Episodi
-
Coelhos fumantes, dragões mulherengos, mortos carismáticos e mágicos que punem-se com cargos públicos são alguns dos personagens mais famosos de Murilo Rubião.
Arthur Marchetto, Cecilia Garcia Marcon e Gustavo Magnani juntam-se para discutir a vida e obra desse contista brasileiro tão pouco lembrado, mas que tem muito a ver com o popularmente conhecido "realismo mágico". Eles conversam sobre os temas que mais aparecem, sobre os contos preferidos e a forte carga simbólico neste episódio — que foi escolhido por um dos apoiadores do podcast.
Então, aperta o play e conta pra gente: você já conhecia o Murilo Rubião?
--Links
Apoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
Já apoia? Acesse suas recompensas
-
Em mais um episódio do Clube de Leitura 30:MIN 2024, Arthur Marchetto e Cecilia Garcia Marcon se reúnem para discutir o livro de setembro: "Animal", de Lisa Taddeo.
Eles falam sobre violência contra a mulher, assédios, estruturas de poder na sociedade, discutem sobre os personagens e apresenta a próxima leitura do clube, "A ridícula ideia de nunca mais te ver", de Rosa Montero.
Vem com a gente!
--Links
Apoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
Já apoia? Acesse suas recompensas
-
Episodi mancanti?
-
Como escolher livros para crianças e adolescentes? Está é uma pergunta que pode nos assombrar, mas SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Arthur Marchetto, Cecília Garcia Marcon e Gustavo Magnani se juntaram para conversar sobre os elementos que compõem as narrativas, como entender os temas que interessam a criança e, claro, indicar livros que podem ser presentes certeiros.
Aperta o play e vem com a gente no episódio temático de Dia das Crianças!
--
Livros citados no episódio
- Coleção Vagalume
- Alice no País das Maravilhas & no País dos Espelhos, de Lewis Carroll
- Como treinar o seu dragão, de Cressida Cowell
- Desventuras em série, de Lemony Snicket
- A lenda da caixa das almas, de Paola Siviero
- A vida no céu: romance para jovens e outros sonhadores, de José Eduardo Agualusa
- Editora Baião
- Tem um gato no frontispício, de Sofia Mariutti e Vitor Rocha
- Contos de fada japoneses, de Yei Theodora Ozaki e Tokitaka
- Bailinho, de Carlos Eduardo Pereira e Zansky
- Chupim, de Itamar Vieira Junior e Manuela Navas
- A morte é assim?: 38 perguntas mortais de meninas e meninos, de Ellen Duthie, Anna Juan Cantavella e Andrea Antinora
- 200 limeriques de Edward Lear para ler e para ver, de Edward Lear e Renato Moriconi
- Editora Glida
- Gatos Alados, de Ursula K. Le Guin
- A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira
- A Droga do Amor, de Pedro Bandeira
- A Droga da Amizade, de Pedro Bandeira
- Fique onde está e então corra, de John Boyne
- Histórias de ninar para garotas rebeldes 1, de Elena Favilli e Francesca Cavallo
- Histórias de ninar para garotas rebeldes 2, de Elena Favilli e Francesca Cavallo
- Chapeuzinho esfarrapado e outros contos feministas do folclore mundial, de Bárbara Malagoli e Ethel Johnston Phelps
--Links
Apoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
Já apoia? Acesse suas recompensas
-
No segundo episódio do 30:MIN Entrevista, Arthur Marchetto e Cecilia Garcia Marcon entrevistam com a escritora e jornalista Anna Virginia Balloussier sobre a escrita como forma de lidar com a realidade, os significados de "gongórico", as diferenças para tratar a ficção e a não-ficção e um panorama sobre a religião evangélica no Brasil.
