Folgen
-
Nascida na paraibana Areia, cidade que respira cultura, filha de uma família com raízes nordestinas e italianas, Silvia Perazzo desde cedo entregou-se ao estudo da música.
No Colégio Santa Rita teve como professora a Madre Inviolata, que posteriormente serviu de inspiração para que Silvia formasse seu próprio coral.
A musicista foi uma educadora dedicada, além de escritora, compositora e regente excepcional. Sua vida e carreira impactaram inúmeras pessoas, marcando-as com sua paixão e compromisso com a música.Este episódio, Sílvia Perazzo, teve a apresentação de Janaina Muzi e Amanda Salviano.
Produção: Amanda Salviano, Norma Meireles. Beatriz Monte, Ivyson Sotero, Janaina Muzi e Lucas Lima.
Operação de áudio: Norma Meireles
Edição: Janaina Muzi
Direção: Norma Meireles
Consultoria: Isabella Perazzo
Entrevistados: Sílvia Perazzo, Alessandra Perazzo, Normando Perazzo, Vânia Perazzo, Iolanda Barbosa e Ariana Perazzo.
O podcast Memórias sonoras é uma produção da MEMUS PB em parceria com o projeto Memória Sonora João Pessoa.
-
Como vocês bem sabem, a Memus trabalha em prol da memória musical da Paraíba, celebrando e propagando tudo aquilo que nos orgulha. Por isso, adotamos a cartografia como um instrumento para trabalhar a memória musical.
No episódio #12, vamos cartografar, através das convidadas mais que especiais, Ana Clara Cordeiro, Sandra Raquew Azevedo e Joselia Vieira, os eventos musicais do ano de 2022. Cartografar é relembrar o passado, é viver o presente, e garantir o amanhã. É sobretudo a memória que faz com que sejamos um povo dotado de coesão cultural.
Pesquisa, narração, e roteiro: Walter Arcela
Produção executiva: Ana Elvira Steinbach Torres
Produção de mídia: Jonas Mangueira, Lara Pinheiro
Agradecimento especiais: Sandra Raquew Azevedo, Joselia Vieira, Ana Clara Cordeiro, Matheus Soares 7 Cordas
Trilha Sonora:
Escurinho - Coco Na Penha
Uaná Barreto - Pot-pourri com “Sonata no frevo” e outros temas
Toada de Mateus e Bastião · Cavalo-MarinhoJack no samba - Matheus Henrique
-
Fehlende Folgen?
-
Construímos neste episódio uma narrativa não linear acerca dos eventos, políticas e acontecimentos que fortalecem o campo de música orquestral da paraíba reconhecido como um dos mais importantes do país. Desse modo, há uma construção de um itinerário turístico-cultural passeando pelos locais onde acontecem as apresentações de música. Com inúmeros equipamentos orquestrais, e eventos voltados para a música erudita, este episódio relata a história dos festivais regulares de música de concerto além das principais políticas e orquestras do estado.
Foram entrevistados para esse episódio Felipe Aquino, Luiz Carlos Durier, Gustavo Paco de Gea, Luis Candido, Milton Dornellas e Ulisses Silva, além de consultadas as pesquisas de Eduardo Nobrega (2009), Bernardina Freire (2020) e Luceni Caetano (2017).
Trilha Sonora do ep:
Pizzicato - Léo Delibes
Romance OP. 20 - Ludolf Nielsen
Strauss: Also sprach Zarathustra / Dudamel · Berliner Philharmoniker
Variation - Eli Eri Moura
Charles Sanford Skilton - War Dance
Pesquisa: Walter Arcela
Apresentação, roteiro e edição: Walter Arcela
Produção executiva: Ana Elvira Steinbach Torres
-
No episódio #10 conversamos com a professora e harpista Monica Cury. Uma das harpistas pioneiras da região, Monica atua na Paraíba há mais de 30 anos, sendo a responsável pela introdução do ensino de harpa no estado, e a primeira solista do instrumento em uma orquestra no Nordeste. Contamos também a história de Maria Carla Pino Cury, soprano brasileira filha de Monica que delineou uma notória carreira internacional.
