Episodi
-
O aquecimento global e a emissão de gases de efeito estufa são questões ambientais urgentes. Alguns instrumentos, como o crédito de carbono, trabalham no sentido de ajudar países e empresas que emitem em excesso a compensar suas emissões. No Brasil, o mercado de crédito de carbonização, os chamados CBIOs, tem crescido e levado boas oportunidades às empresas. Quem conversa conosco sobre o assunto é a diretora de sustentabilidade da Copersucar, Monica Jaen.
-
O que ESG tem a ver com seu negócio?
Três letrinhas que vão ditar as regras dos negócios das empresas daqui para frente. ESG nada mais é do que respeito à boa gestão econômica, social e ambiental.
Grandes empresas do mundo inteiro estão olhando para isso e cuidando destas questões.
EstúdioAgro entrevista Marcela Ungaretti, analista de ESG da XP e Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG).
-
Episodi mancanti?
-
A produção de azeitonas e azeite segue crescendo no mundo. Países consumidores como China e Japão entraram no rol dos países produtores de azeite, e o Brasil também segue essa trilha. A produção vem crescendo por nossas terras e neste ano tivemos uma antecipação da safra. Sinal que terá azeite fresco mais cedo no mercado! Fomos a Maria da Fé, no sul de Minas falar com os técnicos da Epamig, a Empresa de Pesquisa Agropecuário de Minas Gerais que nos contaram a razão da antecipação da safra, os efeitos sobre a qualidade e o trabalho que realizam por lá.
-
EstúdioAgro mostra o panorama da produção de ovos no Brasil. O consumo vem crescendo ano a ano e os produtores começam a criar galinhas fora das gaiolas para atender às exigências de consumidores pelo bem estar animal.
-
Apesar dos problemas climáticos na primavera, que atrasaram o plantio da soja, as chuvas voltaram em dezembro e janeiro, melhorando as condições das lavouras. No EstúdioAgro desta semana conversamos com João Castro, agrometeorologista da Climatempo. E mostramos como funcionam os rios de vento que veem da Amazônia.
-
As cervejarias artesanais tem ganhado cada vez mais espaço no mercado e surpreendido os consumidores com uma bebida que vai muito além da pilsen ou lager que se tomava muito gelada para disfarçar o gosto. A bebida é o mais puro produto do agro: cevada, malte, lúpulo, água. Sem contar a possibilidade de acrescentar frutas e condimentos. Para falar sobre produção, mercado e harmonização da bebida que ganhou impulso no Brasil com a chegada da família real, conversamos com o mestre cervejeiro e sócio da cervejaria Confra, Julio Cesar Sartori.
-
Se o ano de 2020 foi terrível para muitos mercados, quem produz açúcar não pode reclamar. Foi ano de muita lucratividade e recordes. Para o etanol também não foi ruim. Para falar da perspectiva para o mercado, convidamos o analista Arnaldo Luiz Correa, da Archer Consulting, uma das principais consultorias do país, que, além de entender do açúcar e álcool, é fã dos Beatles e vocalista da banda SeaBelt, com a qual recheamos o programa de boa música.
-
Fenômeno climático provoca irregularidades das chuvas e ameaça a produtividade de algumas lavouras no Centro-Sul. No Sul, a seca vai trazer prejuízos aos produtores rurais. Entrevistamos João Castro, da Climatempo.
Estúdio Agro é editado e produzido por Bruno Blecher e Carlos Raíces, com trabalhos técnicos de Otavio Silvares.
-
A parceria regional econômica abrangente, conhecida como RCEP, assinada recentemente por 15 países da Ásia, entre eles China e Japão, é a maior parceria comercial já realizada, envolvendo 1/3 da população e da economia do planeta. Uma união que poderá mudar relações comerciais importantes, entre elas o agronegócio, e colocam os Estados Unidos na necessidade de rever sua estratégia. Trump deu um tiro no próprio pé ao tentar colocar a Ásia no corner ao romper com o acordo transpacífico. Estimulou seus concorrentes a assinarem um grande acordo, que pode incomodar os estadunidenses. Quem explica em detalhes o pragmatismo asiático e os reflexos da RCEP é o economista Marcos Jank, professor do Insper.
Estúdio Agro é editado e produzido por Bruno Blecher e Carlos Raíces, com trabalhos técnicos de Otavio Silvares
-
Um estudo do Instituto Escolhas mostra que a Grande São Paulo, formada pela Capital e mais 38 municípios, tem cerca de 5.000 propriedades agrícolas em área de 1.235 km2, 15,5% do total da região. Fomos conhecer alguns destes agricultores urbanos. Conheça a pesquisa e os perfis destes caipiras paulistanos.
Estúdio Agro é editado e produzido por Bruno Blecher e Carlos Raíces, com trabalhos técnicos de Otavio Silvares.
-
Ouro líquido, que embelezou rainhas e reis, que realça sabores e aromas na comida, o azeite é produto que ganha cada vez mais espaço no Brasil, com a chegada de novos e melhores produtos, inclusive azeite nacional. Sim, o Brasil tem produzido azeites de ótima qualidade que começam a ganhar o gosto e atenção dos consumidores. Esse é o tema do nosso EstúdioAgro, que conversa com o degustador e escritor Sandro Marques, que fala sobre produção e dá belas dicas de uso do azeite na culinária. Deguste o programa!
