Episodi
-
De 11 a 17 de novembro, o Circo Voador, na Lapa, será palco da 14ª edição da Festa Literária das Periferias (FLUP), reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Com entrada gratuita, o evento celebra a produção artística de territórios e corpos não hegemônicos. A homenageada deste ano é Beatriz Nascimento, historiadora, poetisa, cineasta e pesquisadora sergipana cujo legado marca profundamente a luta antirracista no Brasil. A programação (www.flup.net.br/programacao) inclui debates, oficinas, apresentações e performances. O evento tem a UFRJ como uma das parceiras, em especial na condução do curso de extensão Quilombo Acadêmico.
Reportagem: Maria Fernanda Imbelloni
Edição: Vinicius Piedade -
Nos últimos anos, como consequência da crise econômica mundial, a indústria brasileira tem sofrido o processo de reprimarização ou perda de complexidade econômica. A exportação de produtos agrícolas tem sido destaque na inserção do país no mercado mundial, o que influencia no aumento da nossa dependência econômica e tecnológica. Após palestra ministrada na Escola Politécnica da UFRJ, conversamos com Fernando Peregrino, atual chefe de gabinete da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e com Fernando Castro Pinto, diretor adjunto de Tecnologia e Inovação da Escola Politécnica da UFRJ, sobre a importância da conscientização e da luta contra esse cenário.
Reportagem: Louise Fillies
Edição: Vinicius Piedade -
Episodi mancanti?
-
A Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (Sgaada) da UFRJ lança o cineclube DiverCine, com uma programação regular que pretende promover debates sobre inclusão social. No dia 8 de novembro, sexta-feira, em celebração ao Mês da Consciência Negra, o projeto exibe “Trem do Soul” e realiza um bate-papo com o diretor Clementino Júnior, abordando o movimento cultural da juventude negra dos anos 1970 no Rio de Janeiro. A atividade ocorre às 9h, no auditório Maria Thereza Loureira Lima, na Faculdade de Farmácia, Cidade Universitária. Mais informações na reportagem e no perfil do Instagram @sgaada.ufrj
Reportagem: Emilly Lois
Edição: Thiago Korpf -
Projetos de mídia independentes e vinculados ao território, como Voz da Baixada, dão visibilidade a pautas que vão além da violência nas periferias. Mas, no dia a dia, enfrentam dificuldades para atingir a sustentabilidade. Entrevistamos Charlie Souza, um dos produtores do coletivo, e Adilson Cabral, professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Reportagem: Maria Rita Nader
Edição: Thiago Kropf -
O curso de extensão “Aquilombando saberes e entrelaçando vidas: ancestralidades afrodiaspóricas” está com inscrições abertas até dia 5 de novembro. A formação fará parte da próxima edição da Festa Literária das Periferias (FLUP), que ocorre no Circo Voador, entre os dias 11 e 17 de novembro. O “quilombo acadêmico” convoca os inscritos a criar verbetes biográficos, que exaltem a trajetória de mulheres negras no país. Ao final, as escritas irão compor um volume especial do “Dicionário Biográfico Histórias Entrelaçadas de Mulheres Afrodiaspóricas no Rio de Janeiro”.
Para se inscrever, clique aqui.
Reportagem: Isabela Lima
Edição: Thiago Kropf -
Na última edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o curso de Nutrição da UFRJ falou sobre “biodiversidade alimentar”, apresentando ao público as Plantas Alimentícias Não Convencionais, conhecidas como Pancs, seus benefícios nutricionais e sua importância política. O evento ocorreu em vários espaços, dentro e fora da UFRJ, entre 16 e 29 de outubro.
Reportagem: Ana Clara Ferreira
Edição: Vinicius Piedade -
Você já pensou nos problemas ambientais e sociais que afetam seu território? Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ, o projeto “Mapeando Problemáticas Socioambientais”, do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde, trouxe uma experiência interativa para discutir a questão. Mais precisamente, um mapa que liga as ameaças climáticas aos impactos sentidos pela população.
Reportagem: Ana Clara Ferreira
Edição: Vinicius Piedade -
Você sabia que existe uma disputa internacional de conhecimentos sobre óleo e gás? É o Petrobowl, um torneio de perguntas e respostas específico para a Engenharia de Petróleo. A reportagem apresenta a equipe que ganhou pela segunda vez consecutiva o campeonato: Petroteam, da UFRJ.
Reportagem: Louise Fillies
Edição: Thiago Kropf -
“O desenho na educação patrimonial” foi uma das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que estimulou crianças a compreenderem e valorizarem o patrimônio cultural e natural dos diversos territórios. A SNCT termina nesta terça-feira, 29 de outubro, na Maré.
Reportagem: Mariana Assis
Edição: Vinicius Piedade -
Conheça a trajetória de Graça Medeiros, uma mulher que enfrentou o câncer de mama aos 61 anos. Ela compartilha sua jornada, destacando a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado. Com participação da sanitarista Fernanda Soares, a reportagem traz dados e orientações sobre os desafios enfrentados no combate à doença. Em apoio ao Outubro Rosa, reforçamos: cuide-se, informe-se e faça o exame regularmente.
