Episodi
-
A última copiloto desta temporada já surfou, fez mergulho de apneia, motocross, jiu-jitsu e até treinamento de rapel com o Corpo de Bombeiros. Mas não se engane: a jornalista Mariana Godoy tem medo de avião. Inclusive, ela desafia o nosso Comandante Lito a ajudá-la a lidar com o “motion sickness” que sente até no assento de uma primeira classe. Sem medo de altura, Mari não teve problemas em saltar de paraquedas ou voar de asa delta, mesmo estolando. Esta copiloto até já se imaginou no comando do biplano Vega 5G, usado por Amelie Earhart. Mas quando o avião, ou até mesmo o metrô, se tornam um ambiente fechado em alta velocidade, Mariana procura pela saída de emergência mais próxima. Um dispositivo de segurança que ela já chegou a acionar. Leitora assídua de manuais de instruções, Mariana só voa nas férias, se for sem escalas. Na rota de notícias, Guarulhos vai cobrar taxa ambiental das companhias aéreas, MP do Voo Simples altera contrato dos pilotos, EUA e Europa cancelam voos e a certificação do Boeing 737 Max 10.
-
Pela primeira vez na história, Filipe Figueiredo, o criador do Xadrez Verbal, grava um episódio de podcast com apenas uma hora de duração. Conhecido por seus episódios e threads longos, Filipe frequentava shows aéreos na infância. Apesar de não ter virado piloto, como seu amigo, sempre acompanhou a aviação de perto. Menos de 5 anos após o voo do 14-bis, aviões já eram usados em contextos militares, para angústia do Santos Dumont. Nessa cabine, Comandante Lito e Copiloto Nobre Figueiredo analisam desde o uso de balões e zepelins, em conflitos, como a Guerra do Paraguai, à corrida tecnológica por energias mais limpas, como consequência da invasão russa na Ucrânia. Juntos, analisam o legado do An-225 na cadeia global de suprimentos e o que representou sua destruição. E antes de aterrissar, dicas dos melhores museus de aviação mundo afora. Na rota de notícias, o radar que atrasou voos em São Paulo, mudanças na presidência da Gol, os 80 anos da Aviação de Patrulha e o jatinho que Elon Musk usou no Brasil.
-
Episodi mancanti?
-
Qual a influência da internet em nossos medos? O sensacionalismo é mais importante do que o conteúdo? Criando vídeos há quase 15 anos, que acumulam cerca de 1 bilhão e meio de visualizações, Felipe Castanhari apresentou a série “Mundo Mistério” em busca dessas respostas. E claro, fez escala nas Ilhas Bermudas. Protegido com toda informação científica sobre as condições climáticas do local, será que Castanhari levou numa boa o voo turbulento que o levou até este destino? Simplificar é uma tarefa muito difícil, tanto que o relato humano é a prova que vale menos numa investigação - científica ou criminal. Ainda assim, com a ajuda do nosso Comandante Lito, Castanhari faz um voo histórico dos estudos de turbulência dos irmãos brothers às aeronaves autônomas. Piloto e copiloto ainda debatem quais são as maiores barreiras para uma boa informação, os limites do direito autoral e quais são as diferenças entre informar pelo Youtube e numa sala de aula. Na rota de notícias, o passageiro, que sem experiência em aviação, pousou um avião nos Estados Unidos, a inauguração do primeiro vertiporto, a cidade brasileira que reúne 44 indústrias de aviação e ANVISA libera a volta do serviço de bordo.