Estúdio Agro é editado e produzido por Bruno Blecher e Carlos Raíces, com trabalhos técnicos de Otavio Silvares.
-
O novo presidente dos EUA, Joe Biden, vai mudar a política externa americana. Espera-se a volta dos EUA ao acordo ambiental de Paris e uma distensão nas relações comerciais com a China. Qual serão os impactos das novas diretrizes do governo americano para o agronegócio brasileiro? Estudio Agro conversou com o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, coordenador da FGV-Agro.
Estúdio Agro é editado e produzido por Bruno Blecher e Carlos Raíces, com trabalhos trabalhos técnicos de Otávio Silvares.
-
O Brasil se destaca mais uma vez no mundo do agronegócio e da sustentabilidade. O projeto de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta tem colocado nosso agro, e a pecuária em especial, em um novo patamar de qualidade, lucratividade e respeito ao meio ambiente. Além de recuperar solos degradados, esse modelo de integração pode triplicar os ganhos com os animais, além de somar a renda de uma nova safra de grão. Para tratar desse assunto convidamos Luiz Lourenço, presidente do conselho administrativo da Cocamar, e o agrônomo William Marchió.
Estúdio Agro é editado e produzido por Bruno Blecher e Carlos Raíces, com trabalhos técnicos de Otavio Silvares.
-
A dupla caipira mais famosa do Brasil é feijão e arroz. Este ano, o prato bateu recorde de preço para desespero do consumidor. Neste episódio, o EstúdioAgro entrevista Marcelo Luders, presidente do Ibrafe, que fala sobre os desafios do produtor de feijão no país. Pouca gente sabe, mas há 33 tipos de feijão no Brasil.
Estúdio Agro é editado e produzido por Bruno Blecher e Carlos Raíces.
-
Unir para fortalecer é o princípio do cooperativismo agrícola, que foi uma das forças do desenvolvimento do agronegócio brasileiro. As cooperativas levam estrutura, crédito e tecnologia a milhões de agricultores em todo o país. Neste episódio, o EstúdioAgro conversa com lideranças e produtores para mostrar os benefícios deste sistema.
Estúdio Agro é produzido e editado por Bruno Blecher e Carlos Raíces, com trabalhos técnicos de Otavio Silvares.
-
Dos 5 bilhões de dólares que o Brasil exporta de café, 1,1 bilhão é de bebidas especiais, com maior valor. São apenas 23% do total, pouco para o maior produtor mundial de produto. Mas as vendas externas de cafés especiais vêm crescendo ano a ano. Estúdio Agro entrevistou Isabela Paschoal, da Fazenda Daterra, no Cerrado Mineiro, uma campeã de qualidade e sustentabilidade.
Estúdio Agro é produzido e editado por Bruno Blecher e Carlos Raíces, com trabalhos técnicos de Otavio Silvares
-
Saúde e bem estar animal seguirão sendo pontos de atenção para o sucesso da pecuária brasileira que passará por uma nova onda de transformação. Vai se intensificar a concentração na produção, maior uso de tecnologia, novos cortes, mudanças no mercado internacional. E quem não se adaptar, corre o risco de ficar de fora. Para falar sobre esse tema, o EstúdioAgro desta semana entrevista o prof. Mateus Paranhos, da Unesp e o pesquisador Guilherme Malafaia, da Embrapa Gado de Corte.
Estúdio Agro é produzido e editado por Bruno Blecher e Carlos Raíces, com trabalhos técnicos de Otavio Silvares
-
Conheça a Agrindus, em Descalvado (SP), fazenda que coleciona recordes de produtividade e qualidade de leite. Roberto Jank, que comanda a fazenda, revela que os principais investimentos são no bem-estar das vacas e em sustentabilidade.
Estúdio Agro é produzido e editado por Bruno Blecher e Carlos Raíces, com trabalhos técnicos de Otavio Silvares.
-
Drones, automação, internet das coisas. A fazenda do futuro será toda conectada e monitorada pela tela do celular. Os equipamentos vão conversar entre eles, buscando produzir mais com menos. Maior produtividade, com menos emissão de carbono, redução de desperdício e menor consumo de água. Quem vai dar as cartas é a sustentabilidade. Para falar sobre o assunto o Estúdio Agro conversou com Celso Moretti, presidente da Embrapa; Gilvan Ferreira da Silva, pesquisador da Embrapa Amazônica; e Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio.
Estúdio Agro é produzido e editado por Bruno Blecher e Carlos Raíces, com trabalhos técnicos de Otavio Silvares.
-
Como será o clima e o mercado para a nova safra, que começa a ser plantada nos próximos dias na região Centro-Sul? Quais serão os impactos do fenômeno La Niña sobre a producão? Soja deve ter mais uma temporada lucrativa em 2021? O Estúdio Agro conversou com João Castro, da Climatempo, e o economista Fábio Silveira sobre essas questões.
Estudio Agro é produzido e editado por Bruno Blecher e Carlos Raíces, com trabalhos técnicos de Otavio Silvares.
- Mostra di più