Riprodotto
-
Último episódio. O capitão Almeida Santos e os militares que apoiavam a Operação Papagaio conseguem fugir do Forte de Elvas, para onde tinham sido transferidos. Durante meses, o grupo esconde-se numa casa em Trás-os-Montes antes de se instalar finalmente numa vivenda em Rio de Mouro. Apenas quatro dias depois de chegarem à nova morada, o capitão é assassinado. Vinte anos mais tarde, o crime há de dar origem ao polémico romance “A Balada da Praia dos Cães”, de José Cardoso Pires. No final da história, o que aconteceu a “Gavroche”, o mentor da “Operação Papagaio”? E afinal, onde está a gravação revolucionária que deveria ter sido colocada no ar no Rádio Clube Português?
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Onde está a verdade? Há quatro versões diferentes da obscura Operação Papagaio que chegaram até aos dias de hoje. Em duas delas, o conhecido surrealista Mário-Henrique Leiria é apresentado como o cabecilha do plano. Leiria era declaradamente anti-regime, já tinha sido detido pela PIDE anos antes, e efetivamente participou em reuniões conspirativas na Parede, numa casa que ficava mesmo ao lado da de “Gavroche”. Mas qual a fronteira entre os mitos e a realidade? Os documentos da polícia política do Estado Novo escondidos até hoje na Torre do Tombo desmontam os vários mitos associados nos últimos 64 anos à Operação Papagaio. Perante as desistências de operacionais à medida que a data combinada para o assalto ao Rádio Clube Português se aproxima, novos elementos têm de ser recrutados à última hora para pôr a operação em marcha. Um deles vai ter o nome de código "Júnior". Vai ser um erro de casting mas, como se verá, nem sequer vai ser o único. Certo é que os boatos já correm pelos cafés de Lisboa: "os surrealistas andam a brincar aos cowboys".
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Avançamos para uma nova fase da vida: "O primeiro filho". Olhamos para a decisão; as mudanças na vida em casal; a "nova paternidade" e a infertilidade.
-
Nasceu em janeiro de 1982, usava o cabelo cortado à tigela e “nada” o fazia destacar-se das outras pessoas, a não ser o humor. Bruno Nogueira considera-se um amigo "chato" e um pai presente, que pede às filhas a "lista de palavrões" que sabem. "As minhas filhas mais velhas ouvem o meu podcast, mas tento não pensar nisso porque há expressões que podem causar danos". Aceitou conversar com o filho do “senhor do bolo” sobre a infância, a família e a “cruz” com que nasceu: fazer piadas. “O humor para mim funciona como um escape, uma porta de saída para coisas que não consigo resolver de outra forma”, assume. O autor de Som de Cristal, Último a Sair, Tubo de Ensaio, Como É Que o Bicho Mexe e muitos outros projetos é o primeiro convidado do podcast Geração 80, conduzido por Francisco Pedro Balsemão.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Ângelo Fernandes fundou em 2017 a Quebrar o Silêncio, que tem por missão apoiar homens e rapazes sobreviventes de violência e abuso sexual. Estima-se que um em cada seis homens seja vítima de alguma forma de violência sexual até aos 18 anos.
O responsável desta associação sem fins lucrativos fala da vergonha que muitos ainda sentem de contar, fruto dos estereótipos associados à masculinidade e dos estigmas que ainda vêem os sobreviventes como potenciais abusadores e agressores e pessoas cujo destino só pode ser a adição ou a delinquência. Ângelo Fernandes garante que partilhar e pedir ajuda é “um acto de coragem” que pode mudar a vida de um sobrevivente para muito melhor.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
-
Pedro Delgado Alves nasceu em Lisboa em 1980. Aluno brilhante, que mais tarde se tornou docente universitário, foi a partir de 2006 que concretizou o chamamento para a política, no PS, tendo exercido desde então diversos cargos de liderança dentro do aparelho partidário, a nível autárquico e como deputado. É um dos últimos resistentes do grupo de jovens turcos do Partido Socialista e é comentador da SIC Notícias. Oiça aqui a conversa com Francisco Pedro Balsemão no Geração 80, sobre infância, memórias familiares, educação e política.
See omnystudio.com/listener for privacy information.