Episodi
-
A regressão do sono de 8 a 10 meses!
Sabia que as REGRESSÕES do sono significam quase sempre muito desenvolvimento cerebral?
É verdade!
Então, o que acha que o seu pequenote está a desenvolver neste momento?
Verifique se não é algo deste género :
🎉 Novas habilidades motoras: sentar, gatinhar, tentar colocar-se de pé, tagarelar, empilhar coisas e muito mais;
🎉 Novas competências cognitivas: noção de permanência do objeto (o entendimento de que as coisas existem quando não consigo vê-las);
🎉 Novas competências emocionais: a angústia do estranho, isto é, perceber que ele é uma "pessoinha" independente de si e que não se encontra ligado à mãe por um cordão.
À medida que este desenvolvimento ocorre, podemos esperar algumas dificuldades no sono. Há tanta coisa a acontecer dentro deste pequeno cérebro!
Então, o que pode fazer?
1️⃣ Pratique novas habilidades durante o tempo que estiver acordado: incentive muito tempo no chão para que o seu filho possa correr, gatinhar e empilhar brinquedos. Quanto mais praticar durante o dia, menos emocionantes essas habilidades parecem durante a noite, em que seu bebé precisa dormir.
2️⃣ Preste atenção à hora de dormir: com um bebé nesta fase de desenvolvimento é fundamental evitar o cansaço! A "bateria" nesta idade costuma aguentar cerca de 3,5 horas.
3️⃣ Entenda como o seu bebé pensa nesta fase: o apego emocional do bebé a si é muito forte por isso a ansiedade de separação pode atacar forte!
▶ ️Não fuja sem se despedir, apenas aumenta a ansiedade;
▶ ️Jogue ao jogo do cucu, que ajuda o bebé a dominar a noção de permanência do objeto;
▶ Fique calma quando sair da sala, pois se está stressada vai aumentar a ansiedade do seu bebé;
4️⃣ Não se esqueça da consistência, não se ponha a inventar. Esta regressão pode ser difícil e durar vários dias, mas quanto mais consistente for, mais rápido ela passará.
5️⃣ Se esta fase durar mais do que alguns dias, temos a solução para si - a consulta de SOS Sono, onde a ajudaremos passo a passo para noites tranquilas e sestas sólidos em todas as regressões -
A hora da refeição deixa-a(o) "louca(o)", tal é a sujidade que o seu bebé faz à sua volta?
Com o episódio do podcast de hoje os papás e as mamãs vão entender o que se passa nas cabeças dos seus filhotes quando eles atiram a comida para o chão e também porque o fazem.
Deixo também algumas dicas que vão ajudar compreender as capacidades do seu bebé e saber como agir no momento! -
Episodi mancanti?
-
"O meu bebé não me larga e não consegue ficar 5 minutos a brincar sozinho" é uma queixa que ouço com muita frequência nas minhas consultas. Aí desse lado, também lhe acontece o mesmo?🙋♀️🙋♀️🙋♀️
Encorajar o bebé a brincar sozinho é positivo para desenvolver a independência e criatividade mas não é a mesma coisa que o deixar com um brinquedo e esperar que ele se entretenha.
Para começar, precisamos de criar as condições ideais para que a competência de brincar sozinho se desenvolva, e que passam por preparar um espaço de brincadeira seguro e que não tenha brinquedos que brinquem pelo bebé (explico o que estes brinquedos são no podcast) em ecrãs. Depois, há também que ter em conta a forma como vamos promover esta brincadeira independente.
Confira todas as dicas neste episódio do meu #podcast! -
Sabem aquele momento do dia em que o bebé (ainda que tenha estado super feliz antes) fica extremamente agitado e muitas vezes inconsolável? Normalmente ocorre ao fim da tarde ou à noite...
Sim, é a famosa "hora da bruxa"!!!
Normalmente, nesta hora nada do que costuma acalmar o bebé durante o dia parece funcionar… é um momento terrível que pode durar 30 minutos, 1 hora ou várias horas a fio, em que o bebé fica muito agitado e chora o tempo todo, sem que seja possível acalmá-lo com algo que num período normal o acalmaria.
Mesmo que, como pais, pensemos que algo está errado com o nosso bebé, na verdade isto é apenas um período que faz parte do seu desenvolvimento, que durará somente algumas semanas e cujo impacto poderá ser minimizado.
No entanto, é realmente difícil superar este desafio, por isso neste vídeo explico as razões por detrás da "hora da bruxa" e trago-vos algumas dicas para ajudar a lidar com esta fase! -
Recém mamãs (e papás), este podcast foi feito a pensar em vocês!
