Portugali – Suositut podcastit

  • A rubrica de humor de “As Três da Manhã” está a cargo de Joana Marques, que se esforça sempre por ser “extremamente desagradável”, agora na Renascença. De segunda a sexta, às 8h15 com repetição às 16h20, 20h30 e às 6h45.

  • Retratos de Abril é uma viagem em redor do 25 de Abril. À escuta dos sons da época, tenta fixar aquele tempo histórico. Encontra militares e políticos mas, também, a sociedade civil que se opôs ao Estado Novo e lutou pela liberdade. Dos generais e capitães aos líderes políticos; de escritores e poetas a advogados, médicos e professores universitários.

    Retratos de Abril revela uma sociedade que, afinal, não era a preto e branco.

    Em 25 episódios, o Expresso conta-nos a História dos protagonistas que, há 50 anos, estavam prontos a construir a democracia.

    Ficha técnica:

    Episódios escritos por Lourenço Pereira Coutinho e narrados por Teresa Amaro Ribeiro, com música original e sonoplastia de João Luís Amorim, apoio à produção de Inês Marcelo e redes sociais de Tiago Serra Cunha. O genérico inicial tem a voz de Jorge Gomes e a capa é de Mário Henriques com João Carlos Santos.

    Retratos de Abril é um podcast especial do Expresso nos 50 anos da Revolução, com coordenação de Joana Beleza e direção de João Vieira Pereira.

    Apoio:

    Este podcast é realizado em parceria com a Hyundai.

  • Programa de entrevistas de Maria João Avillez, sobre 16 momentos-chave no país desde o 25 de abril de 1974. Marcelo, Cavaco, Passos, Vitorino, Medina e Portas são alguns dos convidados.

  • "Normalmente, as pessoas de quem a gente fala têm empregos a sério, ao contrário de nós. São ministros, empresários, banqueiros... Basicamente, o que a gente faz é gozar com quem trabalha" R.A.P.

    Veja a versão vídeo deste programa em Opto.sic.pt

  • Para mudar o mundo, eles mantêm-se na sombra. Um programa da SIC Notícias com João Miguel Tavares, Pedro Mexia, Ricardo Araújo Pereira e coordenação de Carlos Vaz Marques

  • O Homem Que Mordeu o Cão de 2ª a 6ª feira às 8h50. Casos da vida real, desbloqueadores de conversa, seios de diferentes níveis de enormidade e observações aleatórias sobre tudo e sobre nada. Há uma magia no Cão. A maior invenção desde a roda. Só.

  • Livres e sonhadores, os anos 80 em Portugal foram marcados pela consolidação da democracia e uma abertura ao mundo impulsionada pela adesão à CEE. Foram anos de grande criatividade, cujo impacto ainda hoje perdura. Apesar dos bigodes, dos chumaços e das permanentes, os anos 80 deram ao mundo a melhor colheita de sempre? Neste podcast, damos voz a uma série de portugueses nascidos nessa década brilhante, num regresso ao futuro guiado por Francisco Pedro Balsemão, nascido em 1980

  • De segunda a sexta-feira, no T3 da Renascença, o Daniel Leitão partilha com a Filipa Galrão e o Renato Duarte tudo aquilo que lhe passa pela cabeça. Seja uma visão alternativa dos principais temas da atualidade, seja um desafio para testar o conhecimento dos seus colegas, ou pôr à prova os seus talentos escondidos... E há lugar ainda para um comentador residente, que é tudo menos convencional.
    Podíamos dizer que estamos perante a rubrica mais camaleónica da rádio nacional, mas seria apenas uma forma de, por outras palavras, escrever "o autor ainda não tem a certeza do que vai acontecer". A única garantia é que todos os dias, perto das 17h30, alguma coisa vai acontecer. E em princípio estará relacionada com os temas do momento. A partir daí... seja o que Deus quiser!

  • Não é um podcast de política ou de economia, nem de artes ou ciência. É uma conversa solta com os protagonistas de hoje que nasceram na década de 70. A geração que está aos comandos do país ou a caminho. Aqui falamos de expectativas e frustrações. De sonhos concretizados e dos que se perderam. Um retrato na primeira pessoa sobre a indelével passagem do tempo, uma viagem dos anos 70 até aos nossos dias conduzida por Bernardo Ferrão.

