Episodi
-
A Saúde Digital está a redefinir a forma como pacientes, profissionais e sistemas de saúde interagem, oferecendo ferramentas integradas e inteligentes para melhorar a gestão da saúde e da doença. No entanto, o futuro da saúde digital vai além de digitalizar processos antigos: trata-se de repensar o sistema de saúde, colocando o paciente no centro, assegurando equidade no acesso e preparando profissionais para a era da inteligência artificial e da medicina de precisão.
Para nos guiar no tema temos connosco Teresa Magalhães, professora da Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP NOVA, Guilherme Victorino, docente da NOVA Information Management School e ainda Isabel Craveiro, investigadora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical - IHMT NOVA. -
Hoje vamos explorar um modelo que promete revolucionar os cuidados de saúde em Portugal. Ou seja, vamos falar de Unidades de Saúde Familiar – Modelo C, ou simplesmente USF-C, como são conhecidas. Previstas na lei desde 2008, demoraram para sair do papel. Só agora, no início de setembro, é que o diploma que as concretiza foi aprovado em Conselho de Ministros. Em fase experimental, inclui 20 unidades, a maioria na região de Lisboa – e isto porque, segundo os últimos dados conhecidos, o maior número de pessoas sem médico de família está nesta região (30%) e é o valor mais elevado dos últimos 10 anos. Mas, agora que o modelo se prepara para avançar, não faltam críticas ao formato. Como podemos garantir que trará resultados positivos? Fique desse lado para descobrir! Aqui, connosco para conversar sobre este tema, temos dois professores da Universidade NOVA de Lisboa: Bruno Heleno, Professor de Medicina Geral e Familiar na Faculdade de Ciências Médicas e Médico de Família na Unidade Local de Saúde Santa Maria, e Julian Perelman, Professor na Escola Nacional de Saúde Pública.
-
Episodi mancanti?
-
A segunda conversa das NOVA Saúde Talks é dedicada a uma questão que foi já declarada uma ameaça à Saúde Pública pela Organização Mundial da Saúde.
Connosco, para conversar sobre a resistência antimicrobiana estão o médico Carlos Palos, responsável pela Prevenção, Controlo de Infeção e Resistência Antimicrobiana do Hospital Beatriz Ângelo e Grupo Luz Saúde; Paulo Sousa, Professor associado da ENSP, diretor do departamento de Estratégias em Saúde Coordenador do Mestrado em Saúde Pública da ENSP-NOVA e Raquel Sá Leão, Subdiretora do ITQB NOVA com os pelouros da inovação e internacionalização e líder de grupo de investigação na área da microbiologia molecular de patógenos humanos. -
Este é o primeiro episódio do NOVA Saúde Talks, o podcast oficial da Universidade NOVA de Lisboa dedicado à Saúde. Junte-se a Cláudio M. Soares, pró-reitor que coordena a plataforma estratégica NOVA Saúde, e aos professores Pedro Pita Barros (Nova SBE), Isabel Craveiro (IHMT NOVA) e Paulo Sousa (ENSP NOVA), que coordenam a área de organização e gestão em saúde, e saiba mais sobre o projeto, a importância da partilha de conhecimento e criação de valor para a sociedade.
Nesta conversa inicial, vamos debruçar-nos sobre as unidades locais de saúde. Acompanhe-nos mensalmente nestas conversas imperdíveis e saiba como viver melhor. -
Todos os meses, na última quinta-feira, vamos debater as questões maiores na área da saúde. Siga-nos nas principais plataformas de podcast, nas redes sociais da NOVA e em unl.pt. Junte-se a nós: comente e partilhe estas conversas com amigos e faça parte da comunidade NOVA empenhada em viver melhor.