Ter um bebé é para a maior parte de nós o realizar de um sonho... mas a chegada de um recém-nascido a casa vem alterar muita coisa e exige muitos cuidados, para além de muito amor. Aqui ficam algumas dicas para a(o) ajudar!
Não se esqueça de partilhar esta informação valiosa com outras mamãs/papás e ajude-nos a ajudar muita gente! -
Hoje venho falar-vos sobre aquelas coisas que nunca nos contam sobre o pós parto mas que todas nós, mães, deveríamos saber.
-
muito comum perguntarem-me em consulta qual a idade em que o bebé deve passar a dormir no seu próprio quarto.
Bom, o que sabemos da ciência é que o sono e a amamentação estão, nos primeiros meses de vida, fisiologicamente relacionados, daí que quanto maior for a proximidade entre o bebé a a mamã, mais fácil será o processo de amamentação e o processo de desenvolvimento do padrão de sono do bebé. Para além destas vantagens, a proximidade entre os dois previne a morte súbita durante nos primeiros meses.
No que diz respeito ao sono do bebé, acima de tudo defendemos que, qualquer que seja a decisão dos pais, esta seja uma escolha informada, em consciência, e que seja uma decisão suficientemente boa para o sono de todos os elementos da família. -
A qualidade do sono do bebé deveria ser algo muito importante para todos os papás e mamãs. A privação de sono num bebé pode levar à fadiga mental e física, com sintomas como excesso de emoções negativas (por exemplo, raiva) e comprometimento do sistema imunológico.
Mas o que é na verdade a privação de sono do bebé?
A privação de sono do bebé ocorre quando este passa um longo período de tempo sem obter a quantidade recomendada de sono de qualidade que precisa. E a consequência não é simplesmente um bebé agitado e cansado demais, mas sim um bebé que vai lutar mais ainda para dormir, dia após dia. Um bebé que muitas vezes explode, tal e qual um pequeno vulcão, e começa a chorar intensamente e durante muito tempo, parecendo inconsolável.. -
A sogra diz que o colo estraga. A irmã diz que se dermos suplemento, o bebé depois já não quer mamar...
Toda a gente tem uma opinião para cada situação do quotidiano do bebé, muitas delas reproduzidas ao longo de gerações. O que é facto é que a maior parte destas crenças não tem, na verdade, nenhum fundamento científico.
Conheça todos os mitos neste novo episódio do podcast Tiny Talks, disponível no #Soundcloud, #Spotify e #ApplePodcast.
E aí por casa, quais palpites mais comuns que costuma receber? -
"O nosso bebé atira a comida ao chão para nos desafiar" - esta é uma queixa muito frequente dos papás, nas minhas consultas.
Desengane-se quem acredita que isto é verdade. Tal acontece porque durante o primeiro ano de vida, quando começamos a introduzir os sólidos na alimentação do bebé, o seu cérebro está em ENORME desenvolvimento 🧠. Os bebés, como cientistas que são, vão querer fazer experiências 🧪 e novas descobertas acerca do mundo 😍! E uma das coisas que eles mais gostam de aprender é a relação causa-efeito, o que de facto pode ser stressante para os pais 🤯. Por isso, hoje deixo aqui algumas dicas para lidar com esta situação da melhor forma, evitando que o bebé utilize a comida como laborátório das suas experiências 😁. -
Quando alguém se aproxima de uma recém-mamã, mais cedo ou mais tarde, no decorrer da conversa, lança a derradeira pergunta: "E que tal, dá boas noites? É um bebé fácil ou luta contra o sono?"
Na verdade, esta é uma questão recente na história da Humanidade, pois ela não se colocava há 100 anos. De facto, a forma como a nossa sociedade evoluiu (com mães, pais e avós a trabalharem quando nasce o bebé) modificou as nossas necessidades, os nossos papéis na família e, por consequência, as expectativas que temos relativamente ao sono dos bebés. -
Neste novo episódio do #podcast Tiny Talks trago um assunto que preocupa muitos pais - o uso de ecrãs.
O tempo de ecrã durante a infância e a exposição excessiva a jogos de computador pode levar a mudanças estruturais nas regiões cerebrais associadas ao vício. O distúrbio do jogo é agora classificado como uma doença pela Organização Mundial de Saúde.
