Folgen
-
Inflação. Você sabe o que esse termo significa? Nesse episódio Gabriel e Icles investigam como se dá o cálculo da inflação e os impactos de tal variável no seu bolso. São discutidos aspectos da variação de preços e como isso afeta de forma mais aguda as pessoas com menor poder aquisitivo. Também debate-se a relação da inflação com a economia brasileira.
-
Se você já ouviu falar em reforma agrária, provavelmente você já ouviu alguém dizer que isso é coisa de comunista. No entanto, até que ponto essa é uma pauta apenas de esquerda? Nesse episódio, Icles e Gabriel conversam sobre o contexto das terras no Brasil desde o período das capitanias hereditárias para entender como a concentração de terras ocorreu no Brasil e comparam a realidade brasileira com o caso de países, capitalistas ou não, que tiveram reforma agrária como um de seus processos sociais.
-
Fehlende Folgen?
-
Emprego e desemprego são aqueles conceitos que nós sentimos na pele por quase toda a vida, independente de estarmos empregados ou não. Os males do desemprego, da precarização dos empregos formais e os problemas quando a única alternativa a ele é o excesso de trabalho informal, no entanto, costumam ser pensados de maneira local ou, no máximo, regional. Contudo, o problema é mais sério e precisa ser pensado de maneira global. No episódio de hoje, Icles e Gabriel conversam sobre o conceito de desemprego e a dinâmica empregatícia do capitalismo contemporânea, as formas de trabalho no Brasil enquanto país próximo de um contexto periférico em relação ao resto do mundo, em especial o centro da economia mundial e a atuação do Estado no controle e manutenção de indicadores de trabalho na sociedade.
-
As oscilações do mercado financeiro afetam muitos aspectos da nossa vida e a crescente financeirização das mais diferentes instâncias de nossas vidas são por vezes difíceis de compreender, mas é fundamental entender como isso funciona, e quais os benefícios e riscos disso tudo. Para tentar elucidar o assunto, Icles Rodrigues e Gabriel Ursini discutem o mercado financeiro do século XX em diante, a relação, na esfera particular, do impacto de tal processo na obtenção de crédito e a possível geração de crises, como no caso imobiliário.
-
Mercado financeiro: O que significa esse termo e de onde ele surgiu? Nesse episódio, Icles Rodrigues e Gabriel Ursini conversam sobre o conceito de mercado financeiro explorando uma lógica de busca por dinheiro (D-M-D'), sem o necessário envolvimento de mercadorias. A conversa faz um resgate histórico do mercantilismo e o fenômeno que possibilitou o surgimento desse novo tipo de relação econômica, o mercado financeiro, nos Países Baixos. Divaga-se sobre a Mania das Tulipas e se analisa a forma como a busca por dinheiro foi se tornando parte de nossa sociedade.
-
"Empreendedorismo" é uma palavra que ganhou um status quase mágico de fórmula de sucesso, ou de trabalho mecânico que, realizado da forma correta, te leva invariavelmente ao enriquecimento e estabilidade. Se por um lado é possível atingir sucesso em empreendimentos, esse é um destino muito menos certo do que se tenta vender por aí, e esse discurso está totalmente conectado ao discurso meritocrático. Afinal, o que é empreendedorismo? Como entender o fenômeno para além do romantismo vazio de promessas de prosperidade? E por que a meritocracia (que é diferente de mérito) é um engodo?
-
Mercado e concorrência são termos relativamente simples de se definir, se você buscar uma definição de dicionário. No entanto, como quaisquer conceitos nas Ciências Humanas, há sempre muito mais do que o que a superfície aparenta. No episódio de hoje, Icles Rodrigues e Gabriel Ursini conversam sobre os tipos de mercado e de como a concorrência - ou ausência dela - se reflete em diferentes configurações, que vão da livre concorrência até oligopólios, monopólios, oligopsônios, entre outros, respondendo a uma questão básica: existe concorrência perfeita, como às vezes tentam lhe fazer acreditar que existe?
-
História e Economia são duas ciências que, quando dialogam, conseguem resultados muito ricos. No entanto, o contrário pode ser extremamente nocivo para ambas as áreas. Enquanto alguns economistas perdem de vista a história em uma busca vã pelo status de ciência exata, historiadores cada vez mais se formam sem noções básicas de Economia e História Econômica, o que dificulta sua inserção em alguns debates públicos urgentes. Pela importância que a necessidade de maior aproximação entre essas duas áreas tem é que surge o Historiconomia, um podcast que busca ajudar nesse diálogo. Nesse primeiro episódio, Icles Rodrigues e Gabriel Ursini discutem quais os problemas que o afastamento dessas duas áreas podem trazer a elas e aos seus profissionais.
-
Economia e História são duas áreas que, quando dialogam, geram análises muito ricas e importantes sobre nossas sociedades. No entanto, muitas pessoas de ambas as áreas têm dificuldade de fazer esse diálogo, e algumas nem sequer têm interesse nisso. Pensando no quão importante é estabelecer essa ponte, surge o Historiconomia, o podcast de Economia e História do Leitura ObrigaHISTÓRIA.