Episodi
-
"Não tenha pressa, mas tenha rumo. Demorar é diferente de se perder." Foi com esta frase de autor desconhecido que escolhemos abrir o episódio no qual falamos sobre a diferença entre reagir ou fugir e gerir intencionalmente a carreira. Este é um episódio absolutamente inspirador, porque tivemos connosco a contar a sua história, o André Grilo, ex-cliente da Lourdes Monteiro. Ficámos a saber como foi capaz de quebrar com o paradigma de reagir em função das expectativas dos outros e como aprendeu a fazer escolhas conscientes. É um testemunho humilde, tocante e cheio de lições que vai querer escutar. Irá facilmente perceber que quando se tem clareza e se actua com consciência, tudo flui de outra forma.
Neste episódio abordamos o conceito de Career Sweet Spot que pode conhecer de forma mais aprofundada no episódio 6 da Temporada 1 do Podcast.
Falámos também das armadilhas que criamos a nós próprios, nomeadamente no que refere à parte financeira. A esse propósito recomendamos que escute o episódio 6 da temporada 2 do Podcast, no qual abordamos a mentalidade de escassez.
-
A sensação de “beco sem saída”, ou seja, a sensação de não se ter opções, está muitas vezes ligada a duas situações pelas quais qualquer profissional passa:
Quando se procura novas oportunidades e se passa por diversos processos de recrutamento, sem resultados, sobretudo quando se está no desemprego.Quando se quer sair de uma Organização e as opções que aparecem não parecerem ser minimamente viáveis.Para explorarmos este tema, convidámos a Raquel Carvalho que tem uma experiência muito relevante na área de recrutamento e de gestão de recursos humanos. A Raquel, devolveu-nos a perspectiva do lado de quem está nas empresas e do lado dos profissionais que acompanha neste tipo de desafios.
Foi uma conversa verdadeiramente sumarenta. Vai precisar de tirar notas e de ouvir muitas vezes este episódio para aproveitar todo o valor que ele gera.
Vai também sentir o apelo a partilhar com muita gente que precisa.
-
Episodi mancanti?
-
Neste episódio temos um dois em um: Uma convidada que mudou de carreira e que ao mesmo tempo acompanha outros como especialista no tema da integração vida/trabalho. Estivemos à conversa com a Inês Raposo sobre aspectos tão relevantes para todos nós, como:
O desafio da integração vida/trabalho como processo contínuo e adaptativo,Os factores que alavancam a integração vida/trabalho,A preponderância do autoconhecimento neste desafio de vida.Este episódio está repleto de sensibilidade, de histórias pessoais e termina com recomendações práticas para conseguir ficar mais em paz consigo.
-
Para abordar este tema, tivemos uma especialista de excelência no tema da Inteligência Emocional: a Filipa Jardim da Silva.
Nesta conversa, ficámos a conhecer a história pessoal da nossa convidada e tocámos em temas absolutamente cruciais para todos, nomeadamente:
Como podemos gerir o medo da mudança,Qual é o preço da acomodação e do incómodo perante a realidade actual,Qual a relação entre o medo e o Burnout.Este episódio é pedagógico e inspirador. Prepare-se para tomar notas e para o ouvir muitas vezes. Aproveite também para o partilhar com quem precise.
A Filipa Jardim da Silva é fundadora do colectivo Transformar que tem uma relação de parceria com o projecto Career RedesignÒ
-
Já se ouviu falar de inteligência emocional e de literacia financeira, mas provavelmente ainda não conhece o conceito de literacia de carreira.
Na Literacia Financeira, aprendem-se conceitos e ferramentas de gestão financeira e desconstroem-se crenças que nos limitam na nossa relação com o dinheiro de modo a que se tire o maior partido desse recurso. Na literacia de carreira faz-se exactamente o mesmo. Aprendem-se ferramentas especificas que nos ajudam a alcançar os objectivos profissionais e desconstroem-se crenças limitadoras sobre a vida profissional e que geralmente nos bloqueiam. Assim, aprendemos a tirar partido do recurso intrínseco que é o nosso capital humano e a melhor ser capaz de colocar ao serviço as nossas forças e talentos.
-
"Quem tem um porquê para viver consegue enfrentar praticamente qualquer como"
Nietzche.
Foi com este mote que demos o pontapé de saída deste episódio. Estivemos à conversa sobre o papel do propósito na vida profissional e de como se vive a carreira de uma forma diferente tendo presente esse propósito. Vimos que ao longo da vida podemos ter mais do que um propósito e do que influencia a que isso aconteça.