Anna Virginia Balloussier é jornalista da Folha de S.Paulo desde 2010 e, pela editora Todavia, já integrou o “Anuário 2018/2019” com depoimentos sobre o mundo ideal e utópico de pessoas evangélicas, publicou o diário sobre os períodos de quarentena da pandemia do Covid-19 e da gravidez em “Talvez ela não precise de mim: diários de uma mãe em quarentena” e, por último, lançou “O púlpito: fé, poder e o Brasil dos evangélicos”, um livro que apresenta a estruturação, representatividade e estigmatização dos evangélicos no Brasil organizado em sete capítulos temáticos: conversão, empreendedorismo, política, aborto, sexo, poder e dízimo.
-
Links
Apoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
-
Arthur Marchetto, Cecilia Garcia Marcon, Vilto Reis e AJ Oliveira se reúnem em uma live extraordinária para discutir uma lista de Melhores Livros do Século XXI de acordo com os ouvintes-apoiadores do 30:MIN.
Eles conversaram sobre o que é uma lista de indicações, o que significa a publicação de melhores romances e quais foram os livros escolhidos pelos ouvintes.
E aí, vocês concordam?
-LinksApoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
Já apoia? Acesse suas recompensas
-
Arthur Marchetto e Cecília Garcia Marcon (com uma presença espectral de Vilto Reis) conversam sobre o Prêmio São Paulo de Literatura e apresentam um de seus ganhadores recentes: "Não fossem as sílabas do sábado" (Ed. Todavia), de Mariana Salomão Carrara.
O livro conta a história de duas mulheres e uma menina afetadas pela morte de dois maridos: uma situação que envolve a queda de um homem do décimo andar em cima de outro, que passava na rua. No episódio, eles discutem questões sobre luto, memória, relacionamentos e amores.
E você, o que acha: merece o prêmio?
-
Links
Apoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
Já apoia? Acesse suas recompensas
-
Arthur Marchetto e Cecilia Garcia Marcon convidam Edmara Galvão e Anna Raissa, do Suposta Leitura, um dos episódios mais desejados do 30:MIN: um episódio dedicado a Jane Austen.
Aqui, eles vão falar sobre "Persuasão", romance que conta a história de Anne Elliot, nascida em uma família rica que está em decadência, e seu envolvimento amoroso com Frederick Wentworth, um marinheiro ex-pobretão que foi dispensado por Anne Elliot apesar do amor recíproco. Oito anos depois da separação, Anne e Frederick se reencontram e precisam resolver os sentimentos que ainda existem e decidir quais rumos tomarão na vida.
Além de comentar sobre o livro, o último de Jane Austen e que traz muito do seu estilo já maduro, os quatro vão comentar sobre as adaptações da Netflix e da BBC.
Aperta o play e conta pra gente: você gosta de Jane Austen?
-
Links
Apoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
Já apoia? Acesse suas recompensas
-
No primeiríssimo episódio do 30:MIN Entrevista, Arthur Marchetto e Cecilia Garcia Marcon conversam com a escritora, tradutora e pesquisadora Luisa Geisler sobre leitura, escrita, a arte de escrever fanfics e a construção das mulheres enquanto escritoras na cultura.
Geisler estreou com a coletânea "Contos de Mentira" (2011) e, em seguida, publicou "Quiçá" (2012), "Luzes de emergência se acenderão automaticamente" (2014), "De espaços abandonados" (2018), "Enfim, Capivaras" (2019), "Corpos Secos" (2020) e "A angústia das pequenas coisas ridículas" (2021). Entre seus trabalhos também estão o conto "Eu sou o silêncio do mundo: (e tão perto de casa)" (2019) e participou da coletânea que homenageia Agatha Christie, a Rainha do Crime, "Teias Mortais" (2023), com o conto "Todas as partes".
Luisa Geisler ganhou o prêmio Jabuti em 2021 na categoria "Melhor Romance de Entretenimento", venceu duas vezes o prêmio Sesc de Literatura e foi duas vezes finalista do prêmio Jabuti. Tem textos e livros traduzidos para mais de quinze países.
-
Links
Apoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
-
Arthur Marchetto e Cecilia Garcia Marcon se unem para mais uma discussão do Clube de Leitura 30:MIN de 2024 — desta vez "Damas da Lua", de Jokha Alharti (Ed. Moinhos).