-
Já imaginou pilotar um avião com o seu nome na fuselagem? Voar de cabeça para baixo, em parafuso, em estol ou dando um Lancevaque (a manobra favorita do Lito)? Sentir a força G agindo em seu corpo amarrado a um assento ejetor? E na hora do desembarque, receber o carinho do público, como uma estrela de cinema? Durante três anos, o Coronel Aviador Ruy Flemming foi piloto da Esquadrilha da Fumaça. Neste episódio, ele descreve a personalidade do FAB 1331, o T-27 Tucano que o acompanhou por dezenas de demonstrações aéreas, mundo afora. Além de suas habilidades como piloto, nosso Comandante Lito destaca o talento de Flemming para escrever. Foi usando a imaginação que Flemming entrou numa cabine de comando, pela primeira vez. Esse convidado é "impalavrável" e último nível em "aerocopos". Depois de tanta adrenalina, Flemming ainda descreve suas operações normais, na aviação executiva. E se você se formou piloto no fim dos anos noventa, são grandes as chances do Flemming ter algo a ver com isso. Na rota de notícias, os 70 anos da Esquadrilha da Fumaça, Embraer realiza testes de voos autônomos, ANAC promove evento de segurança operacional e ITA perde, em definitivo, seu Certificado de Operador Aéreo.
-
Rafael Castro tem doutorado em Engenharia de Transportes. Seu primeiro voo foi ainda na graduação, quando percebeu seu amor pela aviação. Mas não exatamente pelo lado ar. O lugar favorito deste copiloto é um aeroporto. Tanto que ele já visitou, e analisou, mais de 60 pelo mundo. Com a companhia do Comandante Lito, Rafa até já fez voos no simulador da Azul. Só que ao invés de querer comandar uma aeronave, sonha mesmo em controlar um CCO. Será que o Lito já voou para o melhor aeroporto do mundo? Rafael também avaliou os melhores aeroportos brasileiros, em termos de acesso, ofertas de destinos, wi-fi e compras. Falando nisso, você sabe onde fica o maior Duty Free do mundo? E o pão de queijo mais caro? Existe regulamentação de preço nas lojas dos aeroportos? Você já tomou banho, dormiu ou nadou num aeroporto? Saiba como tudo isso é possível, neste episódio. Antes da aproximação, comandante e copiloto ainda desvendaram porque precisamos tirar o notebook da mala de mão no raio-X. Aeroportos são verdadeiras comunidades e, como disse o filósofo Alain de Botton, o melhor lugar para se apresentar a humanidade a um extraterrestre. Na rota de notícias, o Senado vota pela gratuidade da franquia de bagagens, o Conselho Internacional de Aeroportos faz evento em Guarulhos, Viracopos vai entrar na rota da DHL e Delta Air Lines inaugura obras no Aeroporto de Los Angeles.
-
Durante quase 30 anos, o FAB-2401 foi o avião presidencial. O jornalista Luiz Fara Monteiro já pegou carona naquele Boeing 707, apelidado de “Sucatão”, mas prefere um pouso manteiga no Triple Seven. Assim como o Comandante Lito, Luiz cresceu numa rota de aproximação. Na infância, o estrondo do Concorde avisava que já eram 16 horas. Apaixonado pelo DC-10 e pelo 747, Luiz tentou a carreira de piloto da FAB. Os planos foram frustrados pela miopia, o aproximando das estações de rádio. Além de repórter e apresentador, é setorista de aviação e mantém um blog sobre o tema, atualizado com dados da AirNav Systems. Seu escritório é decorado com um quadro do PP-VJN, um dos Electras que levou o Lito pro Zaire. Ainda nesse episódio, Lito e Luiz contam sobre suas relações com a Cidade do Cabo, na África do Sul, e como essa amizade corrigiu um erro no vídeo sobre o VASP 375. Na rota de notícias, a parceria entre a GOLLOG e o Mercado Livre, o codeshare entre a Gol e a Turkish Airlines, os novos F-39 Gripen da FAB e a encomenda da Congo Airways para a Embraer.
