Episodes
-
Quem avança para as presidenciais? Quem ganha Lisboa? Mudará a Iniciativa Liberal de liderança? Regressará Passos Coelho à política activa? Vai Miguel Albuquerque voltar a ganhar as eleições regionais na Madeira? Haverá Orçamento aprovado no final de 2025? No final de 2024, olhamos para o próximo ano com as apostas de Ana Sá Lopes e Helena Pereira.
O Soundbite faz a habitual pausa de Natal e Ano Novo e regressa a 6 de Janeiro de 2025.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O líder do PSD-Madeira, Miguel Albuquerque, voltou a defender na manhã desta quinta-feira, à saída da audiência com o representante da República, que se "realizem as eleições o mais rapidamente possível", depois de na terça-feira a aprovação de uma moção de censura ter feito cair o Governo Regional. A comitiva do PSD, liderada por Miguel Albuquerque, foi a primeira a reunir-se com o representante da República, Ireneu Barreto, que esta quinta-feira receberá os partidos representados na Assembleia Legislativa da Madeira. Até agora, todos os partidos ouvidos defendem eleições antecipadas.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Episodes manquant?
-
Marcelo Rebelo de Sousa abriu as portas do Palácio de Belém para receber votos de boas-festas, mas o Presidente da República aproveitou para dar uma reprimenda pública a Luís Montenegro, criticando a forma como o primeiro-ministro conduz a sua relação com a Presidência. A gestão da convivência entre os dois órgãos de soberania marcou, assim, o encontro natalício. E Marcelo não escondeu que nos seus desejos para 2025 está uma maior sintonia entre ambos e um primeiro-ministro menos "sigiloso".
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Um dia depois da notícia sobre a sua saída para a reserva até ao final do ano, o almirante Henrique Gouveia e Melo justifica a sua decisão dizendo que "não faz sentido, depois de sair da Marinha, continuar como uma sombra relativamente à Marinha". O mandato como Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) termina no próximo dia 27 de Dezembro, ao fim de 45 anos de serviço. O militar diz que passará para "uma nova fase" da sua vida, mantendo a dúvida sobre se essa decisão se traduz ou não numa candidatura à Presidência da República.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O 22.º congresso do PCP chegou este domingo ao fim com Paulo Raimundo a procurar mostrar que apesar das dificuldades que os comunistas enfrentam, o partido "resiste" e tem soluções para o futuro. A mensagem de força foi uma tentativa de galvanizar os militantes, mas também de chegar a pessoas de fora. E tem já teste marcado nas autárquicas de 2025, nas quais o secretário-geral assumiu que o PCP tem de recorrer a independentes para "crescer". Está o PCP condenado a perder força eleitoral?
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou nesta quarta-feira que não vai ter saudades de ser chefe de Estado e prometeu que jamais vai falar de política na sua nova fase de vida, em que planeia dedicar-se a actividades em escolas básicas e secundárias. Será que Marcelo se vai conseguir manter afastado dos holofotes depois de sair de Belém?
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O PSD e o CDS apresentaram esta quinta-feira um projecto de lei conjunto que visa alterar a Lei de Bases da Saúde para restringir o acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) a cidadãos estrangeiros não residentes em Portugal. Na proposta apresentada pelos dois partidos, os cidadãos estrangeiros não residentes em Portugal só poderão usufruir do SNS caso apresentem um "comprovativo de cobertura de cuidados de saúde" bem como documentação "considerada necessária pelo SNS para a sua adequada identificação e contacto". Uma cedência ao Chega?
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
No debate quinzenal desta quarta-feira, o líder parlamentar do PSD critiou a "coordenação à vista de todos entre o Chega e o PS", lembrando que na Comissão de Economia, na audição do candidato à AMT, Ricardo Reis, o Chega fez um relatório com rasgados elogios - "Se isto fosse feito pelo Governo não seria melhor", diz Hugo Soares. Mas nesta quarta-feira, afinal, o Chega vai dar parecer negativo porque o partido diz que errou e fez copy/paste de um último relatório". "Esta é a evidência da cumplicidade entre os deputados do PS e do Chega", disse Hugo Soares.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes disse, nesta terça-feira, que aceitou ser orador nas jornadas parlamentares do Chega como autarca, recusando que a presença esteja ligada à preparação de uma eventual candidatura às eleições presidenciais. Também André Ventura garantiu que o evento não tem "nada a ver com presidenciais", escusando comprometer-se com um apoio a uma eventual candidatura a Belém. No último painel das jornadas parlamentares do Chega, dedicadas ao combate à corrupção, o líder do partido desafiou o PSD para uma proposta que permita um confisco de bens "rápido e preventivo" nos casos de corrupção e crimes económicos. Quer Santana Lopes garantir o apoio do Chega numa candidatura presidencial?
