Episodi
-
Os pequenos gestos que fortalecem os nossos filhos preparando-os para a vida.
-
Nossa crença na capacidade dos nossos filhos é absolutamente importante para que eles vençam a si mesmos. Participar da vida dos nossos filhos e dos anseios que eles acalentam dá aos pais autoridade sem autoritarismo.
-
Episodi mancanti?
-
Muitas vezes demonizamos as limitações dos nossos filhos. Cobramos demais, compreendemos de menos. Nossos filhos não serão a manifestação de todas as nossas realizações, ou a volta por cima das nossas próprias frustrações.
-
Educamos realmente quando escutamos o que os nossos filhos têm a dizer. Eles verbalizam sutilmente quem são, mas precisamos prestar atenção em suas linguagens emocionais. Eles falam pelo gestual, tagarelam pelo silêncio, e se revelam por suas escolhas.
-
Entre o que acreditamos que os nossos filhos são e a sua verdadeira identidade psíquica pode haver uma distância muito grande. Educar é partejar psicologicamente nossos filhos amando a essência que por vezes é diferente da forma social.
-
Comparar seu filho com os próprios irmãos, ou com os filhos de outras pessoas é fragmentar a autoestima da criança ou do jovem. Certas falas geram lesões emocionais que podem levar nossos filhos a processos depressivos e de automutilação.
-
O histórico de acesso dos nossos filhos nas redes sociais, e as páginas que eles curtem na internet fala muito a respeito dos valores que eles têm dentro de si. É preciso ter olhos de ver, ouvidos de ouvir e coração para sentir para uma educação assertiva.
-
As crianças são seres sensíveis que captam toda amorosidade ou animosidade manifestada dentro do lar. Todas as palavras ditas, todas as ações praticadas contribuem para a estruturação emocional dos nossos filhos.
-
Muitos pais têm muitas dificuldades em aceitar que os filhos sofram decepções com as próprias escolhas, e inadvertidamente asfixiam emocionalmente os filhos impedindo-os de desabrocharem sob o sereno das experiências humanas. Daí observarmos nesses dias crianças e jovens totalmente alienados e sem condições emocionais de tomarem decisão em situações corriqueira do cotidiano.
-
Pais e professores são construtores de asas. Nossos filhos necessitam de duas asas para alçar o voo das próprias escolhas. A asa dos valores imperecíveis da ética e da moral, que a família constrói, e a asa da sabedoria construída pelos professores.
-
Educar com autoridade amorosa é caminhar ao lado dos nossos filhos. A autoridade amorosa não se põe atrás empurrando o educando, nem vai a frente puxando, para que o filho saia do lugar. Os pais apontam a direção e caminham sempre ao lado permitindo que os filhos despertem e caminhem.