Riprodotto
-
Nasceu a 15 de dezembro de 1965 na ilha da Madeira, mas viveu até aos oito anos na cidade marítima do Lobito, em Angola: "Foi uma etapa para mim muito importante, porque são os primeiros anos da vida, as primeiras coisas que vemos, que temos consciência, digamos. Foi ali que andei na escola pela primeira vez, que me iniciei na experiência do mundo e de facto quem teve essa experiência por África sabe que há uma marca que permanece, porque África dá-nos essa dimensão da vastidão, [da] largueza do espaço (...) uma limpidez que nos fica gravada no coração". Com a descolonização, a família de José Tolentino Mendonça faz parte do quase milhão de retornados que abandonam a casa e a terra onde até ali viveram, o que leva o poeta a afirmar "que Portugal ainda não [soube] encontrar uma narrativa na qual possa falar livremente do que foi o nosso encontro com África". Em 2018, o cardeal Tolentino recebeu um telefonema do Papa Francisco - com quem só se tinha cruzado em audiências públicas - que o convida para ser Bibliotecário e Arquivista do Vaticano: "De todos os serviços que existem na Cúria romana só há dois que permanecem quando morre um Papa, todos os outros ficam demissionários, mas dois continuam no pleno das suas funções. Um é o penitenciário-mor, para perdoar os pecados, e o outro é o bibliotecário para garantir a integridade documental".
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Nasceu em Lisboa a 25 de fevereiro de 1944 e recorda com prazer o "magnífico" Liceu Passos Manuel e a forma como as aulas de Filosofia do professor Joel Serrão foram decisivas para escolher o curso de Medicina e embarcar na longa viagem que é compreender o cérebro humano e a forma como ele influencia as emoções. Foi colega de curso e amigo de João Lobo Antunes, encontrou "bons mestres" como o psiquiatra Simões da Fonseca e, sobretudo, conheceu Hannah, a mulher com quem casou no amor e na ciência até que a morte os separe. O investigador António Damásio é autor de muitos livros e artigos, e o seu livro "O Erro de Descartes" já foi traduzido para 40 línguas. Aos 77 anos, está a estudar a fisiologia da consciência.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Podia dizer-vos que a Marta Gautier é Psicóloga, Autora, Artista, mas o que este encontro com a Marta me mostrou foi uma das mulheres mais autênticas que já conheci. Este episódio foi dos mais incríveis para mim pessoalmente.
A Marta falou de uma forma tão fluida sobre o verdadeiro processo de buscar a verdade interna e viver em conformidade com ela.
De uma vida supostamente " perfeita" mas profundamente infeliz, esta mulher resgatou-se e decidiu ser quem é.
-
A Vanessa!
Que inspiração!
Conhecemo-nos no dia da nossa conversa. Quis ser voz e dar a cara pelas pessoas que sofrem de doenças mentais. O seu caso a Bipolaridade. A importância de estarmos a tentos ao outro e servirmos não de julgamento mas de alavanca para se sentirem acompanhados, compreendidos. Depois de um grande surto esteve internada.
Passou fases muito complicadas e difíceis, mas confiou no seu médico e teve sempre sempre sempre o apoio incondicional da família e dos seus amigos. Hoje está estável. Tem um trabalho que adora, um namorado que um dia irá ficar noivo e serão família.
É a prova viva que as doenças mentais alteram-nos mas podem não alterar a nossa vida na sua totalidade.
OBRIGADA do fundo do coração querida e GRANDE Vanessa por teres dado a cara a um tema que me diz tanto. Aos teus pais, um obrigada ainda maior pelo amor e dedicação que te dão. Por te aceitarem e cuidarem realmente de ti.
Espero que gostem!
Esta conversa foi patrocinada pelos Patronos deste projecto. Saibam como podem ser patronos e contribuam para mais gravações. Para ajudarmos.
Pode seguir as Páginas com Graça aqui:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/
Tornem-se patronos e apoiem este projeto:
PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca
-
Bem vindos á segunda temporada do Podcast Gaya Talks, uma jornada de regresso a Casa.
Neste primeiro episódio trago-vos esta mulher maravilhosa que é a Rita Ferro Alvim.
A Rita é autêntica, uma alma criativa e buscadora que tem feito um caminho de resgate da sua essência absolutamente inspirador.
Sinto que este episódio nos traz de uma forma muito simples lições importantes sobre confiar na vida, confiar na nossa intuição. Falámos do seu percurso na Sic, e dos seus anseios de Alma. Falámos do síndrome da impostora, aquela voz interior que nos diz que "não temos nada de especial", mas falámos também da magia que acontece na vida quando nos alinhamos com a nossa verdade, e a Rita é a prova viva de que o Universo não dorme.
Nesta temporada contamos com o apoio da Tetley e dos seus maravilhosos chás que vão trazer conforto às nossas conversas. E temos um maravilhoso cenário criado pela arquiteta e decoradora Catarina Godinho, onde contamos com peças de vários artesãos e criativos portugueses.
Apoio: Tetley
O cenário em parceria com artesãos portugueses:
> banco/ aparador do João Maria Bernardino fundador da Apewood, começou como arquitecto e apaixonou-se pela madeira e designer de mobiliário que especializando-se em peças de madeira. De Lisboa
https://www.instagram.com/apewood_pt/
> "Paines com ilustrações" da Sofia Cruz nome artístico Kr.us, pintora/artista é muito boa em pinturas realistas, mas está a explorar uma nova linguagem de pinturas minimalistas. Já fez vários murais e colaborações em Portugal e noutros países. De Lisboa
https://www.instagram.com/kr.us/
> "Viga" do Caio Superchi fundador da marca de candeeiros Superchi. O Caio é designer industrial especializado em iluminação, trabalha em parceria com o atelier Encaixe. São muito bons e já expuseram na Feira de Milão.
https://www.instagram.com/superchi_studio/
https://www.instagram.com/atelierencaixe/
> "Jarra" da Teresa Pereira e Sousa da Tê Ceramics, arquitecta de profissão mas apaixonou-se pela cerâmica e deixou a profissão de arquitecta para 2º plano dedicando-se a tempo inteiro à cerâmica.