Folgen
-
No último episódio da segunda temporada, convidámos o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para uma reflexão sobre a importância das comunidades lusodescendente nos Estados Unidos da América, o papel dos Açores e do Atlântico no plano geoestratégico mundial, e sobre a evolução da Democracia na América, e as implicações para as democracias ocidentais.
-
Com apenas 23 anos, organizou uma manifestação na sua cidade de Taunton, no Massachusetts, para exigir que os operadores de televisão por cabo transmitissem a RTP Internacional grátis, 24 horas por dia. Não só o conseguiu, como juntou mais de 15 mil luso-americanos de todo o país. Seria o primeiro passo de uma carreira política e de ativista que o levaria à equipa mais próxima de Barack Obama na Casa Branca, onde permaneceu durante 8 anos, e agora a presidente da Fundação Obama.
David Simas, o luso-americano com pai açoriano e mãe alentejana, é o nosso convidado desta semana. -
Fehlende Folgen?
-
A convidada desta semana dedica parte do seu tempo a tentar melhorar a forma como os cientistas comunicam. Joana Lobo Antunes é cientista, professora universitária e divulgadora de Ciência.
É licenciada em Ciências Farmacêuticas e doutorada em Química Orgânica. É professora de Comunicação de Ciência na Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora da área de Comunicação, Imagem e Marketing do Instituto Superior Técnico. Está ligada a muitos projetos de divulgação científica como o “90 Segundos de Ciência”, programa da Antena 1, desde 2016. -
Saiu da Califórnia nos anos 90, em busca de um país onde pudesse respirar, pensar e falar noutros temas além da epidemia da SIDA que afetava o país. Depois de perder o irmão, mudou-se para o Portugal, onde encontrou um país mais pobre, mais isolado, parado no tempo, mas que lhe deu o novo rumo que procura. "O Porto salvou-me a vida, Portugal salvou a minha sanidade mental."
Richard Zimler, escritor e autor de O Último Cabalista de Lisboa, é o nosso convidado desta semana. -
De uma curta-metragem para um instituto que vai além fronteiras, a história do Arte Institute de Nova Iorque é inevitavelmente um reflexo da história e determinação da sua diretora, Ana Ventura Miranda. Foi jornalista, trabalhou na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas. Hoje é curadora de arte, produtora de eventos culturais e promotora artística, com uma missão: mostrar Portugal aos Estados Unidos.
-
Leva 60 anos de Teatro, onde começou com apenas 16 anos e já foi ator, encenador, dramaturgo e empresário. Fez Teatro durante a Ditadura, trouxe os musicais para Portugal quando lhe diziam que nunca teria sucesso e tem um longo currículo que faz dele uma das caras do meio em Portugal.
Filipe La Féria é o nosso convidado das Atlantic Talks, para uma conversa sobre a magia da Broadway, o encanto do West End, a história da revista em Portugal e como fez dos musicais um sucesso no nosso país. -
Miguel Monjardino é professor visitante de Geopolítica e geoestratégica do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa desde 2001. Colunista do Expresso, comentador dos temas de política e segurança da SIC Notícias, é natural dos Açores, onde vive e criou um programa para ensinar os clássicos gregos aos alunos do ensino secundário.
Nesta conversa, fala-nos sobre a evolução da posição norte-americana do mundo, o significado da saída das tropas americanas do Afeganistão e para onde caminha o mundo. -
Isabel Capeloa Gil é reitora da Universidade Católica Portuguesa, onde é Professora Catedrática de Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Mestra em Estudos Alemães e doutorada em Estudos Alemães, estudou ainda na Ludwig Maximilian Universität, em Munique, e na Universidade de Chicago, em Chicago, Illinois.
A reitora conta ainda com uma vastíssima experiência internacional, tendo crescido em Macau e sido Professora Convidada em diversas Universidades, entre as quais se contam a Universidade de Munique, a Universidade Ca’Foscari de Veneza, a Houston School of Film da National University of Ireland, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Universidade de São José, em Macau. Foi Investigadora Visitante do Wissenschaftskolleg, em Berlim, e do Freeman Spogli Institute for International Studies da Universidade de Stanford. -
Partiu para os EUA em 2011, ainda durante a crise financeira mundial, para fazer o seu doutoramento em economia. Depois de seis anos em Nova Iorque, Miguel Faria e Castro é hoje economista do Departamento de Estudos da Reserva Federal de Saint Louis, no Missouri, e o convidado ideal para nos ajudar a perceber a resposta dos maiores blocos económicos ao choque provocado pela pandemia COVID-19.
-
Quatro décadas na diplomacia e com uma passagem pela política, colocam Francisco Seixas da Costa numa posição ímpar para nos orientar sobre a atualidade política e estratégica internacional.
