Episodi
-
Chegamos ao último episódio dessa temporada e espero que os conteúdos do Jardim das Delícias estejam fazendo sentido para o seu momento, assim como fizeram às mais de 2000 mulheres que foram alunas do curso. Para encerrar, escolhi falar sobre como despertar a capacidade inata que todas temos de viver eroticamente.
Aqui, além de explicitar a importância de nutrir o corpo erótico, você vai entender como erotismo vai muito além de sexo, ele é, na verdade, uma fonte abundante e democrática de prazer e vitalidade que permeia todos os aspectos da nossa existência. Vou te convidar a explorar o que significa viver o erotismo para além da cama e como essa exploração pode transformar sua relação com o corpo e com o mundo, revelando uma forma de estar presente e de sentir profundamente a vida.
Por fim, quero te agradecer por acompanhar esta temporada. A escolha de democratizar o acesso aos conteúdos do Jardim das Delícias só faz sentido porque você está aqui, usufruindo e se deleitando com o legado deste curso que, de alguma maneira, continua vivo e potente. -
Neste episódio vamos esmiuçar um pouco mais as estratégias que o patriarcado utilizou para enfraquecer mulheres e afastá-las da luta por mais poder. Na aula "A Beleza Negada" adentramos em um tema que toca todas nós: a beleza.
Vou te apresentar o conceito do "mito da beleza", que vem do livro homônimo de Naomi Wolf. Neste livro, a autora aborda como os padrões de beleza são usados contra as mulheres, associando cruelmente uma aparência supostamente "perfeita" com valor pessoal. Você vai compreender as armadilhas que te cercam e afetam diretamente sua relação com seu corpo, sexualidade e autoestima. -
Episodi mancanti?
-
Chegamos ao nosso segundo episódio e vamos revisitar uma das aulas mais impactantes do Jardim das Delícias. "O Corpo Negado" é uma viagem pela história do corpo, mas através de uma perspectiva que você provavelmente não aprendeu na escola, a das mulheres.
Você vai entender como o corpo e o poder da sexualidade das mulheres foram sistematicamente negados, contidos e controlados ao longo da história ocidental, através de estratégias de dominação patriarcal que nos condicionaram a nos distanciar do corpo e do gozo que podemos.
Não é novidade para ninguém que muitas mulheres tenham relações problemáticas com o próprio corpo, mas para muitas é novidade o fato de que isso não é uma falha individual e sim um sintoma coletivo, entender um pouco mais desse processo, além de acolher as sensações de inadequação e falta, nos dá a consciência e a revolta necessária para nos libertar das cobranças absurdas que ainda pairam sobre nós. -
No primeiro episódio desta temporada pocket do Podcast Lasciva Lua, te convido a mergulhar numa das aulas mais especiais do Jardim das Delícias: O chamado da mulher selvagem. Inspirada no clássico "Mulheres que Correm com os Lobos" da psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés, esta aula fez sucesso entre as alunas e não por acaso era a porta de entrada para o curso.
Nesse episódio introduzo o conceito da mulher selvagem - mesmo que você não tenha lido o livro, suspeito que essas duas palavras ressoam dentro de você. Isso porque, segundo Clarissa, a Mulher Selvagem não é só um conceito, é uma imagem arquetípica. Ela representa a parte de nós que não foi subordinada, que não foi domesticada. Por isso, é a parte que se inquieta, que se revolta, que reivindica o que quer e precisa - e que nos dá força para buscar e se manter firme na busca. -
Eu aposto que se eu te perguntar se você está cansada, existe uma grande probalidade da resposta ser sim.
Viver no mundo de hoje não é nada fácil e existem muitos (muitos mesmo) pratinhos para equilibrar. E eu vou te contar uma coisa: é impossível não deixar nenhum cair. Pelo menos de vez em quando.
No episódio sobre o mito da mulher que dá conta de tudo eu converso com Lia Bock. Uma mulher multipotencial e, como ela mesma se define, criadora de faíscas, mãe, mega criativa e também cansada. Como eu já falei, quem não? E ta tudo bem.
Esse episódio caiu como uma luva no momento que vivo agora. As sugestões lascivas foram o livro “A Máquina do Caos: como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo” de Max Fisher e também o livro “Burnout: O segredo para romper com o ciclo de estresse” de Emily e Amelia Nagoski. -
Um encontro não planejado que acendeu uma chama instantânea entre duas pessoas. Fácil e delicioso. Aqui flui a intimidade e o gozo e também um pouco de romantismo que a gente não é de ferro.
Me contem depois se a pergunta que eu repito durante o episódio “gostasse?" serve para vocês ouvintes também.
Os contos são sempre de autoria de Lua Menezes e são inicialmente enviados na Newsletter Lasciva. Se você quer recebê-los com antecedência, basta se inscrever. A inscrição é gratuita!
Bom deleite!
