Episodi
-
Às vezes nossa cabeça vai para lugares que não gostamos nem entendemos. Às vezes, vai nossa história para nossa infância. Para os problemas que temos que superar. A volta por cima que todos almejamos.
Esta edição fala de alguns caminhos que a nossa mente atravessa. Da depressão e do que precisamos para sair dela. De nossas paranoias, fantasias e desejos. Dos traumas. De psicologia e psicanálise.
É sobre os labirintos da mente o Travessia de hoje, aqui na Central 3. -
Dominguinhos em Italiano. Dorival Caymmi em russo em contexto relembrado até por Vladimir Putin. Nelson Ned plagiado em inglês cantado por hitmaker de 007 e produzido por George Martin, o produtor dos Beatles. A conexão de Chico Buarque com o irmão alemão que não conheceu através da música. Alcione em japonês.
O Travessia de hoje é sobre é um segundo episódio sobre versões estrangeiras para clássicos da música brasileira, aqui na Central 3. -
Episodi mancanti?
-
Foram até agora 537 canções gravadas em 58 anos de carreira. Dos sambinhas poéticos e filosóficos dos anos 60, a consagração na era dos festivais, o combate contra a Ditadura na linha de frente artística. O músico, o dramaturgo, o poeta, o escritor. Chico Buarque de Hollanda é um gênio que só poderia ter surgido no Brasil.
É sobre Chico, que completou 80 anos de vida este ano, o Travessia de hoje. -
Sente-se no confessionário, faça o sinal da cruz, peça ao Senhor para perdoá-lo de seus pecados impuros e preste atenção no que vem agora no Travessia, pois o pecado é o tema de hoje do nosso podcast, aqui na Central 3.
-
Seu violão único influenciou gente como Gilberto Gil e Chico Buarque, entre muitos outros, e mudou a música brasileira agregando o samba, a bossa nova e o rock.
E para isso, fez da então polêmica guitarra uma aliada. Suas letras celebraram o amor, o Rio, a negritude, a África, o futebol, e até a alquimia, uma de suas pirações.
Jorge Ben Jor fez 85 anos de vida este ano, e é o tema do Travessia de hoje, com a participação especial de sua biógrafa Kamille Viola, autora do livro “África Brasil: um dia Jorge Ben voou para toda a gente ver”. Aqui na Central 3. -
Eles faziam samba mas eram tachados de cafonas, de meia boca-bocas, de alienados e de terem baixa qualidade poética.
Mas eram adorados pelo povo, fizeram muito sucesso e abriram a picada que levou o samba onde, goste-se ou não, ele está hoje.
O Travessia dessa semana é sobre o samba-joia, aqui na Central 3. -
Ponha a sua camisa de domingo e borrife-se de perfume, pois o programa de hoje é para ser apreciado na estica, para impressionar a pessoa cobiçada.
Mande o link deste Travessia para a sua paquera e diga a ela para ouvirem juntos tomando alguma coisa - um café, um drink, ou, por que não? Um banho.
Isso porque flertes, paqueras e xavecos são o tema do Travessia desta semana. -
Há 50 anos, alguns dos artistas que marcaram as décadas anteriores gravavam discos que os colocariam na eternidade.
Ao mesmo tempo, uma safra nova de artistas surgia, e os que faziam sucesso nos últimos anos lançavam álbuns inesquecíveis.
Separamos dez destas obras inesquecíveis neste Travessia sobre o ano de 1974, aqui na Central 3.
Conheça o index feito pelo nosso ouvinte Emico Salum com histórico dos nossos episódios: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1kBZyGTyY-wuOS8rH5Nlb-2aNw0I6OF3i/edit#gid=751981895 -
Elas são uma legítima manifestação cultural popular, sinônimo de alegria na pausa que o Carnaval propicia em meio ao pesado cotidiano da vida do brasileiro.
Com origem miscigenada no povo do Rio de Janeiro, as marchinhas carnavalescas são a evolução da folia que já existia no século 19 e se tornou declaração de amor, piada, crítica social ou mera manifestação do ato de brincar na folia do Rei Momo.
O primeiro Travessia de 2024 é sobre marchinhas de carnaval clássicas, aqui na Central 3. -
Prepare o seu fígado que o Travessia vai encerrar a temporada com o cotovelo encostado na mesa e a garrafa na mão.
É hoje que se este programa, um copo de cerveja e um celular com crédito, e pronto, tá feita a desgraça.