Vencedor do International Booker Prize em 2019, o primeiro escritor por uma mulher árabe a receber o prêmio, "Damas da Lua" nos conduz por uma narrativa que transita entre vozes e tempos, revelando os dramas de gerações ao longo dos períodos de modernização e transformação cultural, discutindo o patriarcado, os casamentos e relações amorosas, educação, afetos familiares, a construção da individualidade — e, em um de seus fragmentos, discussões sobre a memória e o final enigmático de nossas vidas.
Aperta o play e conta pra gente: Já leu "Damas da Lua"?
Episódios citados no episódio
30:MIN 397 - Aqui - Richard McGuire
30:MIN 484 - Detalhe menor - Adania Shibli
Livros citados no episódio
Aqui, de Richard McGuire
Água Funda, de Ruth Guimarães
Detalhe Menor, de Adania Shibli
Pedro Páramo, de Juan Rulfo
-
Links
Apoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
-
Vilto Reis e Cecilia Garcia Marcon convidam Tiago Valente para conversar sobre o livro "Cleópatra e Frankenstein", escrito por Coco Mellors.
O livro é um romance de estreia que conta a história de Cleo, Frank e diversas outras personagens que trafegam pela obra com pequenos fragmentos da vida.
No papo, Vilto, Cecilia e Tiago falam sobre Nova York e o mundo da publicidade nos EUA, sobre a construção dos personagens e, principalmente, sobre como as questões de saúde mental aparecem e são abordadas.
Você já leu Coco Mellors? Aperta o play e conta pra gente!
-
O que fazer num momento complexo como os de separações e términos? Como lidar com essas emoções?
Arthur Marchetto, Cecilia Garcia Marcon e Gustavo Magnani falam sobre como a literatura pode auxiliar em momentos difíceis, discutem o que é uma separação, suas relações com o luto e quais livros (e filmes) podem ajudar num momento como este.
E você? Já leu algum livro depois de um rompimento? Aperta o play e conta pra gente.
-
Episódios Citados
30:MIN #427 — A literatura e o luto
30:MIN #467 — Por que ler David Foster Wallace?
30:MIN #389 — A biblioteca da meia-noite, de Matt Haig
30:MIN #458 — O quarto de Giovanni, de James Baldwin
30:MIN #308 — Kindred, de Octavia Butler
30:MIN #287 — Uma morte horrível, de Pénélope Bagieu
30:MIN #327 — Dias de Abandono, de Elena Ferrante
Livros Citados
- Rosalie Lightning: memórias gráficas, de Tom Hart
- Sozinha, de Keka Reis
- Foi apenas um sonho, de Richard Yates
- O desfile de Páscoa, de Richard Yates
- Por isso que a gente acabou, de Daniel Handler e Maira Kalman
- Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, de Pablo Neruda
- O quarto de Giovanni, de James Baldwin
- Kindred: Laços de Sangue, de Octavia Butler
- Uma morte horrível, de Pénélope Bagieu
- Dias de Abandono, de Elena Ferrante
- Frantumaglia, de Elena Ferrante
- A filha perdida, de Elena Ferrante
- Um amor incômodo, de Elena Ferrante
- Sessenta primaveras no inverno, de Aimée de Jongh e Ingrid Chabbert
- As intermitências da morte, de José Saramago
Filmes Citados
- Foi apenas um sonho (2008)
- La La Land (2016)
- Ella e John (2017)
- Apenas uma noite (2010)
- Um homem sério (2009)
- Ela (2013)
Outras indicações
- Manual Impossível da Rejeição, de vibes em análise
-
Links
Apoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
Formulário para concorrer ao "Nascida para o Trono" comentado por Cecília
-
Arthur Marchetto e Cecilia Garcia Marcon convidam Bruna Martinovic para falar sobre remédios e tratamentos contra a dor.
Os livros usados para pautar o episódio foram: "Império da dor: a ascensão e queda de uma das mais poderosas famílias americanas e seu criminoso império farmacêutico", de Patrick Radden Keefe, e "Flores do bem: a ciência e a história da libertação da maconha", de Sidarta Ribeiro (publicado pela Editora Fósforo).
