e fantástico do que parece a olho nu", afirma ela. (Se você quiser ouvir Prescod-Weinstein mais um pouco, ouça o episódio com ela no podcast "The TED Interview".)
-
O telescópio espacial James Webb é um milagre da ciência e da engenharia modernas. Com um espelho de 6,4 m de diâmetro, banhado a ouro e protegido por um para-sol do tamanho de uma quadra de tênis, é o telescópio mais potente do mundo e a tentativa mais recente da humanidade de responder a perguntas como: "De onde viemos?" e "Estamos sozinhos?" (Foi necessário dobrá-lo como origami para ser lançado no espaço.) John C. Mather, vencedor do Prêmio Nobel e líder da equipe da NASA que construiu o Webb, explica como o telescópio observará as primeiras galáxias que se formaram no universo primitivo, atravessará nuvens de poeira cósmica e gás para revelar o surgimento de estrelas e revelar novos detalhes sobre lugares como Europa e Titã, que poderiam abrigar vida. "Esse telescópio nos revelará grandes surpresas", afirma Mather.
-
O que se passa pela cabeça de Elon Musk? Nesta conversa com o CEO da TED, Chris Anderson, Musk detalha as novas inovações radicais nas quais ele vem trabalhando - Optimus, o robô inteligente humanoide, Starhip, o foguete de outro mundo da SpaceX, as interfaces cerebrais da Neuralink, entre muitas outras que podem maximizar a expectativa de vida da humanidade e criar um mundo onde bens e serviços sejam abundantes e acessíveis a todos. É uma visão cativante de um futuro emocionante. (Gravado na Texas Gigafactory em 6 de abril de 2022).
-
Lucas Joppa, o primeiro diretor de meio ambiente da Microsoft, fala das mudanças climáticas através das lentes da codificação, e diz que a atual abordagem de net-zero do mundo simplesmente não funciona. Então, como criamos um sistema que realmente contabiliza todas as emissões de carbono do mundo - e nos ajuda a chegar a zero (como zero carbono adicionado à atmosfera até 2050)? Joppa compartilha três “bugs” em nosso código net-zero atual, um plano de quatro pontos para corrigi-los – e como a lógica pode nos ajudar a mudar o curso atual das mudanças climáticas.
-
Escolhendo uma roupa? Inspire-se nesta palestra emocionante sobre moda digital: o novo, estranho e maravilhoso mundo da moda projetado para nosso mundo virtual. Veja como Gala Marija Vrbanic, líder nessa área emergente, mostra o que podemos vestir em nossos canais digitais - seja TikTok, Instagram ou no metaverso - e compartilha como isso pode expandir infinitamente as possibilidades criativas de moda, identidade e autoexpressão.
-
E se seu trajeto de uma hora de casa para o trabalho fosse reduzido para apenas alguns minutos? Essa é a promessa do "hyperloop", um sistema de transporte projetado em torno de uma cápsula que voa por um espaço a vácuo (aproximadamente do tamanho de um túnel de metrô) em hipervelocidade, alimentada por baterias de última geração e levitação magnética de ponta. Na palestra visionária, Josh Giegel, o primeiro passageiro do hyperloop, compartilha como essa inovação pode nos levar a um futuro de transporte mais rápido e mais limpo.
-
Nessa palestra reveladora, o tecnólogo Kayvon Tehranian explora porque os NFTs - registro de transferência digital que garante a autenticidade aos seus donos - são um avanço tecnológico. Aprenda como os NFTs estão colocando poder e controle econômico de volta nas mãos dos criadores digitais e liderando a próxima evolução da internet.
-
E se as doenças pudessem ser tratadas com as próprias células de um paciente, de forma precisa e sob demanda? A empresária de biotecnologia Nabiha Saklayen explica como poderíamos aproveitar os avanços em biologia, aprendizado de máquinas e lasers para criar bancos de células-tronco personalizados - e desenvolver medicina exclusivamente projetada para cada um de nossos corpos.