-
A bissexualidade tem sua história e nesse episódio a gente conta um pouco dela. Tanto das nossas experiências pessoais, como também de todo o movimento que acontece há muitos e muitos anos. Nick faz isso muito bem, democratiza o assunto para todes.
Mas como costumamos fazer por aqui, também compartilhamos nossos medos, experiências e delícias pelas quais já passamos. Nos aprofundamos sobre ser bissexual e sobre abraçar nossos mais profundos desejos. Sinta-se livre para ser quem é e dê play para esse deleite maravilhoso.
As sugestões lascivas desse episódio foram o livro de autoria de Nick Nagari “Essa História Não Termina Aqui” e o meu livro “Rio Profano”.
Esse episódio faz parte da campanha #OPodcastÉDelas2023 -
Desejo e paixão entre mulheres. Esse conto é sobre duas deusas que se encontram como trovões e relâmpagos, se complementando e se deliciando em uma noite de chuva. Vem dar o play para sentir essa energia deliciosa!
Os contos são sempre de autoria de Lua Menezes e são inicialmente enviados na Newsletter Lasciva. Se você quiser recebê-los com antecedência, basta se inscrever. A inscrição é gratuita!
Bom deleite!
Esse episódio faz parte da campanha #OPodcastÉDelas2023 -
Qual é sua maior fantasia? Você viveu algo tão bom que sente vontade de compartilhar?
Esse episódio foi feito para vocês compartilharem seus desejos mais profundos e suas experiências extraordinárias. Eu chamei de confessionário, mas não no sentido pejorativo da palavra e sim pensando em um espaço seguro, onde compartilhar seus desejos é lindo demais!
Deixei mais uma vez uma caixinha de perguntas no meu perfil @lascivaluaaa e trouxe confissões deliciosas, sempre de forma anônima, claro.
O resultado foi um episódio leve, gostoso e singular. Afinal, nossos desejos são nossos, mas podem ser a vontade de mais alguém também. Aperte o play e bom deleite!
A sugestão lasciva desse episódio é a série “Conversas Entre Amigos”, inspirada no livro com o mesmo nome. -
Sexo e espiritualidade são opostos? O espiritual é sempre elevado e o carnal sempre inferior e impuro? Eu e minha convidada ousamos dizer que não.
A ideia de sagrado e profano é um tema que sempre me atiçou e me faz refletir sobre vários aspectos ligados às crenças que herdamos e carregamos. Muito do que já acreditamos, ideais muitas vezes impostos por séculos, vem da repressão histórica de muitas religiões sobre a sexualidade das mulheres - por exemplo, a ideia de pecado.
O prazer não precisa nem merece ser hostilizado, reprovado ou censurado, principalmente o prazer feminino.
E para falar mais a fundo sobre o assunto, em uma conversa deliciosa, chamei a Bruxa Preta (ou Pam Ribeiro), que trata da bruxaria contemporânea, consciência espiritual e erótica.
As sugestões lascivas desse episódio foram o filme “Desobediência" e o livro “O Espírito da Intimidade” - Ensinamentos Ancestrais Africanos Sobre Maneiras de Se Relacionar de Sobonfu Somé. -
Essa é uma história de vingança e libertação. Prazer e descobertas.
Aborda temas polêmicos, mas importantes. Contamos a história de uma mulher presa em um relacionamento tóxico que se liberta depois de uma traição e é ai que começa o nosso prato quente. Uma mistura de calor, vontade, saudade de si e de sentir.
Os contos são sempre de autoria de Lua Menezes e são inicialmente enviados na Newsletter Lasciva. Se você quiser recebê-los com antecedência, basta se inscrever na newsletter. A inscrição é gratuita!
Canal Lasciva Lua no Youtube com a live citada: bit.ly/3N5Dm8c
Bom deleite! -
Uma das coisas que eu mais amo falar é justamente sobre o AMOR!
E a caixinha de dúvidas para o podcast não poderia ser sobre outro tema. Porque dizemos que amar é delicioso, mas também pode ser doloroso. Cada um tem sua história, sua bagagem, suas dúvidas e emoções. O sentir é único e exclusivo de cada um. Por isso que em nossa jornada passamos por momentos desafiadores, ainda mais quando envolvem uma outra ou outras pessoas. Amar é complexo.
Nesse episódio eu trago este formato: respondo e falo sobre dúvidas enviadas por vocês, que me acompanham. A dor ou a felicidade de uma pessoa, pode encaixar com a sua também. Ouça as histórias e reflita sobre elas, são aprendizados que me tocaram e com certeza te tocarão.
Aproveite e se delicie nesse momento de amor e de compartilhar experiências, afinal somos seres que amam. O que seria da gente sem amor?
A sugestão lasciva é o livro “Tudo Sobre o Amor” da Bell Hooks.