  • Um podcast de histórias do impossível, histórias contadas pelos protagonistas, que nos deixam de boca aberta e coração arrebatado. Idealizado e realizado por Inês Castel-Branco, que tem nas histórias o papel de narradora. Sonoplastia de Paulo Castanheira.

  • O psiquiatra Daniel Sampaio nasceu em 1946. Numa época muito diferente, em 1999, nasceu a jornalista Marta Amaral. “O Nosso Olhar Para Ti” é um encontro entre gerações que procura olhar para a saúde e para a doença mental numa perspectiva diferente. O foco é a prevenção, a partir da relação entre as pessoas desde a formação do casal, passando pelos filhos e até ao envelhecimento.

  • Todas as semanas, a história de uma Amizade, e tudo o que acontece à volta, na vida de duas pessoas que se encontram na vida. E ficam para sempre. Ou não.

  • Rui Ramos e João Miguel Tavares pretendem tirar o pó à História, tornando-a aquilo que merece ser: fascinante, apaixonante, discutível e polémica. Se tiver dúvidas, pergunte: [email protected]

  • Podcast de Mafalda Castro e Rui Simões. O nome da Mafalda veio primeiro porque o Rui é cavalheiro. Um casal à conversa sobre temas pouco relevantes para uns e muito pouco relevantes para outros. Sabemos falar línguas mortas e fazemos uma dourada no forno incrível. Não é um convite. Até já!

  • "Isto não fica bem"
    Dizem-nos isto a vida toda?
    Borbulhas não ficam bem.
    Muito maquilhada não fica bem.
    Escolher não ser mãe? Ui, isso não fica mesmo bem.
    Menopausa? Não fica bem.
    Ou... será que fica?
    No novo podcast da Wells, "Não fica bem falar de...", vamos riscar todos os "nãos".
    E vamos falar de tudo.
    Saúde, de bem-estar e de bem-ser.
    Vamos explorar e debater o que nos faz ficar bem connosco.
    Sem tabus nem preconceitos, sobre o que é que não fica bem.

  • Guilherme Ludovice, Luana do Bem e Tiago Almeida propõe-se a fazer desafios para se tornarem seres humanos perfeitos.

  • Novo podcast do Expresso dedicado às grandes notícias do setor imobiliário. No ‘Chave na mão’ estamos atentos à evolução dos preços, das taxas de juro à construção de novos projetos, sem esquecer as tendências de mercado. Todas as sextas feiras, a jornalista Rita Neves leva até si o essencial dos principais temas, com a análise de especialistas e protagonistas do mercado imobiliário.

    ‘Chave na mão’ tem o apoio de APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários e Vitória Seguros.

  • O podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer.

  • Esta é a história nunca contada do plano mais louco de sempre para derrubar Salazar. Em 1959, um ano depois da derrota do general Humberto Delgado nas eleições presidenciais, os opositores do Estado Novo já não têm ilusões: o regime só pode cair pela força. É nos cafés de Lisboa e nas noites de boémia que um grupo de artistas surrealistas tem uma ideia para começar a deitar abaixo a ditadura. A eles vão juntar-se revolucionários profissionais, num plano que vai ter como nome de código "Operação Papagaio". Nas últimas seis décadas, a operação foi descrita como um delírio de surrealistas, sem se saber ao certo o que aconteceu ou não. A verdade esteve todos estes anos guardada nos arquivos da PIDE, que escondiam uma outra ligação secreta: um dos conspiradores acabou assassinado pelos companheiros, um crime que deu origem ao livro "A Balada da Praia dos Cães", de José Cardoso Pires.

    Narração: Miguel Guilherme

    Banda sonora: Rita Redshoes

    Guião: Tânia Pereirinha

    Entrevistas: Tânia Pereirinha e João Santos Duarte

    Sonoplastia e pós-produção áudio: Diogo Casinha

    Design gráfico: Miguel Feraso Cabral

    Edição: João Santos Duarte

    Coordenação: Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Pedro Jorge Castro, Ricardo Conceição e Sara Antunes de Oliveira.

  • A brincar, a brincar - mas muito a sério - já limpámos o sebo a mais de mil pessoas. Hugo van der Ding e as suas pequenas biografias de gente maior que a vida.