Reportagem: Rayssa Queiroz e Samara Izidoro
Edição: Thiago Kropf -
O agronegócio brasileiro tem ótimos marqueteiros, que fazem sua importância na economia nacional parecer bem maior do que realmente é. Para entender como funciona a propaganda do setor, ouvimos Suelyn da Luz, jornalista e doutora em comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que estuda o tema.
Reportagem: Enzo Ribeiro
Edição: Thiago Kropf -
A oficina “Mulheres na Ciência”, que integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, criou um jogo de tabuleiro para discutir os desafios de mulheres que constroem carreira acadêmica. A SNCT 2024 termina nesta terça-feira, 29 de outubro, na Maré.
Reportagem: Mariana Assis
Edição: Vinicius Piedade -
Testemunha que estava em ônibus no qual morreu uma das vítimas relata momentos de pânico que paralisaram o Rio de Janeiro. Pessoas que passavam pela via, na altura do Complexo de Israel, se deitaram na pista para se proteger das balas perdidas. Operação da PM é alvo de críticas.
Reportagem e edição: Carol Colla -
As cores presentes na vegetação da Ilha de Bom Jesus, localizada na Baía de Guanabara, foram inspiração para uma das iniciativas expostas durante a primeira fase da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre 16 e 18 de outubro, na Cidade Universitária. Ação do curso de Desenho Industrial, "O design de produtos e as cores do nosso bioma" uniu arte e biologia para conscientizar o público sobre a importância de se preservar os biomas brasileiros. A estudante da UFRJ Marcela dos Santos relatou a experiência.
Reportagem: Maria Alice Lamenza e Isabelle Dias
Edição: Vinicius Piedade -
“Tá na hora de tomar o remédio” foi uma das iniciativas apresentadas na primeira etapa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada na Cidade Universitária entre 16 e 18 de outubro. A ação é parte de um projeto de extensão da Faculdade de Farmácia que, no evento, buscou dialogar com o tema dos biomas brasileiros.
Reportagem: Félix Fonseca
Edição: Vinicius Piedade -
A primeira fase da SNCT, realizada entre 16 e 18 de outubro na Cidade Universitária e no campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade, trouxe para o público uma variedade de temas que dialogam com o meio ambiente e a saúde humana. Nesta reportagem, conheça projetos que vão da química sustentável até a regulação das emoções. A SNCT segue até dia 29 em escolas públicas do Rio de Janeiro.
Reportagem: Evelyn Oliveira
Edição: Thiago Kropf -
O Parque da Mata Atlântica Frei Velloso, também conhecido como Ilha do Catalão, localizado na Cidade Universitária, foi uma das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano. O refúgio ambiental recebeu estudantes para uma visita guiada por sua flora, que também conta com espécies de outros biomas, como a sumaúma da Amazônia. O Parque se tornou oficialmente, em 2024, parte de um projeto de extensão da UFRJ. Na reportagem, ouvimos a paisagista da Prefeitura Universitária e responsável pela visita, Beatriz Emiliano Araújo; a coordenadora do projeto, Carla Y Gubáu Manão e a estudante Maria Eduarda Motta.
Reportagem: Isabela Lima
Edição: Thiago Kropf -
A primeira etapa da SNCT ocorreu entre os dias 16 e 18 de outubro, na Cidade Universitária e no campus de Duque de Caxias. Um dos estandes em destaque foi “A diversidade dos insetos”, mostrando espécies desconhecidas e sua importância. Quem passou por lá pôde conhecer e desmistificar, por exemplo, uma barata-de-madagascar. Pesquisadora do Laboratório de Entomologia, Inês Gonçalves falou à nossa reportagem, reforçando o papel desses seres na vida do planeta.
Reportagem: Maria Alice Lamenza e Isabelle Dias
Edição: Vinicius Piedade -
Na edição deste ano da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), uma oficina destacou os seres microscópicos marinhos. Envolvendo o público com exposições interativas, o estande explorou o papel dos microrganismos nos oceanos e sua conexão com as mudanças climáticas. Pesquisador do Laboratório de Fitoplâncton Marinho, Thiago Couto falou à nossa reportagem sobre a importância de reconhecermos o mundo invisível dos seres do mar.
Reportagem: Maria Alice Lamenza
Edição: Vinicius Piedade -
O Programa Integrado de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da UFRJ marcou presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia(SNCT), cuja primeira etapa ocorreu de 16 a 18 de outubro, na Cidade Universitária. A equipe propôs atividades sobre o direito à cidade e aos territórios de biodiversidade, em um exercício, assim como ensinou Paulo Freire, de ler as palavras na medida em que se interpreta o contexto delas. Na reportagem, a ação de extensão, que começou a partir de um pedido de moradores da Maré, refletiu o impacto da maior escolarização na vida dos moradores do maior conjunto de favelas do Rio.
Reportagem: Letícia Acuy
Edição: Vinicius Piedade - Mostra di più