Produção Executiva: Ana Elvira Torres Steinbach
Entrevista: Jonas Mangueira
Edição, Narração, Roteiro: Walter Arcela
Agradecimentos Especiais: Monica Cury
-
O Pesquisador e músico franco-brasileiro Didier Guigue completa 40 anos de atividade musical no Brasil. Sua trajetória de contribuições para o campo do experimentalismo e da música eletroacústica são reconhecidas no mundo todo, e na Paraíba estreitam-se com o próprio surgimento do gênero no estado.
Neste episodio, Didier compartilha um pouco da sua trajetória, incluindo sua formação, seu gosto musical e as ideias que compõem seu emblemático livro ''Estéticas da Sonoridade'', uma tese referenciada no campo da musicologia mundialmente. Contamos ainda com a participação especial da compositora e pesquisadora da UFPB, Cristina Dignart.
Roteiro, apresentação e edição: Walter Arcela
Produção Executiva: Ana Elvira Steinbach Torres
Agradecimentos Especiais: Humano Melo, Cristina Dignart, Didier Guigue.
Trilha Sonora:
Tudo Mentira - Didier Guigue
Computadores fazem arte - Chico Science
QUATRE FOIS. - Artesanato Furioso - Performers: Didier Guigue (computer/Thor synthesizer), Matteo Ciacchi (prepared electric bass), Thelmo Cristovam (saxophone), Valério Fiel (sound objects and computer). Nyka Barros, recorded voice.
Coco Dub Afrociberdelia - Chico Science
Antenna - Kraftwerk
Lock Upside Down - Didier Guigue
Die VolksmilchSerenade - Uvulas Ardientes
A Rainbow in Curved Air - Terry Riley
-
Tem ep novo do Memórias Sonoras no ar!
Estava com saudade do Memórias Sonoras? A gente também tava de vocês, mas agora a espera vai ser recompensada com o ep #8 O Festival de Verão de Areia.
Nele, o músico e pesquisador Victor Soares Lustosa fala sobre sua dissertação de mestrado onde abordou as motivações e estruturas que levaram ao acontecimento de um dos mais importantes e históricos festivais brasileiros, realizado na cidade de Areia no Brejo Paraibano.
O Festival de Verão de Areia contou com uma constelação da intelectualidade brasileira como conferencistas, nomes como Lygia Pape, Oscar Niemeyer, Ivan Cavalcanti Proença, Ariano Suassuna entre uma infinidade de outros durante o ciclo de 8 anos que manteve-se em atividade.
Quer saber mais sobre esse acontecimento histórico da cultura na Paraíba? da o play e escuta!
-
No episódio de fim de ano apresentamos o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional - NDIHR, um órgão suplementar ligado à Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tem como objetivos básicos o resgate e a preservação da memória e a produção do conhecimento crítico sobre a realidade nordestina. Conversamos com a historiadora e arquivista Ana Andrea Castro, que trabalha no núcleo há anos e divide conosco a relação afetiva e profissional que mantem com os arquivos do NDIHR.
É lá onde estão os acervos pessoais dos maestros, professores e compositores Pedro Santos e José Alberto Kaplan, importantes músicos que deixam um legado inestimável a cultura paraibana.
Nesse episódio contamos também com a participação especial do músico Melo, que faz conosco uma retrospectiva musical do ano de 2021 pontuando os momentos que ficarão em nossa memória.
Trilha sonora desse episodio foi composta por musicas de Heitor Villa-Lobos, Jose Alberto Kaplan e Horace Silver.
Saiba mais sobre a campanha de arrecadação em: https://www.instagram.com/p/CXteh3MB7vN/?utm_source=ig_web_copy_link
Edição, apresentação, roteiro e pesquisa: Walter Arcela
Produção Executiva: Ana Elvira Steinbach Torres
Agradecimentos especiais: Ana Andrea de Castro, Humano Melo.
-
No mês de setembro de 2021 aconteceu o 4 Festival de Música da Paraíba. Iniciativa do governo do estado através da Funesc, o evento é inspirado na era de ouro dos Festivais competitivos de meados dos anos 60. Mas como esse período áureo aconteceu na Paraíba? Quais os primeiros festivais que aconteceram no estado e como eles refletem o desenrolar da música paraibana? Nesse episódio o músico e pesquisador Matteo Ciacchi conta detalhes dos primeiros festivais competitivos na Paraíba, organizados pelo agitador cultural Expedito Pedro Gomes. Falamos também sobre a organização e avaliações do mais recente festival, lançando reflexões sobre o formato meritocrático do evento bem como suas limitações.
