Episodi
-
Uma conversa com a atriz Maria Henrique, a propósito da peça Luíza de Jesus - A Assassina da Roda.
Maria Henrique é, para além de protagonista e única atriz em palco, a encenadora deste peça, criada a partir da obra com o mesmo nome de Rute de Carvalho Serra. -
O Museu Nacional de Arte Contemporânea foi pioneiro no seu género a nível internacional e um passeio pelas suas salas faz-nos viajar do Romantismo ao presente, passando por alguns dos mais representativos artistas e obras da pintura portuguesa, num catálogo com cerca de 150 artistas.
-
Episodi mancanti?
-
Conversa amigável e descontraída com Álvaro Lobato de Faria diretor e coordenador do MAC - Movimento Arte Contemporânea. O Galerista e Curador, Conferencista, Crítico de Arte e sempre Professor. A arte, a vida, a carreira, a família e as escolhas. Uma vida repartida entre o ensino a arte e a família, de uma personagem incontornável das belas artes nacionais e recentemente convidado para a Academia Nacional das Belas Artes.
-
Charles Bukowski foi um poeta da miséria humana. A indigência, o grotesco, a solidão; o mundo feio, escuro e mal cheiroso alimentaram a sua expressividade e ninguém como ele soube retratá-los e fazer deles a sua inspiração.
-
A segunda parte e conclusão deste trabalho sobre as origens e influências do Jazz, um estilo que ao beber da alma das melodias e ritmos tribais africanos combinados com ritmos e instrumentos da música clássica europeia, criou uma sonoridade completamente nova e única. O género musical que se mantém como o mais transversal e em inovação até aos nossos dias.
-
Um curto passeio sobre as origens e influências do Jazz, um estilo que ao beber da alma das melodias e ritmos tribais africanos combinados com ritmos e instrumentos da música clássica europeia, criou uma sonoridade completamente nova e única, em que era dado lugar de relevo ao improviso individual.
-
Midsommar, é um filme do género terror, para o qual o realizador Ari Aster foi beber inspiração aos rituais pagãos do Norte da Europa, nomeadamente da Suécia. É deste filme, mas numa perspetiva diferente que nos fala hoje a Laura.
-
Uma apresentação da jovem cantora e compositora norte americana Billie Eilish, que com apenas 18 anos, já conseguiu o que ninguém tão jovem nem nenhuma mulher, alguma vez conseguiu, ao vencer no mesmo ano as quatro principais categorias dos Grammy (Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Artista Revelação).
-
Um interessante resumo da história do Teatro Nacional D. Maria II desde a sua conceção, passando pela localização e pela escolha do Arquiteto, até aos nossos dias.
-
No segundo episódio do Podcast Artes & contextos a Laura esteve à conversa sobre os 500º aniversário da Morte de Rafael e sugestões culturais, sem sair de casa.
-
No primeiro episódio do Podcast Artes & contextos, Laura Carvalho Torres falou com três amigos - Tomás Gorjão, Maria Brás Ferreira e André Osório - que fundaram uma revista literária, de seu nome "Lote". Entre gargalhadas e histórias, falaram de poesia e da importância da literatura e da publicação física atualmente.
Este e os restantes episódios estarão disponíveis em duas plataformas: YouTube e Spotify, e também no website do Artes & contextos. Em breve poderão usufruir do podcast no Apple Podcasts, Sticher, IHeart Radio, Pandora e TuneIn+Alexa.