-
A restauração de terras envolve mais do que o plantio de árvores, diz a ambientalista Susan Graham. Veja como a equipe dela combina tecnologia de drones com IA treinada em ecologia para restaurar terras degradadas e ecossistemas complexos e ricos em biodiversidade, seja em uma pequena ilha ou em um continente inteiro.
-
A China prometeu ser neutra em carbono até 2060 - e seus cidadãos estão ajudando as indústrias de todo o país a alcançar essa meta. O ambientalista Ma Jun apresenta o Blue Map, um aplicativo que capacita as pessoas a relatarem violações de poluição em suas comunidades e rastrear dados ambientais em tempo real, responsabilizando os emissores e ajudando as empresas ao longo da cadeia de abastecimento global a tomar decisões informadas sobre a compra. Ouça como o aplicativo usa o poder da transparência para motivar mais de 14.000 fábricas (até agora) a fazerem a limpeza.
-
Para uma conversa genuína, considere falar com um robô, quanto menos humanizado, melhor. A pesquisadora de consumidores Anne Scherer compartilha suas descobertas do porque algumas maquinas fazem com que a gente se abra melhor do que com pessoas de verdade, revelando percepções fascinantes sobre a natureza humana que poderia conduzir a interações mais honestas nas nossas vidas cotidianas.
-
A agricultura alimenta a todos nós - mas nas comunidades rurais os agricultores estão sob pressão por conta da crescente volatilidade climática e do acesso limitado a ferramentas modernas como a internet. Como a agricultura pode permanecer resiliente e crescer com o tempo? Beth Ford, CEO da cooperativa agrícola Land O'Lakes, compartilha seu plano de estabelecer a banda larga como um direito básico em todo o país e fala sobre uma série de inovações ecológicas destinadas a tornar os agricultores mais sustentáveis e lucrativos. (Esta conversa virtual, apresentada pela curadora de negócios do TED Corey Hajim, foi gravada em 2 de março de 2020.)
-
Precisamos de uma abordagem de dentro para fora na maneira como diagnosticamos doenças, afirma Aaron Morris, imunoengenheiro e TED Fellow. Ao introduzir pesquisa médica de ponta, ele revela uma tecnologia implantável que fornece, em tempo real, análise contínua da saúde do paciente no nível molecular. "Estamos criando um laboratório de diagnósticos dentro de seu corpo", afirma Morris, e isso pode pavimentar o caminho para diagnosticar e tratar melhor e mais depressa do que nunca as doenças.
-
Conheça a história dos bastidores do estrategista visual Dan Goods sobre como uma única pergunta pôs em ação o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no início da pandemia de COVID-19 e estimulou um pivô sem precedentes de robôs exploradores do espaço a ventiladores que salvam vidas. Essa história vai inspirá-lo a se perguntar: "O que estou fazendo agora é a coisa mais importante que posso estar fazendo?"
-
Se você viaja com frequência, também é um grande poluidor. E se houvesse uma maneira de viajar pelo mundo com menos impacto no meio ambiente? Nesta palestra breve e emocionante, Cory Combs, empreendedor da aviação e TED Fellow, mostra como aeronaves elétricas podem tornar o voo mais limpo, silencioso e acessível, e compartilha seu trabalho no Electric EEL, o maior avião híbrido-elétrico que já levantou voo.
-
Milhares de idiomas prosperam em todo o globo, ainda assim tecnologia de fala -- com todos seus benefícios -- apoia somente pouco mais de cem idiomas. A linguista computacional Kalika Bali sonha com o dia em que a tecnologia atue como ponte ao invés de barreira, trabalhando com paixão para construir sistemas novos e inclusivos para milhões de pessoas que falam línguas de poucos recursos. Nesta palestra de mudança de perspectiva, ela descreve o que acontece quando um idioma é omitido do cenário digital - e o que pode se pode ganhar quando as comunidades acompanham o futuro.
- Daha fazla göster