O que tornou este episódio ainda mais especial foi a participação da convidada Teresa Pais que tem feito um caminho norteado pela vontade de dar a melhor resposta possível ao seu propósito: influenciar positivamente as decisões que impactam a vida das pessoas.
-
Numa conversa cúmplice abordámos neste episódio, os factores 'não evidentes' que influenciam o seu bem-estar no trabalho.
Falámos:
Da importância de saber se é introvertido ou extrovertido e o respectivo alinhamento que isso tem com a função que desempenha,Do impacto de planear a sua agenda de trabalho respeitando os seus níveis de energia ao longo do dia,Da regulação das suas emoções, através de actividades que gosta e lhe dão prazer,Do impacto do propósito no trabalho que realiza.Como sempre, exemplos práticos não faltam. No final deixámos-lhe ainda um desafio para potenciar o seu bem-estar.
-
A mentalidade de escassez ou carência com que aborda a sua vida profissional contribui para que se torne avesso a riscos, resista a mudanças e no limite afasta-o da carreira que desejaria ter. Neste episódio abordamos quando e como é que este tipo de mentalidade é activado e propomos-lhe que adopte a mentalidade de crescimento como uma competência que pode desenvolver. Ao conseguir fazê-lo, diferenciar-se-á dos demais na sua capacidade de desenvolver qualidade de vida.
É um episódio que para além do suporte científico está recheado de exemplos reais com os quais se irá identificar.
Se quer aprofundar ainda mais este tema e aprender a construir uma carreira que lhe seja motivante sem perder a sua estabilidade, poderá fazê-lo no treino que desenvolvi para si e que pode aceder aqui.
Basta que se registe.
-
São cada vez mais as pessoas que ponderam realizar mudanças de carreira que lhes permitam criar mais impacto positivo no Mundo. Por isso mesmo, a sustentabilidade é uma tendência nas escolhas profissionais. Foi assim com a Sofia Vinagre. A Sofia passou por um redesign profissional aos 47 anos motivada pelo seu interesse na sustentabilidade, na sequência de uma carreira desenvolvida em Multinacionais. Conheça na sua jornada inspiradora, os desafios que encontrou e também as pérolas que colheu desta mudança.
Fique ainda a saber como pode fazer mudanças de carreira de uma forma sustentada sem correr riscos desnecessários, através de um treino que a Lourdes Monteiro preparou para si aqui.
-
Se na comunicação a palavra mágica é o "Sim" para assegurar entendimento entre as partes, na gestão de carreira a magia acontece com a palavra "Não". É com o "Não" que se criam as condições para construir a carreira e a vida que deseja.
Neste episódio, conversamos sobre a importância do "Não" em 3 situações presentes na vida de qualquer profissional:
· Na gestão do trabalho diário,
· Perante convites e novos desafios colocados pela entidade na qual trabalhamos,
· Nos processos de recrutamento.
Preparámos também uma surpresa adicional: uma Ficha de Trabalho para o ajudar a decidir a que irá dizer "Não" daqui em diante e como o pode fazer.
Descarregue-a aqui.
-
Afinal o que é a Felicidade no Trabalho e o que nos impede de a alcançar? Foi assim que iniciámos uma conversa fluída e inspiradora, com a convidada especial deste episódio: Madalena Carey, fundadora da Happiness Business School. Conhecemos também a sua história de mudança de carreira e ficámos a saber com é que a Madalena e a Lourdes Monteiro contribuem para a felicidade das suas equipas e para a sua própria felicidade.
-
A gaiola dourada da estabilidade, é criada pelas circunstâncias que lhe conferem conforto material e segurança financeira. Só que há casos em que essas circunstâncias se tornam limitadoras da liberdade de oportunidades dos profissionais. Neste episódio, a Lourdes Monteiro apresenta as 4 grandes tendências que levam os profissionais a ficar aprisionados nesta gaiola e, através da partilha de histórias reais sugere recomendações para que consigam ser mais livres na sua carreira.
-
"As pérolas da mudança não são apenas conquistas materiais ou profissionais, são as lições esculpidas na nossa alma". São com estas palavras geradas pelo Chat GPT que se abre a segunda temporada do Podcast QPM. Neste episódio, a Lourdes Monteiro partilha com a Alexandra Quadros todas as pérolas que as mudanças dos últimos 5 anos lhe trouxeram. Um episódio recheado de autenticidade, vulnerabilidade e lições inspiradoras que pode transportar para a sua vida e a sua carreira.