-
“Quando começa a guerra, a primeira vítima é a verdade”. A frase foi dita pelo ex-senador americano, Hiram Johnson, durante a Primeira Guerra Mundial. Cento e cinco anos depois, o Comandante Lito recebe a russa Dasha, que reflete como este conflito de narrativas também está presente na invasão da Ucrânia. Dasha está no Brasil há mais de uma década, evidente em seu português fluente. Com o seu marido, produz conteúdo para o canal “Wally e Dasha - Pensando Alto” onde contam as diferenças (e semelhanças) culturais entre os dois países. Nesta cabine legitimamente internacional, Lito ainda aprende a pronunciar corretamente os clássicos da aviação soviética como “Antonov”, “Tupolev”, “Ilyushin” e “Aeroflot”. E as histórias de aviação não terminam por aí: Dasha é filha de um submarinista que serviu na Crimeia. Por isso, teve a oportunidade de voar num AN-22. Como sua família continua na Rússia, Dasha está habituada com rotas longas. Falando nisso, ela relembra a trajetória da sua bisavó que viveu a Revolução Russa, a 2ª Guerra Mundial e o fim da URSS. Na rota de notícias, a suposta volta da ITA, companhias russas estão proibidas de divulgar informações, operação policial na Aeroflot e vaquinha online para a Ucrânia comprar caças.
-
Taty Ferreira cancelou seu voo na psicologia para voar na internet. Neste episódio, a “Acidez Feminina” descobre “o FBI do Aviões e Músicas”, se interessa pelo treino na selva dos Comissários de Bordo, revela como a aviação definiu o seu endereço, questiona sobre a atualização de software de um avião e relembra sua apreensão ao voar grávida. Se a primeira vez que a Taty entrou num avião foi aos 19 anos, sua filhinha já estava nos céus com apenas 42 dias. Antes dos filhos nascerem, Taty e o nosso Comandante Lito escreveram partes dos seus primeiros livros a bordo de um avião. Na rota de notícias, o primeiro voo do A220 no Brasil, o prejuízo da TAP, a volta do TU-124 na aviação comercial e o PL que proíbe a interrupção das companhias aéreas, sem aviso prévio.
-
Todo avião moderno é equipado com centenas de computadores embarcados. Será que um hacker é capaz de invadir o controle de voo de uma aeronave, através do sistema de entretenimento? Você sabe qual sistema do avião é operado em Linux? É possível ter um wifi de qualidade a bordo? Com machine learning, um software pode ser mais eficiente do que um controlador de voo? É mais difícil desenvolver um carro do que um avião autônomo? Para responder essas complexas questões de tecnologia, nosso Comandante Lito recebe o copiloto Gabriel Pato, especialista em segurança da informação. Para o hacker ético, Lito é uma referência de como traduzir assuntos técnicos para leigos. Falando nisso, consegue imaginar como é atualizar um software de um Boeing 787? Na rota de notícias, a despedida do Learjet, atualizações do voo MU-5737, o oleoduto que vai transportar querosene de aviação e um autódromo no Aeroporto do Galeão.
-
O copiloto deste voo navega na janelinha da Internet. De aviões, Merigo só entende de SeatGuru. Mas as diferenças com o Comandante Lito acabam por aí. Os dois não fazem nenhuma compra pela internet sem antes ler reviews dos produtos. Ainda que seja um simples cabo. São comodidades que eles não tinham quando instalar o Flight Simulator era colocar o computador à prova. O fundador do B9 se considera um jogador nas horas pagas e concorda com Lito que os jogos da LucasArts estão entre os melhores. Você coleciona milhas para viajar mais barato? Lito já usou benefícios de passagens para comprar um kit multimídia no Paraguai. Na rota de notícias, Embraer pode repassar inflação às novas vendas, Eve Air Mobility vai entregar eVTOLs em Miami, Latam aumenta a tarifa da bagagem e Cessna certifica o cargueiro SkyCourier.