-
Autoestima é um tema muito mais profundo do que a gente pensa. Ter uma boa autoestima não significa se achar incrível o tempo todo ou se amar todos os dias. E ir contra os padrões pode desafiar esse nosso olhar sobre nós mesmas. O que o outro quer da gente? Devemos suprir essa necessidade do que a sociedade espera de nós? Mas e o que eu espero de mim mesma? Quem eu sou? O nosso lugar de fala deve ser tão batalhado e “merecido”, da forma que é?
Uma mulher segura está além de todos esses questionamentos, mas nós somos feitas de fases e, claro, altos e baixos. Ser segura é estar em paz com suas escolhas e se conhecer a fundo. Se orgulhar do seu corpo e de si mesma e isso pode acontecer depois de um longo percurso, caminho de vida e aprendizagens. Isso é afetividade.
Para falar sobre padrões, autoconhecimento e autocuidado chamei a comunicadora, ativista, criadora de conteúdo e escritora Luana Carvalho. Ela traz seu ponto de vista e suas experiências sobre preconceitos e julgamentos e sobre como se encontrou no meio de tudo isso.
A sugestão lasciva que ela deixou nesse episódio foi o filme “Beleza” que aborda muito esse tema das diversas fases da vida de cada pessoa e sua visão sobre si mesmas. E também os livros “Luxúria”, de Raven Leilani, que fez parte do Clube do Livro Lascivo e “Com Todo o Meu Rancor”, de Bruna Maia. -
Essa é uma história de três amigas que fazem um pacto antes da virada do ano. Esse ano elas querem gozar! E não é só de orgasmo que estão falando, elas querem gozar a vida. Talita quer descobrir quem é sem a sombra de um homem, Mila quer novas experiências e Sofia quer se abrir!
Os contos são sempre da autoria de Lua Menezes, e são inicialmente enviados na Newsletter Lasciva, se você quiser recebê-los com antecedência, basta se inscrever na newsletter.
A inscrição é gratuita! Bom deleite! -
Você costuma fazer metas para o seu ano, seu novo mês? E suas metas de prazer, estão inclusas nessa listinha? Neste episódio que inaugura a Temporada 2023 do nosso Podcast Lasciva Lua, falamos sobre a importância de colocar o seu prazer na agenda de compromissos e objetivos.
Além disso, tiramos dúvidas de várias ouvintes - que também podem ser as suas. -
Com uma certa frequência, abro uma caixinha de perguntas no meu Instragram perguntando quais os desejos e fantasias que estão pulsando entre vocês. Sempre, absolutamente sempre, o desejo do episódio de hoje aparece: ménage, isto é, sexo a três. No conto, a protagonista encontra Marcelo e Pedro e esse encontro é sobre a realização de um desejo, mas também é sobre uma mulher voltando a se sentir mulher depois da maternidade e do divórcio. Bom deleite e até ano que vem!
-
Você está satisfeita? Conhece a sensação de satisfação sexual? Já se sentiu deliciosamente plena depois do sexo ou da masturbação? E a insatisfação? Já saiu de uma transa se sentindo meio vazia, angustiada, frustrada?
Nesse episódio, vamos conversar sobre tudo isso, esclarecer a diferença entre orgasmo e satisfação e entender como a insatisfação não é de toda ruim.
Você pode usá-la para agir e parar de se contentar com migalhas de prazer. E pode encontrar mais satisfação não apenas no destino do orgasmo, mas na jornada de descoberta e exploração do prazer.
Bom deleite! -
"Tudo começou com uma batida na porta. Ou pelo menos o que Eva pensou que fosse uma batida na porta, um baque surdo, quase imperceptível, no meio da madrugada. Ela, que tinha o sono vigilante, acordou e foi ver quem poderia ser a essa hora."
É assim que começa o conto erótico dessa semana. Dá play pra descobrir a ousadia de Eva.
Bom deleite! -
Nesse episódio te conto tudo (ou quase tudo) sobre o meu romance erótico Rio Profano, como foi viver e escrever a história que deu origem ao livro, os desafios do processo criativo, as fofocas e curiosidades que vocês sempre perguntam. É um episódio diferente: quem faz as perguntas é a escritora, professora e doutora em estudos literários Melissa de Sá. Tem spoiler, viu?
Se você ainda não tem um Rio Profano pra chamar de seu, compre aqui: https://www.amazon.com.br/Rio-Profano-Romance-Lua-Menezes/dp/655535609X .
Pra conhecer o trabalho da Melissa, é só ir em Mundo Mel, acessando pelo site https://mundomel.com.br/.
Bom mergulho! -
Estamos de volta! E, a pedidos, voltamos com os contos eróticos narrados, episódios literários pra te nutrir de erotismo.
Os contos são sempre de minha autoria, Lua Menezes, e são inicialmente enviados na Newsletter Lasciva, se você quiser recebê-los com antecedência direto no seu e-mail, junto com outros conteúdos suculentos, basta se inscrever na newsletter.
A inscrição é gratuita! Bom deleite e até semana que vem!
http://cursos.lascivalua.com/newsletter/ - Mostra di più