-
#10 – A voz dos profissionais que aspiram à realização!
No último episódio desta série, partilhámos e respondemos às questões e comentários enviados pelos nossos ouvintes. E que perguntas e pensamentos tão pertinentes a que fomos desafiadas! Para fechar em beleza, tivemos um convidado – o David Mendes - que representou para nós uma agradável surpresa. Ele é autor e produtor do podcast PapaPHD no qual explora a experiência daqueles que tendo iniciado a sua vida profissional no mundo académico decidiram mudar o seu rumo. Este foi também o seu próprio caso.
-
#10 – A voz dos profissionais que aspiram à realização!
No último episódio desta série, partilhámos e respondemos às questões e comentários enviados pelos nossos ouvintes. E que perguntas e pensamentos tão pertinentes a que fomos desafiadas! Para fechar em beleza, tivemos um convidado – o David Mendes - que representou para nós uma agradável surpresa. Ele é autor e produtor do podcast PapaPHD no qual explora a experiência daqueles que tendo iniciado a sua vida profissional no mundo académico decidiram mudar o seu rumo. Este foi também o seu próprio caso.
-
#9 – Gerir o desconforto e a vulnerabilidade no caminho da realização!
Tendemos a preferir a glória à história porque não gostamos de assumir o desconforto e a vulnerabilidade inerentes a qualquer caminho de mudança. Por isso, no episódio 9 dedicámo-nos a explorar estes aspectos, partilhando as nossas próprias vivências. A contribuir com o seu exemplo, recebemos a Paula N. que está em pleno processo de Redesign de carreira. Teve a coragem de assumir em que ponto se encontra da sua história e de partilhar todas as dúvidas com as quais convive na viagem rumo ao seu propósito.
-
#9 – Gerir o desconforto e a vulnerabilidade no caminho da realização!
Tendemos a preferir a glória à história porque não gostamos de assumir o desconforto e a vulnerabilidade inerentes a qualquer caminho de mudança. Por isso, no episódio 9 dedicámo-nos a explorar estes aspectos, partilhando as nossas próprias vivências. A contribuir com o seu exemplo, recebemos a Paula N. que está em pleno processo de Redesign de carreira. Teve a coragem de assumir em que ponto se encontra da sua história e de partilhar todas as dúvidas com as quais convive na viagem rumo ao seu propósito.
-
#8 - Os desafios das organizações e as suas implicações na vida dos profissionais
Tudo o que acontece na vida profissional pressupõe a relação ‘entre’ as partes envolvidas que é influenciada pelo que acontece com cada uma delas. Por isso mesmo, num exercício de empatia abordámos os desafios das organizações e as suas implicações na vida dos profissionais.
Neste episódio, Luís Mendes partilha como acompanhou mudanças organizacionais e estabeleceu a ponte entre o interesse da entidade e das pessoas.
A Carolina S. partilhou a sua história de mudança e trouxe recomendações para os profissionais que, estando integrados nestes contextos desafiantes, aspiram à sua realização.
-
#8 - Os desafios das organizações e as suas implicações na vida dos profissionais
Tudo o que acontece na vida profissional pressupõe a relação ‘entre’ as partes envolvidas que é influenciada pelo que acontece com cada uma delas. Por isso mesmo, num exercício de empatia abordámos os desafios das organizações e as suas implicações na vida dos profissionais.
Neste episódio, Luís Mendes partilha como acompanhou mudanças organizacionais e estabeleceu a ponte entre o interesse da entidade e das pessoas.
A Carolina S. partilhou a sua história de mudança e trouxe recomendações para os profissionais que, estando integrados nestes contextos desafiantes, aspiram à sua realização.
-
#7 – As escolhas no início da vida profissional
Quais os aspectos mais relevantes que suportam as escolhas de carreira dos jovens até aos 24 anos (geração Z)? O que leva algumas pessoas desta geração a equacionar a possibilidade de mudar o seu percurso académico ou a sua actividade profissional? Estes foram os tópicos que abordámos neste episódio. Falámos também sobre a influência que a família representa nesta fase de vida. Para enriquecer esta conversa, juntou-se a nós o Luís Mendes que é Director de Recursos Humanos e pai de duas pessoas desta geração.
- Mostra di più