-
Samuel L Jackson, Tom Cruise ou Tom Hanks: quem tem mais horas de voo? O que mais conecta o mundo: Hollywood ou Dubai? Max Valarezo, Mikannn e PH Santos, o trio do Podcast “Cena Aberta”, dá um spoiler: o piloto é o episódio produzido antes da série tirar o brevê. Se você ainda não entendeu tantos trocadilhos, embarque nesse voo que mostra como é a relação entre o cinema e a aviação, para além da tela do entretenimento a bordo. Você sabe qual filme começa com um avião abastecendo o outro em pleno voo? Que diretor de animação é filho de fabricantes de peças do Mitsubishi Zero? Qual filme de aviação encerrou o ciclo das catástrofes no cinema? O serviço de bordo já está chegando na sua poltrona com a pipoca. Na rota de notícias, a estreia de "Top Gun: Maverick", caça Gripen da FAB em exposição, Alemanha interessada em caças com capacidade nuclear e missões do Boeing RC-135W, no espaço aéreo da OTAN.
-
O Copiloto Pedrosa é um divulgador científico que criou uma unidade de tempo para vídeos: o Pirula. Como a paleontologia é uma das profissões que mais se pensa sobre o tempo, seus vídeos costumam ser longos. Ainda que a aviação tenha feito o contrário, acelerando nossa percepção de tempo, Lito acompanha o canal do Pirula desde os primórdios. Sim, esta é uma cabine de grandes amigos. Por isso, eles se lembram quando pesquisadores de fósseis usaram um túnel de vento para analisar a aerodinâmica de dinossauros que voavam - ou melhor dizendo, planavam. Você sabia que um Pterossauro podia ser maior do que um avião? E que a palavra “Lito” significa rocha? Embarque nesse voo e ainda descubra quais aeroportos estão mais preparados para interceptar o tráfego ilegal de fósseis, no Brasil. Na rota de notícias, o leasing das companhias russas, Holanda e Austrália processam a Rússia pela explosão do voo MH17, Embraer aposta em aviões cargueiros e uma low cost do Caribe quer expandir suas rotas para o Brasil.
-
Acertar o sobrenome de Diana em alfabeto fonético não é para qualquer um. Na família Zambrozuski, jogos são tão importantes que o pai construiu uma antena para captar sinal de internet na zona rural de Osório. Antes de se consolidar como gamer e streamer, Diana fez curso de Comissária de Bordo e foi aprovada na banca da ANAC, a motivando a concluir o curso teórico de Piloto Privado. Antes mesmo de ingressar no aeroclube, começou a ganhar em dólares. Foi o momento em que Diana deu uma pausa na aviação para se dedicar a um novo amor - e aos games. Ainda neste voo, o Comandante Lito revela que tem habilitação do tipo D. Claro que o motivo é aeronáutico. Na rota de notícias, os rumos da Aeroflot, o impacto da Embraer na aviação russa, a missão de repatriação da FAB e a chegada do Flight Simulator 2020 no Xbox One.
-
Pedro Loos faz Ciência Todo Dia. Por isso, o Comandante Lito promoveu o copiloto a comandante em apenas um episódio. Apesar de ser o convidado mais jovem da temporada, Pedro é o que nos levou a viagem mais distante do solo, até o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior. Prepare-se para um papo com método científico, estatísticas diferentes, importância do medo, voos em gravidade zero e suborbitais. Pode ser que você fique um pouco em crise existencial ao descobrir que estamos viajando no tempo. Na rota de notícias, os impactos do conflito na Ucrânia na aviação mundial, com destaque para os ataques ao Antonov 225 Mriya.
-
Para Carol Moreira, uma cabine é onde os jornalistas assistem a lançamentos, antes do público. Se bem que o desfecho dos casais de Seinfeld e Friends aconteceram na cabine de um avião. No voo de volta da cerimônia do Globo de Ouro, Carol teve uma surpresa no assento ao lado, o que fez nosso Comandante Lito se lembrar de um encontro para lá de inusitado na classe executiva. Descubra ainda neste episódio qual crime que aconteceu nos céus brasileiros que pode virar episódio do Modus Operandi. Na rota de notícias, Netflix versus Boeing, Zara Rutherford dá a volta ao mundo em um ultraleve, Capitã da FAB é destaque científico do governo de São Paulo e a incursão de pista do Learjet que fez o 737 da Gol arremeter.