Foi embaixador em Londres, Paris e Brasília - alguns dos postos diplomáticos mais importantes para Portugal -, secretário de Estado dos Assuntos Europeus entre 1995 e 2001, quando partiu para Nova Iorque para se tornar embaixador permanente de Portugal na ONU, onde estava a 11 de setembro de 2001. -
Formado em economia, foi depois de um estágio nas Nações Unidas, em Nova Iorque, que decidiu dedicar-se ao futuro do jornalismo. 12 anos depois, é uma referência na área da automatização e inteligência artificial, tendo passado pela Associated Press, liderado o departamento de Research & Development do Wall Street Journal até fundar a sua empresa, a Applied XL. Francesco Marconi é o convidado desta semana das Atlantic Talks.
-
Passou duas décadas a trabalhar em grandes multinacionais americanas, depois de passar pelo jornal Público, Optimus, L'Oreal e Procter & Gamble. Sofia Tenreiro é a convidada desta semana das Altantic Talks, para uma conversa sobre a cultura empresarial norte-americana e o futuro dos negócios, nos EUA e em Portugal.
-
De um desejo de liberdade da prática religiosa depois de um período de intensos conflitos na Europa por motivos religiosos, nasce uma América laica, mas na qual a religião tem cada vez mais peso e até influência política.
Para nos explicar esta história complexa convidámos Paulo Mendes Pinto, investigador especializado em História das Religiões Antigas, e coordenador da área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. -
Como olha a Europa para os desenvolvimentos políticos e sociais nos Estados Unidos e como se irá posicionar face à maior disputa entre as duas principais potências - EUA e China - desde a guerra fria?
A nossa convidada desta semana é a pessoa ideal para nos explicar tudo isto.
Lívia Franco, professora e investigadora principal no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, foi visiting scholar Universidade de Brown e na Boston College como PhD Student, é a nossa convidada desta semana.
No próximo outono estará na Georgetown University como visiting professor, uma oportunidade que resulta de uma parceria da FLAD. -
Estudou Direcção de Orquestra em Chicago, Brescia e Milão, e voltou a Portugal para fundar o projeto Orquestra Sem Fronteiras. O nosso convidado desta semana é maestro, divulgador e promotor de música clássica na rádio, redes sociais e em ciclos ao vivo e em vídeo, e até fez programação de música clássica na discoteca Lux, em Lisboa.
-
Chegou à seleção nacional de juniores até uma lesão o afastar dos campos. A paixão pelo Basketball levou-o a uma carreira rica e tornou-o conhecido entre os amantes da modalidade em Portugal: enquanto treinador de alguns dos maiores clubes nacionais, mais tarde e como comentador televisivo dos jogos da NBA.
Aos 62 anos, e toda uma carreira ligada à sua paixão, Carlos Barroca é vice-presidente de operações da NBA para a Ásia. A partir de Hong Kong, conta a história do jogo e o acaso que o levou à sua paixão, sobre como Portugal deveria promover o desporto e muito mais. -
Foi a primeira mulher cientista a receber individualmente o prémio Pessoa, a primeira portuguesa a liderar a RNA society e é atualmente uma das mais reputadas cientistas em Portugal. Maria do Carmo Fonseca, cientista e Presidente do Instituto de Medicina Molecular, numa conversa sobre a ciência que permitiu desenvolver a primeira vacina contra a COVID-19, a investigação científica em Portugal e o dilema entre ética e progresso científico que se avizinha.
-
Gonçalo Cadilhe é provavelmente o mais conhecido e mais bem sucedido jornalista de viagens de Portugal. Nascido na Figueira da Foz em 1968, é autor de 15 livros, guias de viagens e assinou vários documentários sobre viagens e história, recorrendo a três décadas de experiência à volta do globo.
-
Em 1995, com apenas 28 anos, partiu para Cambridge, para completar a sua formação académica naquela que é considerada a melhor faculdade de economia do mundo, Harvard. Desde então, foi ministro das Finanças, presidente do Eurogrupo e voltou ao Banco de Portugal, a sua casa profissional, para assumir a sua liderança.
Neste primeiro episódio da segunda temporada das Atlantic Talks, estivemos à conversa com Mário Centeno, sobre as suas viagens pelos EUA acompanhado das rádios portuguesas, a experiência em Harvard, e, claro, a academia, a política e a economia nos Estados Unidos e na Europa. -
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva tem uma longa carreira política que se iniciou nas lutas estudantis no início da década de 70.
Filiou-se no PS em 1990 e desde então já desempenhou vários cargos governamentais: secretário de Estado da Administração Educativa, Ministro da Educação e da Cultura com António Guterres; e Ministro dos Assuntos Parlamentares e da Defesa Nacional com José Sócrates.
Neste entrevista, o chefe da diplomacia portuguesa fala sobre a administração Trump, o que espera da administração Biden, o futuro da Europa e do trabalho da comunidade luso-descendente. - Mehr anzeigen