Narração, Pesquisa, Roteiro e Edição: Walter Arcela
Produção Executiva: Ana Elvira Steinbach
Agradecimentos Especiais para colaboradores do Episódio: Ana Maria Felippe, Matteo Ciacchi, Sergio Gallo, Pedro Osmar, Henrique Magalhaes, Milton Dornellas, Rayo Miranda, João Carlos JR.
Material Complementar
-
No ep #5 contamos a história do multi-instrumentista Ivan Santos. Paraibano de Pernambuco, como costuma dizer, Ivan já percorreu o Brasil através de turnês e faz parte da importante cena dos meados dos anos 70 da música paraibana, época de muitas aberturas e agitações culturais. Atualmente residindo na Alemanha, o músico conta suas influências e formações no Brasil e todo o contexto que o levou a migrar para a Europa.
Agradecimentos especiais deste ep.:
Ana Elvira Steinbach Raposo
Alex Madureira
Jarbas Mariz
Silvio Osias
Playlist do episódio
Roteiro, produção, pesquis, e edição: Walter Arcela
Narração: Jonas Mangueira e Walter Arcela
-
No mês de junho se comemorou o aniversario de 114 anos de José Siqueira. Dada a suma importância do maestro, compositor e ativista paraibano que fundou a Orquestra Sinfônica Brasileira e foi perseguido pela ditadura militar, conversamos com a sua sobrinha-neta, a musicista e pesquisadora Josélia Vieira.
Toda a trilha sonora deste ep utilizou composições de Siqueira, em sua maioria do CD José Siqueira- Música de Câmara, contemplado no edital do FMC- Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de João Pessoa (2010) produzido por Josélia Vieira.
Agradecimentos especiais a Ana Elvira Steinbach, Milton Dornellas e Josélia Vieira.
Saiba mais em memuspb.org
pesquisa, edição, roteiro e apresentação por: Walter Arcela
-
O Episódio #3 entrevistou a pesquisadora do campo da ciência das informações Ana Claudia Medeiros para entender sobre as complexidades que envolvem os acervos musicais e como tratá-los para a partir deles extrair informações pertinentes à memória musical.
Participaram desse encontro a educadora e Presidente da MEMUS PB Ana Elvira e a secretária e arquivista Julianne Teixeira.
visite nosso site: https://memuspb.org/
Edição, pesquisa e roteiro: Walter Arcela
-
Memória, música, identidade cultural e história. Essas importantes questões inspiraram a criação da Associação Memória Musical da Paraíba, a MEMUS PB.
Por meio de uma entrevista concedida a Carla Visani e Caio Ismael, exibida na radio CBN João Pessoa, em 11 de dezembro de 2020, por ocasião do lançamento da Associação, Ana Elvira Steinbach Torres, presidente da MEMUS PB, fala sobre os caminhos e intenções que ocasionaram a fundação da MEMUS.
Agradecimentos especiais à: CBN João Pessoa, Carla Visani, Caio Ismael e Silvio Osias.
https://memuspb.org/
Edição, pesquisa e roteiro: Walter Arcela
-
Neste ep. contamos a trajetória do regente, flautista e professor do dep. de música da UFPB Gustavo Paco de Géa, o primeiro a reger a OSUFPB (Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba) e filho da grande maestrina Norma Romano.
O contexto da vinda de Gustavo ao Brasil é de muita efervescência para a cultura na Paraíba devido as politicas do reitor Lynaldo Cavalcanti.
Link da playlist de Cassiano: https://open.spotify.com/playlist/4C4vwrGXdX6m8viAEMLQSU?si=e7d3085478ee4c96
Edição, pesquisa e roteiro: Walter Arcela
-
Canhoto da Paraíba faria 95 anos agora no mês de março. Coincidentemente, o dia em que o músico Fernando Caneca lançou seu novo álbum Refazendo. A coincidência trivial desses acontecimentos se dilui quando lembramos que Caneca também já gravou a obra de Canhoto e foi a partir dela que se deu início a jornada mais autoral da sua carreira.
Este episodio usou áudios do documentário Chico Soares, o Canhoto da Paraíba, de José Vasconcelos Vieira, disponível no Youtube.
visite nosso site: https://memuspb.org/
Edição, pesquisa e roteiro: Walter Arcela