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O Orçamento da Madeira para 2025 foi chumbado nesta segunda-feira na Assembleia Regional com os votos contra de PS, Chega, JPP, IL e PAN, deixando isolados PSD e CDS-PP, que votaram favoravelmente. É o primeiro acto de uma crise política que deverá culminar na próxima semana com a aprovação da moção de censura apresentada pelo Chega e com a queda do executivo madeirense. Perante este cenário de ingovernabilidade, a região já se prepara para novas eleições antecipadas, nas quais Miguel Albuquerque pretende participar.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Menos de duas semanas depois da sessão do 25 de Novembro, em que foi um dos protagonistas, Mário Soares tomou agora o palco todo no Parlamento. Numa sessão evocativa dos seus cem anos, uniu todo o espectro parlamentar que o considerou um dos pais da democracia e da liberdade que o país vive. Porém, elencando as várias facetas do antigo Presidente da República, os partidos debateram o posicionamento ideológico de Soares e as suas maiores ou menores contradições, com espaço para críticas: a direita juntou-lhe o ‘senão’ da sua acção no processo da descolonização, e o PCP a responsabilidade no processo contra-revolucionário e na integração europeia.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Vem sendo apontado como um potencial candidato às presidenciais de 2026 e, mais recentemente, surge como favorito ao cargo por na sondagem da Intercampus. O almirante Gouveia e Melo ainda não confirmou uma possível candidatura e tem evitado falar sobre o assunto, mas, esta quinta-feira, aproveitou a sua presença nas IV Jornadas de Defesa + Saúde Militar, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para responder a alguns comentadores que tentam "menorizar o papel das Forças Armadas" no processo de vacinação. "Não foi só logística, não foi só uma folha de Excel e não era qualquer militar que fazia aquilo", garantiu, em declarações transmitidas pela CNN Portugal. O almirante está a fazer a pré-campanha de farda?
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho declarou nesta quarta-feira estar fora da actividade partidária e política, e assim querer continuar, numa altura em que o seu nome é apontado como potencial candidato à Presidência da República. Uma decisão irrevogável?
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, defendeu nesta terça-feira a segurança como um "bem económico" e "factor fundamental" para a competitividade de Portugal e que o país não pode ficar sentado à espera da "manutenção eterna" daquele activo. Para os comentadores e jornalistas, foram as palavras de agradecimento por terem empolado as suas palavras na criticada mensagem ao país da última semana.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Entre os possíveis candidatos à presidência da República considerados na mais recente sondagem da Intercampus, Henrique Gouveia e Melo é, com larga distância, o favorito, com 23,2% das intenções de voto numa eventual primeira volta, perto de 10 pontos percentuais à frente do segundo, o antigo presidente do PSD Pedro Passos Coelho (com 13,9%). Com os primeiros quatro lugares ocupados por putativos candidatos do centro-direita e direita, o primeiro nome do centro-esquerda surge apenas em quinto: Mário Centeno (6,4%), actual governador do Banco de Portugal. Na sondagem da Intercampus para o Jornal Negócios e o Correio da Manhã, publicada esta segunda-feira, o também antigo líder social-democrata e actual comentador Luís Marques Mendes, que prometeu para o início de 2025 uma decisão sobre se será candidato a Belém, fica em terceiro lugar com 9,8% das intenções de voto.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Está aprovado o Orçamento do Estado para 2025, viabilizado com os votos a favor do PSD, CDS e com a abstenção do PS. Chega, PCP, Livre, BE, PAN e IL votaram contra o primeiro orçamento do Estado apresentado por Luís Montenegro e Joaquim Miranda Sarmento. No momento de aprovação, o primeiro-ministro deu um abraço ao ministro das Finanças. Depois das alterações ao documento, quem pode festejar uma "vitória" neste processo?
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
O PS viu aprovada, no Parlamento, a sua proposta de aumento extraordinário das pensões, o que permitirá que, no próximo ano, as reformas até 1527,78 euros tenham um acréscimo adicional de 1,25 pontos percentuais logo a partir de Janeiro. Além disso, os pensionistas mantêm a possibilidade de receber um bónus – à semelhança do que aconteceu em Outubro deste ano –, uma vez que a proposta do PSD e do CDS também foi aprovada.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Foi, em certas alturas, um discurso pouco compaginável com o cargo de primeiro-ministro aquele que Luís Montenegro dirigiu esta quarta-feira ao país em horário nobre, com a revelação de estatísticas sobre uma operação policial que dura há vários dias, mas que nem sequer terminou, a Portugal Sempre Seguro. A apologia da actuação das forças de segurança foi pontuada, várias vezes, pela asserção de que Portugal é um país seguro, dos “países mais seguros do mundo”. Mas a tranquilidade pode não durar para sempre, assim o Governo afrouxe a vigilância, avisou.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Ainda não há candidatos oficiais, mas a lista de putativos candidatos à corrida presidencial de 2026 continua a crescer. Entre tabus e calendários políticos, medem-se os apoios à esquerda e direita. Está Gouveia e Melo em melhores condições de vencer as eleições?
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
A Assembleia da República evocou pela primeira vez o 25 de Novembro, numa sessão solene controversa, num formato muito semelhante ao da cerimónia comemorativa do 25 de Abril. Com o PCP esteve ausente do plenário e o Bloco de Esquerda representado por apenas uma parlamentar, os deputados estrearam uma evocação polémica.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
- Montre plus