Aperte o play e descubra com a gente as complexidades sobre o tema.
-
Links
Apoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
Formulário para concorrer ao "Nascida para o Trono" comentado por Cecília
-
Joe Sacco é um dos nomes mais conhecidos no Jornalismo em Quadrinhos dos EUA e "Palestina" é uma de suas obras mais conhecidas e marcantes.
Originalmente publicada em 9 volumes, a obra mostra Sacco esmiuçando seu processo de compreensão do conflito na região palestina e do processo de colonização do espaço por Israel em uma posição bastante honesta de jornalista alfabetizado pela educação estadunidense.
Arthur Marchetto, Cecilia Garcia Marcon, AJ Oliveira e Vilto Reis se reuniram em mais um episódio do 30:MIN para conversar sobre esta obra, lançada no Brasil em volume único pela editora Veneta, reunindo notas sobre o processo de escrita e prefácios de Edward Said e José Arbex Jr., para discutir a escrita, os capítulos mais marcantes e a construção do ponto de vista de Joe Sacco.
Então aperta o play e indica pra gente quem você curte que faz jornalismo em quadrinhos!
-
Links
Apoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
Formulário para concorrer ao "Nascida para o Trono" comentado por Cecília
-
Em mais um episódio do Clube de Leitura 30:MIN de 2024, Arthur Marchetto, Cecilia Garcia Marcon, Vilto Reis e, em uma ligação interdimensional, AJ Oliveira, se reúnem para falar sobre "Gay de Família", de Felipe Fagundes.
No livro, acompanhamos a história de Diego: um jovem homossexual que está se preparando para curtir uma viagem completamente dionisíaca com seus amigos quando recebe uma ligação de Diogo, seu irmão.
De repente, Diego se vê na necessidade de abandonar a viagem para cuidar de seus três sobrinhos pequenos (enquanto, claro, aproveita para flertar com seu novo vizinho que detesta crianças).
Neste fim de semana, ele vai rever a relação com sua família problemática e preconceituosa, refletir sobre as relações afetivas com as outras pessoas a sua volta e se, afinal de contas, qual é a do amigo imaginário de Diogo 3.
Então, aperta o play e conta pra gente: o que você acha desta leitura?
-
Links
Apoie o 30:MIN
Siga a gente nas redes
Formulário para concorrer ao "Nascida para o Trono" comentado por Cecília
-
Você gosta de ler Romances Históricos? Então vem com a gente porque Vilto Reis e Cecília Garcia Marcon convidaram Eduardo Spohr e Thiago Cabello, da Oficina Literária, para conversar sobre seus livros favoritos e indicá-los.
Bora?
Livros citados:
Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas
Shogun, de James Clavell
Empate, de Vinícius Neves Mariano
O tempo e o vento, de Érico Veríssimo
O portão de fogo, de Steven Pressfield
Os pilares da terra, de Ken Follet
Vikings. Berserker, de Eduardo Kasse
Norte e Sul, de Elizabeth Gaskell
Trilogia Santo Guerreiro, de Eduardo Spohr
Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell
-
Em mais um episódio da série "Merece o Prêmio?", Arthur Marchetto, Cecilia Garcia Marcon, AJ Oliveira e Vilto Reis se reúnem para dar um dos vereditos mais irrelevantes na crítica literária deste podcast.
Desta vez, eles vão falar sobre o prêmio Pulitzer, um dos mais conhecidos prêmios dos EUA, e também sobre o livro "A Estrada", de Cormac McCarthy, que recebeu o Pulitzer de Melhor Ficção em 2007.
Aperta o play e conta pra gente: você acha que "A estrada" mereceu o prêmio?
-
Nem sempre um livro faz a gente chorar, mas quando escorre aquela lágrima do olho... aí não tem jeito: sabemos que a leitura foi marcante.
Por isso, Arthur Marchetto, Cecilia Garcia Marcon e Vilto Reis se reúnem para discutir quais tipos de história fazem chorar e, claro, indicar os livros que foram mais marcantes.