-
O copiloto Piovesan, mais conhecido como Cauê Moura, é o maior colecionador de links de robôs da internet! Para Cauê, o desenvolvimento tecnológico pode tornar a humanidade obsoleta. Mas antes que a aviação se torne autônoma, os simuladores de voo ajudam entusiastas a entender o lado nada intuitivo de pilotar um avião. Ainda nesta cabine, o Comandante Lito descobriu se o controverso Cauê já arrumou briga em aeroportos. Na rota de notícias, robôs rastreiam o jatinho de Elon Musk, EVE da Embraer solicita Certificado de Voo na ANAC, Rolls-Royce lidera o mercado de eVTOLs e Gol lança assistente virtual.
-
Essa é uma configuração de cabine com três pilotos devidamente habilitados. O Comandante Lito recebe os pilotos de helicóptero Juliana e Paulo, do Canal Caçadores, para um voo focado em comida a bordo. O casal se conheceu numa empresa de táxi aéreo e já pilotaram o Globocop juntinhos. Além do casamento, a aviação lhes rendeu filhos, cachorros e muito tour em museus aeroespaciais. Sem perder o apetite, Lito relembra dos tempos em que o serviço de bordo servia caviar russo, champanhe e lagosta. Na rota de notícias, American Airlines investe na Gol, CEO da LATAM revela preço do wifi a bordo, reforma nos aeroportos do nordeste e Azul perde ação trabalhista.
-
A vocação de Panda Beting é amar a aviação. As semelhanças com o nosso Comandante Lito não terminam aí. Nesta cabine, os amigos conversam sobre um ex-chefe em comum - Omar Fontana, a criação da Azul Linhas Aéreas e da Breeze Airways, o preço das passagens aéreas no Brasil, os hábitos de um spotter com 800 mil fotos no currículo e até sobre de um terceiro tripulante: Niki Lauda. Panda e Lito estão para o que der, vier e voar! Na rota de notícias, os atrasos na concessão do Aeroporto Santos Dumont, um alarme falso de código de sequestro, a procura da FAB por dois Airbus A330 e um posto de vacinação dentro de um avião militar.
-
No episódio que comemora um ano do podcast, o Comandante Lito recebe a piloto e mamãe Tati Mônico. Tati é Primeiro Oficial em operações no Boeing 737, sem se esquecer da emoção de pilotar um Aero Boero. Se o Concorde a faz lembrar um voo de um beija-flor, é a rainha dos céus que mexe com o seu coração. Tati ainda analisa o 737 max, conta que tirou a licença de Piloto Privado antes da CNH, explica como mecânicos a ajudaram a acumular horas de voo e esclarece como é a licença-maternidade para uma piloto de linha aérea. Na rota de notícias, a Boeing testa cabines de comando com apenas um piloto, LATAM distribui vacinas para as crianças de graça, ITA Airways fatura menos do que o planejado e Delta Air Lines mostra sinais de recuperação.
-
Já imaginou a emoção de estar dentro de um cockpit? Neste episódio, o Comandante Lito recebe o locutor esportivo Ari Aguiar. Os dois fizeram seu primeiro voo solo em 2021 e relatam os caminhos para obter a licença de Piloto Privado - do fantasma da prova da ANAC até o batismo de aviação raiz. Apaixonados por aviões, ainda falam sobre Top Gun, a relação entre a New Zealand Airlines e o Rugby, as amizades no aeroclube, o simulador de voo, além da paixão absoluta pelo Boeing. Na rota de notícias, um voo simples sobre a MP 1.089, com escalas nos alertas da FAA com o início do 5G, a venda de fábricas da Embraer, em Portugal e a mudança no comando do Cindacta I.
- Mostra di più