Isso porque a mesa de bar é o tema desta semana, aqui na Central 3. -
Prepare a sua pipoca aí e ajeite-se na poltrona. O Travessia desta semana vai falar sobre o glamour, o romance, a epifania e tudo o mais que acontece no escurinho do cinema e que foi cantado na música popular brasileira.Eu sou Fernando Vives, e você está ouvindo um podcast editado por Domenica Mendes, da Central 3.
-
Dizem que a chamada MPB dos anos 60 surgiu a partir do que ele fez nos históricos festivais da canção.
Galã e elegante, amante e estudioso de música clássica, compositor de teatro, e parceiro dos principais expoentes de sua geração. Edu Lobo une o popular ao erudito, e sem ele, a MPB seria consideravelmente mais pobre.
É sobre os 80 anos de vida completos em 29 de agosto e 60 de carreira de Eduardo de Góes Lobo o Travessia de hoje, aqui na Central 3. -
O estado mais meridional do Brasil tem uma das culturas regionais mais fortes do país.
Os povos guarani e charrua se misturaram com a colonização portuguesa, alemã e italiana, e com a grande população negra descendente dos escravizados.
Tudo isso, junto da influência dos vizinhos Argentina e Uruguai, formou um caldo cultural rico e único.
É tempo de Semana Farroupilha, aquela época em que o Rio Grande do Sul comemora suas tradições, mas também se coloca no divã.
O Travessia desa semana é sobre a música gaúcha, aqui na Central 3. -
Tem humorista que se arriscou na música e deu tão certo que esta virou uma carreira paralela.
E tem músico que fazia tanta piada que foi parar na carreira de piadista.
Mas tem muito mais. O humor é o tema do Travessia desta semana, aqui na Central 3. -
O Brasil muitas vezes dá as costas aos vizinhos latino-americanos, mas houve momentos na música em que o elo que nos une foi mais forte.
A partir do movimento da Nova Canção latino-americana na luta contra o avanço das Ditaduras na região,, artistas brasileiros se voltaram e homenagearam o caldo cultural e histórico que temos em comum. Movimento que em parte tem sido recuperado nos últimos anos.
É sobre a América Latina cantada na música brasileira o Travessia de hoje, aqui na Central 3. -
A música e a poesia são paralelas que eventualmente se encontram no infinito da música brasileira.
Zeca Balero esculpiu a sonoridade de Hilda Hilst até que ficasse perfeita na boca de divas da nossa canção.
Caetano Veloso decodificou o poema visual de Augusto de Campos em um poema musical.
Dori Caymmi casou a solidão bucólica de Fernando Pessoa em Portugal com o balanço do mar tropical brasileiro.
Estes são alguns exemplos do que você vai ouvir pelos próximos minutos, pois poemas musicados são o tema do Travessia desta semana. Aqui na Central 3. -
Prepare as suas lágrimas - ou a pipoca - porque hoje no Travessia haverá choro e ranger de dentes. Sabe aquele amor que virou uma coisa assim desagradável, rançosa? Sabe aquele contatinho que desaparece e manda um “oi sumida” tempos depois, e toma um ultimato? Ou o marido que chega em casa bêbado toda noite quebrando tudo? Então, tem tudo isso, porque Amores ruins é o tema do Travessia desta semana, aqui na Central 3.
-
Foi uma época em que alguns dos maiores sambistas foram reconhecidos e homenageados pela nova geração que surgia.
Havia também uma nova geração da MPB dando as caras, em especial fora do eixo Rio-São Paulo e do mainstream da Bahia.
Em meio a tudo isso, a consolidação do rock, que influenciava os artistas mais jovens.
É sobre a impressionante produção musical brasileira de 1973. É este o tema deste Travessia. -
Traição. Pecados. Desejos não superados. Vozeirões rasgados, amores impossíveis, ultradramaticidade.
O Travessia de hoje vai ser uma nova viagem pelo brega e suas conexões no bolero, na Jovem Guarda, no sertanejo e até no rock. Aqui na Central Três. -
Ele marcou as gerações dos anos 80 e 90 e é um dos maiores hitmakers brasileiros em todos os tempos.
Cantou e ainda canta como é bom amar, viver bem e ter a cabeça tranquila em dezenas de músicas dançantes que grande parte dos brasileiros de diferentes idades é capaz de cantar sem pensar muito.
Lulu Santos chega aos 70 anos de vida. É sobre ele o Travessia de hoje. - Mostra di più