Folgen
-
Desde que se lembra, a bola era a companheira inseparável. A menina que sonhava ser futebolista profissional, saiu de Oliveira do Bairro com um objetivo: jogar na Premier League! Objetivo cumprido com distinção, como tantos outros, onde se incluem a liga espanhola e os mais de 100 jogos pela seleção, com uma imagem no jogo de estreia do Mundial que emocionou os portugueses.
-
Tem o nome ligado à história da Académica, mas a carreira de Marinho vai muito para além desses anos de Briosa. No Jamor, marcou o golo mais importante da carreira e conta um episódio muito curioso vivido com o treinador adversário Sá Pinto nesse jogo. Foi treinado por Rui Vitória e Sérgio Conceição. Conhece bem Éder, a quem não poupa elogios e tem os dois filhos a jogar no Sporting. E sempre que vai a Alvalade… leva bocas (com fair-play) de alguns adeptos! Eis Marinho, o 7, que já foi conhecido por Chelas, onde começou a jogar!
-
Fehlende Folgen?
-
Conduz a bola da mesma forma que leva a vida: a sorrir! É essa a imagem que quer deixar no desporto e na vida. Aos 24 anos, Rafael Leão faz questão de recordar o contexto social em que cresceu para filtrar o que realmente interessa e ajudar os mais novos a seguirem o caminho certo. O futebol é e será sempre o foco, mas a música e a moda também fazem parte da vida do menino que, entretanto, se tornou homem, mas o sorriso é o mesmo de sempre!
-
É fácil pensar em Pedro Henriques quando se fala de ex-árbitros. O estilo é inconfundível, assumidamente cuidadoso com a estética e com a forma de levar a vida. Dizer só que é organizado talvez seja pouco… e será fácil perceber porquê. Se há alguém que pode dizer que tem mil ofícios, Pedro Henriques será, seguramente um deles. E como bom comunicador que é, histórias curiosas não faltam…
-
Não nega a fama de bad-boy, que o persegue desde muito novo… mas prefere olhar para a carreira que teve dentro das 4 linhas. Das seleções jovens até às passagens por Madrid, Londres ou Amesterdão, recorda com saudade a forma como preenchia os tempos livres, com truques para fugir dos estágios e respetivos castigos. A qualidade que tinha no pé esquerdo é, agora, proporcional à forma como escapa a perguntas difíceis… Daniel Carvalho, em discurso direto!
-
Poucos podem dizer que jogaram em tantos clubes: foram mais de 20 a nível sénior. O antigo central tem uma justificação curiosa para não permanecer mais de um ano na mesma casa! O Ninja (é assim que chama as pessoas quando não se lembra do nome!) vivenciou por dentro a passagem de Mourinho pelo Benfica e privou com nomes como Fernando Santos e Carlos Manuel. O treino é um vício! É… e sempre foi!
-
Figura no Sporting (onde foi capitão e campeão), lenda em Nápoles (ainda hoje é “engolido” pelos adeptos sempre que vai a Itália!) e comendador em Elvas, a cidade-natal! Luís Vidigal fala da paixão, por vezes exagerada, dos adeptos do Nápoles, da forma como ajudou a lançar Abel Ferreira como treinador e de muitos bastidores da seleção nacional. De riso contagiante, eis Vidigal.
-
Com mais de 500 jogos na liga, são tantas e tantas histórias de balneário! Do Monga ao Pedro Estrela (perdão, Peter Star!) passando pelo Porfírio e por tantos outros “filhos”, como carinhosamente os trata! Esteve para ser selecionador nacional e para treinar um grande mas o feitio introvertido, muitas vezes, jogava contra si! Nesta longa conversa, saiu da sua bolha e mostrou o lado mais extrovertido!
-
Se era preciso fazer uma praxe, lá estava Nélson! Recebia os novos companheiros no balneário de uma forma impactante (chamemos assim)! Liedson, Schmeichel ou Tinga que o digam… Sempre bem-disposto e de sorriso fácil, mas também cobrador de multas, o homem dos pastéis de nata (e de feijão de Torres Vedras) e que quase hipotecou a lua de mel. Eis Nélson, guarda-redes que chegou a jogar com o número 3!!!
-
Alerta: há ópera neste episódio! E a culpa é do Nápoles! Mas também se fala do Osasuna. O antigo lateral esquerdo explica o transfer para comentador. Não trocou muitas camisolas ao longo da carreira, mas recorda com um sorriso as passagens por Benfica e FC Porto, que envolvem chamuças e guaranás. Uma conversa show de bola!
-
Tem jeito para contar histórias e há até quem diga que podia ter seguido a carreira no stand-up comedy! Além da bola no pé, tem também muito jeito para o ténis de mesa. Gosta de dançar… ou não tivesse raízes de Cabo Verde… mas também de cantar, ainda que só saiba uma letra de Bee Gees! Foi treinado por Jesus, Mourinho e Fernando Santos. Histórias, por isso, não faltam! Incluindo o “pontapé” a Deco quando jogava pelo Deportivo da Corunha!
-
Gosta de vestir bem, não dispensa um bom creme e tem a paixão dos vinhos. Foi por vestir “demasiado” bem que não foi reconhecido na chegada a França. Conhecido também como “filho de Mourinho” fala da passagem pelo FC Porto, com destaque para um aniversário em que foi castigado. O marcador do golo em Manchester, falou também sobre o estatuto de Paulo Sousa na seleção nacional
Na primeira pessoa, eis Costinha, da Costa, Costa, ou simplesmente “ministro”.