Por vezes ouvimos que “os bebés precisam estar frente aos ecrãs porque esse é o mundo em que eles irão viver”. No entanto, isso é totalmente infundado e desafia a maior parte do pensamento médico sobre o assunto. -
A “palmada educativa” ensina muitas coisas, nenhuma das quais positiva: ensina a bater nas pessoas mais fracas do que eles para conseguir o que querem e ensina que o nosso amor enquanto pais está condicionado ao seu bom comportamento. Ensina também que atos de agressão são aceitáveis, desde que sejam para “ensinar”. E isto apenas no que diz respeito aos efeitos a curto prazo, porque quando pensamos em efeitos a longo prazo, inúmeras investigações já demonstraram que o castigo físico tem repercussões negativas na auto-estima da criança e está relacionado com problemas de saúde mental no futuro.
Quando compreendemos o porquê dos comportamentos dos nossos filhos e vemos o mundo pelos olhos deles, colocando-nos ao seu lado em vez de contra eles, passamos a utilizar formas de disciplina que de facto ensinam competências para a vida.
Se levarmos a sério a proteção das crianças contra a violência, temos que ajudar os adultos que fazem parte das suas vidas a substituir as práticas de controlo e obediência por conexão, respeito e amor incondicional. -
✨ Os fantásticos 2 anos ✨
Quando sopram as velas do segundo aniversário, a maior parte dos bebés já passou da fase de balbuciar palavras como “papapá” e “mamamá” e alguns deles já são capazes de dizer entre 200 a 300 palavras 😲!
Ficou surpreendida(o)? 🥰
➡️ Pois bem, no novo epsiódio do podcast (LINK NA BIO) venho falar-vos desta e de muitas outras curiosidades sobre os bebés de 2 anos, pois a verdade é que eles já são capazes de muita coisa, do ponto de vista cognitivo, motor e da linguagem/comunicação.
❗Veja também as atividades que proponho para ajudar ao desenvolvimento do bebé nesta fase da sua vida. -
A importância dos nossos filhos se sentirem aborrecidos🥱.
É normal que nestes períodos de férias algumas crianças se sintam aborrecidas por "não terem nada para fazer".
Já lhe aconteceu receber queixas deste tipo? Pois... mas não se preocupe porque ficar com tempo livre sem saber o que fazer ajuda o cérebro 🧠 a desenvolver várias competências, entre as quais a imaginação e a capacidade de resolução de problemas! -
Na minha consulta é frequente os papás perguntarem-me o que devem fazer para que o bebé continue a dormir no berço, quando lá é colocado (porque muitos bebés acordam neste momento) 😴.
👉🏻A verdade é que os bebés detestam berços, alcofas ou qualquer outro sítio onde os coloquemos a dormir que não seja ao nosso lado!
Quer saber porquê? -
A linguagem é um longo caminho que começa dentro do útero materno. É sabido que depois de nascerem, os bebés reconhecem as vozes que ouviram mais vezes quando estavam na barriga das suas mamãs.
Os primeiros anos de vida são muito importantes para o desenvolvimento da linguagem e mais importante do que as palavras consegue falar, são as palavras que ele OUVE. -
O sono traz mais de 50% de bebés às nossas clínicas e é muito comum ouvir nas consultas a queixa que o bebé só acalma ou adormece quando é embalado ao colo. Ou que desperta quando a mamã/papá deixa de se movimentar ou de caminhar de um lado para o outro 🤱.
Na verdade, o embalo é muito importante para os bebés e existem razões científicas para que eles gostem (e precisem) de ser embalados. Mas todos sabemos como pode ser cansativo para os pais, especialmente para as suas costas. 😫😵
A boa notícia é que existem formas de adormecermos o bebé sem embalo.😀 -
O seu filho tem dificuldade em adormecer, comer e prestar atenção?
A razão pode estar no processamento sensorial, ou seja, na forma como o cérebro processa toda a informação que lhe chega através dos sentidos. Todos somos diferentes, crianças incluídas, e temos estilos sensoriais distintos. Mas alguns pequeninos, por terem determinadas condições, como défice de atenção ou perturbações do espectro do autismo, têm dificuldade em regular o seu processamento sensorial. -
O desfralde é sempre um tema que interessa muito os papás e mamãs que nos seguem. Por isso, no #podcast de hoje explico como fazer um desfralde sem complicações 😊
Sei que se trata de um momento muito ansiado por todos, mas é preciso que essa ansiedade seja controlada e, sobretudo, que não interfira negativamente com este processo de transição e desenvolvimento do bebé.
Entre muitas outras coisas, ler livros sobre o assunto pode ser interessante para ajudar a não forçar este processo. 🦛 O “Luca, o hipopótamo que não queria deixar as fraldas” 🦛 é um livro que aborda alguns dos medos que os mais pequenotes tem em relação ao pote. - Mostra di più