Então aperta o play e conta pra gente: qual foi o último livro que te fez chorar?
Livros citados:
O passeio, de Pablo Lugones e Alexandre Rampazo
Solitário, de Chabouté
Capitães da areia, de Jorge Amado
Ordem vermelha, de Felipe Castilho
On the road, de Jack Kerouac
Campo geral, de João Guimarães Rosa
Freddie Mercury - A Biografia Definitiva, de Lesley- Ann Jones
Heavier than heaven – Mais pesado que o céu: Uma biografia de Kurt Cobain, de Charles R. Cross
Hiroshima, de John HerseyBiofgr
À sangue frio, de Truman Capote
Eram segredos, de Bárbara Treza
A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Aleksiévitch
As últimas testemunhas, de Svetlana Aleksiévitch
Parque das irmãs magníficas, de Camila Sosa Villada
Fun Home, de Alison Bechdel
Um antídoto contra a solidão, de David Foster Wallace (org. por Stephen J Burn)
A palavra que resta, de Stênio Gardel
A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha
Acesso às recompensas, grupos e páginas
-
Em mais um episódio do Clube de Leitura 30:MIN de 2024, Arthur Marchetto e Cecilia Garcia Marcon se unem para discutir "A coleção privada de Acácio Nobre", da escritora portuguesa Patrícia Portela, um livro bastante diferente.
Portela conta a história de Acácio Nobre, um intelectual português que foi silenciado e teve sua trajetória apagada da historiografia pela ditadura de Salazar, a partir do inventário de um espólio com itens que pertenciam aos integrantes do "Clube de Amigos de Acácio Nobre".
Arthur e Cecília comentam sobre as possibilidades de uma escrita mais experimental, das narrativas que passam uma sensação histórica, do livro enquanto um jogo, dos modernismos que povoaram o mundo e, claro, das coisas que estariam nos espólios pessoais.
Então, aperta o play e conta pra gente: o que você deixaria de herança em seu baú?
-
Em menos de uma semana, Adélia Prado foi laureada com os Prêmios Camões e Machado de Assis, dois grandes prêmios para quem escreve na língua portuguesa.
Para comentar sobre a escrita da poeta mineira, admirada por Drummond, Cecilia Garcia Marcon convida Gustavo Magnani e Tággidi Mar Ribeiro. Eles falam de seus poemas preferidas, da trajetória da escritora, sua escrita sobre o cotidiano e o erotismo, e do carisma tão típico de Minas Gerais.
Então aperta o play aí e conta pra gente: qual seu poema preferido de Adélia Prado?
Citados no episódio:
- A Formalística, de Adélia Prado
- Dia, de Adélia Prado
- O Ensinamento, de Adélia Prado
- Casamento, de Adélia Prado
- Fragmento, de Adélia Prado
- Bairro, de Adélia Prado
- Bate-Papo de Adélia Prado com Rubem Alves
-
Além das questões sobre Capitu e Bentinho, existe outra discussão que aparece na internet de tempos em tempos: ouvir livros conta como leitura?
Para falar sobre o assunto, Arthur Marchetto, AJ Oliveira e Vilto Reis convidam Samuel Muca para conversar sobre as distintas possibilidades para acessar um livro em áudio, sobre a história da leitura e como ela encontra a oralidade, os problemas políticos e econômicos que envolvem a disponibilidade de um livro em áudio e questões de acessibilidade e educação que envolvem a discussão.
Aperta o play e conta para a gente: você já ouviu algum livro?
Links citados no episódio:
Quanto ou como se lê? Refazer as perguntas, de Nestor Garcia Canclini
Reflexões do gato Murr, de E.T.A. Hoffmann
Galateia: um conto, de Madeline Miller
Os 12 Trabalhos do Escritor - Golpes literários: Preço do Livro - S09E02
Podcast Quarta Capa
Uma história da leitura, de Alberto Manguel
Samuel Muca:
Instagram
Na sombra do abieiro
- Mostra di più